Nelson Tucci
A
indústria automotiva vai embalando, embalando... Por isso a Associação Nacional
dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemorou, em coletiva junto
à imprensa especializada, os 5% a maior de produção no mês de novembro, em
comparação com igual período de 21.
Nesta
marcha, o volume de produção de 2021 deverá ser superado já nesta
segunda-feira, 12, quando as linhas estiverem em operação. Na comparação com o
período anterior (21), os 11 primeiros meses do ano estão
6,9% maiores. De acordo com Márcio de Lima Leite, presidente da associação,
a média diária de vendas de 10,2 mil unidades sustenta o ânimo do setor: “É o
melhor resultado desde dezembro de 2020, apesar da inflação e das dificuldades
de crédito. O varejo continua num bom ritmo de recuperação, e as vendas diretas
cresceram muito, em especial as locadoras, que estão enfim recompondo a idade
média de suas frotas”.
EXPORTAÇÃO – Pelos dados da Anfavea, as exportações se mantiveram num bom patamar pelo segundo mês seguido, após a queda em setembro, atribuída a questões logísticas. O acumulado de 450 mil unidades supera em 34,3% os embarques dos primeiros 11 meses do ano passado.
“Restam
apenas 10 mil unidades para atingir as 460 mil unidades projetadas por nós para
o fechamento do ano, ou seja, superaremos com folga a previsão feita em junho”,
comemorou o dirigente Márcio Leite. Em novembro, as exportações registraram
43,4 mil autoveículos, 1,6% a mais que em outubro último e nada menos que 55%
de crescimento sobre novembro de 2021.
No
ranking brasileiro de exportação, o México superou a Argentina como principal
destino dos automóveis, em razão das restrições cambiais no país vizinho. No
acumulado do ano, porém, a Argentina ainda lidera com 29% das unidades
embarcadas, seguida por México (18%) e Colômbia (16%).
ANO
–
O Kia Sportage foi eleito o “Carro Premium do Ano”, uma das categorias que
compõem o Prêmio Carro do Ano, da revista Auto Esporte, em sua 56ª edição,
tradicional premiação do setor automotivo brasileiro. O modelo sul-coreano
conquista o título pela segunda vez. Em 2011, na edição do Carro do Ano”, a
revista Auto Esporte conferiu à 3ª geração do Sportage o prêmio de “Utilitário
Esportivo do Ano”.
Os
principais atributos do novo Sportage, em duas versões, são o seu motor Gamma
II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à
gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream,
capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e
elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e
a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver
Assistance System, capazes de proporcionar mais segurança aos ocupantes do
veículo.
O
conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla
embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage, segundo dados do Inmetro, registrou
desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido
com gasolina. O modelo tem cinco anos de garantia.
HÍBRIDO – Quarenta unidades do SUV compacto híbrido Stonic serão entregues pela Kia Brasil, ainda neste mês, à Awto, plataforma chilena de compartilhamento de veículos, que inicia suas operações neste dezembro no mercado brasileiro. Com proposta de oferecer automóveis de passeio, motocicletas e até furgões, a Awto – com os Stonic – passa a disponibilizar os primeiros veículos eletrificados aos consumidores. A plataforma promete um preço por quilômetro mais barato do que outras categorias disponíveis. A conferir.
O
motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000
rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico,
do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e
torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está
acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa
configuração, o Stonic, segundo dados do Inmetro, registrou desempenho de 13,7
km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
MELHORIAS – A Chevrolet vem promovendo atualizações mecânicas abrangentes no Spin, com foco na redução de emissões e na melhor dirigibilidade, destaca o fabricante. As configurações equipadas com transmissão automática foram as primeiras a receber o pacote de melhorias e agora é a vez dos modelos com transmissão manual, também de seis marchas.
“O
Spin é um produto estratégico para a marca Chevrolet e igualmente relevante
para o mercado, já que é o modelo mais acessível para quem precisa de amplo
espaço para o transporte de pessoas ou de bagagem. Tanto que é o automóvel de
sete lugares mais vendido na última década, além de ser o detentor do título de
maior porta-malas da categoria – são 710 litros, quase o dobro da capacidade de
muitos SUVs”, destaca a assessoria da GM do Brasil.
“Entre
os SUVs e crossovers aspirados, cerca de um quarto das vendas ainda são de
configurações com transmissão manual, que costumam ter um custo de aquisição,
manutenção e rodagem ligeiramente menor que as automáticas. No caso do Spin,
esta economia é de aproximadamente 5%”, compara Gustavo Machado, gerente de
Marketing de Produto da Chevrolet.
Em
relação às evoluções mecânicas da linha 2023 do Spin, estas abrangem motor,
transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e
armazenamento e distribuição de combustível. Tudo isso trouxe uma melhor
dirigibilidade ao veículo e reduziu a emissão média de gases em até 43%,
garante o fabricante.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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