segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Produção automotiva cresce 5%

Divulgação                          Em relação a agosto de 21 o salto é de 43,9%!

Nelson Tucci

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemora os números do setor. No acumulado do ano, a produção cresceu exatos 4,7%, em comparação com igual período de 2021. Quando se analisa agosto de 22 contra agosto 21 o salto é de 43,9% – mas aqui se deve considerar que neste ano não houve paralisação por conta de semicondutores ou outro motivo. Aliás, já são 18 meses que as fábricas têm continuidade de produção. Assim, a produção deste agosto último bateu na casa dos 238 mil veículos.

“Em agosto, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada. O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta”, analisa o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ao divulgar os dados de agosto em entrevista coletiva na última sexta-feira.

Relativamente às exportações, que também amargaram resultados ruins na pandemia, a associação detecta viés de alta. Em agosto foram 46 mil unidades embarcadas, representando crescimento de 11,7% sobre julho e nada menos que 59% quando comparado com o resultado do mesmo mês (agosto) de 2021.


Divulgação       Números da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames

FINANCIAMENTO – Os financiamentos de veículos, de outro lado, somaram 492 mil unidades (entre novos e usados) em agosto último, de acordo com os números da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão – que opera o Sistema Nacional de Gravames). Trata-se do melhor mês no ano (com alta de 12,7% sobre julho, por exemplo), mas quando comparado a agosto de 21 nota-se recuo de 6,7%.

Se separarmos os veículos leves, há queda de 12,9% e crescimento de 12,2% no segmento de pesados, no número de contratos, comparando agosto contra o mês anterior (julho/22). Ainda dentro deste período (agosto x julho de 22) as motos apresentam aumento de 27,4%.

No acumulado do ano (janeiro a agosto) as vendas financiadas de veículos somaram 3,5 milhões de unidades, o que resulta em uma queda de 10,2% em relação a igual período de 2021; ou seja, 400 mil unidades a menos.


Divulgação           Destaque para as marcas Volkswagen e Chevrolet

PREFERIDOS – A plataforma OLX mostra que no primeiro semestre do ano as vendas, on-line, tiveram como destaque as marcas Volkswagen e Chevrolet (16% do total), empatadas, seguidas pela Fiat (14%).

O histórico modelo Gol – que deverá sair de linha em 2023 – foi o mais procurado no período de janeiro a junho deste ano. Do total geral de consultas, quase 1/3 dos interessados prefere a cor branca.


CARGO – A Azul Cargo, empresa de logística da Azul, completa 13 anos e comemora resultados. De acordo com a companhia, somente no primeiro trimestre de 2022 foram mais de 3 milhões de pacotes entregues – crescimento de 60% sobre igual período de 2019 (pré-pandemia). Isso também alavancou a receita, que mais que triplicou em comparação ao mesmo período de 2019, acima da meta de R$ 1 bilhão.

“Hoje, a Azul Cargo é líder no mercado de cargas no Brasil. A retomada de algumas indústrias está impulsionando o crescimento em toda a cadeia de transporte e logística, o que nos deixa muito otimistas e empolgados com esta retomada e com os desafios que virão pela frente”, destaca Izabel Reis, diretora da Azul Cargo. Atualmente 320 lojas atendem a operação (que utiliza sete aeronaves), para mais de 4.500 cidades.


BUSINESS – O Salão de Mobilidade Elétrica, realizado entre 1º e 3 de setembro, em São Paulo, movimentou mais de R$ 60 milhões e recebeu 3 mil visitantes por dia, de acordo com balanço da organização.

Foram mais de 50 marcas na exposição de veículos pesados, leves, levíssimos, além de componentes, soluções em infraestruturas de geração de energia e recarga, serviços de compartilhamento, crédito de carbono, entre outros. No mesmo pavilhão, aconteceu o C-Move – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, dedicado a profissionais do setor e que teve a participação de cerca de 500 congressistas.

“O sucesso do evento simboliza o interesse cada vez maior do brasileiro pela mobilidade elétrica”, afirma Ricardo Guggisberg, da MES Eventos, organizadora do VE e do C-Move (congresso paralelo).


Divulgação           Mais roubos e furtos de veículos no primeiro semestre

ROUBOS – Levantamento da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo aponta que, no primeiro semestre deste ano, a capital paulista teve um aumento de 17% no número de roubos e furtos de veículos em comparação ao mesmo período de 2021.

Neste ano, em média, 145 pessoas têm seu carro, moto ou utilitário levado diariamente pelos criminosos nas ruas paulistanas. Fonte é o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022.

Especialista no setor e com atuação em todo o estado de São Paulo, a empresa de rastreamento, localização e recuperação de veículos Dr. Monitora afirma que “nos últimos meses, 98% dos veículos rastreados foram recuperados em todo território nacional”. Com o uso da tecnologia GPRS, a atuação para a recuperação em casos de roubo ou furto é de 24 horas por dia, já que a emissão de sinais do localizador é constante. Fica a dica, portanto.


Divulgação                    2ª edição do programa Mulheres na Direção

MULHERES – A JSL, empresa com bom portfólio de serviços de logística do país, lança a 2ª edição do Mulheres na Direção. Desta vez, o programa será realizado em parceria com a Prefeitura de Uberaba/MG, com o objetivo de selecionar mulheres cadastradas na base do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que buscam inclusão no mercado de trabalho formal e capacitação profissional.

Para participar do programa é preciso possuir CNH na categoria B, que permite dirigir automóveis, picapes, utilitários e vans, residir em Uberaba e ter disponibilidade para trabalhar em diferentes turnos. Não é necessária experiência em operação de empilhadeira. Inscrições encerram-se nesta segunda-feira, 12.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário