Divulgação Em agosto foram comercializados 305.221 veículos novos
Nelson Tucci
A
Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou
o desempenho do setor automotivo em agosto e no acumulado de 2017 apontando
crescimento do setor.
Conforme
levantamento realizado pela entidade, que representa mais de 7.400
concessionários de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus,
motocicletas, implementos rodoviários e outros), o total de emplacamentos em
agosto foi 14,76% maior que o registrado em julho. Ao todo foram
comercializadas 305.221 unidades, contra 265.967 em julho deste ano. Em relação
a agosto do ano passado (275.994 unidades), ocorreu alta de 10,59% e, no
acumulado de janeiro a agosto 2016/2017, houve retração de 2,99% para todos os
segmentos somados. Foram emplacadas, de janeiro a agosto deste ano, 2.076.562
unidades, contra 2.140.532 no mesmo período do ano passado.
Para
o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado apurado é
reflexo da percepção, por parte de consumidores e investidores, na melhora da
economia. "A queda nas taxas de juros e as boas notícias na retração do
desemprego, fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse. Isso fez com
que as vendas em dias úteis, agosto (23 dias) comparado a julho (21 dias),
fossem positivas em 4,8% na soma de todos os segmentos”, comentou Assumpção
Júnior.
CONSÓRCIO – A venda de
consórcios cresce no País. Alinhada a este cenário, a Rodobens supera os resultados
recentemente divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de
Consórcios (ABAC) no segmento de motocicletas. De acordo com os dados da
associação, o consórcio dessa modalidade teve uma queda de 5,3%, enquanto a
Rodobens teve uma alta de 22% no acumulado do primeiro semestre de 2017.
“O
mercado de motocicletas é tradicionalmente consumidor de cotas de consórcio e faz
bem à economia. O nosso crescimento neste segmento é importante, pois
representa a entrada de um novo consumidor no sistema de consórcios. Já para o
mercado esse movimento alimenta a produção da montadora e assegura novos
faturamentos nas concessionárias”, comenta Humberto Mazzotti, superintendente
de Associações e Parcerias da Rodobens.
Divulgação VW produz mais de 60 modelos em 14 países pelo mundo
PRODUÇÃO – Fundada há
mais de 80 anos, a Volkswagen comemora um marco de produção. Desde então, 150
milhões de veículos, incluindo ícones, como o Golf ou o Fusca, foram
construídos em mais de 50 fábricas, espalhadas em 14 países pelo mundo. O
portfólio atual da marca inclui mais de 60 modelos. No último dia 24 de agosto,
o carro que simboliza essa comemoração – um Golf GTE azul – saiu da linha de
montagem em Wolfsburg. O híbrido plug-in é um símbolo do futuro da mobilidade.
Herbert
Diess, CEO da Volkswagen, disse à equipe presente na Área de Montagem 12, de
onde saiu o modelo: “Cento e cinquenta milhões de veículos – isso quer dizer
que realizamos o sonho de ter um carro novo a nossos clientes 150 milhões de
vezes no mundo inteiro. Vocês e seu trabalho diário são a base para este
sucesso. Meus colegas da diretoria se juntam a mim para agradecer a todos os
funcionários da Volkswagen – em todas as nossas fábricas. Esse marco não teria
sido possível sem o comprometimento de vocês".
LOGÍSTICA – Com os sinais
de recuperação da indústria, comércio e serviços, o setor de logística se
prepara para atender os segmentos com maior potencial de crescimento, após dois
anos de recessão. É o caso da Pacer Logística, ampliando sua estrutura em São
Paulo e apostando no avanço dos mercados mais resistentes à crise, como higiene
pessoal, cosméticos, produtos para animais domésticos, medicamentos e serviços
de telecomunicações.
O
Brasil é o quarto maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria
e cosméticos (indústria conhecida pela sigla HPPC). Em 2015 era o terceiro
colocado. Segundo a Abihpec, associação do setor, este segmento fatura mais de
R$ 100 bilhões por ano no país, o que representa 1,8% do PIB brasileiro.
Divulgação “Go Faster”: experiência de imersão de pilotagem em Londres
DUBLÊ – A Ford lançou
um programa na Inglaterra que dará aos participantes a oportunidade de realizar
o sonho de ser dublê de piloto por um dia, fazer manobras radicais em
supercarros e depois ver tudo isso imortalizado em um filme. A experiência de
imersão de pilotagem, chamada “Go Faster”, por enquanto estará disponível
somente em Londres, com vagas limitadas e ao preço de 99 libras para as
filmagens que vão de 13 a 22 de outubro.
Os
inscritos no programa receberão a orientação de dublês profissionais para realizar
manobras radicais em um Focus RS, como derrapagens e até estacionar fazendo
“cavalo de pau”. O objetivo é escapar da perseguição de um Ford Mustang no
papel de “Wheels”, piloto de corrida transformado em motorista de fuga no
ousado roubo a um cassino. Tudo será registrado em câmeras profissionais e
equipamentos de cinema e depois editado com cenas de estúdio no trailer do
filme “Go Faster”.
Divulgação Volare.e: elétrico com capacidade para 45 passageiros
VOLARE – A Volare
participou pela primeira vez da Transpúblico e apresentou o seu mais recente
modelo, o Volare.e, 100% elétrico e fruto de parceria com a BYD, empresa líder
mundial no desenvolvimento de powertrain para veículos elétricos. A fabricante
expos também seus veículos focados no transporte coletivo urbano, com destaque
para o W9 SPTrans e o Volare Access.
O
novo Volare elétrico é único em sua categoria em todo o mundo, pois tem
comprimento e peso reduzidos e oferece piso baixo, suspensão pneumática e zero
emissão de poluentes. Totalmente novo, é ideal para utilização nos centros
urbanos e oferece mais espaço interno, com a configuração das baterias e do
powertrain em posição que proporcionam o máximo de eficiência, redução de
custos operacionais e de peso total (um dos grandes desafios dos veículos
elétricos para o transporte de passageiros).
O
novo veículo tem 9.095 mm de comprimento, 2.985 mm de altura e 2.360 mm de
largura, com piso baixo, motores nas rodas traseiras e capacidade para 45
passageiros (20 sentados e 25 em pé). A motorização será BYD, com 90 kW de
potência e 450 Nm de torque máximo. Para tornar mais eficiente a utilização da
energia, o novo veículo conta ainda com sistema de regeneração da energia de
frenagem. Outro diferencial é que a recarga total poderá ser feita em apenas três
horas.
Divulgação Cargo 1719: destinado ao segmento de bebidas
CARGO – A Ford
Caminhões lançou o Cargo 1719 vocacionado para o segmento de distribuição de
bebidas, com preparação especial que facilita a implementação. O novo modelo é
resultado de um desenvolvimento conjunto com implementadores e clientes para
atender às necessidades do segmento, considerado um dos mais importantes da
indústria de caminhões.
A
apresentação do produto foi feita durante a Confenar, convenção nacional das
revendas e distribuidores da Ambev, no Rio de Janeiro. O evento contou com a
presença de Oswaldo Ramos, gerente geral de Vendas e Marketing da Ford
Caminhões, que falou sobre o lançamento e o novo posicionamento da marca,
representado pela assinatura “Seu mundo não pode parar”.
“A
volta a esse importante segmento é mais um resultado do novo posicionamento da
marca Ford Caminhões, que tem como foco três pilares: serviço, relacionamento e
produto. O objetivo é garantir que os clientes tenham seus caminhões sempre
rodando e produzindo, com a máxima rentabilidade do equipamento”, destacou.
REFROTA – A partir de
agora, o Banco Mercedes-Benz, líder no segmento de financiamento de ônibus,
oferece aos seus clientes mais uma opção para a concretização de compra de
ônibus urbanos: o Refrota 17. Essa modalidade de crédito apresenta condições
mais atrativas do que as praticadas pelo Finame.
Lançado
pelo governo federal no ano passado, o Refrota 17, sigla para Renovação de
Frota do Transporte Público Coletivo Urbano, tem como meta modernizar até 10%
da frota de ônibus urbanos e metropolitanos que circulam pelo País, o que
corresponde a cerca de 10 mil ônibus. Para essa iniciativa foram destinados R$
3 bilhões, dinheiro proveniente da captação dos recursos do FGTS (Fundo de
Garantia por Tempo de Serviço).
Poderão
participar empresas do setor privado, denominadas concessionárias ou
permissionárias, que trabalham com transporte público coletivo urbano. O
programa contempla veículos do sistema de transporte sobre pneus do tipo
micro-ônibus, miniônibus, midiônibus, ônibus básico, padron, articulado e
biarticulado.
Divulgação Mini: futuro da mobilidade pessoal urbana
MOBILIDADE – A Mini
mostrará no Salão de Frankfurt 2017 a sua projeção sobre o futuro da mobilidade
pessoal urbana na forma do Mini Electric Concept, que oferece uma janela de
como serão os futuros carros puramente elétricos, voltados para o uso diário. O
modelo traz para a era elétrica o design icônico, a herança urbana e a sensação
"go-kart" característicos da marca. A Mini apresentará um modelo de
produção em série totalmente elétrico em 2019.
A
mobilidade urbana está no DNA da marca, sendo a cidade o seu habitat natural.
Com base nesses pressupostos a Mini apresenta uma solução atraente e sem
emissões para os desafios atuais que enfrentam a mobilidade pessoal nas cidades
e seus arredores.
Há
quase 10 anos, o Mini E foi o primeiro carro totalmente elétrico do BMW Group a
ser usado em condições diárias de trânsito, em 2008. Na ocasião, mais de 600
unidades do modelo participaram de um extenso teste de rodagem, cujas
descobertas e estudos ajudaram a desenvolver o BMW i3.
RECORDE – A Porsche
Brasil comemora seus melhores oito primeiros meses de vendas da história da
marca no País. A fabricante de carros premium alemã vendeu 755 veículos,
registrando crescimento de 20,2% comparado ao mesmo período em 2016, que foi um
ano de resultados bem-sucedidos. Os modelos Macan, Cayenne e 911 foram destaque
nas vendas e, somados, correspondem a mais de 80% das vendas da marca no
território brasileiro. Outro modelo que se destacou foi o Panamera, com sua
nova geração lançada no Brasil no final de 2016 e cresceu incríveis 414% em
comparação ao ano passado.
"Nós
temos como meta o atendimento com excelência e a fidelização dos nossos
clientes, por isso também nos empenhamos bastante para trazer ao mercado
brasileiro todas as versões apresentadas globalmente. Ultrapassamos os números
dos últimos anos, um recorde histórico. A qualidade dos carros, aliados a alta
tecnologia, design tradicional e moderno ao mesmo tempo, mantém a paixão pela
marca. Estamos contentes e esperamos que nosso desempenho se mantenha elevado
ao longo do ano", revelou Matthias Brück, presidente da Porsche Brasil.
MOVIMENTAÇÃO – O mercado
brasileiro de empilhadeiras acaba de ganhar reforço. A Yale, controlada pelo
grupo Hyster-Yale, está comercializando nacionalmente um novo modelo de
empilhadeira à combustão que une versatilidade, tecnologia e redução de custo.
O
equipamento GP040-060MX mostra-se como opção para ser aplicada em operações
internas e externas, desde armazéns de material de construção até indústrias de
bebidas, madeireira, entre outras. O modelo pode suportar cargas entre 2.000 a
3.000 quilos.
A Yale promete preços mais competitivos, uma
vez que sua montagem está concentrada na fábrica de Itu, no interior do Estado
de São Paulo.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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