Atualmente,
apenas 5% da produção mundial de veículos (leves e pesados) é “verde”. Hoje,
50% do custo destes são da bateria.
Nelson Tucci
O
combate à emissão de gases que provocam o efeito estufa deve continuar, sem
trégua, concordam ambientalistas, dirigentes governamentais e de entidades e
organizações empresariais. No papel está fácil subscrever protocolos de
intenção, mas na prática a história é outra. Atualmente, 95% dos veículos
produzidos no mundo são a combustão e apenas 5% entre híbridos e elétricos. No
Brasil foram emplacados apenas 2.575 veículos nos últimos seis anos somados e a
rede de eletropostos ainda é incipiente. “Falta incentivo do governo”, diz
Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico
(ABVE).
A
14 meses do início do prazo de submissão das metas de redução de emissões e de
consumo por parte montadoras e importadoras que se habilitaram ao Inovar-Auto –
Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva
de Veículos Automotivos, em outubro de 2017, várias tecnologias de motores à
combustão, de eletrônica embarcada, redução de coeficiente aerodinâmico, pneus
verdes, entre outros, ganharam avanços significativos. De outro lado, os também
lembrados no Inovar-Auto (programa instituído em outubro de 2012) veículos
híbridos e elétricos, no entanto, foram pouco considerados no cumprimento de
metas de eficiência energética. A consideração é do presidente da ABVE, que
reuniu a imprensa automotiva em São Paulo para falar sobre o atual quadro de
desenvolvimento do mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos.
“Entendo
que as montadoras que se habilitaram ao Inovar-Auto, em sua maioria, vão
conseguir reduzir o consumo energético compulsório de seus produtos, de 12,08%,
o que proporciona crédito presumido de até 30 pontos percentuais do IPI, por
meio de introdução de novas tecnologias como downsizing de motores,
turboalimentadores, redução de coeficientes aerodinâmicos, injeção direta, start-stop,
cilinder desativation, redução de peso, pneus verdes, entre tantas outras”,
pondera Guggisberg, enfatizando a seguir: “Mas também a indústria não deveria
deixar de lado os veículos híbridos e elétricos”. Segundo ele, o Brasil está se
distanciando da tendência dos principais polos produtivos e mercados
automotivos internacionais. “Todos os países avançados nesta tecnologia
receberam incentivos de seus governos”, pontua o dirigente da ABVE.
METAS – Se
considerarmos apenas 2015, no Brasil foram emplacados 846 veículos híbridos e
elétricos, o que significa 0,00042% dos automóveis licenciados. “Esses dados
mostram claramente como os híbridos e elétricos podem contribuir com as metas
adicionais de 15,46% e 18,84% em eficiência energética do Inovar-Auto, que
proporcionam créditos presumidos de mais 1 e 2 pontos percentuais no IPI, sem
agredir a participação dos motores à combustão, mas de grande valia à sociedade
e ao meio ambiente”, enfatiza Ricardo Guggisberg.
De
acordo com a diretora Ieda Maria Oliveira, da Eletra, a indústria nacional
poderia produzir 4.000 ônibus elétricos/ano. “Somente a cidade de São Paulo
possui 17.000 ônibus rodando”, observou Guggisberg, ao que Maria Ieda aduziu:
“O híbrido ou elétrico custa até 40% mais caro, mas pode ter o dobro de vida
útil dos veículos a combustão; logo, já se paga na aquisição”.
Na
avaliação do dirigente, em 10 anos de atuação, os principais entraves
enfrentados pela ABVE e os carros elétricos são “a alta carga tributária, alto
preço das baterias, dependência por infraestrutura de eletropostos, falta de
padronização de plugs, falta de políticas públicas que estimulem a venda,
regulação da cobrança de energia elétrica e redução de IPI para modelos
localizados no País em regime de SKD (Semi Knock Down) e CKD (Completed Knock
Down)”.
CARREATA – A Associação
Brasileira do Veículo Elétrico promoverá no próximo dia 27 de agosto, sábado, a
carreata da 1ª edição do Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico,
com o objetivo de levar informações do setor à população por uma mobilidade
mais sustentável.
A
concentração de proprietários de automóveis, motocicletas, skates, bicicletas e
ônibus, com a devida autorização da Companhia de Engenharia do Tráfego (CET),
será na Praça Amadeu Amaral, no Paraíso, às 9 horas, e às 10, o comboio segue
pela Avenida Paulista até alcançar a Praça Charles Miller, no Estádio do
Pacaembu.
Durante
o trajeto, a entidade vai mostrar a real situação do setor de veículos híbridos
e elétricos no Brasil e os exemplos de sucesso de projetos de mobilidade verde
ou sustentável na Alemanha, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estados
Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, Noruega, Portugal e Suécia.
RECUPERA – Após os bons
resultados de vendas online com o Dia das Mães e dos Namorados, o desempenho
positivo do comércio eletrônico no Dia dos Pais mostra sinais de recuperação do
setor. É o que diz a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio de seu Conselho de Comércio Eletrônico.
De
acordo com estimativas da E-bit, o faturamento nominal do e-commerce no Dia dos
Pais deve crescer 15% se comparado ao mesmo período de 2015, quando as vendas
online alcançaram R$ 1,58 bilhão, ante R$ 1,82 bilhão esperados para esse ano.
O
número de pedidos também deve apresentar variação positiva, passando de 3,9
milhões para 4,1 milhões. O mesmo acontece para o tíquete médio, que deve
chegar a R$ 444 em comparação aos R$ 404 registrados na mesma época de 2015.
HÉLICES – A Aircraft
Propeller Services (APS) anunciou na semana passada o início de operações de
sua primeira unidade brasileira, instalada em Atibaia, no interior de São
Paulo. A empresa americana tem tradição na manutenção de hélices aeronáuticas e
já foi certificada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar
suas operações.
O
projeto envolve, no total, investimentos de R$ 4,5 milhões, sendo que R$ 500
mil serão aplicados em 2017 após o aumento de demanda que está previsto com
novos projetos, quando o número de funcionários deve passar dos atuais 11 para
30.
O
empreendimento conta com o apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de
investimentos e exportações ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico,
Ciência, Tecnologia e Inovação.
Divulgação SelecTrucks: unidade registra evolução nos resultados
CAMINHÕES – Cerca de três
anos após a criação da SelecTrucks, unidade de negócios de caminhões seminovos,
a Mercedes-Benz registra evolução nos resultados alcançados. Com base no êxito
da pioneira loja de Mauá, no Estado de São Paulo, maior mercado de seminovos do
Brasil, a empresa inaugura uma nova loja em Betim, na Região Metropolitana de
Belo Horizonte, Minas Gerais, Estado que responde pelo segundo maior mercado do
segmento.
“A
SelecTrucks se consolida, a cada dia, como uma solução extremamente atrativa
para quem quer adquirir um caminhão seminovo com confiança ou quer trocar o seu
usado por um mais novo ou mesmo por um modelo zero km”, destaca Roberto
Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing & Peças e Serviços Caminhões
e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil: “A SelecTrucks não só assegura a
confiabilidade aos clientes, como oferece grandes vantagens, como garantia de
procedência e entrega do caminhão revisado, bem como garantia de até 12 meses,
um diferencial no mercado brasileiro”.
O
ritmo de negócios da SelecTrucks vem crescendo. “Somente em junho, foram
vendidos 70 caminhões seminovos na loja de Mauá, mais do que o dobro da média
mensal dos últimos três anos”, ressalta Leoncini. “No mesmo mês, foram 70 mil consultas
no site da SelecTrucks, que atualmente avalia mais de 100 caminhões por dia no
Brasil inteiro. Em três anos, já foram avaliados mais de 13.000 veículos.
Divulgação A4: cerca de 30.450 unidades comercializadas
CRESCIMENTO – A Audi AG
iniciou a segunda metade do ano com crescimento em vendas: em julho, a empresa
entregou 149.400 unidades, registrando aumento de 2,3% na comparação com o ano
passado. A marca ampliou suas vendas em três regiões: 5,9 % na América do
Norte; 4,4% na Ásia-Pacífico e 1,5% na Europa. O novo A4 foi o modelo campeão,
com cerca de 30.450 unidades comercializadas e crescimento de 14,9%. Desde
janeiro, a montadora já entregou cerca de 1.102.650 carros, volume que
representa um aumento de 5,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Divulgação Ford Cargo 1519: menor desvalorização no segmento
REVENDA – O Ford Cargo
1519 venceu o “Prêmio Maior Valor de Revenda 2016” na categoria de caminhões
médios, promovido pela Agência AutoInforme em parceria com a Editora Frota e
Texto Final. O modelo da Ford foi o que apresentou a menor desvalorização nos
últimos três anos (16,1%) dentro do segmento. Para formar o índice de
depreciação, o levantamento considerou os preços médios dos veículos zero
quilômetro praticados no primeiro quadrimestre de 2013 e seus modelos
correspondentes com três anos de uso – de janeiro a abril deste ano.
O
Ford Cargo 1519 é um caminhão de aplicação urbana com peso bruto total de
15.000 kg. Disponível com cabine simples e duas distâncias entre-eixos, oferece
versatilidade e eficiência no transporte de bebidas, material de construção,
mudanças e coleta "milk-run", além de transporte rodoviário de curta
distância. Seu trem de força com motor Cummins de 189 cv e transmissão
sincronizada de seis marchas é destaque, garantindo potência, força e economia.
“Este
prêmio destaca as diversas vantagens do Cargo 1519, como a durabilidade e o
atendimento pós-venda, que refletem diretamente na economia de manutenção”, diz
Flávio Costa, supervisor de Marketing da Ford Caminhões.
+ ROUBADOS – O Fiat Pálio
foi o carro mais roubado na Grande São Paulo no primeiro semestre deste ano. É
o que indica o levantamento da Ituran, empresa de monitoramento de veículos no
Brasil. O estudo foi feito com base nos dados de mais de 250 mil veículos
monitorados pela empresa na região. Em segundo lugar como mais roubados veio o
VW Gol, seguido por Fiat Uno e Ford Fiesta.
Os
veículos de 2013 até 2010 representaram 45,52% dos modelos roubados/furtados. O
levantamento também indica que a Zona Leste de São Paulo é campeã em
roubos/furtos. São Matheus, Itaquera, Guaianazes e Tatuapé são os bairros
preferidos pelos marginais.
Os
carros de cor prata e preto foram os mais roubados. A quarta-feira é o dia da
semana com maior número de roubos/furtos. O período da noite é o mais perigoso
com 40,11% dos casos de roubo/furto, em especial das 21 às 23 horas, com 20,14%
dos casos. Das 18 às 20 horas aconteceram 19,97% dos casos.
AFFINIA – A operação da
Affinia Group no Brasil, a partir de setembro, terá um novo nome: Nakata
Automotiva, empresa que nasce com mais de 60 anos de história no mercado graças
à reputação de sua marca, que acompanha a evolução do setor automotivo.
“O
que muda é somente o nome. O espírito e o jeito de fazer negócios são os
mesmos. É importante ressaltar que nada será alterado nas operações e a empresa
reafirma o seu compromisso de dedicação com clientes, colaboradores,
fornecedores e o mercado em geral, preservando os valores e a maneira que
fazemos negócio. Modelo baseado em qualidade, respeito e confiança que está em
nosso DNA e é base para a trajetória de sucesso da Nakata Automotiva”, afirma
Jorge Schertel, presidente da Nakata Automotiva.
A
Nakata Automotiva é fabricante de autopeças para o mercado de reposição com
linhas de componentes para suspensão, transmissão, direção, freios e motor e
detém a marca Nakata. As operações da empresa englobam a fábrica, em
Diadema-SP, sede administrativa, em Osasco-SP, e centro de distribuição, em
Extrema-MG.
Divulgação/Júlio
Soares Paulo Bellini, Therezinha
Comerlato, Viviane Bado e Paulo Corso
MEMÓRIA – Como parte das
celebrações do seu 67º aniversário, a Marcopolo inaugurou, no último dia 11, o
Espaço Memória Marcopolo Valter Gomes Pinto, batizado em homenagem a uma das
personalidades mais importantes da história da empresa, da indústria brasileira
do ônibus e da comunidade de Caxias do Sul. A cerimônia contou com as presenças
do presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, e de Therezinha Comerlato
Pinto, viúva de Valter Gomes Pinto.
O
Espaço Memória tem como objetivo proporcionar uma viagem pelo “Mundo Marcopolo”
e preservar documentos e acervo multimídia que contam a trajetória da empresa.
O local mostra todas as facetas históricas, transformações, evoluções e crescimento
de uma das principais fabricantes de ônibus do mundo ao longo dos seus 67 anos
de existência.
Horário
de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Visitas
precisam ser agendadas previamente pelo telefone (54) 2101.4170 ou e-mail memoria@marcopolo.com.br Entrada
gratuita.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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