segunda-feira, 25 de novembro de 2024

HB20 é exportado para Argentina

Divulgação                                     Modelo expande participação no mercado latino

Nelson Tucci

Um dos modelos de maior sucesso no Brasil, o Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina. Produzido exclusivamente na planta de Piracicaba/SP, o veículo já é exportado regularmente para Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. O primeiro lote já foi enviado ao país vizinho e se destina à campanha de lançamento local.

“O HB20 é produzido unicamente aqui no Brasil e exportado para países da América do Sul desde 2016, mas nunca havia sido destinado à Argentina, que agora adota uma política econômica mais aberta às importações e deverá voltar a ser um dos maiores mercados automotivos da nossa região”, diz Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai para o Brasil e as Américas Central e do Sul.

As vendas do HB20 no mercado argentino começam em dezembro e a primeira versão é a hatchback, com motor 1.6 aspirado, de 123 cv e potência e 15,5 kgf.m de torque. Os hermanos terão a opção de transmissão manual ou automática, sendo ambas de seis velocidades.


PREMIUM – A Phinia, produtora de sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, foi reconhecida pela Ford América do Sul, com o Prêmio Ford Q1, no dia 14 último. A premiação é um reconhecimento à excelência nos processos e instalações dos fornecedores que apresentam um nível sustentado de qualidade, com rigorosos critérios de desempenho em engenharia, manufatura, gestão de entrega e materiais. A companhia atingiu 96 pontos, superando o limite mínimo de 80 pontos para elegibilidade, reafirmando sua posição de destaque como fornecedora de excelência.


Jefferson Figueira/Divulgação          Veículo pode atingir preço de R$ 5 milhões

MOTORHOME – A 8ª Expo Motorhome deixou seus organizadores em êxtase. Considerada a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, também movimenta o turismo de diversos estados brasileiros. O evento ocorreu entre os dias 13 e 17 últimos, no Expotrade, em Pinhais/PR. Os números foram divulgados na última sexta, revelando 153 expositores, 24.580 visitantes e R$ 500 milhões em negócios gerados.

“Esses dados confirmam a nossa previsão inicial de crescimento para esta edição, que era de 25%”, comemora o diretor da Expo Motorhome, Alexandre Boff. A data da próxima está confirmada: de 12 a 16 de novembro de 2025.

Entre os expositores, dois eram argentinos: a CVC Scania e a Truck Motorhomes, ambas de Rosário, participação que reforça o viés internacional da feira. A Expo Motorhome foi também foi prestigiada por representantes do maior evento mundial do segmento, a Caravan Saloon de Düsseldorf, que transcorre anualmente entre o final de agosto e o início de setembro. O diretor da feira alemã, Stefan Koschke, e o gerente de projetos sênior, Pascal Versen, revelaram-se impressionados com a qualidade dos veículos recreativos e entusiasmados com o rápido crescimento do mercado brasileiro. 

Além da exposição, demonstração e venda de trailers, minitrailers, campers, motorhomes, serviços, peças e acessórios, no setor de usados e seminovos – localizado na área externa – foram disponibilizados 90 veículos, número três vezes maior na comparação com 2023. Nessa área, foi possível encontrar modelos por preços que oscilavam entre R$ 100 mil e R$ 1 milhão. Já no salão principal, os modelos novos custavam entre R$ 9,9 mil e R$ 5 milhões.


OFICINAS – No próximo dia 29, a unidade de negócios de Repintura Automotiva da AkzoNobel, multinacional fabricante de tintas e revestimentos, realizará o 1º Congresso de Reparação e Manutenção Automotiva, no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Destinado a reunir empresários e profissionais do setor automotivo de todo o Brasil, o congresso abordará temas relevantes, como as últimas tendências de mercado, oportunidades de inovação e estratégias de gestão para oficinas mecânicas.

“Nosso papel como fornecedores de tintas e revestimentos automotivos vai além de entregar produtos de alta performance. Buscamos através do nosso relacionamento com os principais stakeholders do mercado levar conhecimento e capacitação para o setor automotivo inteiro. Nosso primeiro congresso, com Allianz, Bosch, Santander e demais palestrantes, reafirma o compromisso com todo o setor”, afirma Ozinei Pazzin Manzano, gerente Nacional de Vendas da AkzoNobel.


Divulgação                        Todos os componentes relevantes necessários

KIT – A ZF Aftermarket apresenta um novo kit de embreagem com a marca Sachs para veículos comerciais leves Iveco Daily com motor Euro 5, produzidos entre os anos de 2007 e 2019, conhecidos pela referência comercial 3400 654 144.

As versões desse Iveco são as 35S14 Furgone CS/CD, 45S17 Gran Furgone, 55C17, 55C17 Minibus 15L, 55C17 Minibus 18L, 55C17 Cabine Dupla, 55C17 Gran Furgone, 55C17 Maxi Furgone, 70C17 Truck CS, 70C17 Truck HDCS/HDCD e 70C17 Chassis.

O kit de embreagem Sachs contém todos os componentes relevantes necessários para a troca da embreagem, entre eles platô, disco e mancal. O kit inclui ainda uma graxa especial para a montagem, garantindo funcionamento perfeito do equipamento, que tornam a troca da embreagem segura, eficaz e mais rápida.


FILTROS – A Wega Motors, reconhecida como referência em filtros automotivos na América Latina, anuncia um novo marco em sua trajetória: a renovação de sua homologação na rede Jet Oil, o serviço automotivo especializado dos postos Ipiranga. Pelo segundo ano consecutivo, a Wega Motors integra a seleta lista de fornecedores homologados.

Com cerca de 1.500 unidades espalhadas pelo Brasil, a Jet Oil é líder no segmento de troca de óleo e serviços automotivos, sendo um canal estratégico para marcas que priorizam excelência e proximidade com os consumidores. Com esta parceria, os filtros Wega estarão mais acessíveis aos clientes em uma das maiores redes de serviços automotivos do país.

A Wega Motors reafirma sua posição de destaque no setor automotivo ao destacar certificações internacionais que comprovam sua qualidade. Entre elas estão a ISO 9001:2015, que assegura a gestão de qualidade em processos; a IATF 16949:2016, referência para o setor automotivo global; e a certificação OEA-C (Operador Econômico Autorizado), concedida pela Receita Federal do Brasil, que reforça a segurança e confiabilidade de suas operações no aftermarket automotivo.


Divulgação       Diversidade como fator de sucesso organizacional e social

CONSCIÊNCIA – A Stellantis reafirmou seu compromisso com a inclusão racial durante a Semana da Consciência Negra, destacando a diversidade como fator essencial para o seu sucesso organizacional e social. Em 2024, a empresa alcançou avanços significativos, contratando mais de 70% de novos colaboradores autodeclarados negros, segundo o Censo Contínuo de Diversidade & Inclusão implementado pela Stellantis no Brasil e na América do Sul.

“Com o objetivo de compreender a diversidade de seus profissionais, a empresa implementou um censo contínuo de autodeclaração voltado para coletar informações relacionadas à cor e raça, identidade de gênero, orientação sexual e deficiência. A autodeclaração de raça, em particular, passou recentemente a ser uma atualização cadastral obrigatória, exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Assim, a Stellantis busca mapear os diferentes grupos presentes na empresa para desenvolver estratégias mais assertivas de inclusão e promoção da equidade”, explica Frederico Battaglia, Sponsor do Grupo de Raça e Etnia da Stellantis para América do Sul.

Mesmo em um mercado no qual apenas 6% das pessoas pretas e pardas ocupam Conselhos de Administração, e menos de 14% estão em cargos executivos, segundo o Instituto Ethos, a Stellantis trabalha para ser um agente de mudança. Atualmente, 57% do total de seus colaboradores é composto por pessoas negras, sendo 16% em cargos de alta liderança.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário