Reprodução Detran.SP não irá penalizar, até 15 de junho, por falta de licenciamento
Nelson Tucci
Em
função da greve de caminhoneiros, o Departamento Estadual de Trânsito de São
Paulo (Detran.SP) anunciou que não irá penalizar, até o dia 15 de junho, por
falta de licenciamento 2018, os donos de veículos com placas de final 2.
Autuações e apreensões só ocorrerão a partir de 16 de junho. A medida é
consequência de portaria publicada para evitar transtornos por atrasos provocados
pela paralisação no envio de documentos via Correios, como o de licenciamento.
Os
proprietários de veículos com placas final 2 deveriam realizar o licenciamento
anual obrigatório até o último dia útil de maio: 30. Pela legislação, veículos
não licenciados ficariam impedidos de rodar a partir de 1º de junho — prazo
agora prorrogado pela portaria. O licenciamento em atraso gera a remoção do
veículo ao pátio e, além disso, o dono recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos
na habilitação, pois conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado é
infração gravíssima, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O
valor do licenciamento em 2018 é de R$ 87,38 para todo tipo de veículo. Não é
necessário ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para pagar a taxa.
Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)
ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das
agências ou no internet banking. É preciso quitar possíveis débitos de IPVA,
seguro obrigatório e multas, por exemplo. Algumas unidades do Detran.SP dispõem
de máquina para pagamento com cartão de débito. O passo a passo pode ser
consultado no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), na área “Veículos”.
Divulgação Mauricio
Jordão, gerente de Relações Públicas da Hyundai, André Pandolfi,
diretor-executivo da CSU Contact, e Herica da Paz, gerente de Customer Care da
Hyundai Motor Brasil
PRÊMIO – A Hyundai
Motor Brasil foi a grande vencedora da 19ª edição do “Prêmio Consumidor Moderno
de Excelência em Serviços ao Cliente” na categoria “Automóveis”. Realizada pela
revista Consumidor Moderno, a
premiação é considerada uma das mais importantes do setor, reconhecendo as
empresas que se destacam no atendimento ao cliente em todos os canais de
contato, como telefone, e-mail, chat e mídias sociais. A cerimônia de entrega
do troféu aconteceu na semana passada, em São Paulo.
“Este
importante reconhecimento reflete o compromisso da Hyundai em prover sempre a
melhor experiência em serviços para seus clientes. É um resultado sólido, fruto
de investimentos constantes em capacitação, melhoria nos processos e
ferramentas, além de forte parceria com nosso fornecedor de call center”,
afirma Angel Martinez, diretor-executivo da Hyundai Motor Brasil.
Divulgação Versão
de entrada tem preço de R$ 115 mil
NOVO – A Subaru
lança no Brasil o Novo Subaru XV, geração do consagrado modelo crossover, para enfrentar
as mais diversas situações no dia a dia, ou ainda, um veículo adequado para
quem deseja se divertir em terrenos irregulares.
O
Novo Subaru XV, importado com exclusividade pela Caoa para o país, traz
equilíbrio entre o seu know-how no
desenvolvimento e produção de modelos com tração 4x4. De acordo com Roberto
Pedrosa, diretor de Vendas da Subaru no Brasil, este lançamento simboliza o
início de uma nova fase da marca no país, pontuada pela chegada de novos
modelos ainda esse ano: “Além disso, estamos investindo fortemente na ampliação
da nossa Rede de Concessionárias, que serão inspiradas em um novo conceito, de
Vendas e Pós-Venda, priorizando o conforto, qualidade e agilidade”.
Divulgação Pneus são desenhados visando segurança e desempenho
PNEUS – A Bridgestone
Americas Inc. teve três de suas linhas de pneus selecionadas como equipamento
original do novo BMW X3 de terceira geração, vendido em todo o mundo. A empresa
fornecerá à montadora uma variedade de pneus de 14 tamanhos diferentes das linhas
Alenza 001, Dueler H/P Sport AS e Blizzak.
“O
design e a funcionalidade dos pneus são essenciais para garantir que um veículo
tenha a melhor performance possível”, afirma Shannon Quinn, presidente de
Equipamento Original da divisão de Vendas de Pneus ao Consumidor da Bridgestone Americas Tire Operations nos
Estados Unidos e Canadá: “A Bridgestone tem um relacionamento de longa data com
a BMW e nossos engenheiros trabalharam em conjunto com a empresa para
desenvolver uma tecnologia de pneus inovadora e de alto rendimento
exclusivamente para o BMW X3”.
Divulgação Com
600 cv de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos
SUPER – A montagem
manual do novo Jaguar XE SV Project 8 – o mais potente e ágil sedã da marca
britânica – começa em junho de 2018. Os primeiros exemplares do modelo, uma
edição limitada com desempenho genuíno de um superesportivo, serão entregues
aos entusiastas até setembro. Ele ainda não tem previsão de importação para o
Brasil.
O
Project 8, com tração integral e equipado com um motor V8 Supercharged a
gasolina de 600 cv, pode chegar à velocidade de 321 km/h e acelera de 0 a 100
km/h em apenas 3,7 segundos. Ele estabeleceu um novo recorde para um carro de
produção de quatro portas em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, no ano
passado. Sua melhor volta, de 7 minutos e 21,23 segundos foi mais rápida que
muitos superesportivos que já passaram por lá. Ele está disponível com quatro
lugares e também na configuração Track Pack, versão leve em dois assentos, o
que também aumenta a rigidez torcional em 27% em relação à versão de quatro
lugares.
PETRÓLEO – A B3 (Bolsa
de Valores do Brasil) conduziu na última quarta-feira, 30, sessão pública com o
objetivo de leiloar a produção futura de petróleo da União proveniente da Área
de Desenvolvimento de Mero (Contrato de Partilha de Libra) e dos Campos de Lula
e Sapinhoá, na bacia de Santos.
O
valor mínimo para aquisição dos contratos, conforme anunciado ao longo da
sessão pública, era o Preço de Referência do Petróleo (PRP) publicado pela
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O único proponente
habilitado para apresentar propostas não demonstrou interesse e os contratos
não foram arrematados.
Divulgação Paraíso: as
montadoras têm de ser muito eficientes
ARTIGO
Materiais: novos desafios para
a indústria automotiva brasileira
Por
Mauro de Souza Paraíso (*)
Não
é novidade que os veículos de passageiros ou comerciais são os produtos mais
complexos produzidos em larga escala. Unir milhares de peças, centenas ou até
milhares de vezes por dia, faz a rotina de uma montadora ser repleta de adrenalina
– e muita técnica. Cada peça precisa ser produzida em atendimento a uma série
de requisitos, seja na cadeia de fornecedores ou na própria montadora.
Existem
especificações de material, dimensão e tratamento superficial, entre tantas
outras, durante um processo de produção, que precisa ser totalmente estável,
com diversas etapas de controle que garantam a qualidade e a rastreabilidade
dos produtos. Tais peças devem ser entregues em condições de limpeza no momento
certo da linha de montagem ou do processo de união planejado.
Enquanto
um iPhone X é vendido a cerca de R$ 35 mil/kg, o mercado paga em torno de R$
50/kg para um caminhão extrapesado e R$ 20/kg para um veículo de modelo mais
popular. Portanto, as montadoras têm de ser muito eficientes no uso que fazem
dos materiais quando desenvolvem os seus produtos. Essa necessidade de
eficiência deve estar aliada às demais responsabilidades, como segurança,
durabilidade, eficiência energética e eliminação de materiais prejudiciais à
saúde humana.
A
indústria ainda tem um desafio adicional: conciliar as especificações globais
com os materiais e os processos disponíveis no mercado brasileiro e, se for o
caso, gerar condições para a disponibilidade dos mesmos no Brasil, uma vez que
a importação extensiva leva a um risco cambial e logístico muito alto para quem
trabalha com uma margem estreita entre o custo de produção e o preço de
mercado.
Profissionais
envolvidos com tais desafios irão discutir esses e outros assuntos no 11º
Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade. Com extensa
programação de palestras, debates e cursos técnicos, o encontro reunirá
especialistas de montadoras, sistemistas, autopeças e fornecedores de
matérias-primas dias 5 e 6 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas
(IPT), em São Paulo.
(*) Mauro de Souza Paraíso é
gerente de Engenharia de Materiais da Mercedes Benz do Brasil e chairperson do
11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
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