Nelson Tucci
Apesar
da produção de veículos no Brasil ter recuado 7,1% em novembro passado, frente
a igual período do ano passado, de acordo com a Anfavea, a associação das
montadoras, as vendas continuam com demanda crescente e estável, segundo a Federação
Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que
representa mais de sete mil concessionários de veículos.
No
acumulado de janeiro a novembro, a alta registrada é de 10,3%, com o total de
3.665.370 veículos novos emplacados, ante 3.322.200 unidades registradas,
comparativamente com o mesmo período de 2018.
Em
novembro último, o volume das vendas somou 345.386 unidades, o que representou
avanço de 7,8% sobre novembro de 2018, porém, porém com queda de 6% sobre
outubro de 2019, em função do menor número de dias úteis (23 dias úteis em
outubro, contra 20 dias úteis em novembro – sem considerar o dia 20 como
feriado nacional). Segundo o Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior,
o ritmo de crescimento das vendas, no geral, permanece como o esperado para o
ano, o que deve levar ao volume estimado pela federação. "Faltando apenas
um mês para o fechamento do ano, notamos a estabilidade do mercado. Isso é
positivo, pois não houve grandes oscilações durante o ano, o que confirma as
nossas expectativas para 2019, de que deveremos crescer 10,76% sobre
2018", comentou Assumpção Júnior.
MARKET
SHARE –
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) é a líder no mercado brasileiro de automóveis
e comerciais leves no acumulado do ano. De janeiro a novembro, a montadora
italiana contabiliza 450.978 veículos comercializados, o equivalente a 18,7% de
participação no mercado. Quando comparadas com igual período do ano anterior,
as vendas da FCA cresceram 14%.
A
empresa posicionou três modelos entre os 10 mais vendidos: Fiat Argo, Strada e
Jeep Renegade. A propósito, o Argo, caçulinha desse trio, foi o terceiro
veículo mais vendido do Brasil em novembro com 8.270 unidades (em outubro,
estava na quinta posição).
RECALL
–
A FCA-Fiat Chrysler Automóveis Brasil informa aos proprietários dos veículos
Jeep Grand Cherokee, anos/modelo 2011, 2012 e 2013 e Dodge Durango, anos/modelo
2012 e 2013, sobre a possibilidade de falha no relé da bomba de combustível,
ocasionando a dificuldade de partida do motor e, em casos extremos, o
desligamento inesperado do veículo em movimento. Esta última situação pode
comprometer as condições de dirigibilidade do veículo, aumentando o risco de
colisão, com potenciais danos materiais, físicos ou até mesmo fatais aos
ocupantes do veículo ou terceiros.
A
empresa diz ainda que “tão logo a solução definitiva esteja disponível”, os proprietários
de todos os veículos envolvidos na campanha serão convocados para a segunda
fase do chamamento, para agendamento gratuito do reparo em uma das
concessionárias das redes Dodge ou Jeep. Segundo dados da Secretaria Nacional
do Consumidor (órgão do Ministério da Justiça), mais de 1,6 milhão de
automóveis foram afetados por campanhas de recall em 2019. Pelo mesmo
demonstrativo, a Toyota foi a que mais fez recall no ano. A FCA continua entre
as primeiras, historicamente.
Para
consultas e demais informações, o consumidor poderá ligar para as Centrais de
Serviços ao Cliente Dodge no telefone 0800 703 7140, ou Jeep, pelo 0800 703
7150 ou, ainda, consultar os websites www.dodge.com.br
e www.jeep.com.br
Divulgação Até 10 vezes mais durável do
que a convencional de chumbo ácido
LÍTIO
–
A Heliar, marca tradicional de baterias para motocicletas, irá lançar no Brasil
a Heliar Lítio, bateria de íons de lítio para veículos de duas rodas. Esta será
“até 10 vezes mais durável do que a convencional de chumbo ácido, tem dois anos
de garantia (a maior no mercado) e é cerca de 70% mais leve”, diz o fabricante.
A marca é líder no fornecimento para as montadoras, presente em 9 de cada 10
motos produzidas no Brasil.
PRÊMIO
–
A Texaco Lubrificantes foi contemplada com o “Prêmio Marketing Contemporâneo”,
entregue pela Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), na
categoria Diversidade Rio. A premiação aconteceu na semana que passou, no Rio
de Janeiro.
SEGURO
–
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 último,
alerta para a importância da conscientização sobre igualdade de oportunidades
para todos. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE), 6,7% da população tem algum tipo de deficiência. E os
números do seguro Dpvat mostram que os acidentes de trânsito envolvendo
pedestres têm grande participação nestas estatísticas.
De
janeiro a outubro deste ano, o seguro obrigatório indenizou mais de 68 mil
pessoas que circulavam a pé no momento da ocorrência e ficaram com algum tipo
de invalidez. O número representa 77% do total de pagamentos destinados a
vítimas pedestres. As estatísticas do seguro Dpvat ainda mostram que os jovens
são os mais atingidos.
O
Dpvat é um seguro obrigatório de caráter social que protege os mais de 210
milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito, sem apuração da
culpa. Ele pode ser destinado a qualquer cidadão acidentado em território
nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre, e oferece três tipos de
coberturas: morte (valor de R$ 13.500), invalidez permanente (de R$ 135 a R$
13.500) e reembolso de despesas médicas e suplementares (até R$ 2.700). A
proteção é assegurada por um período de até 3 anos.
PASTILHAS
–
A Fras-le e a Fremax receberam, dia 28 último, em São Paulo, o “Prêmio Inova
2019”. A Fras-le, já premiada em edições anteriores, como a Melhor Pastilha de
Freio, repete a performance sendo escolhida novamente na categoria Ouro.
Da
mesma forma, a Fremax figura como o melhor fabricante de discos de freio.
As
premiações foram promovidas pela Editora Novo Meio e os resultados são
extraídos da pesquisa realizada pela Ipsos, que aponta os fabricantes de
autopeças que mais se destacaram no mercado de reposição, através da lembrança
e da preferência de marca.
Divulgação Montadora busca práticas
sustentáveis no processo de fabricação
PALHA
–
A Ford firmou parceria com o McDonald's nos Estados Unidos para aproveitar a
palha de café – casca seca do grão que sobra no processo de torrefação – na
fabricação de peças de automóveis. O projeto pode dar novo destino a boa parte
das milhares de toneladas de palha de café que são geradas por ano, normalmente
usadas como adubo ou carvão.
Através
de pesquisas, a Ford e o McDonald’s descobriram que a palha de café tem
propriedades capazes de reforçar certos tipos de peças, criando um material
durável. Segundo a Ford, os componentes feitos com esse composto são cerca de
20% mais leves e consomem até 25% menos energia no processo de moldagem. A sua
resistência ao calor também é sensivelmente melhor que a do material usado
atualmente, favorecendo a aplicação em peças como carcaças de faróis e outros
componentes no compartimento do motor.
CORES
–
Quando o assunto é cor no universo automotivo as possibilidades são inúmeras,
embora algumas já tenham caído no gosto do público. De acordo com um estudo da
PPG Industries, empresa de tintas e revestimentos, o branco é a tonalidade mais
popular na América do Sul (36%), seguida pela prata (31%). Um dos maiores
motivos para a escolha de tons neutros é o impacto no valor do carro na hora da
venda.
Para
entender se essa afirmativa é “mito ou verdade”, a empresa KBB Brasil, preparou
estudo sobre o impacto da cor na desvalorização de um automóvel. A KBB utilizou
como parâmetro o comportamento da cor branca, uma vez que foi uma das mais
presentes no estudo e em mais tipos de pinturas – sólidas, metálicas e
perolizadas.
Na
análise, foram identificados e considerados 9 grupos de pinturas e os segmentos
compactos, médios e grandes entre automóveis de passeio e utilitários, além das
desvalorizações por regiões. Por exemplo, uma das mais populares entre os
carros vendidos no Brasil, a cor prata não surpreende e possui a maior presença
nas amostras da análise e não influencia na perda de valor de um veículo.
Curiosidade: entre os veículos grandes, o marrom valoriza em 1,7% e o vermelho
1,5%; e, de outro lado, o verde e amarelo caem 3,5% e 4,4%, respectivamente.
Divulgação Pedro, do Projeto Oásis, é um
dos vencedores
TALENTOS
–
Pedro Arká (projeto Oasis), Gabriel Vieira (projeto Pill), Gustavo Cardoso
(projeto Auster) e Lucas N. Silva (projeto Ambience) venceram o “Talento Design
2019” e ganharam a oportunidade de estagiar por um ano no Estúdio de Design da
Volkswagen em São Bernardo do Campo/SP. A 21ª edição do Talento Design teve
como tema Urban Xperience – Como a mobilidade pode deixar a cidade mais
inteligente?
"Este
ano desafiamos os estudantes a desenvolverem projetos e tecnologias que
integrem a infraestrutura da cidade, promovendo o bem-estar das pessoas, o
crescimento econômico e o uso adequado e sustentável de recursos", explica
o head de Design da Volkswagen para a América Latina, José Carlos Pavone.
PLANEJAMENTO
–
Com o objetivo de reforçar o atendimento à rede autorizada de concessionárias,
a Kia Motors do Brasil nomeou José Luiz Vendramini para o cargo de diretor de
Planejamento de Rede, cujas principais atribuições serão o acompanhamento do
padrão visual dos pontos de venda, o treinamento da mão de obra e o processo de
ampliação.
Com
37 anos de experiência no setor automotivo (inclusa uma passagem pela própria
Kia Motors), Vendramini vai atuar em sintonia com o diretor de Vendas, Ary Jorge
Ribeiro, em atendimento aos desafios da Kia para 2020.
Divulgação Europa se destaca
em primeiro lugar no consumo mundial
CAFÉ
–
O consumo mundial de café estimado para este ano de 2019 deverá atingir 167,90
milhões de sacas de 60 kg, das quais 116,88 milhões, que correspondem a 70%,
deverão ser consumidas por países importadores e 51 milhões por países
produtores de café, cujo montante representa 30% do consumo global.
Com
base nessa estimativa, se for estabelecido um ranking das seis regiões
consumidoras de café no mundo em 2019, constata-se que a Europa
se destaca em primeiro lugar no consumo mundial com 54,5 milhões de sacas,
volume que representa 32% do total. Em segundo lugar figura Ásia & Oceania
(23%); na sequência, em terceiro, América do Norte (18%); em quarto, América do
Sul (16%); em quinto, África (7%); e, por fim, América Central e México, com
5,57 milhões de sacas (3%). O Brasil é o maior produtor e exportador e segundo
maior consumidor. Vale ressaltar que as exportações brasileiras de café nos 10
primeiros meses de 2019 atingiram 34 milhões de sacas, volume superior às
exportações verificadas nesse mesmo período nos quatro anos anteriores.
REVISTA
–
Em leilão realizado na última quinta-feira, 5, a revista Exame, do Grupo Abril,
foi leiloada pela Mega Leilões no valor de R$ 72,374 milhões. Os fundos
arrematantes são Planner Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários
Ltda. e Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Não-Padronizados
Alternative Assets I.
A
ação faz parte de um plano de recuperação judicial da editora Abril, aprovado
pelos credores em agosto deste ano, como um dos ativos de amortização da dívida
do grupo, que segue acumulada a R$ 1,6 bilhão.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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