segunda-feira, 29 de julho de 2019

Elétrico com baixo custo


Divulgação      Gaia tem autonomia de 200 km com custo médio de R$ 8

Nelson Tucci

Com o objetivo de acelerar a adoção do transporte sustentável no Brasil e América Latina, a empresa Gaia Electric Motors (de capital nacional) desenvolveu um veículo elétrico inovador. O “Gaia” é uma alternativa para uma mobilidade limpa e acessível, podendo ser fabricado por aproximadamente metade do preço de um automóvel elétrico no país, garante a empresa. Veículo intermediário entre uma moto e um carro, possui três rodas e uma estrutura parcialmente aberta, oferece a segurança necessária para tráfego inclusive em rodovias.
"A Gaia quer ser protagonista de uma nova forma de mobilidade compartilhada no país. Estamos entrando em uma indústria que é bastante tradicionalista e cheia de paradigmas, o que vemos como uma grande oportunidade. Nosso plano é construir um negócio de R$1 bilhão em cinco anos, já que a indústria automotiva tem avançado lentamente sobre a geração jovem nas últimas décadas”, afirma Ivan Gorski, fundador e CEO da Gaia.
Projetado para ser mais leve do que os automóveis comuns, com traços futuristas, o Gaia aposta no público jovem que vem substituindo a posse de veículos por serviços compartilhados. O veículo não tem chave física, podendo ser desbloqueado pelo smartphone por quem possuir a chave digital de acesso. Ele também não depende de infraestrutura de recarga urbana, podendo ser carregado em qualquer tomada comum. Com uma carga de oito horas, o veículo tem autonomia para circular por aproximadamente 200 km, com custo médio de 8 reais, destaca o fabricante.
Veículos & Negócios aguarda a liberação do protótipo para fazer o teste.

MOTO – Cerca de 50 mil motos se reuniram no maior passeio motociclístico do mundo para celebrar o Dia do Motociclista e as conquistas do mundo das duas rodas, sábado último. O comboio foi realizado a céu aberto e passou pelos principais pontos turísticos de Brasília.
Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no primeiro semestre de 2019 foram emplacadas 530.034 motocicletas, correspondendo a um crescimento de 16% ante o mesmo período de 2018 (456.729 unidades).
Quando se trata da produção, a proporção no Brasil é de uma motocicleta para cada oito habitantes. Na comparação com o mesmo período de 2018 o crescimento foi de 8,4%. São mais 27 milhões de motocicletas que rodam o país. O total de homens habilitados é de 24 milhões e setecentos mil e o de mulheres é de mais de 7 milhões e duzentos mil. Motociclistas acima de 50 anos correspondem a cerca de 30% dos habilitados.

Divulgação        Toyota Corolla XEi 2.0 16V flex: apenas 23 mil km rodados

SEMINOVOS – Alguns automóveis à venda no mercado de carros usados são verdadeiros “cheques visados”. No segmento de sedãs médios, o Toyota Corolla é o modelo que melhor expressa a ótima aceitação dos seminovos. Para quem vende, a notícia é boa: seu carro tem procura e, se estiver em boas condições e com preço justo, será rapidamente comercializado. Mas e para quem compra? Como driblar as falcatruas tão comuns nesse ramo, como chassis remarcado ou quilometragem adulterada?
A resposta chama-se “procedência”. E um bom exemplo pode ser a 123carros, canal web para comercialização de carros seminovos do país. A vistoria efetuada em cada um dos veículos anunciados pela startup é rigorosíssima: mais de 300 itens são verificados, numa inspeção que dura pouco menos de uma hora. Caso os técnicos verifiquem algum componente que tenha danificado estruturalmente o veículo após uma colisão, ele será recusado. Na mesma visita, a documentação é checada, bem como eventuais infrações de trânsito ou impostos em atraso.
Nesta semana, para exemplificar a importância de oferecer veículos seminovos “campeões de vendas”, e com procedência, a empresa separou o Toyota Corolla XEi 2.0 16V flex, ano 2018, com 23 mil km rodados, por R$ 85.123. Seu preço na tabela Fipe é de R$ 87.422. Acesse www.123carros.com.br

EXPLICAÇÃO – A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificará a Volkswagen para prestar esclarecimentos a respeito da campanha de recall dos modelos Golf, Novo Jetta e Tiguan Allspace.
No dia 19 último a empresa convocou os proprietários dos modelos Golf, Novo Jetta e Tiguan Allspace para a substituição das molas de suspensão traseira, porém, informou no comunicado que as peças estão em produção e os reparos ocorrerão somente em outubro.
A empresa deverá informar os motivos para o lapso temporal de quase 90 dias para início dos reparos e quais medidas preventivas a empresa está tomando para a solução do problema. O Procon-SP também questiona se o fabricante oferecerá carro reserva aos clientes que decidirem deixar de utilizar um dos veículos. Nesse comunicado, a Volkswagen informa sobre a possibilidade de as molas de suspensão traseira terem sido fabricadas com matéria-prima que não atende as especificações do produto. Há possibilidade de quebra das molas e risco de acidentes com danos físicos e materiais e a terceiros.

RECALL – A Porsche convoca os proprietários dos veículos Porsche Panamera (970), fabricados entre 12/07/2009 a 13/09/2016, para os chassis iniciais: WP0AA29; WP0AA2A; WP0AB29; WP0AB2A; WP0AC29; WP0AC2A; WP0AD29; WP0AF29; WP0AF2A; WP0BC29; WP0ZZZ9. O objetivo é substituir o regulador do ventilador, serviço que poderá ser executado em duas etapas.
a empresa informa que o defeito reside na possibilidade de infiltração de umidade na unidade de comando do ventilador do ar-condicionado, o que pode ocasionar mau funcionamento ou interrupção do sistema, causando curtos-circuitos, incêndio na unidade de refrigeração de ar, tanto durante a utilização, como após o desligamento ou estacionamento do produto, podendo resultar em lesões graves e, em casos extremos, morte dos consumidores e/ou terceiros, bem como danos ao patrimônio de terceiros.
Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o e-mail infobrasil@porsche.com.br ou os telefones São Paulo (11) 5644.6700; Campinas (19) 2122.9900; Ribeirão Preto (16) 3516.8300 e Rio de Janeiro (21) 2495.5959.

ESTÁGIO – A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) abriu inscrições para seu Programa de Estágio. São mais de 150 vagas, para integrar equipes multidisciplinares principalmente na fábrica de Betim/MG, mas há vagas disponíveis também em São Paulo/SP, Belo Horizonte /MG, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF e Curitiba/PR. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 31, em www.atsglobe.com/hotsite/Estagiofiat2019?utm_source=employee_portal&utm_medium=email&utm_campaign=programa_estagio_FCA
As vagas a serem preenchidas são nas áreas de Engenharia, Manufatura, Qualidade, Compras, Supply Chain, Comercial, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Finanças, Jurídico e Desenvolvimento de Projetos.

Divulgação     Novos modelos vão de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos

NOVIDADE – O C 300 Cabriolet e o C 300 Coupé Sport chegam ao mercado brasileiro com estilo e sofisticação. Com mais potência na motorização, os modelos conversam com o novo design da família Classe C da Mercedes-Benz. As partes interna e externa foram aprimoradas com o objetivo de deixar os modelos ainda mais esportivos.
O C 300 Cabriolet é feito para desfrutar ainda mais os dias de sol. Um defletor de vento manual deixará a experiência a céu aberto ainda mais confortável, ao rebater parte do vento em movimento.
Já o C 300 Coupé Sport é um automóvel marcante e segue o novo posicionamento de design da marca que é de ter poucas linhas, porém bem definidas. Essas agregam beleza e elegância enquanto destacam a personalidade sofisticada do modelo.
Ambos os modelos contam com sete opções de pinturas metálicas. Entre os destaques estão Prata Mojave, Azul Cavansite e Azul Brilhante. No caso do C 300 Cabriolet, a tonalidade da carroceria pode ser combinada com quatro cores diferentes de capotas, que podem ser em preto, marrom, azul ou vermelho. Elas ainda contam com a facilidade de abrir em movimento em até 50 km/h, em menos de 20 segundos.

HEAD – A locadora de automóveis Unidas anunciou Nuno Neves como novo Head de seminovos da companhia. Com quase 30 anos de experiência em gestão de grandes empresas, nos últimos 10 anos o executivo atuou no Conselho de Administração da Unidas, participando ativamente da trajetória de sucesso da companhia nessa década.
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Administração de Empresas pelo Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nuno Neves Já trabalhou em grandes corporações e assume o desafio de manter o crescimento e a melhoria de serviços da unidade de seminovos.

LICITAÇÃO – O edital de concorrência internacional para concessão do Lote Piracicaba – Panorama, a primeira concessão rodoviária da atual gestão do governo paulista, foi lançado na quarta-feira passada (24) com previsão de investimentos de R$ 14 bilhões em obras a serem realizadas ao longo de 30 anos de contrato. No total são 1.273 quilômetros de rodovias que serão modernizadas e ampliadas entre Piracicaba, na região de Campinas, e Panorama, no extremo Oeste do estado, divisa com Mato Grosso do Sul. Os investimentos foram priorizados na modelagem, e grande parte das contribuições das seis audiências públicas e do processo de consulta pública foi acolhida. Dos R$ 14 bilhões, cerca de R$ 1,5 bilhão será investido nos dois primeiros anos de contrato.
O lote Piracicaba – Panorama é composto pela malha de 218 quilômetros, atualmente operada pela concessionária Centrovias, do Grupo Arteris, cujo contrato vence no início do ano que vem, além de 1.055 quilômetros operados pelo DER-SP, que passarão a receber todas as modernizações do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo.
O edital está disponível para consulta em www.artesp.sp.gov.br

FERROVIAS – A Rumo e o Senai/PR lançaram o edital de soluções tecnológicas para o setor ferroviário. A iniciativa busca incentivar empresas de diferentes portes e segmentos, para que contribuam com técnicas inovadoras em materiais e estruturas ferroviárias inteligentes, desenvolvimento de vagões mais leves, energia fotovoltaica ou eólica, redução de ruídos, obras de engenharia ferroviária, entre outras.
Os projetos escolhidos serão desenvolvidos no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas (ISI-EE), que será inaugurado neste segundo semestre em Maringá/PR, e pela Rede de Institutos Senai de Tecnologia e Inovação. Os critérios para seleção do projeto são: grau de maturidade tecnológica, capital humano, potencial de mercado, impactos e benefícios e contrapartida econômica e financeira. As inscrições para a primeira fase podem ser feitas até 12 de agosto.
O edital completo pode ser acessado em www.programainova.com.br A Rumo também disponibiliza canal para tirar dúvidas no e-mail editalisi@rumolog.com

CHOQUES – Quem nunca, ao encostar a mão na maçaneta do carro, se assustou ao tomar um leve choque, chegando às vezes até mesmo a ouvir um estalo? A responsável por esse fenômeno é a eletricidade estática, muito comum no Inverno.
Isso ocorre porque, após muito tempo em atrito com o ar, o carro acumula carga elétrica. Esse atrito retira os elétrons (cargas negativas) do metal, o que acaba por gerar no veículo um maior acúmulo de prótons (cargas positivas). E quem paga o pato levando choque é quem despreocupadamente toca na maçaneta e assim fecha a ligação entre as partes metálicas e o solo.
Saiba que esse choque poderia ser muito pior não fossem os pneus. “Eles atuam como fio terra para dissipar essa energia acumulada. Pneus premium possuem uma faixa circunferencial entre 2 mm e 4 mm de largura, chamada de faixa de aterramento ou antena, instalada no centro da banda de rodagem. Produzida a partir de um composto rico em negro de fumo, ela ajuda a eliminar o acúmulo de eletricidade. A resistência elétrica máxima dos pneus premium fica abaixo de 10^8 ohms, suficiente para impedir um choque ao tocar em alguma parte metálica do carro”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus. Veja dicas técnicas sobre manutenção preventiva dos pneus no programa Calibrada no canal da Continental no Youtube em www.youtube.com/channel/UCqreynLEjjnfU5mg4NqgrVA

PORTÊINER – A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá/PR, recebeu dois novos portêineres fabricados pela chinesa ZPMC (Shanghai Zhenhua Port Machinery Co. Ltd). Os equipamentos, que fazem parte do pacote de investimentos de ampliação do terminal, chegam à Paranaguá a bordo de um navio da fabricante e deverão aumentar em 33% o potencial de produtividade.
Os portêineres da ZPMC serão os maiores do Brasil, com 66 metros de lança e 50 metros de vão livre a partir do trilho, podendo alcançar até 24 fileiras no navio. Os equipamentos serão instalados no novo cais de atracação do terminal por uma equipe de engenheiros chineses. A previsão é de que estejam em funcionamento até o final de agosto.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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