Divulgação Gaia tem autonomia de 200 km
com custo médio de R$ 8
Nelson Tucci
Com
o objetivo de acelerar a adoção do transporte sustentável no Brasil e América
Latina, a empresa Gaia Electric Motors (de capital nacional) desenvolveu um
veículo elétrico inovador. O “Gaia” é uma alternativa para uma mobilidade limpa
e acessível, podendo ser fabricado por aproximadamente metade do preço de um
automóvel elétrico no país, garante a empresa. Veículo intermediário entre uma
moto e um carro, possui três rodas e uma estrutura parcialmente aberta, oferece
a segurança necessária para tráfego inclusive em rodovias.
"A
Gaia quer ser protagonista de uma nova forma de mobilidade compartilhada no país.
Estamos entrando em uma indústria que é bastante tradicionalista e cheia de
paradigmas, o que vemos como uma grande oportunidade. Nosso plano é construir
um negócio de R$1 bilhão em cinco anos, já que a indústria automotiva tem
avançado lentamente sobre a geração jovem nas últimas décadas”, afirma Ivan
Gorski, fundador e CEO da Gaia.
Projetado
para ser mais leve do que os automóveis comuns, com traços futuristas, o Gaia
aposta no público jovem que vem substituindo a posse de veículos por serviços
compartilhados. O veículo não tem chave física, podendo ser desbloqueado pelo
smartphone por quem possuir a chave digital de acesso. Ele também não depende
de infraestrutura de recarga urbana, podendo ser carregado em qualquer tomada
comum. Com uma carga de oito horas, o veículo tem autonomia para circular por
aproximadamente 200 km, com custo médio de 8 reais, destaca o fabricante.
Veículos
& Negócios
aguarda a liberação do protótipo para fazer o teste.
MOTO
–
Cerca de 50 mil motos se reuniram no maior passeio motociclístico do mundo para
celebrar o Dia do Motociclista e as conquistas do mundo das duas rodas, sábado
último. O comboio foi realizado a céu aberto e passou pelos principais pontos
turísticos de Brasília.
Segundo
levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado
pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores,
Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no primeiro semestre de 2019
foram emplacadas 530.034 motocicletas, correspondendo a um crescimento de 16%
ante o mesmo período de 2018 (456.729 unidades).
Quando
se trata da produção, a proporção no Brasil é de uma motocicleta para cada oito
habitantes. Na comparação com o mesmo período de 2018 o crescimento foi de
8,4%. São mais 27 milhões de motocicletas que rodam o país. O total de homens
habilitados é de 24 milhões e setecentos mil e o de mulheres é de mais de 7
milhões e duzentos mil. Motociclistas acima de 50 anos correspondem a cerca de
30% dos habilitados.
Divulgação Toyota Corolla XEi 2.0 16V
flex: apenas 23 mil km rodados
SEMINOVOS
–
Alguns automóveis à venda no mercado de carros usados são verdadeiros “cheques
visados”. No segmento de sedãs médios, o Toyota Corolla é o modelo que melhor
expressa a ótima aceitação dos seminovos. Para quem vende, a notícia é boa: seu
carro tem procura e, se estiver em boas condições e com preço justo, será
rapidamente comercializado. Mas e para quem compra? Como driblar as falcatruas
tão comuns nesse ramo, como chassis remarcado ou quilometragem adulterada?
A
resposta chama-se “procedência”. E um bom exemplo pode ser a 123carros, canal
web para comercialização de carros seminovos do país. A vistoria efetuada em
cada um dos veículos anunciados pela startup é rigorosíssima: mais de 300 itens
são verificados, numa inspeção que dura pouco menos de uma hora. Caso os técnicos
verifiquem algum componente que tenha danificado estruturalmente o veículo após
uma colisão, ele será recusado. Na mesma visita, a documentação é checada, bem
como eventuais infrações de trânsito ou impostos em atraso.
Nesta
semana, para exemplificar a importância de oferecer veículos seminovos
“campeões de vendas”, e com procedência, a empresa separou o Toyota Corolla XEi 2.0 16V flex, ano 2018, com 23 mil
km rodados, por R$ 85.123. Seu preço na tabela Fipe é de R$ 87.422. Acesse www.123carros.com.br
EXPLICAÇÃO
–
A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificará
a Volkswagen para prestar esclarecimentos a respeito da campanha de recall dos
modelos Golf, Novo Jetta e Tiguan Allspace.
No
dia 19 último a empresa convocou os proprietários dos modelos Golf, Novo Jetta
e Tiguan Allspace para a substituição das molas de suspensão traseira, porém,
informou no comunicado que as peças estão em produção e os reparos ocorrerão
somente em outubro.
