Nelson Tucci
As
11 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e
Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) amargaram uma queda de 23,6% nos
negócios no ano que passou, em comparação ao período anterior (2021).
Os
licenciamentos de 4.624 unidades, das quais 2.297 importadas e 2.327 veículos
de produção nacional, anotaram em dezembro último alta em suas vendas de 5%
ante novembro de 2022 (quando foram comercializadas 4.405 unidades), mas não
foram suficientes para recuperar o acumulado do ano.
Somente
a importação de 2.297 unidades (vendidas) significaram aumento de 26,3% contra
as 1.819 unidades de novembro de 2022 e de 6,6% ante dezembro de 2021; enquanto
na produção nacional – com 2.327 unidades – a queda de vendas foi de 10% ante
as 2.586 unidades do mês anterior e também queda de 40,3% em relação a dezembro
de 2021. Somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 55.690
veículos ao longo de 2022, as associadas à Abeifa registram percentual negativo
de 23,9%. Em 2021, o total de licenciamentos foi de 73.176 unidades.
BUSCA – A Webmotors, considerado o maior ecossistema automotivo do Brasil, apresenta o novo ranking dos carros novos e usados mais buscados pelos brasileiros em dezembro, via internet.
O
modelo Fiat Fastback manteve a dianteira entre os carros zero quilômetro mais
procurados no período. No segundo e terceiro lugares do levantamento aparecem,
respectivamente, Jeep Compass e Honda HR-V (subindo uma posição no último mês).
Já
o ranking de usados mostra a Honda na primeira colocação da lista dos
automóveis mais pesquisados com o modelo Civic. Corolla, da Toyota, ocupa a
segunda posição e Onix, da Chevrolet, fecham o top 3.
LIDERANÇA – Uma vez mais a Fiat abraçou a liderança do mercado brasileiro de automóveis, em vendas nacionais. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a montadora emplacou 430.202 autos de passeio e comerciais leves.
Na
vice-liderança está a GM, empresa do segmento que mais cresceu no ano
recém-findado – registrando 20,3% de expansão sobre 2021. O bom desempenho da
Tracker e da família Onix (veja matéria em nossa edição impressa/digital de janeiro,
sobre avaliação do modelo) elevaram as vendas.
Se
de um lado Fiat e GM comemoram, a Volkswagen tem motivos para se preocupar. A
companhia abriu 2022 com 15,3% de participação de mercado e encerrou o ano com
13,7%.
MINIBUS
–
A Ford anuncia a ampliação da linha Transit, para este ano, com as novas
versões Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica. O veículo, na versão
minibus passageiros, conquistou 24,4% de participação em 2022 e de 27% na
categoria furgão.
“A
Transit tem recebido uma ótima aceitação de diferentes perfis de clientes,
tanto de grandes frotistas como de pequenos empreendedores, que se reflete no
seu crescimento de participação nas vendas”, explica Guillermo Lastra, gerente
de Veículos Comerciais da Ford América do Sul: “Este ano, com a chegada dos
novos modelos a nossa expectativa é aumentar a presença da linha no mercado,
atendendo grandes subsegmentos nos quais não atuamos hoje”.
DESAFIOS – O momento do transporte rodoviário de cargas (TRC) para este ano promete ser bastante desafiador. Muitas empresas que compõem esse nicho de trabalho tendem a ter algumas incertezas do que o setor pode oferecer para essa temporada devido ao novo momento político, com troca de governo.
Apesar
disso, em números, o setor assegura corresponder à altura ao ano 2022: segundo
dados do Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE), o modal rodoviário
cresceu cerca de 2,1% no primeiro semestre do ano passado em relação a 2021 – e
as pretensões para esse ano são animadoras.
Franco
Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística, localizada no sul de Santa
Catarina, faz um balanço do que o cenário do transporte rodoviário de cargas
pode oferecer: “É difícil elencarmos quais serão as principais mudanças
apresentadas a respeito do TRC, visto que estamos passando por um momento de
transição política , mas acredito que teremos um fomento ao consumo, o que
poderá aumentar as movimentações de nossos veículos e os investimentos em
tecnologia e especialmente em relação aos combustíveis de fontes renováveis”.
Quanto
à sustentabilidade, o modal rodoviário está diferente diante da
responsabilidade em contribuir com o meio ambiente e de ser mais assertivo.
Esse tipo de transporte consome mais energia por unidade de carga transportada:
são 30% do total de energia consumida em todo o mundo. Sua emissão de gases de
efeito estufa chega a 8% do total de emissões de CO2 no planeta. Assim, existem
diversas alternativas tecnológicas que dever ser levadas em consideração para
mudar esse cenário. Aguardemos, pois.
VOO
–
A capacidade doméstica da Latam no Brasil deverá expandir 20% neste início de
2023. Esta é ao menos a projeção de crescimento da oferta doméstica de assentos
(ASK, Available
Seat‐Kilometers) da empresa
para janeiro na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia).
De
acordo com a companhia, o avanço “reforça como a Latam tem conseguido ampliar
de forma eficiente e sustentável a sua conectividade no país”. Atualmente, a companhia
voa para o maior número de destinos nacionais da sua história no Brasil,
alcançando 54 aeroportos (eram 44 em 2019).
HOMENAGEM – Uma das principais instalações destinadas ao projeto e desenvolvimento de veículos no Polo Automotivo de Betim/MG passa a denominar-se Development Center Claudio Demaria. Trata-se de homenagem que a Stellantis presta ao engenheiro italiano que, em duas oportunidades, entre 2005 e 2008 e de 2011 a 2018, dirigiu a área de Engenharia em Betim. O profissional faleceu na Itália, no dia 22 de outubro passado, aos 68 anos.
Durante
sua carreira inspiradora na Itália e no Brasil, Claudio Demaria chefiou o
desenvolvimento de modelos ícones da indústria automobilística, como os Fiat
Punto, Panda, Novo Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de
outros modelos consagrados como Fiat Argo, Cronos e Toro. Ele dirigiu a
Engenharia da América Latina até 2018, quando retornou à Itália para coordenar
a Engenharia na Europa. Ali se aposentou.
PORTO – O Porto de Pecém/CE registrou, em 2022, recorde na sua movimentação anual de contêineres: 417.132 TEUs passaram pelo porto cearense no decorrer do ano, registrando crescimento de 2% em relação a 2021, quando 410.557 TEUs foram movimentados. O terminal portuário do Pecém integra o Complexo do Pecém (CIPP S.A.), joint venture formada pelo governo do estado do Ceará e o Porto de Roterdã (holandês).
OTIMIZAÇÃO – Visando a melhoria da eficiência operacional do embarque de navios, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – desenvolveu software que permite criar planos otimizados para movimentar mais volumes com os mesmos recursos operacionais, respeitando os limites de estabilidade e segurança do navio.
Além
disso, ela reduz a quantidade de passadas e troca de porões, aumenta a captura
de volume de grãos e açúcar, melhora a taxa comercial e reduz o tempo de
inicialização da rota de carregamento. O gerente de Transformação Digital para
Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves Pereira, explica que essa
tecnologia, anteriormente usada para desembarque, agora também é utilizada para
os embarques de navios nas operações da VLI: “É uma solução inédita
mundialmente para embarque de produtos granéis. A única otimização para
embarque, até então, era voltada para contêineres”.
Antes
da criação deste software, os planos de embarque feitos exclusivamente pela
tripulação do navio. Eles não consideravam a estratégia e a capacidade
operacional da VLI. A plataforma foi lançada em junho de 2022 e passou a ser
usada nas operações da empresa no Terminal Portuário de São Luís (TPSL), no
estado do Maranhão. Por sua vez, em setembro deste ano, foi implantada no
Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na
Baixada Santista/SP.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário