segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Stellantis garante fábricas

Divulgação    Plantas no Brasil e na Argentina têm projetos de investimentos

Nelson Tucci

Consolidada a criação da Stellantis, empresa nascida da fusão da FCA e PSA, o CEO global Carlos Tavares garantiu que irá administrar a capacidade ociosa de algumas das fábricas da corporação no Brasil e na Argentina sem fechar plantas na região. Ao menos por enquanto é esta a diretriz. O país ainda sofre o trauma do anúncio da Ford, que partiu rumo aos pampas argentinos e largou pelo menos 5.000 desempregados no Brasil.

Completando 20 anos no país, as francesas Peugeot e Citroen têm capacidade ociosa acima de 50% na planta de Porto Real, no Rio.  Todas as plantas da Stellantis no Brasil e na Argentina, mesmo as ociosas, têm projetos de investimentos herdados das marcas antigas para fabricar novos modelos. O pragmático português adiantou que por ora os aportes estarão mantidos. No entanto, alertou: “Mas nunca se sabe o que vai acontecer no futuro, pois toda companhia tem seus limites para enfrentar adversidades”.

De acordo com Tavares, “a pergunta deve ser feita aos governos da região, se realmente querem ou não ter uma indústria automotiva forte”. Em entrevista coletiva, o executivo assinalou ainda que a Stellantis dará nova importância para a região. Antonio Filosa, que até semana passada foi o presidente da FCA Latam, já foi nomeado chefe de operações (COO) da Stellantis na América Latina – e com isso seguirá respondendo a Mike Manley, agora ex-CEO da FCA e atual líder da Stellantis nas Américas. Patrice Lucas, que serviu como presidente da PSA América Latina, foi deslocado para o cargo de vice-diretor global de engenharia, dedicado ao desenvolvimento de projetos e linhas de produção múltiplas.


VOLTA – Atenta aos clientes da Ford que estão migrando para a marca Chevrolet, a General Motors anunciou na quinta-feira 21 o retorno da versão LTZ ao portfólio do Cruze (tanto na configuração sedã, quanto na hatch) na linha 2021. A montadora optou por criar um design diferenciado para o Cruze LTZ (sedã), cuja dianteira traz grade e para-choque similares aos que já eram usados na versão hatch e, assim, dando um ar mais moderno ao modelo. Os preços da linha Cruze 2021 não foram revelados ainda, mas é certo que a (nova) versão LTZ vai ocupar espaço intermediário entre o LT e o Premier, topo de linha.

Além do visual, o Chevrolet Cruze LTZ destaca-se por trazer rodas de liga leve de 17 polegadas, lanternas de LED, câmera de ré de alta definição, e central multimídia MyLink com wi-fi incorporado. O conjunto motriz segue sendo formado pelo motor 1.4 turboflex com injeção direta, com 153 cavalos e 24,5 kgfm (com etanol), acoplado ao câmbio automático de seis marchas.

“Decidimos juntar as tecnologias mais valorizadas pelos clientes do sedã com o visual mais dinâmico, até então exclusivo do modelo Sport6”, declarou Rodrigo Fioco, diretor de marketing da GM América do Sul, adiantando que a marca está de olho no segmento premium do mercado.


TROCA – Os modelos Chevrolet, marca da General Motors, são a preferência da maioria dos clientes Ford que trocaram de carro em 2020. O levantamento é da Performance Veículos Usados (PVU) sobre o comportamento do mercado de usados realizado pela Megadealer, com base nos dados da AutoAvaliar, apontando que 24% dos consumidores Ford que trocaram de carro no ano passado optaram por um Chevrolet.

Esses dados consideram apenas os consumidores que realizaram a troca por outra marca e exclui os 40% dos clientes Ford que compraram veículos usados, mas que continuaram com a marca. Nesse caso, Ka e EcoSport representaram 70% das aquisições.

A Hyundai ficou como segunda opção dos antigos clientes Ford, com 15%, seguida pela Fiat (14%) e Volkswagen (13%).


Divulgação                     Grandes companhias já adotam o elétrico

URBANO – Apresentado oficialmente ao mercado brasileiro em setembro de 2020, o caminhão urbano 100% elétrico da JAC Motors, batizado de iEV1200T e com peso bruto total de 7,5 toneladas, começa a ganhar as ruas. Dentre os principais clientes que efetuaram suas encomendas nos últimos meses, duas companhias receberam suas unidades na última semana: a PepsiCo, do setor alimentício, e a DHL, de logística. 

As primeiras 10 unidades do JAC iEV1200T foram entregues na semana passada à PepsiCo para iniciar numa missão diferenciada: eles servirão de laboratório para as entregas urbanas da companhia na cidade de São Paulo. Preocupada com a redução de emissão de CO2 em suas operações, a PepsiCo não descarta a substituição gradativa de toda a sua frota urbana de caminhões leves, enfatizando o modelo 100% elétrico da JAC como “melhor alternativa encontrada para essa limpeza” em sua logística de entregas.

“Numa conta rápida, um caminhão movido a diesel emite 500 gr de CO2 por km rodado, o que se transforma em 20 toneladas de CO2 ao ano por percorrer 40.000 km. Ou 100 t de CO2 em 5 anos. O JAC iEV1200T? Zero. Ao longo de 30 anos, que é a vida útil média dos caminhões no Brasil, cada caminhão tradicional vendido no mercado brasileiro emitirá 600 t de CO2. O JAC iEV1200T? Zero”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.


MOTO – A Moto Honda nomeou seus melhores fornecedores para a fábrica de motocicletas em Manaus/AM por meio da premiação Moto Honda Best Suppliers Award. O prêmio reconhece os parceiros por seu desempenho ao longo de 2019 – a premiação, que deveria ter sido realizada em 2020, foi adiada por causa da pandemia. Pelo mesmo motivo, a premiação ocorreu de forma totalmente online.

O prêmio levou em conta a performance dos fornecedores a partir de indicadores como qualidade e atendimento, preservação do meio ambiente, resultados com inovação, proatividade e competitividade.

A empresa, no entanto, voltou a parar esta unidade manauara em razão do recrudescimento da pandemia e falta de insumos.


Divulgação                             Componente é projetado para ser mais leve

EIXO – A Meritor Brasil anuncia o novo MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 t. Derivado do MS-160, eixo de grande representatividade da empresa no mercado global, o novo modelo recebeu diversas melhorias e está mais leve, mais robusto e com novo design, atendendo às necessidades do segmento de pesados na América do Sul.

Em fase de validação junto aos OEMs e da modernização do processo de industrialização na unidade fabril da empresa, localizada em Osasco/SP, seu início de produção está previsto para o segundo trimestre deste ano.

O MS-160 EVO é uma evolução de seu antecessor e foi desenvolvido para trazer mais confiabilidade e desempenho às aplicações mais severas nas quais são utilizadas atualmente, como caminhões rodoviários, construção, coleta de lixo e nas aplicações de ônibus urbanos e rodoviários.


Divulgação         Seaspan Osprey é um dos maiores a atracar no Brasil

PORTO – Depois de ter o calado operacional ampliado, a TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá/PR, recebeu o navio Seaspan Osprey, do armador ONE. Com 330 metros de comprimento e capacidade para 11.923 TEUs, é um dos maiores a atracar na costa brasileira e chegou a Paranaguá no último dia 13. Comumente, os navios que por ali chegam têm capacidade média de 9 mil TEUs.

De origem asiática, escalou portos na China e Coréia do Sul e segue para a Argentina e Uruguai, na região do Prata, com nova escala em Paranaguá. Entre os produtos de importação, estão equipamentos eletrônicos, painéis solares, partes e peças automotivas e produtos químicos; na exportação, os principais produtos são carnes congeladas, celulose, grãos e couro.

“Esse é o momento da materialização do esforço conjunto que a empresa fez com vários atores como a autoridade portuária, praticagem e Marinha do Brasil para aumentar a capacidade de Paranaguá. A TCP trabalha para se consolidar como um operador de classe mundial e um dos principais hubs marítimos da América do Sul e esse ganho é mais um passo em direção a esse objetivo”, explica Thomas Lima, diretor comercial da empresa.


Divulgação   Operadores na Anhanguera-Bandeirantes têm acesso às câmeras

SOS – O serviço 0800 das concessionárias de rodovias, como da CCR AutoBAn – responsável pelo Sistema Anhanguera/Bandeirantes – é o principal canal de atendimento dos clientes que utilizam as vias nas suas viagens.

A partir do telefone 0800 055 55 50 – gratuito e que funciona 24 horas por dia, com chamada realizada a partir de telefones móveis e fixos – o cliente pode consultar condições de tráfego nas rodovias, solicitar atendimento em caso de pane de veículo ou acidentes, obter orientações sobre acessos a municípios, postos de serviço localizados ao longo das rodovias, informar ocorrências e fazer críticas ou elogios.

O contato também pode ser feito a partir dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro de rodovia. O Sistema Anhanguera-Bandeirantes conta com 544 deles. A utilização é fácil e simples: basta apertar o botão e o aparelho se conecta automaticamente à central de atendimento. Os operadores do atendimento telefônico do Sistema Anhanguera-Bandeirantes têm acesso às câmeras de monitoramento e elas são utilizadas quando o cliente entra em contato com a concessionária. “Quando o cliente solicita um serviço de atendimento de guincho, por exemplo, nossos atendentes procuram localizar o solicitante pelas câmeras e, a partir das imagens, orientá-los a se posicionar em um local seguro enquanto aguarda o atendimento”, explica a concessionária. Em 2020, o serviço recebeu cerca de 142 mil ligações, sendo 30% delas originadas dos call boxes.


Divulgação                 Mais agilidade nos estacionamentos rotativos

INTELIGENTE – Desde o fim do ano passado, as vagas de estacionamento da Zona Azul na cidade de São Paulo – gerenciadas pela Estapar – utilizam a tecnologia ItsCamPro VTR-4, da Pumatronix, indústria brasileira que desenvolve soluções para ITS (Sistemas de Transporte Inteligente) de alta tecnologia na captura e processamento de imagens e leitura de placas de veículos (OCR/LPR). São 51 mil vagas ao redor da capital paulista, geridas por meio de controle digital.

Se antes os agentes de trânsito precisavam caminhar a pé, cumprindo um trajeto limitado de verificações, agora a captura de imagens é feita por quatro câmeras instaladas em veículos de fiscalização munidos de inteligência artificial. O resultado é maior controle, segurança e alternância efetiva das vagas, de um lado. E, de outro, o desemprego dos antigos agentes.

“A primeira grande vantagem é que o sistema garante a rotatividade do estacionamento, abrindo espaço para que outros possam usufruir das vagas de rua”, explica o consultor de vendas da Pumatronix, Flávio Ávila. Com isto, os motoristas precisam circular menos para buscar um local para estacionar, o que beneficia o comércio, pontos turísticos e o trânsito como um todo.


ACIDENTES – A região de Santos registrou queda de 11% nas fatalidades de trânsito durante 2020. No ano, foram 240 mortes contra 269 em 2019. Os dados são do Infosiga SP, sistema do governo de São Paulo gerenciado pelo Detran.SP e programa Respeito à Vida.

Já o estado de São Paulo, como um todo, teve o menor número de fatalidades de trânsito desde o início da série histórica, em 2015. Foram 5.023 óbitos causados por acidentes em 2020, índice 7,6% menor na comparação com 2019 (5.439) e 22,3% menor do que o registrado há cinco anos (6.466).


TIME – A Volkswagen anunciou duas promoções na diretoria de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa Região América do Sul (SAM). Fabiano Severo foi promovido a gerente de Comunicação de Produto SAM (reportando-se a Priscilla Cortezze, diretora da área) e Michel Escanhola para especialista de Comunicação Digital (reportando-se a Fernando Campoi, gerente de Comunicação Corporativa e Comunicação Interna).


OPORTUNIDADE – O ano que passou, marcado pela pandemia da Covid-19, impulsionou colaboradores de diversas áreas da Cummins Brasil a buscarem alternativas de forma a contribuir e propor melhorias às ações solidárias dedicadas pela companhia ao combate à crise. “Entre os desafios, muitas descobertas, transformações, mais de 20 mil pessoas beneficiadas e até o momento o investimento de R$ 1,5 milhão”, destaca Soraia Franco, gerente de Responsabilidade Corporativa da Cummins no Brasil, acrescentando: “Nestes tempos difíceis, nossas comunidades precisam do nosso apoio mais do que nunca. E trabalhar par a suportá-los é um valor já enraizado em nossa corporação”.

A Cummins concentra seus trabalhos dedicados pelos colaboradores voluntários por meio de três prioridades globais de responsabilidade corporativa críticas para comunidades: educação, ambiente e igualdade de oportunidades. “Vamos continuar a desenvolver cada vez mais parcerias com nossa rede de distribuição e clientes para aumentar o impacto em nossas comunidades”, reforça a gerente.

Desde o início da pandemia, a Cummins já impactou cerca de 500 alunos por meio de conteúdos virtuais. Mesmo com o distanciamento social, os EVs (Educadores Voluntários) mantiveram as aulas ministradas aos 20 alunos da 7ª turma do Formare, programa de capacitação de jovens em desvantagens socioeconômica para o mercado de trabalho, com duração de um ano.

Foram 1004 horas de aulas aplicadas aos jovens, nos três módulos previstos, básico, intermediário e avançado, que incluíram disciplinas como matemática aplicada e lógica, organização empresarial, inglês e espanhol, treinamento de diversidade, saúde, segurança, meio ambiente e qualidade, informática, comunicação oral e escrita, entre muitas outras. Os alunos ainda tiveram êxito nas atividades de prática profissional na unidade fabril da Cummins, em Guarulhos/SP, seguindo todos os protocolos de segurança.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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