A
empresa deverá informar os motivos para o lapso temporal de quase 90 dias para
início dos reparos e quais medidas preventivas a empresa está tomando para a
solução do problema. O Procon-SP também questiona se o fabricante oferecerá
carro reserva aos clientes que decidirem deixar de utilizar um dos veículos.
Nesse comunicado, a Volkswagen informa sobre a possibilidade de as molas de
suspensão traseira terem sido fabricadas com matéria-prima que não atende as
especificações do produto. Há possibilidade de quebra das molas e risco de
acidentes com danos físicos e materiais e a terceiros.
RECALL
–
A Porsche convoca os proprietários dos veículos Porsche Panamera (970),
fabricados entre 12/07/2009 a 13/09/2016, para os chassis iniciais: WP0AA29;
WP0AA2A; WP0AB29; WP0AB2A; WP0AC29; WP0AC2A; WP0AD29; WP0AF29; WP0AF2A;
WP0BC29; WP0ZZZ9. O objetivo é substituir o regulador do ventilador, serviço que
poderá ser executado em duas etapas.
a
empresa informa que o defeito reside na possibilidade de infiltração de umidade
na unidade de comando do ventilador do ar-condicionado, o que pode ocasionar
mau funcionamento ou interrupção do sistema, causando curtos-circuitos,
incêndio na unidade de refrigeração de ar, tanto durante a utilização, como
após o desligamento ou estacionamento do produto, podendo resultar em lesões
graves e, em casos extremos, morte dos consumidores e/ou terceiros, bem como
danos ao patrimônio de terceiros.
Para
agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o e-mail infobrasil@porsche.com.br ou os
telefones São Paulo (11) 5644.6700; Campinas (19) 2122.9900; Ribeirão Preto
(16) 3516.8300 e Rio de Janeiro (21) 2495.5959.
ESTÁGIO
–
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) abriu inscrições para seu Programa de Estágio.
São mais de 150 vagas, para integrar equipes multidisciplinares principalmente
na fábrica de Betim/MG, mas há vagas disponíveis também em São Paulo/SP, Belo
Horizonte /MG, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF e Curitiba/PR. As
inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 31, em www.atsglobe.com/hotsite/Estagiofiat2019?utm_source=employee_portal&utm_medium=email&utm_campaign=programa_estagio_FCA
As
vagas a serem preenchidas são nas áreas de Engenharia, Manufatura, Qualidade,
Compras, Supply Chain, Comercial, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos,
Finanças, Jurídico e Desenvolvimento de Projetos.
Divulgação Novos modelos vão de 0 a 100
km/h em cerca de 6 segundos
NOVIDADE
–
O C 300 Cabriolet e o C 300 Coupé Sport chegam ao mercado brasileiro com estilo
e sofisticação. Com mais potência na motorização, os modelos conversam com o
novo design da família Classe C da Mercedes-Benz. As partes interna e externa
foram aprimoradas com o objetivo de deixar os modelos ainda mais esportivos.
O
C 300 Cabriolet é feito para desfrutar ainda mais os dias de sol. Um defletor
de vento manual deixará a experiência a céu aberto ainda mais confortável, ao
rebater parte do vento em movimento.
Já
o C 300 Coupé Sport é um automóvel marcante e segue o novo posicionamento de
design da marca que é de ter poucas linhas, porém bem definidas. Essas agregam
beleza e elegância enquanto destacam a personalidade sofisticada do modelo.
Ambos
os modelos contam com sete opções de pinturas metálicas. Entre os destaques
estão Prata Mojave, Azul Cavansite e Azul Brilhante. No caso do C 300
Cabriolet, a tonalidade da carroceria pode ser combinada com quatro cores
diferentes de capotas, que podem ser em preto, marrom, azul ou vermelho. Elas
ainda contam com a facilidade de abrir em movimento em até 50 km/h, em menos de
20 segundos.
HEAD
–
A locadora de automóveis Unidas anunciou Nuno Neves como novo Head de seminovos
da companhia. Com quase 30 anos de experiência em gestão de grandes empresas,
nos últimos 10 anos o executivo atuou no Conselho de Administração da Unidas,
participando ativamente da trajetória de sucesso da companhia nessa década.
Formado
em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado
em Administração de Empresas pelo Coppead da Universidade Federal do Rio de
Janeiro, Nuno Neves Já trabalhou em grandes corporações e assume o desafio de
manter o crescimento e a melhoria de serviços da unidade de seminovos.
