segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Autopeças preparam encontro

Divulgação                     Evento debaterá oportunidades de inovação

Nelson Tucci

O 4º Encontro da Indústria de Autopeças este ano debaterá oportunidades de inovação nas montadoras de automóveis e em toda a cadeia de suprimentos. A organização espera mais de 1.500 pessoas nesta edição, presencial, dia 24 de abril, no São Paulo Expo. Especialistas internacionais e importantes nomes da indústria brasileira, como Antonio Filosa, presidente da Stellatis, e Ciro Possobom, COO da VW, já confirmaram presença.

Com o tema “Relevância dos Investimentos em Inovação e as Vantagens Competitivas do Brasil”, a palestra magna será proferida por Benjamin Krieger, secretário-geral da Clepa (entidade dos fabricantes de autopeças na Europa), ao lado de Antonio Megale, conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e ex-presidente da Anfavea. Claudio Sahad, presidente do Sindipeças, será o mediador do debate.


MODAIS – A nstech, ecossistema conectado de tecnologia para logística e mobilidade, participa este ano do maior evento dos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário das Américas, a Intermodal, com novidade: o lançamento de plataforma própria e 100% integrada para toda a cadeia logística. A ideia é agrupar todos os produtos e serviços para atender as principais demandas do ecossistema logístico.

Segundo o fundador e CEO da nstech, Vasco Oliveira, o evento coloca à disposição do setor novidades na digitalização do mercado modal, necessárias para uma maior eficiência logística: “A magnitude da Intermodal permite reforçar nosso propósito de melhorar a eficiência dos processos logísticos e os impactos gerados por eles”.

A Intermodal South America acontecerá entre 28 de fevereiro e 2 de março, no São Paulo Expo, em formato híbrido.


MULHERESPor seus atributos de espaço, praticidade, segurança, dirigibilidade e disponibilidade nas versões HEV, PHEV e BEV – no Brasil, por enquanto somente HEV –, o Kia Niro foi eleito o “Melhor Modelo Urbano” por 63 jornalistas (exclusivamente mulheres) de 45 países, para concorrer ao prêmio “The Women’s World Carro of the Year”, a ser anunciado no próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O modelo concorre com o Jeep Avenger (Melhor SUV Familiar), Citroën C5 X (Melhor Carro Grande), Nissan X-Trail (Melhor SUV Grande), Audi RS3 (Melhor Performance) e Ford Ranger (Melhor 4x4 e Picape). “Independentemente do resultado final, o fato de o Niro ter sido indicado como Melhor Modelo Urbano já é uma grande vitória”, avalia José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, para quem o modelo “vai despertar mais atenção quando o Niro 100% elétrico chegar ao país, lançamento previsto para este ano”.


FERROVIASMais de R$ 170 bilhões devem ser investidos pelo setor privado na construção de linhas férreas espalhadas pelo território brasileiro, após a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovar a celebração de Contrato de Adesão, por meio de autorização, para a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, pelo prazo de 99 anos. Trata-se de um requerimento particular da empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE Ltda.

Esta decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), dia 22 passado (Quarta de Cinzas), sendo a 39ª autorização ferroviária outorgada desde a criação deste modelo de operação, cujo objetivo é viabilizar investimentos do setor privado na construção de ferrovias, sem a necessidade de leilão e pagamentos de outorga (contrapartida financeira do governo).

"As autorizações são um instrumento estratégico que fomenta a competitividade, o equilíbrio da matriz de transportes e a multimodalidade, como no caso do transporte de cargas e de passageiros. O objetivo é promover o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira de forma mais célere e desburocratizada e conectar de forma mais ampla a malha férrea aos grandes portos brasileiros ", afirmou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale. 


AMBIENTAL – Após assinatura do Contrato de Adesão pela ANTT (como acima noticiado), as empresas deverão assinar o documento no prazo de 30 dias, sob pena de perda de eficácia da deliberação e consequente arquivamento do processo. Além disso, existem outros marcos que precisam ser respeitados nos próximos anos pelas mesmas, como apresentação de licença ambiental prévia, de licença de instalação e licença de operação, cada um com seus devidos prazos.

Até o momento, das 39 autorizações deliberadas pela diretoria da Agência, 33 tiveram seus contratos de adesão assinados e seis estão em vias de assinatura entre o governo federal e entes privados, para a implantação de novas estradas de ferro pelo regime de autorização, incluindo o mais recente, da TAV Brasil. A projeção de recursos privados de tais empreendimentos autorizados ultrapassa R$ 170 bilhões, com previsão de 12 mil quilômetros de novos trilhos, cruzando 19 unidades da Federação.


Divulgação              MB.OS: para gerenciar o relacionamento com o cliente

CONEXÕESA Mercedes-Benz acaba de revelar mais detalhes de seu sistema operacional MB.OS, que será lançado em meados da década com a nova plataforma de automóveis denominada MMA (Mercedes Modular Architecture). O MB.OS foi projetado e desenvolvido internamente para gerenciar o relacionamento com o cliente, garantir a privacidade dos dados e máxima integração de todas as funções do automóvel. Com base em uma arquitetura chip-to-cloud desenvolvida especificamente, o MB.OS se beneficia do acesso total às informações e permite que a marca ofereça a seus clientes uma experiência de produto diferenciada e superior.

A empresa criou um sistema operacional para ser padronizado em todo o portfólio de veículos, pronto para atualizações de seus produtos e aberto deliberadamente para parceiros selecionados. Ela será a primeira montadora a construir sua própria experiência de navegação de marca com base em novos dados veiculares e recursos de navegação da plataforma Google Maps – incorporada ao MB.OS. O objetivo é dar à marca acesso à principal oferta geoespacial do Google, incluindo informações de tráfego preditivas e em tempo real e reencaminhamento automático.

O software se tornará uma parte substancial da empresa para o processo de desenvolvimento de produtos e o plano de investimento, com cerca de 25% do orçamento de Pesquisa & Desenvolvimento alocado para software em meados da década.


ENCOLHE – A partir de 6 de março, o 2° turno de trabalho da Stellantis, em Porto Real/RJ, será “limado”. Isto porque o mercado de exportação deverá encolher 3% neste ano e a produção interna vai crescer no máximo 3%, tirando o fôlego de algumas indústrias.

Com isto, a unidade responsável pelo Peugeot 2008, Citroën Cactus e o recém-lançado Citroën C3, que vinha operando no regime de dupla jornada, atuará em apenas turno único. O corte de pessoal deverá ser de 340 trabalhadores.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário