segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Produção de veículos cresce 5,4%

Divulgação                 Para este ano a expectativa é aumentar apenas 2,2%

Nelson Tucci

O presidente da Anfavea (associação das montadoras), Márcio de Lima Leite, fez balanço da indústria automotiva em 2022 apontando que foram produzidas 2,37 milhões de unidades veiculares, registrando alta de 5,4% sobre 2021. Para este ano, no entanto, espera crescer 2,2%. A dificuldade com os semicondutores parece dar lugar à escassez de crédito que, segundo o dirigente, precisa ser revista pelo governo. A alta taxa de juros – como este blog noticiou na última edição do ano de 2021, antes do nosso recesso – inibe brutalmente as vendas e cria empecilhos à toda cadeia.

Sobre os novos ares – ano novo, novo governo –, Lima comentou: “Espero que estejamos equivocados e venhamos a fazer revisão das projeções ao longo do ano e, inclusive, dizer que erramos muito e que possamos voltar ao mercado interno da ordem de 2,8 milhões de emplacamentos conquistado em 2019”. Nas projeções da Anfavea, agora em 2023 deverão ocorrer crescimentos na produção e nas vendas internas de 2,2% e 3%, respectivamente.


PESADOS – A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora a liderança nas vendas de caminhões em 2022, pelo segundo ano consecutivo, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ao longo do ano de 22 foram licenciados 34.506 caminhões VW, o que equivale a 27% do mercado.

Em ônibus, a empresa está na vice-liderança, com 4.671 chassis comercializados (26,9% de market share).


LEVES – A Stellatins respondeu por 23,12% das vendas de automóveis e comerciais leves na América do Sul, no ano que se encerrou (22), estando na liderança brasileira e argentina pelo segundo ano consecutivo e na chilena pela primeira vez.

No total foram contabilizadas as vendas de 843 mil veículos na América do Sul, respondendo por uma participação de mercado de 23,12%, assim distribuídas: 646,7 mil unidades comercializadas no Brasil (32,9% de participação de mercado); 116,7 mil veículos vendidos na Argentina (30,7% de participação); 46,7 mil unidades emplacadas no Chile (10,9% de participação), e mais 33,7 mil veículos comercializados nos demais países sul-americanos.


STRADA – A picape Strada, da Fiat, fechou o ano como líder de vendas (pelo segundo ano) vendendo 430 mil unidades, representando 21,9 % de market share.


Divulgação   Mustang Dark Horse: motor Coyote V8 5.0 de quarta geração

V8 – A Ford revelou novos detalhes do Mustang 2024, já na sétima geração, que começará a ser vendido nos EUA no segundo semestre de 2023. Há avanços na potência e na tecnologia. Esta edição não-Shelby é a mais potente de todos os tempos, equipando o Mustang Dark Horse com um motor Coyote V8 5.0 de quarta geração com 500 cv de potência e 57,8 kgfm de torque, especialmente projetado para ser uma nova referência em desempenho, tanto nas ruas como nas pistas.

“O Mustang sempre foi além e este é o nosso melhor V8 5.0 até agora. É uma grandiosidade naturalmente aspirada”, resume Ed Krenz, engenheiro-chefe do Mustang.


Divulgação                 Marcus: novo presidente da AEA para 2023/2024

AEA – Marcus Vinicius Aguiar, 54 anos, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, é o novo presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), para a o biênio 2023/2024, em lugar de Besaliel Botelho, que esteve à frente da entidade nas últimas duas gestões.

A vice-presidência será ocupada por Everton Lopes, da Mahle Metal Leve.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário