Nelson Tucci
O Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) deveria ser
votado no dia 29 último, mas o Senado “empurrou com a barriga” –, como se diz
no universo político – causando enorme desconforto no setor, a ponto de a
Anfavea (associação das montadoras) soltar nota à imprensa. Agora é esperar
para ver, mas a expectativa é que o programa seja votado nesta terça, 4.
“Obviamente a expectativa da Anfavea era de que o projeto
fosse aprovado ainda esta semana. Porém, dada a compreensão da sua importância,
tanto pelo governo federal, como pelo Congresso, acreditamos que não haverá
prejuízos nesse breve hiato entre o fim do prazo da MP e a aprovação do projeto
logo no início de junho”, diz a nota da Anfavea.
Já aprovado na Câmara, o Mover prevê créditos às empresas
para investir em descarbonização, com o governo dando mais uma generosa
mãozinha para o setor. O montante dos incentivos está fixado em R$ 3,5 BI neste
ano; R$ 3,8 BI em 2025; R$ 3,9 BI em 26; R$ 4 BI em 27 e R$ 4,1 BI em 28,
totalizando R$ 19,3 bilhões.
ALUMÍNIO – A Nissan anunciou a
utilização de componentes de alumínio de baixas emissões de CO2, produzidos a
partir de “alumínio verde” ou reciclado, nos modelos novos e atuais. A meta é
concluir a transição total para esse material até 2030.
O alumínio corresponde a aproximadamente 10% do peso do
veículo. Assim ao utilizar alumínio de baixas emissões de CO2, a montadora
busca o objetivo de chegar à neutralidade de carbono. A empresa espera atingir
esse estágio até 2050.
O alumínio verde é produzido com eletricidade limpa (não
oriunda de combustíveis fósseis), podendo reduzir as emissões de CO2 durante a
produção em até aproximadamente 50%. Além disso, o alumínio reciclado pode
reduzir as emissões de CO2 em até 95%, calcula a montadora.
PLATAFORMAS – A Thyssenkrupp, empresa de engenharia e tecnologia industrial, anuncia investimento de R$ 120 milhões em suas operações automotivas no Brasil. Objetivo é aprimorar as capacidades das plantas locais para atender à crescente demanda das montadoras que operam no país.
Os recentes anúncios de investimentos, que somam cerca de R$
100 bilhões, com foco principalmente no desenvolvimento de novas plataformas
para veículos híbridos e elétricos, por parte as montadoras, incentiva o aporte
da Thyssenkrupp. "Essa cifra possibilitará a expansão da nossa
produtividade e capacidade, implementação de tecnologias avançadas de automação
e aquisição de máquinas de última geração para fortalecer o conteúdo local dos
produtos fabricados no Brasil", diz Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp
América do Sul.
ELÉTRICOS – Os elétricos ainda são polêmicos em várias rodas de conversa e análises. A infraestrutura – ou melhor, a falta dela – é um dos pontos sempre destacados. Discussões à parte, existe público para seu consumo. Segundo levantamento da Webmotors Autoinsights, buscas por veículos elétricos 0 km, com preços abaixo de R$ 300 mil, na plataforma, cresceram 357% em abril deste ano, ante o mesmo mês de 2023.
Os dados apurados na plataforma apontam ainda um aumento de
156% na procura por carros elétricos usados, considerando essa mesma faixa de
preço, nos últimos 12 meses.
Entre os modelos elétricos novos com valor acima de R$ 300
mil, o levantamento indica alta nas buscas, mas em proporções muito menores:
13% em um ano; já entre os usados, a progressão foi de 4% em igual período.
LANÇAMENTO – Primeiro veículo
elétrico a bateria (BEV) da marca no mundo, o Jeep Wagoneer S Launch Edition,
2024, foi lançado inicialmente nos Estados Unidos e Canadá e no segundo
semestre estará disponível em outros mercados.
Segundo o fabricante, o modelo Jeep Wagoneer S
(exclusivamente como um BEV) possui autonomia superior a 480 km com um único
carregamento e fornece 600 cv de potência e 800 Nm de torque. O tempo de
aceleração de 0 a 96 km/h é de 3,4 segundos.
"O lançamento do Jeep Wagoneer S totalmente elétrico
marca um novo capítulo na história da Jeep", afirmou Antonio Filosa, CEO
da marca.
GÊNERO – A Stellantis oficializou a adesão
ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pelo Ministério das
Mulheres em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do
Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho
(OIT). A participação da empresa no programa foi formalizada com a assinatura
oficial do Termo de Compromisso, durante cerimônia realizada em Brasília na
semana que passou.
Após assumir o compromisso, a Stellantis terá um prazo de
dois anos para implementar as iniciativas propostas no Plano de Ação do
programa. Durante esse período, as ações serão monitoradas pelo Ministério das
Mulheres e, em 2026, os resultados obtidos serão avaliados. As empresas que
alcançarem um desempenho satisfatório no Plano de Ação serão premiadas com o
Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
AUXÍLIO – A Kia Brasil resolveu prestar auxílio aos clientes da marca que tiveram seus veículos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Serão custeadas as despesas de guincho para os veículos Kia até a concessionária mais próxima para avaliação técnica dos danos e a marca oferecerá um desconto de 60% no valor das peças de reposição afetadas, até 31 de agosto de 2024.
Esta iniciativa é uma maneira encontrada pela Kia para
prestar apoio neste momento particularmente difícil, além de se engajar em
frentes de arrecadações e doações que as concessionárias distribuídas pelo país
estão promovendo internamente com seus colaboradores.
A Kia Brasil alerta os motoristas das cidades atingidas pelas
enchentes para que não liguem seus veículos se estiverem alagados ou tenham
sido atingidos pelas enchentes. Em caso de dúvidas, os clientes Kia podem
entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800
771 1011 ou e-mail contato@kia.com.br
LOGÍSTICA – Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (ABRE), o consumo de embalagens plásticas flexíveis per capita cresceu 2,5% no Brasil em 2023, em relação ao ano anterior. Isto representa alta de 2,6% da produção no ano passado, atingindo 2,2 milhões de toneladas.
Desenvolvido com tecnologia de ponta para garantir
resistência, elasticidade e aderência superior, o filme stretch possui
características essenciais para proteger os produtos durante o transporte e
armazenamento. "A introdução do filme stretch para embalagens flexíveis
responde à necessidade de nossos clientes por soluções que garantam a
integridade dos produtos, mas também ofereçam benefícios logísticos e
financeiros", afirma Kleber Ávila, CEO da Packseven.
A proteção dos produtos embalados minimiza danos, estabilizam
e compactam cargas, viabilizando uma logística com menos veículos e mais
quantidade de produtos. O produto também minimiza o risco de perfurações,
tombamentos ou acidentes durante o transporte.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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