Nelson Tucci
Um dos modelos de maior sucesso no Brasil, o Hyundai HB20
começa a ser exportado para a Argentina. Produzido exclusivamente na planta de
Piracicaba/SP, o veículo já é exportado regularmente para Colômbia, México,
Paraguai e Uruguai. O primeiro lote já foi enviado ao país vizinho e se destina
à campanha de lançamento local.
“O HB20 é produzido unicamente aqui no Brasil e exportado
para países da América do Sul desde 2016, mas nunca havia sido destinado à
Argentina, que agora adota uma política econômica mais aberta às importações e
deverá voltar a ser um dos maiores mercados automotivos da nossa região”, diz
Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai para o Brasil e as Américas
Central e do Sul.
As vendas do HB20 no mercado argentino começam em dezembro e a primeira versão é a hatchback, com motor 1.6 aspirado, de 123 cv e potência e 15,5 kgf.m de torque. Os hermanos terão a opção de transmissão manual ou automática, sendo ambas de seis velocidades.
PREMIUM –
A Phinia, produtora de sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e
produtos de reposição, foi reconhecida pela Ford América do Sul, com o Prêmio
Ford Q1, no dia 14 último. A premiação é um reconhecimento à excelência nos
processos e instalações dos fornecedores que apresentam um nível sustentado de
qualidade, com rigorosos critérios de desempenho em engenharia, manufatura,
gestão de entrega e materiais. A companhia atingiu 96 pontos, superando o
limite mínimo de 80 pontos para elegibilidade, reafirmando sua posição de
destaque como fornecedora de excelência.
MOTORHOME – A 8ª Expo Motorhome
deixou seus organizadores em êxtase. Considerada a maior feira de campismo e
caravanismo da América Latina, também movimenta o turismo de diversos estados
brasileiros. O evento ocorreu entre os dias 13 e 17 últimos, no Expotrade, em
Pinhais/PR. Os números foram divulgados na última sexta, revelando 153
expositores, 24.580 visitantes e R$ 500 milhões em negócios gerados.
“Esses dados confirmam a nossa previsão inicial de
crescimento para esta edição, que era de 25%”, comemora o diretor da Expo
Motorhome, Alexandre Boff. A data da próxima está confirmada: de 12 a 16 de
novembro de 2025.
Entre os expositores, dois eram argentinos: a CVC Scania e a
Truck Motorhomes, ambas de Rosário, participação que reforça o viés
internacional da feira. A Expo Motorhome foi também foi prestigiada por
representantes do maior evento mundial do segmento, a Caravan Saloon de
Düsseldorf, que transcorre anualmente entre o final de agosto e o início de
setembro. O diretor da feira alemã, Stefan Koschke, e o gerente de projetos
sênior, Pascal Versen, revelaram-se impressionados com a qualidade dos veículos
recreativos e entusiasmados com o rápido crescimento do mercado
brasileiro.
Além da exposição, demonstração e venda de trailers,
minitrailers, campers, motorhomes, serviços, peças e acessórios, no setor de
usados e seminovos – localizado na área externa – foram disponibilizados 90
veículos, número três vezes maior na comparação com 2023. Nessa área, foi
possível encontrar modelos por preços que oscilavam entre R$ 100 mil e R$ 1
milhão. Já no salão principal, os modelos novos custavam entre R$ 9,9 mil e R$
5 milhões.
OFICINAS – No próximo dia 29, a unidade de negócios de Repintura Automotiva da AkzoNobel, multinacional fabricante de tintas e revestimentos, realizará o 1º Congresso de Reparação e Manutenção Automotiva, no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Destinado a reunir empresários e profissionais do setor automotivo de todo o Brasil, o congresso abordará temas relevantes, como as últimas tendências de mercado, oportunidades de inovação e estratégias de gestão para oficinas mecânicas.
“Nosso papel como fornecedores de tintas e revestimentos
automotivos vai além de entregar produtos de alta performance. Buscamos através
do nosso relacionamento com os principais stakeholders do mercado levar
conhecimento e capacitação para o setor automotivo inteiro. Nosso primeiro
congresso, com Allianz, Bosch, Santander e demais palestrantes, reafirma o
compromisso com todo o setor”, afirma Ozinei Pazzin Manzano, gerente Nacional
de Vendas da AkzoNobel.
KIT – A ZF Aftermarket apresenta um novo
kit de embreagem com a marca Sachs para veículos comerciais leves Iveco Daily
com motor Euro 5, produzidos entre os anos de 2007 e 2019, conhecidos pela
referência comercial 3400 654 144.
As versões desse Iveco são as 35S14 Furgone CS/CD, 45S17 Gran
Furgone, 55C17, 55C17 Minibus 15L, 55C17 Minibus 18L, 55C17 Cabine Dupla, 55C17
Gran Furgone, 55C17 Maxi Furgone, 70C17 Truck CS, 70C17 Truck HDCS/HDCD e 70C17
Chassis.
O kit de embreagem Sachs contém todos os componentes
relevantes necessários para a troca da embreagem, entre eles platô, disco e
mancal. O kit inclui ainda uma graxa especial para a montagem, garantindo
funcionamento perfeito do equipamento, que tornam a troca da embreagem segura,
eficaz e mais rápida.
FILTROS – A Wega Motors, reconhecida como referência em filtros automotivos na América Latina, anuncia um novo marco em sua trajetória: a renovação de sua homologação na rede Jet Oil, o serviço automotivo especializado dos postos Ipiranga. Pelo segundo ano consecutivo, a Wega Motors integra a seleta lista de fornecedores homologados.
Com cerca de 1.500 unidades espalhadas pelo Brasil, a Jet Oil
é líder no segmento de troca de óleo e serviços automotivos, sendo um canal
estratégico para marcas que priorizam excelência e proximidade com os
consumidores. Com esta parceria, os filtros Wega estarão mais acessíveis aos
clientes em uma das maiores redes de serviços automotivos do país.
A Wega Motors reafirma sua posição de destaque no setor
automotivo ao destacar certificações internacionais que comprovam sua
qualidade. Entre elas estão a ISO 9001:2015, que assegura a gestão de qualidade
em processos; a IATF 16949:2016, referência para o setor automotivo global; e a
certificação OEA-C (Operador Econômico Autorizado), concedida pela Receita
Federal do Brasil, que reforça a segurança e confiabilidade de suas operações
no aftermarket automotivo.
CONSCIÊNCIA – A Stellantis reafirmou
seu compromisso com a inclusão racial durante a Semana da Consciência Negra,
destacando a diversidade como fator essencial para o seu sucesso organizacional
e social. Em 2024, a empresa alcançou avanços significativos, contratando mais
de 70% de novos colaboradores autodeclarados negros, segundo o Censo Contínuo
de Diversidade & Inclusão implementado pela Stellantis no Brasil e na
América do Sul.
“Com o objetivo de compreender a diversidade de seus
profissionais, a empresa implementou um censo contínuo de autodeclaração
voltado para coletar informações relacionadas à cor e raça, identidade de
gênero, orientação sexual e deficiência. A autodeclaração de raça, em
particular, passou recentemente a ser uma atualização cadastral obrigatória,
exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Assim, a Stellantis busca mapear
os diferentes grupos presentes na empresa para desenvolver estratégias mais
assertivas de inclusão e promoção da equidade”, explica Frederico Battaglia,
Sponsor do Grupo de Raça e Etnia da Stellantis para América do Sul.
Mesmo em um mercado no qual apenas 6% das pessoas pretas e
pardas ocupam Conselhos de Administração, e menos de 14% estão em cargos
executivos, segundo o Instituto Ethos, a Stellantis trabalha para ser um agente
de mudança. Atualmente, 57% do total de seus colaboradores é composto por
pessoas negras, sendo 16% em cargos de alta liderança.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário