segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Vendas de autos crescem 13%

Divulgação  Exceção desta “boa maré” fica para caminhões e máquinas agrícolas

Nelson Tucci

Com 21 dias úteis em outubro, contra 20 dias de setembro, o volume de emplacamentos de veículos se mostrou positivo para quase todos os segmentos, no mês e no ano. Somados, os veículos automotores tiveram crescimento de 13% no acumulado dos 10 primeiros meses do ano, ante igual período do ano passado. Já a comparação de outubro contra setembro mostra crescimento de 7% nos emplacamentos. A exceção desta “boa maré” fica para caminhões e máquinas agrícolas.

“O dia útil a mais, em outubro, favoreceu o desempenho de quase todos os segmentos automotivos, que se mantiveram estáveis, acumulando crescimento dentro das expectativas da Fenabrave”, diz José Maurício Andreta Jr., presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Ainda segundo ele, os caminhões estão com saldo negativo, porque “esse segmento ainda sofre com o preço da troca da tecnologia para o EURO 6 e com o crédito muito seletivo”.

Em relação ao crédito, o dirigente lamentou o veto ao trecho que previa a retomada de veículos de forma extrajudicial no Marco Legal das Garantias (Lei 14.711), sancionado dia 30 e publicado em 31 de outubro. “O custo do crédito afeta o poder de compra dos brasileiros e é preciso mecanismos que deem maior segurança jurídica aos credores, para que, dessa forma, seja avaliada a possibilidade de diminuir os encargos dos financiamentos. Precisamos de medidas de estímulo ao crédito no país e tínhamos confiança de que o Marco Legal das Garantias poderia contribuir para isso”, afirma Andreta Jr.


MARCAS – Segundo levantamento das distribuidoras de veículos, as cinco marcas campeãs de vendas em outubro são a Fiat (44.456 unidades – 21,51% de market share), Volkswagen (32.886 – 15,91%), GM (32.274 – 15,62%), Toyota (17.668 – 8,55%) e Hyundai (16.334 – 7,90%).

Para fechar o ranking das 10 melhores marcas em vendas, no mês, estão, pela ordem, Renault (6°), Jeep, Nissan, Honda e Caoa Chery.

Por modelo, a campeã nacional continua sendo a picape Strada, com 11.874 unidades emplacadas em outubro. No pódio, seguem o Polo (VW) e o Onix (GM).


USADOS – A Webmotors, portal automotivo de negócios, divulga o ranking dos carros usados anunciados no valor de até R$ 50 mil mais buscados pelos usuários da plataforma no terceiro trimestre do ano. 

O modelo Gol (VW) aparece em primeiro lugar no levantamento dos veículos mais pesquisados no período. Em seguida, dois modelos da Fiat se destacam na classificação: Palio, na segunda colocação, e o Uno, na terceira.


LOGÍSTICA – A Scania Latin America anuncia investimentos de R$ 65,7 milhões para ampliação do Centro Logístico de peças de reposição em Vinhedo/SP.  Objetivo é aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, bem como melhorar a eficiência dos processos e preparar essa estrutura para receber os itens relacionados a novos produtos, como os veículos elétricos.

Atualmente são operados 180 pontos de atendimento no país, somados aos destinos internacionais da Bélgica, África do Sul, América Central e sete Unidades de Negócio da Scania na América do Sul.


Divulgação                                          Barcos são controlados por aplicativo

NÁUTICA – Responsável por mais de 70% das embarcações fabricadas no Brasil e sede de grandes estaleiros nacionais e internacionais, Santa Catarina se volta cada vez mais para o mercado das águas e já se tornou vitrine para geração de negócios náuticos. Neste último final de semana a cidade de Itajaí/SC, sediou o “Focker Festival”, evento promovido pelo estaleiro Fibrafort, um dos maiores da América Latina, em parceria com a Náutica WS.

Como novidade foi apesentado o modelo Focker 300 Gran Turismo, dispondo de aplicativo inovador em que é possível controlar diversas funções da embarcação pelo celular. Além deste, outros conceituados modelos de 21 a 42 pés estiveram em exposição no evento.  

“O Focker Festival é uma oportunidade para quem deseja ingressar no mercado náutico ou até mesmo fazer um upgrade. E para esta edição, trouxemos a grande novidade da marca, a Focker 300 Gran Turismo que conta com o aplicativo F-Connect, permitindo que o marinheiro faça diversos comandos do barco pelo celular”, destacou Barbara Martendal Yamamoto, gerente de marketing da marca.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário