segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Indústria automotiva vai embalando

Divulgação              Os 11 primeiros meses do ano estão 6,9% maiores

Nelson Tucci

A indústria automotiva vai embalando, embalando... Por isso a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemorou, em coletiva junto à imprensa especializada, os 5% a maior de produção no mês de novembro, em comparação com igual período de 21.

Nesta marcha, o volume de produção de 2021 deverá ser superado já nesta segunda-feira, 12, quando as linhas estiverem em operação. Na comparação com o período anterior (21), os 11 primeiros meses do ano estão 6,9% maiores. De acordo com Márcio de Lima Leite, presidente da associação, a média diária de vendas de 10,2 mil unidades sustenta o ânimo do setor: “É o melhor resultado desde dezembro de 2020, apesar da inflação e das dificuldades de crédito. O varejo continua num bom ritmo de recuperação, e as vendas diretas cresceram muito, em especial as locadoras, que estão enfim recompondo a idade média de suas frotas”.


EXPORTAÇÃO – Pelos dados da Anfavea, as exportações se mantiveram num bom patamar pelo segundo mês seguido, após a queda em setembro, atribuída a questões logísticas. O acumulado de 450 mil unidades supera em 34,3% os embarques dos primeiros 11 meses do ano passado.

“Restam apenas 10 mil unidades para atingir as 460 mil unidades projetadas por nós para o fechamento do ano, ou seja, superaremos com folga a previsão feita em junho”, comemorou o dirigente Márcio Leite. Em novembro, as exportações registraram 43,4 mil autoveículos, 1,6% a mais que em outubro último e nada menos que 55% de crescimento sobre novembro de 2021.

No ranking brasileiro de exportação, o México superou a Argentina como principal destino dos automóveis, em razão das restrições cambiais no país vizinho. No acumulado do ano, porém, a Argentina ainda lidera com 29% das unidades embarcadas, seguida por México (18%) e Colômbia (16%).


Divulgação                      Sportage ganha prêmio: “Carro Premium do Ano”

ANO – O Kia Sportage foi eleito o “Carro Premium do Ano”, uma das categorias que compõem o Prêmio Carro do Ano, da revista Auto Esporte, em sua 56ª edição, tradicional premiação do setor automotivo brasileiro. O modelo sul-coreano conquista o título pela segunda vez. Em 2011, na edição do Carro do Ano”, a revista Auto Esporte conferiu à 3ª geração do Sportage o prêmio de “Utilitário Esportivo do Ano”.

Os principais atributos do novo Sportage, em duas versões, são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar mais segurança aos ocupantes do veículo.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage, segundo dados do Inmetro, registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina. O modelo tem cinco anos de garantia.


HÍBRIDO – Quarenta unidades do SUV compacto híbrido Stonic serão entregues pela Kia Brasil, ainda neste mês, à Awto, plataforma chilena de compartilhamento de veículos, que inicia suas operações neste dezembro no mercado brasileiro. Com proposta de oferecer automóveis de passeio, motocicletas e até furgões, a Awto – com os Stonic – passa a disponibilizar os primeiros veículos eletrificados aos consumidores. A plataforma promete um preço por quilômetro mais barato do que outras categorias disponíveis. A conferir.

O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic, segundo dados do Inmetro, registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.


MELHORIAS – A Chevrolet vem promovendo atualizações mecânicas abrangentes no Spin, com foco na redução de emissões e na melhor dirigibilidade, destaca o fabricante. As configurações equipadas com transmissão automática foram as primeiras a receber o pacote de melhorias e agora é a vez dos modelos com transmissão manual, também de seis marchas.

“O Spin é um produto estratégico para a marca Chevrolet e igualmente relevante para o mercado, já que é o modelo mais acessível para quem precisa de amplo espaço para o transporte de pessoas ou de bagagem. Tanto que é o automóvel de sete lugares mais vendido na última década, além de ser o detentor do título de maior porta-malas da categoria – são 710 litros, quase o dobro da capacidade de muitos SUVs”, destaca a assessoria da GM do Brasil.

“Entre os SUVs e crossovers aspirados, cerca de um quarto das vendas ainda são de configurações com transmissão manual, que costumam ter um custo de aquisição, manutenção e rodagem ligeiramente menor que as automáticas. No caso do Spin, esta economia é de aproximadamente 5%”, compara Gustavo Machado, gerente de Marketing de Produto da Chevrolet.

Em relação às evoluções mecânicas da linha 2023 do Spin, estas abrangem motor, transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. Tudo isso trouxe uma melhor dirigibilidade ao veículo e reduziu a emissão média de gases em até 43%, garante o fabricante.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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