segunda-feira, 27 de maio de 2024

Clássicos com alto pedigree

Divulgação                                                    EBAA acontece de 30 de maio a 2 de junho

Nelson Tucci

Carros antigos que participaram do desfile Drivers Parade, do Grande Prêmio Brasil 2023 de Fórmula 1, serão exibidos no 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), que acontecerá nesta semana do feriado de Corpus Christi (30 de maio a 2 de junho) em Águas de Lindóia/SP.

O Drivers Parade aconteceu no autódromo de Interlagos, na capital paulista, e antes da largada os proprietários percorreram o circuito levando de carona cada um dos 20 pilotos que participam da corrida.

O holandês Max Verstappen (equipe Red Bull), campeão da prova e da temporada, desfilou em um Ford Model A 1931 180-A, conduzido pelo colecionador e empresário João Siciliano. “Um dos carros mais lentos levou o piloto mais rápido da prova”, diverte-se Joãozinho, proprietário da JS Autos Antigos e da Siciliano Company, do ramo de segmento de carros antigos no Brasil e EUA.

O Mercedes-Benz 1961 190SL, que levou o piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes), também foi destaque. O desfile, de novembro último, reuniu vários carros icônicos, como os modelos Ferrari 308 1976 e Ferrari 348 1992 que levaram, respectivamente, Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da escuderia Ferrari. Estes e outros modelos estarão em exibição no EBAA durante os quatro dias do encontro.


INSCRIÇÕES – Para a exposição de veículos, ou para quem quer participar da programação social sem veículo, as inscrições devem ser feitas exclusivamente no site, pelo link: https://www.encontroaguasdelindoia.com.br/ebaa2024.

Só poderão ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais. Veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se forem originais.

Já o público poderá circular gratuitamente, sem inscrição ou cadastro prévio em um espaço de quase 70 mil m² (equivalente ao tamanho de um estádio de futebol), reunindo praça de alimentação, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações.


Divulgação                            Modelo tem 800 cv, o mais rápido de sua história

MUSTANG – A Ford encerrou esta semana a pré-venda do Mustang GTD nos EUA, com mais de 7.500 pedidos dos modelos 2025 e 2026 do supercarro de edição limitada. Agora, a marca prepara o seu lançamento na Europa, tendo como principal vitrine as 24 Horas de Le Mans e outras competições emblemáticas.

Inspirado no Mustang GT3 de competição, o Mustang GTD é a versão de rua mais rápida de todos os tempos do esportivo. Equipado com motor V8 5.2 de mais de 800 cv, ele conta com peças de fibra de carbono, aerodinâmica ativa e outros recursos desenvolvidos para as pistas pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho da marca.

“Testamos o Mustang GTD extensivamente na América do Norte, incluindo os circuitos de Sebring e Virgínia. Os testes agora continuam na Europa e nossa meta é fazer um tempo de volta de menos de sete minutos em Nurburgring”, diz Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD.


Divulgação     Honda-Sahara-300: números do setor estão acima das expectativas

MOTOS – O mercado de motocicletas no Paraná teve um crescimento significativo no primeiro trimestre deste ano. O volume de emplacamentos aumentou 17,4% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com a Fenabrave, associação que reúne os concessionários. Entre janeiro e marco foram comercializadas 16,2 mil unidades, em comparação com as 13,8 mil unidades vendidas no ano passado entre janeiro e março.

Os números estão acima das expectativas do setor, que projetava incremento em torno de 10%. Em alguns casos, o crescimento foi bem superior ao ritmo do mercado. Na concessionária Honda Blokton, por exemplo, as vendas saltaram 28,4% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. “O crescimento na comercialização de motos zero-quilômetro é reflexo, principalmente, do aumento da produção na montadora”, explica Rudney Doscher, diretor de Operação da concessionária.

No Brasil, os licenciamentos também tiveram boa performance. De janeiro a março, neste ano, 432,4 mil unidades foram emplacadas, representando ganho de 21,1% sobre o mesmo período do ano passado. De acordo com a Abraciclo – associação que agrega os fabricantes em duas rodas –, este é o maior volume em 13 anos.


AMARELO – O mês de maio está acabando, mas a campanha continua. A byecar, plataforma de assinaturas de veículos, aderiu ao Maio Amarelo para promover a segurança no trânsito e aumentar a conscientização sobre a importância de atitudes responsáveis.

Iniciada no Brasil em 2014, a campanha reúne o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir e desenvolver estratégias voltadas à segurança viária e à criação de vias e espaços mais seguros e sustentáveis.

Em 2024, o tema é "Paz no Trânsito Começa por Você", reforçando a ideia de que cada indivíduo é responsável por suas ações no trânsito e, com isso, promovendo um ambiente mais seguro para todos.


POLO – Em encontro realizado no Polo Automotivo Stellantis de Betim/MG, semana passada, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu o governador mineiro, Romeu Zema, e anunciou aporte de R$ 14 bilhões em investimentos entre 2025 a 2030. É o maior investimento da história do polo automotivo Stellantis de Betim.

Também foi confirmada a expansão da linha, que produzirá as motorizações dos futuros lançamentos da Stellantis na região, incluindo os produtos equipados com a tecnologia BioHybrid. Os primeiros modelos com essa tecnologia estão previstos para chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.


PRÊMIO – A Kia Brasil recebeu o prêmio Regional Ownership CX Excellence Award, da Kia Corporation, em reconhecimento ao desempenho na experiência do cliente. A premiação foi anunciada no seminário 2024 C&S American and Caribbean Distributors Seminar, de distribuidores Kia da América do Sul e Central.

“Para a Kia Brasil, receber este prêmio mostra o cuidado e a importância que o cliente tem com a marca, não somente na hora da venda do veículo, mas durante todo o período em que o cliente é proprietário de um Kia”, disse Gabriel Loureiro, diretor de Pós-venda da Kia Brasil.

“Queremos mostrar ao cliente o seu valor e a importância para nós, da Kia. Queremos que sua experiência supere as expectativas existentes antes da compra de um Kia”, acrescentou Loureiro.


Divulgação                                             Tecnologia para a sustentabilidade

NÁUTICA – Durante a Semana de Design de Milão, realizada recentemente na Itália, a Azimut Yachts, líder mundial na fabricação de iates de luxo, que tem no Brasil o único parque fabril fora da Itália, revelou as primeiras imagens do iate Seadeck 6, modelo inédito de uma linha que marca o compromisso com a sustentabilidade na indústria náutica internacional.

A embarcação, de 57 pés e três amplas cabines, é equipada com o primeiro sistema de propulsão híbrido da Volvo, capaz de reduzir as emissões de CO2 em 40%. Outra inovação apresentada no Seadeck 6 é a instalação de uma placa fotovoltaica de 10 metros quadrados, que gera energia suficiente para uma autonomia de 4 horas durante o dia e até 8 horas à noite, proporcionando operações silenciosas, sem ruídos e vibrações, e completamente elétricas, melhorando a experiência a bordo e os ecossistemas marinhos.

"A apresentação das imagens e do projeto da Seadeck 6 é um marco significativo para a Azimut Yachts e para a indústria náutica. É fruto de anos de investimentos e estudos em novas tecnologias associadas à sustentabilidade. Este iate não é apenas um exemplo de inovação em design e tecnologia, mas também um testemunho do nosso compromisso em minimizar cada vez mais os impactos ao meio ambiente contribuindo com o setor náutico como um todo", afirma o CEO da Azimut Yachts no Brasil, Francesco Caputo.


PODCAST – A especialista em desenvolvimento infantil, com experiências na Argentina e Itália, Fernanda King, é a convidada do POD+ Empresas, o podcast apresentado por este colunista. O link está disponível no Youtube. Assista e inscreva-se, gratuitamente: https://www.youtube.com/watch?v=dVyCqFav5DY


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Volvo e Daimler aceleram no digital

Divulgação   Proposta desta união é desenvolver uma plataforma de veículos

Nelson Tucci

O mundo digital invadiu o setor de pesados. Já não era sem tempo... E a última novidade é o anúncio da joint venture (50/50) entre Volvo Group e Daimler Truck, dois gigantes no setor. A proposta desta união é desenvolver uma plataforma de veículos, definida por software, que prevê tanto o software quanto o hardware necessários para se criar um sistema operacional voltado a caminhões. Os dois grupos, que já trabalham juntos, formaram anteriormente joint venture para produzir trem de força de célula de combustível.

A nova empresa resultante deste acordo terá sede em Gotemburgo, Suécia, e buscará criar um padrão para sistemas operacionais de caminhões, disponibilizando a plataforma a outros fabricantes de equipamentos originais (OEMs) também.

“No contexto dos pesados investimentos em tecnologias de propulsão neutras em CO2, a cooperação no desenvolvimento de tecnologia digital tornou-se ainda mais vital para melhor cumprir os objetivos de desenvolvimento e as expectativas dos clientes num prazo viável”, explicam as empresas em nota divulgada à imprensa.


FÉRIAS – A Volkswagen apela para a China a fim de importar componentes para abastecer as fábricas no Brasil, após o desastre ocorrido no Rio Grande do Sul. A montadora alemã, que trabalha no Brasil desde a década de 1950, espera receber peças dos Estados Unidos, Alemanha, México e da China, emergencialmente, comentou Alexander Seitz, presidente da VW para a América do Sul.

“A situação não é fácil. Estamos buscando alternativas no mundo inteiro para não parar de produzir. Na semana passada estive na China e, nesta semana, nos Estados Unidos”, observou o executivo, acrescentando: “Tenho 36 anos no setor automotivo e, por isso, muitos contatos. A nossa proposta é fazer um pedido firme com alguns fornecedores com volume e período definidos”.

As três fábricas que operam no estado de São Paulo têm estoque somente até o dia 20, esta segunda-feira. Por isso foi protocolado aviso de férias coletivas de 10 a 11 dias junto ao Sindicato dos Metalúrgicos.


ESG – A Webmotors, ecossistema automotivo brasileiro e portal de negócios para o segmento, anuncia o avanço da empresa nos indicadores de diversidade relacionados a pessoas pretas e pardas e a mulheres. A companhia é focada em pessoas e na estratégia pautada pelo modelo ESG (Ambiental, Social e Governança).

Levantamento da Webmotors aponta que, de 2021 a 2023, o número de pessoas pretas e pardas saltou 137% na empresa. Esse grupo representa hoje 40% do total de colaboradores do marketplace no Brasil.

Já entre as mulheres, o crescimento foi de 103% no mesmo período. Com isto, o gênero passa a representar cerca de 43% dos funcionários da Webmotors. “Para a Webmotors, ter uma equipe diversa não é apenas uma tendência, nem algo que começou agora; é um dos nossos valores. Por isso queremos continuar avançando nesses indicadores cada vez mais”, afirma Cibele Carvalho Diniz, diretora de Pessoas e Cultura da Webmotors.


SOS SUL – A Ford uniu esforços com a Cruz Vermelha e a Aldeias Infantis SOS para ajudar a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul com uma série de ações. Como parte da campanha SOS Rio Grande do Sul, a empresa fez uma doação de US$ 50 mil e está realizando o empréstimo de veículos para essas organizações, além de promover a arrecadação de água, alimentos, itens de higiene e roupas em parceria com colaboradores e sua rede de concessionárias.

A rede de concessionárias da Ford também está mobilizada, com as unidades em São Paulo, Rio Grande do Norte e Alagoas – além das lojas de Salvador/BA e Belo Horizonte/MG – servindo de ponto de coleta das arrecadações da Cruz Vermelha. Os colaboradores da Ford em São Paulo e na Bahia estão atuando como voluntários para ajudar no recebimento, triagem, armazenamento e transporte de doações.


PODCAST – Como é essa questão do ESG na construção? É, de fato, real? Milton Bigucci Jr. garante que sim. Assista ao podcast “POD+ Empresas”, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=1ZdIk5rV4cg


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Sol e chuva, a previsão dos automóveis

Divulgação                Rio Grande do Sul produz 9% do total nacional

Nelson Tucci

A produção de veículos fechou o quarto bimestre do ano com resultado 6,3% maior que igual período do ano passado. A dúvida agora é como será o próximo mês, uma vez que as chuvas que castigam o Rio Grande do Sul influenciarão o quadro geral. O estado gaúcho produz 9% do total nacional e a isto acrescente-se todos os veículos condenados, depois da catástrofe que atinge 85% dos municípios. Não estranhe, portanto, se faltar carro no mercado daqui até o meio do ano. 

Entre janeiro e abril, os modelos leves tiveram aumento de 4,8%, com 709,8 mil unidades produzidas. No caso de caminhões, o aumento foi de 29%, comparando-se com o primeiro quadrimestre de 2023. Os ônibus também estiveram fortes, com alta de 65% no período. Com tudo isto positivo, o emprego também aumentou: de 99,9 mil para 102 mil empregados, no país.

“Vivemos uma questão a respeito da logística. As rotas do Sul do país são extremamente importantes para o setor automotivo", disse Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, em coletiva à imprensa. Segundo prefeitos locais, o Rio Grande do Sul só deverá ter a vida normalizada em 60 dias. Até lá muitos ajustes, em todos os setores, deverão ocorrer.


IMPORTADOS – As 10 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) tiveram em abril último um aumento nas vendas de 8,4%. Comparado a abril do ano passado, o aumento é de 326,4%: 9.172 unidades contra 2.151 veículos.

Já no acumulado do primeiro quadrimestre (importados mais as unidades aqui produzidas), a Abeifa soma 30.062 unidades, ou 234,1% mais em relação aos primeiros quatro meses de 2023, quando foram emplacadas 8.997 unidades.


AMARELO – Indústrias independentes de autopeças contribuem para a segurança preventiva do trânsito com disponibilidade geográfica de componentes, preços competitivos e oferta de itens para veículos antigos, reitera a Associação Nacional dos Fabricantes, Exportadores, Importadores, Comercializadores, Distribuidores e Representantes de Autopeças Destinadas ao Mercado de Reposição (Anfape).

Por isso a entidade apoia a 11ª edição do Movimento Maio Amarelo, lançada pelo Ministério dos Transportes, com o lema “Paz no trânsito começa por você”. Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização social para evidenciar a importância da redução de acidentes e mortes no trânsito, garantindo mais segurança e harmonia na mobilidade com a adoção de medidas educativas e seguras no trânsito, através dos conceitos de direção defensiva. O diretor presidente da Anfape, Renato Ayres Fonseca, diz: “Se a conservação da frota circulante fosse depender exclusivamente do componente original, causaria muito mais acidentes e suas consequências”.


Divulgação  Kia EV9: modelo conquistou o Red Dot: Design de Produto 2024

PRÊMIO – O Kia EV9 foi eleito o “Melhor dos Melhores” na categoria Carros e Motos do prêmio Red Dot: Design de Produto 2024. A competição global de design reconheceu a contribuição que a Kia, enquanto marca, e o EV9 em particular, ofereceu para estabelecer padrões excepcionais de inovação em design.

O prêmio Red Dot Best of the Best, atribuído apenas aos designs mais pioneiros, valida ainda mais o sucesso da equipe de design da Kia na criação do EV9, o primeiro SUV elétrico topo de linha da marca.


PODCAST – Espiritualidade tem a ver com o ambiente corporativo?

A especialista Mirian Cumino garante que sim. E explica, no podcast desta semana “POD+ Empresas”, apresentado por este colunista. Confira: https://youtu.be/vVlHnqg-nbM


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Maio Amarelo prega paz no trânsito

Divulgação            Ações nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas

Nelson Tucci

Tradicional campanha para a redução de acidentes e construção de um trânsito mais seguro, o Maio Amarelo chega em 2024 apostando na conscientização dos motoristas, com o lema “A paz no trânsito começa por você”. A concessionária SPMar entrou na campanha e preparou uma série de ações nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, visando reforçar aos usuários o valor das atitudes responsáveis para construir um trânsito melhor.

“Queremos impactar as pessoas de forma prática, para que percebam a importância da direção segura e do respeito às leis de trânsito, independente do meio de transporte que utilizem, seja uma bicicleta, uma moto, um carro ou um caminhão”, alerta Andrew Aquino, gerente de tráfego da SPMar.

Com a intenção de ampliar o alcance das mensagens, esse ano a SPMar prepara ações dentro e fora da rodovia. O destaque na rodovia fica por conta dos simuladores que ajudam ciclistas e motoristas a perceberem os perigos da estrada. Com a ação Ciclista #Seja Visto, os apaixonados por duas rodas são convidados a assumirem o papel de motorista para vivenciarem a situação de como é encontrar um ciclista sem refletivo circulando numa estrada.


ÁLCOOL – Já o Simulador de Embriaguez coloca os participantes em uma experiência de guiar um automóvel sob o efeito de álcool. Ambas ações contribuem para percepções práticas de perigo e ajudam a conscientizar motoristas e ciclistas da importância de seguir às leis de trânsito.

A programação ainda incluirá ação de saúde com caminhoneiros. As iniciativas contam com apoio da Policia Militar Rodoviária (PMRv) e da Artesp.


Divulgação         Equipamento desenvolvido pela UFRGS

ENCHENTE – Em resposta às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o sistema de monitoramento de nível da água operado pela Portos RS oferece suporte para o enfrentamento da crise. O equipamento, único que permanece operacional durante as enchentes, está instalado próximo ao pórtico central do Cais Mauá, e é essencial para monitorar o aumento dos níveis da água no Lago Guaíba e delta do Rio Jacuí.

Desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e outros parceiros, o sistema utiliza a tecnologia avançada de Refletometria GNSS e está integrado ao Programa de Gestão Ambiental do Porto de Porto Alegre, executado pela universidade federal, em parceria com a diretoria de Meio Ambiente da Portos RS. Esta técnica emprega ondas de sinais de satélites GPS que refletem na água para realizar medições precisas a uma distância segura. Além de prevenir danos pelo contato direto com a água, a medição remota protege o equipamento de potenciais furtos ou vandalismos.

O monitoramento contínuo e em tempo real é possível graças à alimentação autônoma do sistema por energia solar e à transmissão de dados on-line, permitindo que as atualizações sejam acessadas imediatamente através de uma dashboard. As medições podem ser visualizadas através da internet em https://bit.ly/dashboard-tidesat


ÔNIX – A fim de ajustar a produção à demanda, a GM concedeu day off aos dois turnos da unidade de Gravataí/RS, informou o Sindicato dos Metalúrgicos local.

A previsão de retorno é para esta terça próxima, dia 7. A situação das chuvas preocupa todo o estado gaúcho, mas neste caso a medida já tinha sido tomada e não há relação.


LIDERANÇA – A Fiat encerrou o primeiro quadrimestre do ano comemorando. É que a marca detém a liderança no mercado brasileiro, tanto no acumulado do ano como também repetiu a performance no encerramento do mês de abril. Neste último mês, a marca obteve 20,2% de market share e 42.09 6 emplacamentos, um crescimento de 15,9% no volume de vendas comparado a março.


Divulgação       Modelos do começo do século passado estarão expostos

ANTIGOS – A 9ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindóia 2024 já tem data confirmada: ocorrerá entre 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público.

O evento tem espaço de quase 70 mil m², com praça de alimentação completa para atender ao público, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações.

São esperados pelo menos 1.000 carros para exposição e um público de mais de 500 mil visitantes. Esta edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. Também faz parte da programação a realização do 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.


DESEMPENHO – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgará resultados do primeiro quadrimestre do ano, no dia 8 próximo.


PODCAST – Sérgio Walseinboim é um empreendedor, que orienta algumas pessoas em fase de transição de carreira. Engenheiro, trabalhou na indústria de óleo e gás e, hoje, foca sua atividade em uma padaria cheia de estilo, com cardápio bem enxuto. Nessa mesma linha, já pensa em abrir um restaurante. Ele é o entrevistado da semana no POD+ Empresas, podcast apresentado por este colunista, voltado às PMEs e cases interessantes. Confira em www.youtube.com/watch?v=7Owf04zz8Vc


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br