LICITAÇÃO
–
O edital de concorrência internacional para concessão do Lote Piracicaba –
Panorama, a primeira concessão rodoviária da atual gestão do governo paulista,
foi lançado na quarta-feira passada (24) com previsão de investimentos de R$ 14
bilhões em obras a serem realizadas ao longo de 30 anos de contrato. No total
são 1.273 quilômetros de rodovias que serão modernizadas e ampliadas entre Piracicaba,
na região de Campinas, e Panorama, no extremo Oeste do estado, divisa com Mato
Grosso do Sul. Os investimentos foram priorizados na modelagem, e grande parte
das contribuições das seis audiências públicas e do processo de consulta
pública foi acolhida. Dos R$ 14 bilhões, cerca de R$ 1,5 bilhão será investido
nos dois primeiros anos de contrato.
O
lote Piracicaba – Panorama é composto pela malha de 218 quilômetros, atualmente
operada pela concessionária Centrovias, do Grupo Arteris, cujo contrato vence
no início do ano que vem, além de 1.055 quilômetros operados pelo DER-SP, que
passarão a receber todas as modernizações do Programa de Concessões Rodoviárias
do Governo do Estado de São Paulo.
O
edital está disponível para consulta em www.artesp.sp.gov.br
FERROVIAS
–
A Rumo e o Senai/PR lançaram o edital de soluções tecnológicas para o setor
ferroviário. A iniciativa busca incentivar empresas de diferentes portes e
segmentos, para que contribuam com técnicas inovadoras em materiais e
estruturas ferroviárias inteligentes, desenvolvimento de vagões mais leves,
energia fotovoltaica ou eólica, redução de ruídos, obras de engenharia
ferroviária, entre outras.
Os
projetos escolhidos serão desenvolvidos no Instituto Senai de Inovação em
Engenharia de Estruturas (ISI-EE), que será inaugurado neste segundo semestre
em Maringá/PR, e pela Rede de Institutos Senai de Tecnologia e Inovação. Os
critérios para seleção do projeto são: grau de maturidade tecnológica, capital
humano, potencial de mercado, impactos e benefícios e contrapartida econômica e
financeira. As inscrições para a primeira fase podem ser feitas até 12 de
agosto.
O
edital completo pode ser acessado em www.programainova.com.br
A Rumo também disponibiliza canal para tirar dúvidas no e-mail editalisi@rumolog.com
CHOQUES
–
Quem nunca, ao encostar a mão na maçaneta do carro, se assustou ao tomar um leve
choque, chegando às vezes até mesmo a ouvir um estalo? A responsável por esse
fenômeno é a eletricidade estática, muito comum no Inverno.
Isso
ocorre porque, após muito tempo em atrito com o ar, o carro acumula carga
elétrica. Esse atrito retira os elétrons (cargas negativas) do metal, o que
acaba por gerar no veículo um maior acúmulo de prótons (cargas positivas). E
quem paga o pato levando choque é quem despreocupadamente toca na maçaneta e
assim fecha a ligação entre as partes metálicas e o solo.
Saiba
que esse choque poderia ser muito pior não fossem os pneus. “Eles atuam como
fio terra para dissipar essa energia acumulada. Pneus premium possuem uma faixa
circunferencial entre 2 mm e 4 mm de largura, chamada de faixa de aterramento
ou antena, instalada no centro da banda de rodagem. Produzida a partir de um
composto rico em negro de fumo, ela ajuda a eliminar o acúmulo de eletricidade.
A resistência elétrica máxima dos pneus premium fica abaixo de 10^8 ohms,
suficiente para impedir um choque ao tocar em alguma parte metálica do carro”, explica
Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus. Veja dicas
técnicas sobre manutenção preventiva dos pneus no programa Calibrada no canal
da Continental no Youtube em www.youtube.com/channel/UCqreynLEjjnfU5mg4NqgrVA
PORTÊINER
–
A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá/PR,
recebeu dois novos portêineres fabricados pela chinesa ZPMC (Shanghai Zhenhua
Port Machinery Co. Ltd). Os equipamentos, que fazem parte do pacote de
investimentos de ampliação do terminal, chegam à Paranaguá a bordo de um navio
da fabricante e deverão aumentar em 33% o potencial de produtividade.
Os
portêineres da ZPMC serão os maiores do Brasil, com 66 metros de lança e 50
metros de vão livre a partir do trilho, podendo alcançar até 24 fileiras no
navio. Os equipamentos serão instalados no novo cais de atracação do terminal
por uma equipe de engenheiros chineses. A previsão é de que estejam em
funcionamento até o final de agosto.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário