Divulgação Hotel dará oportunidade de inserção a jovens aprendizes locais
Nelson Tucci
O
Nau Royal Hotel Boutique, localizado na praia de Camburi, em São Sebastião,
acaba de fechar parceria para seu restaurante Azul Marinho, comandado pela chef
Marleide Ribeiro. O Capim Santo, da premiada chef Morena Leite, irá acolher a
chef Marleide, num trabalho de capacitação e troca de experiências.
Mais
à frente, para a temporada Primavera-Verão 2016-2017, o Nau Royal terá um novo
menu do restaurante, desenvolvido em conjunto entre a chef Morena Leite, chef
dos restaurantes Capim Santo e Santinho e a chef residente “Nega”, Marleide
Ribeiro, refletindo também troca de experiências para a gastronomia geral do
hotel. O cardápio terá novidades que valorizam ainda mais os temperos e
ingredientes brasileiros, naturais e frescos, já utilizados no espaço de
celebrações.
A
parceria com Morena Leite vai além da gastronomia dos espaços do Nau e se
estende aos jovens aprendizes da região de São Sebastião, litoral Norte de São
Paulo. A partir de agosto, o Nau Royal é o novo patrocinador do curso de
gastronomia do Instituto Verdescola, Ong criada em 2008, na Barra do Sahy, para
atender aos jovens em estado de vulnerabilidade social da região e presidida
por Maria Antônia Civita. O curso de culinária profissional ministrado pela
equipe do Capim Santo prepara os jovens aprendizes para o mercado de trabalho
local. Os alunos deverão fazer estágios, com possibilidade de efetivação, no
restô Azul Marinho, e demais restaurantes e hotéis da região do litoral Norte
de São Paulo.
Divulgação Recém-inaugurada fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia
RANGE – As primeiras
unidades do Range Rover Evoque produzido na recém-inaugurada fábrica da Jaguar
Land Rover em Itatiaia, interior do RJ, já estão disponíveis para venda nas 35
concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.
A
linha Range Rover Evoque 2016 é oferecida no mercado brasileiro em quatro
diferentes versões de acabamento, com apelos distintos: SE, SE Dynamic, e HSE
Dynamic. Todas elas são equipadas com o renomado conjunto motor – câmbio que
traz propulsor Si4 de 240 cv de potência e 340Nm de torque.
BARULHO – Se você quer
pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos e muitos anos, vale a pena
ficar atento quanto ao prejuízo que isso pode acarretar à sua audição. Além das
preocupações com uma pilotagem segura, é preciso considerar que o excesso de
barulho do motor da moto não faz bem aos ouvidos. O problema não surge de
imediato, mas cumulativamente por anos. A conclusão é de um estudo do National Institute on Deafness and Other
Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de
Comunicação), dos EUA, que revelou que uma motocicleta, principalmente de média
e alta cilindradas, emite ruídos próximo ou acima de 95 decibéis.
Especialistas
da área são unânimes em afirmar que ruídos acima de 85 decibéis, constantes,
podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda de audição
irreversível. O problema é mais grave quanto maior for o barulho e o tempo de
exposição do piloto a esse excesso de ruído. Como efeito de comparação, uma
conversação normal alcança em torno de 60 decibéis.
“A
exposição prolongada ao barulho da moto pode causar nos pilotos o que se
denomina Perda Auditiva induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (Painpse).
O problema se agrava porque, além da exposição do ouvido, diariamente, ao
barulho do motor da moto, há pilotos que trocam o escapamento original pelo que
'ronca' bem alto, o que piora ainda mais a situação. A grande preocupação é que
a perda auditiva é cumulativa, isto é, vai se somando ao longo do tempo”,
explica a fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas.
Divulgação Cláudia, André e Alan: atletas com índice paralímpico
ATLETAS – A Volkswagen
do Brasil acaba de renovar o apoio à iniciativa ”Atletas do Futuro”,
promovido pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (Iscba) por meio de um
projeto do Esporte Clube Pinheiros (ECP). O Atletas do Futuro
estimula o desenvolvimento do paraesporte brasileiro, incentivando a formação
esportiva, a capacitação profissional de pessoas com deficiência e a inclusão
social.
A
iniciativa trabalha em duas frentes: a inclusão social e profissional dos atletas.
O projeto fomenta a preparação de esportistas em desenvolvimento, identificação
de novos talentos e formação de atletas de alto rendimento, visando grandes
competições nacionais e internacionais.
No
Esporte Clube Pinheiros, eles têm à disposição toda a estrutura para que possam
se preparar para as competições, além de receber apoio financeiro para viagens.
Até agora, três atletas da iniciativa já conseguiram índice paralímpico: Alan
Fonteles, no Atletismo; André Brasil, na Natação e Cláudia Cícero, no Remo. A
Volkswagen patrocina o ”Atletas do Futuro”desde o seu
surgimento, em 2014.
HÍBRIDO – A 1ª edição
do Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico está confirmada e promete
integração em um passeio pelo coração da cidade de São Paulo por um futuro mais
sustentável. Promovido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o
evento está agendado para 27 de agosto, às 10 horas, partindo da Praça Amadeu
Amaral, na Avenida Treze de Maio.
Entre
os veículos confirmados estão ônibus, carros, bicicletas, skates, patinetes e
scooters, todos elétricos e/ou híbridos, também classificados como pesados,
leves e levíssimos. A participação é livre desde que aderida com um meio de
transporte sustentável e o evento, além de promover incentivos para que o
volume destes veículos cresça nos grandes centros urbanos, será uma prévia 12º
Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias,
que acontece entre 1º a 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center
Norte, em São Paulo (SP).
“É
a hora de nos mobilizarmos para estimular o crescimento deste mercado no País
por um futuro mais limpo e sustentável”, diz Ricardo Guggisberg, presidente da
ABVE. O Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico com saída prevista às
10h na Av. Treze de Maio, vai percorrer a Av. Paulista, Dr. Arnaldo, Cardoso de
Almeida, sendo a parada final na Praça Charles Müller, no Pacaembu. Ao término
do passeio, a entidade promete um encontro com os adeptos da mobilidade
sustentável e a exibição dos veículos participantes, com a participação de Food
Trucks.
PORSCHE – Bons
resultados no semestre para a Porsche. Nos primeiros seis meses deste ano, a
Dr. Ing h.c. F. Porsche AG voltou a aumentar seu lucro operacional, com
crescimento de 8% e o total de 1,8 bilhão de euros. As entregas aumentaram 3%,
atingindo 117.963 veículos, enquanto as vendas cresceram 1%, chegando a 10,9
bilhões de euros.
O
retorno alcançado em vendas foi de 16,8%, comparado ao resultado de 15,6%
obtido nos primeiros seis meses de 2015. O número de empregados cresceu 12%,
para um total de 26.191. "Clientes entusiasmados, empregos seguros e um
atraente retorno em vendas são mais importantes para nós do que volumes de
produção", afirmou o vice-presidente do Conselho Executivo e responsável
pelas áreas de Finanças e TI (Tecnologia de Informação), Lutz Meschke.
Ele
acredita que haverá um pequeno aumento nas entregas e vendas ao longo de 2016.
Apesar de investimentos muito altos realizados nas instalações de produção e em
projetos de desenvolvimento, como os bilhões de euros destinados ao primeiro
modelo da Porsche movido inteiramente a bateria, o Mission E, o CFO (Chief Financial Officer –diretor
financeiro) espera que os lucros atinjam, pelo menos, o mesmo nível do ano
passado.
MOBILIDADE – A Ford
desenvolve um projeto de mobilidade inovador, junto com o Instituto de
Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA, para medir o movimento de pedestres
e ajudar a prever a necessidade de transporte público programado em áreas
urbanas. No estudo, uma frota de veículos elétricos equipados com sensores
LiDAR e câmeras vai circular pelo campus da Universidade de Cambridge, em
Massachusetts, e ruas da cidade, coletando dados que ajudarão a direcionar o
serviço de ônibus e vans para as áreas de maior fluxo.
"O
estudo permitirá desenvolver algoritmos eficientes para melhorar tanto os
serviços de mobilidade sob demanda como a detecção e mapeamento de pedestres
para o avanço dos carros autônomos", diz Ken Washington, vice-presidente
de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.
A
pesquisa do MIT está sendo conduzida pelo Departamento de Aeronáutica e
Astronáutica do Aerospace Controls Lab
(ACL), que desenvolve sistemas autônomos e de controle para aeronaves, naves
espaciais e veículos terrestres. Seus estudos abrangem áreas como estimativa e
navegação, planejamento e aprendizagem em contexto de incerteza e veículos
autônomos. Os pesquisadores da Ford e do MIT planejam iniciar o serviço em
setembro, com um grupo de estudantes e professores.
BMW – O BMW Group
Brasil anuncia João Veloso Jr. como seu novo gerente sênior de Comunicação
Corporativa. Ele assume as funções na empresa no próximo dia 15, ocupando a
posição de Vladimir Mello, que assumiu o cargo de Head de Comunicação
Corporativa do BMW Group para o México, Caribe e América Latina.
Formado
em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília, em Santos (SP), com certificação
em Comunicação Internacional pela Aberje/Syracuse University (EUA), João Veloso
Jr. acumula quase 20 anos de carreira profissional, dos quais 16 no setor
automotivo, com passagens por Delphi, Fiat Chrysler e Nissan do Brasil. Veloso
também atuou em agências de comunicação, quase sempre junto a empresas
automotivas.
TRANSIÇÃO – A Bridgestone
anunciou na última quinta-feira que o CEO e presidente executivo do Conselho de
Administração, Gary Garfield, deixará o cargo em 31 de dezembro deste ano. Para
garantir uma transição tranquila à nova equipe de liderança da empresa, a
Bridgestone Americas anunciou que Gordon Knapp, hoje diretor de Operações (COO)
da empresa, assumirá as funções de CEO e presidente a partir de 1º de setembro
de 2016, e William “Bill” Thompson, o atual diretor Financeiro (CFO),
substituirá Knapp como COO na mesma data. Garfield continuará como conselheiro
da empresa e da nova equipe de liderança até o final do ano. Ele também deixará
o cargo de vice-presidente executivo e diretor executivo da Bridgestone
Corporation, empresa-mãe da Bridgestone Americas, a partir de 31 deste mês.
CONFIANÇA – O Índice de
Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas avançou 1,2 ponto em
julho de 2016, ao passar de 73,7 para 74,9 pontos. Com a alta, o índice já se
distancia 10 pontos do mínimo histórico de dezembro passado.
“Em
2016, tem havido no Comércio um aumento discreto da satisfação com a situação
presente dos negócios e uma melhora expressiva das expectativas. Para que a
retomada da confiança se consolide, faltam sinais mais consistentes de
recuperação da demanda. Neste sentido, a Sondagem de julho traz uma boa notícia:
há um primeiro sinal de otimismo nos segmentos revendedores de bens duráveis,
algo que vai ao encontro da melhora observada no ímpeto de compras de duráveis
pelos consumidores também neste mês.”, afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente
adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE.
PAIS – Recentemente
a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomércioSP) revisou a sua projeção de vendas do comércio varejista paulista
em 2016, que deve encerrar o ano estável em relação ao ano anterior.
Após
sucessivos resultados negativos, espera-se que o varejo esboce uma recuperação
já a partir de julho e para este mês de agosto a entidade projeta uma alta de
4% no faturamento real do setor, na comparação com o mesmo período do ano
passado. Apesar de ser o mês do Dia dos Pais, o crescimento nas vendas não será
motivado pela data, pois as lojas de vestuário, tecidos e calçados, segmento
preferido na hora da escolha dos presentes, devem apresentar queda de 5%.
As
principais altas são observadas nos produtos: microcomputador (26,4%), joia
(22,4%), televisor (16,7%), instrumento musical (13,3%), aparelho de som
(12,2%), camisa/camiseta masculina (11,1%), calça comprida masculina (10,1%) e
bicicleta (10,0%).
POP UP STORE –
Em
mais um capítulo de sua história no mercado de moda brasileiro, a Shoulder
anuncia a aquisição da Pop Up Store, marca jovem comandada pelas sócias Fabi
Justus e Dani Mattar. A união simboliza o primeiro movimento da Shoulder como
plataforma de marcas e permitirá à Pop Up Store um crescimento muito mais
sólido e acelerado.
Ao
longo de mais de três décadas, a Shoulder conjuga coleções modernas com sua
essência sofisticada, adaptando as tendências de moda ao dia a dia da mulher. O
encontro com a Pop Up Store permitirá, sob direção das sócias fundadoras, à
companhia acessar outros segmentos do mercado que complementa a atuação da
Shoulder com muita sinergia.
Segundo
Beny Majtlis, CEO da Shoulder, a novidade celebra uma nova via de crescimento
para o grupo e a oportunidade de desenvolver uma experiência de varejo
diferenciada.
Nelson Tucci é editor de
Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário