Nelson Tucci
Nesta edição mostramos avanços
tecnológicos da indústria automobilística no Brasil, alguns investimentos de
empresas do setor, ações sustentáveis e... as nossas férias.
Recentemente,
uma das maiores montadoras de automóveis do mundo praticou fraude utilizando
dispositivo que marcava emissões de CO2 (dióxido de carbono) bem menores do que
efetivamente ocorriam. Ela foi pega, assumiu o erro e agora se esforça para
reparar o custo disso no mundo.
“E
se isto ocorreu nos Estados Unidos e Europa, que são bem mais desenvolvidos que
o Brasil no setor, que garantias temos que não ocorrerá por aqui?”. A pergunta,
direta, foi feita pelo repórter do Jornal Perspectiva a Edson Orikassa,
presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em coletiva
de fim de ano.
Ele
não soube responder, mas argumentou que a penalização sofrida pela empresa em
questão poderá servir de modelo a desencorajar futuras ações em todos os mercados.
Em relação à AEA, disse que por ora não existe nenhum mecanismo que possa
evitar tais ocorrências, mas é de opinião que o país poderia adotar o RD (real
drive), o teste de condução real que permite a medição com o veículo em
movimento, como se faz nos Estados Unidos. Edson Orikassa se comprometeu a
analisar melhor o assunto no âmbito da AEA.
Divulgação Orikassa: confiante no desenvolvimento tecnológico do Brasil
TECNOLOGIA – A Associação
Brasileira de Engenharia Automotiva mostrou um balanço de atividades aos
jornalistas, no último dia 8, destacando os avanços tecnológicos com foco no
Programa Inovar-Auto. O destaque fica por conta do esforço para maior
eficiência energética e segurança.
Também
foi comentado o lançamento do Manual de Boas Práticas para os parceiros da
Associação. O presidente falou sobre veículos elétricos e híbridos, as
vantagens da transmissão com dupla embreagem e câmbio de seis marchas e as
tecnologias turbo. Reiterou a relação menos peso x mais eficiência nos
veículos.
Ele
relatou as pesquisas de melhoria do etanol (para que atinja a proporção de 75%
da gasolina, subindo dos atuais 70%, em desempenho), mas sem baixar a qualidade
da gasolina. Por fim, comentou o sistema de estabilidade dos veículos, que deve
demorar ainda uns cinco anos para que se dissemine entre todas as indústrias no
Brasil.
FÉ... RIAS – Esta é a
última coluna do ano. O editor desta entrará em férias (coletivas), voltando
só no começo de janeiro. A todos aqueles que nos prestigiaram, muito obrigado. Esperando
prosseguir com o trabalho em 2016, trazendo sempre muita informação, nossa
equipe deseja um Feliz Natal e um Ano Novo regenerador a todos. Fé. Esta deve
ser a palavra de quem trabalha com foco e determinação. Muita fé em 2016!
SEGURO – A QBE anuncia
seguro com cobertura básica para roubo e perda total por colisão que pode ser
até 60% mais barato que os convencionais.
Apesar
da crise, o mercado brasileiro de seguros como um todo cresceu mais de 12%. O
seguro de automóvel, entretanto, avançou menos que 5% devido à retração do
setor automobilístico (em 2014 tinha subido 9%). Para 2016, o desafio das
seguradoras é oferecer um produto que dê tranquilidade e ao mesmo tempo não
pese no bolso do motorista.
A
QBE Brasil colocou no mercado o Flex Seguro Auto, um seguro simplificado para
automóveis, que pode ser até 60% mais barato que os convencionais. A
contratação do seguro é feita mediante a instalação do rastreador. “Nosso foco
é indenizar e não consertar, logo não trabalhamos com coberturas para perdas parciais.
Se o carro for roubado e o rastreador não ajudar a recuperar, a seguradora vai
ressarcir o investimento”, esclarece Raphael Swierczynski, CEO da QBE Brasil.
LANÇAMENTOS – Dos quatro
lançamentos previstos para o próximo ano, dois modelos vindos do México – New
Cerato (junho) e Rio (novembro, do México, mas com a possibilidade de adiantar
para julho para aproveitar o momento Rio 2016) – representarão a nova fase da
Kia Motors do Brasil em 2016. Isto além da chegada do recém-lançado Sportage e
do Optima Facelift, ambos previstos para o final do primeiro trimestre.
“Depois
de cinco anos, pressionados pela imposição de 30 pontos percentuais no IPI,
tudo indica que teremos em 2016 uma pequena recuperação. Vamos fechar 2015 com
16.000 unidades comercializadas e projetamos para o próximo ano 21.000
unidades, com crescimento de 31%, voltando a ter market share acima de 1%”,
avalia José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Outro
fator preponderante à Kia Motors – e, por extensão, ao setor de importados – é
quanto aos questionamentos internacionais sobre a alíquota diferenciada do IPI
automotivo, de 30 pontos percentuais. “Já estivemos com o ministro Armando
Monteiro, do MDIC, que está sensibilizado com a própria sobrevivência do setor.
A proposição da retirada do teto máximo de 4.800, utilizando a média dos 3
últimos anos para as importações sem os 30 pp, poderá ser uma saída aos
importados. Hoje, para a Kia é impossível operar com apenas 4.800 unidades/ano,
teto máximo colocado para os importadores sem os 30 pontos adicionais de IPI”,
argumenta Gandini.
Divulgação Salto (SP) receberá investimentos da Kia
INVESTIMENTO
– O Grupo Gandini, representante oficial da Kia Motors Corporation no Brasil e
Uruguai, vai investir em 2016 cerca de R$ 35 milhões em um laboratório de
certificação de emissões veiculares (gasolina e diesel) na cidade de Salto, no
interior do estado de São Paulo. Esse laboratório será destinado aos modelos da
Kia Motors, mas também prestará serviços a terceiros. A sua inauguração está
prevista para novembro do próximo ano.
Divulgação Jaguar XF: mais compacto em relação à versão anterior
JAGUAR – Chega ao
Brasil o novo modelo Jaguar XF. Apresentado em três diferentes versões,
Prestige (R$ 264.700), RSport (R$ 288.600) e S (R$ 381.100), tem apelo
esportivo. Segundo o fabricante, o sedã é mais leve e mais dinâmico em relação
à versão anterior, graças à nova estrutura composta por 75% de alumínio, que o
torna até 190 kg mais leve.
O
novo XF é mais compacto em relação à versão anterior, ao mesmo tempo em que a
distância entre-eixos aumentou em 51 milímetros, proporcionando maior espaço
interno. A versão mais esportiva vem equipada com um motor V6 de 3.0 litros e
nada menos que 380 cv de potência, capaz de levar o veículo de 0 a 100 Km/h em
apenas 5,3 segundos.
Divulgação Geração 7 da Marcopolo: baixo custo operacional e robustez
ÔNIBUS – A Viação
Águia Branca, um dos principais operadores de transporte rodoviário do Espírito
Santo, adquiriu 34 ônibus Marcopolo. São oito unidades do modelo Paradiso 1800
Double Decker, duas do Paradiso 1350 – recentemente lançado no mercado
brasileiro – e 24 unidades do Paradiso 1200, que serão utilizadas em rotas
intermunicipais e interestaduais atendidas pela empresa.
Considerado
ideal para o transporte em viagens de médias e longas distâncias, os ônibus da
Geração 7, Paradiso 1200, Paradiso 1350 e 1800 DD apresentam baixo custo
operacional e extrema robustez, assegura o fabricante. Os veículos possuem
iluminação do salão de passageiros toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam
um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas
luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda
com saídas individuais para ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e
controle de volume do som.
Os
veículos utilizam chassis Mercedes-Benz e contam ainda com a comodidade de wi-fi
e tomadas USB individuais, além de tomada de energia elétrica, filme e música a
bordo. “Nosso foco é o cliente. Queremos encantá-lo com opções diferenciadas de
serviços para sua viagem, trazendo o que há de melhor, mais moderno, mais
seguro e de muito conforto no transporte rodoviário de passageiros”, afirma
Paula Barcellos Tommasi Corrêa, diretora Comercial & de Marketing da Viação
Águia Branca.
ÁGUA – Atenta aos
desafios dos últimos anos no cenário hídrico brasileiro e ao impacto das
mudanças climáticas sobre suas operações e o meio ambiente, a Toyota do Brasil
economizou em seu último ano fiscal, que vai de 1º de abril de 2014 a 31 de
março de 2015, 57 milhões de litros de água. O volume seria suficiente para
abastecer mais de cinco milhões de pessoas, de acordo com a Organização das
Nações Unidas. Os dados são destaque do Relatório de Sustentabilidade da Toyota
do Brasil 2015, documento que apresenta os resultados, metas e melhorias da
gestão socioambiental e econômica assumidos pela empresa em todos os níveis de
gestão do seu negócio.
A
redução do consumo de água só foi possível por conta do investimento da
montadora na diminuição do consumo de água por veículo produzido, que neste ano
fiscal alcançou 1,98 m3/veículo, redução de 11,2% em relação ao ano de 2012.
Outro indicador prioritário da companhia é o descarte total de efluentes, que
foi de 212.052 m³. A água usada nos processos fabris só é devolvida à rede
pública, após tratamento físico-químico adequado nas estações de tratamento de
efluentes (ETEs).
Além
de investir em veículos com maior eficiência e consequentemente menor fator de
emissão, a Toyota afirma estar “comprometida mundialmente com o uso responsável
de recursos energéticos, da produção à logística”. A empresa investe no
controle da pegada de carbono em todos os estágios do ciclo de vida do
automóvel. Na produção, as emissões por unidade fabricada têm apresentado
histórico de redução nos últimos anos, paralelamente ao aumento da produção –
com a planta de Sorocaba (SP) e a expansão do negócio. No ano em questão, o
indicador foi de 87,64 kg de CO2 por veículo produzido – uma redução de 19,1%
em relação a 2012.
FLORESTA – O programa
Coletivo Floresta da Coca-Cola Brasil recebeu, na semana passada, o prêmio
SDSN-Amazônia, na categoria “Gestão de Áreas Protegidas”. A premiação, que
identifica e reconhece as melhores soluções para questões socioambientais
relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, acontece durante o
Amazon Solutions Day, na COP-21, em Paris. A iniciativa é da Rede de Soluções
para o Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia – SDSN Amazônia e integra o
projeto global da Organização das Nações Unidas (ONU).
A
SDSN reuniu, durante a COP-21, especialistas intersetoriais para desenvolver
uma estratégia para a implementação e adaptação dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (DPSs) na Amazônia e para identificar soluções para
o desenvolvimento sustentável desenvolvimento na região.
O
Coletivo Floresta trabalha próximo aos extratores desenvolvendo uma cadeia de
valor sustentável por meio de ações que gerem trabalho e renda e promovam o bem
estar social e cultural da comunidade conservando a biodiversidade por meio de
boas práticas de manejo florestal. No ultimo ano, aproximadamente 3.500 pessoas
foram impactadas em 40 comunidades remotas no interior do Amazonas.
Divulgação Iracema: reconhecida como “Mulher Notável”
COOPERÁRVORE – A presidente
da Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável que faz parte do programa
social Árvore da Vida – desenvolvido pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em
Betim (MG) –, Iracema Pereira, teve uma noite de gala no dia 4 de dezembro, no
Automóvel Clube, em Belo Horizonte. Vencedora do prêmio “Mulheres Notáveis”, na
categoria Empreendedorismo Social, ela recebeu o troféu que a consagrou como
uma mulher de destaque devido à sua história de vida e de seu trabalho na
cooperativa. A premiação é promovida anualmente pelo Conselho da Mulher
Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas).
Iracema
acredita que a conquista é resultado de um esforço coletivo. “Ganhar esse
prêmio não é o reconhecimento apenas do meu trabalho, mas de todos da
Cooperárvore”, acredita: “Eu não teria vencido se não fossem eles, com o
trabalho em equipe”. Durante a noite, ela chegou a autografar o catálogo da
nova coleção da Cooperárvore, “Vista-se de Flores”, para entusiastas do
reconhecimento do trabalho do grupo.
Criada
em 2006, a cooperativa já reutilizou cerca de 25 toneladas de materiais, como
aparas de cinto de segurança e tecidos automotivos, doadas pela FCA e empresas
parceiras, que foram transformadas em mais de 233 mil acessórios de moda e
decoração, como bolsas, mochilas e malas. A cooperativa está localizada no
Jardim Teresópolis, região vizinha à fábrica da Fiat.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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