segunda-feira, 20 de maio de 2024

Volvo e Daimler aceleram no digital

Divulgação   Proposta desta união é desenvolver uma plataforma de veículos

Nelson Tucci

O mundo digital invadiu o setor de pesados. Já não era sem tempo... E a última novidade é o anúncio da joint venture (50/50) entre Volvo Group e Daimler Truck, dois gigantes no setor. A proposta desta união é desenvolver uma plataforma de veículos, definida por software, que prevê tanto o software quanto o hardware necessários para se criar um sistema operacional voltado a caminhões. Os dois grupos, que já trabalham juntos, formaram anteriormente joint venture para produzir trem de força de célula de combustível.

A nova empresa resultante deste acordo terá sede em Gotemburgo, Suécia, e buscará criar um padrão para sistemas operacionais de caminhões, disponibilizando a plataforma a outros fabricantes de equipamentos originais (OEMs) também.

“No contexto dos pesados investimentos em tecnologias de propulsão neutras em CO2, a cooperação no desenvolvimento de tecnologia digital tornou-se ainda mais vital para melhor cumprir os objetivos de desenvolvimento e as expectativas dos clientes num prazo viável”, explicam as empresas em nota divulgada à imprensa.


FÉRIAS – A Volkswagen apela para a China a fim de importar componentes para abastecer as fábricas no Brasil, após o desastre ocorrido no Rio Grande do Sul. A montadora alemã, que trabalha no Brasil desde a década de 1950, espera receber peças dos Estados Unidos, Alemanha, México e da China, emergencialmente, comentou Alexander Seitz, presidente da VW para a América do Sul.

“A situação não é fácil. Estamos buscando alternativas no mundo inteiro para não parar de produzir. Na semana passada estive na China e, nesta semana, nos Estados Unidos”, observou o executivo, acrescentando: “Tenho 36 anos no setor automotivo e, por isso, muitos contatos. A nossa proposta é fazer um pedido firme com alguns fornecedores com volume e período definidos”.

As três fábricas que operam no estado de São Paulo têm estoque somente até o dia 20, esta segunda-feira. Por isso foi protocolado aviso de férias coletivas de 10 a 11 dias junto ao Sindicato dos Metalúrgicos.


ESG – A Webmotors, ecossistema automotivo brasileiro e portal de negócios para o segmento, anuncia o avanço da empresa nos indicadores de diversidade relacionados a pessoas pretas e pardas e a mulheres. A companhia é focada em pessoas e na estratégia pautada pelo modelo ESG (Ambiental, Social e Governança).

Levantamento da Webmotors aponta que, de 2021 a 2023, o número de pessoas pretas e pardas saltou 137% na empresa. Esse grupo representa hoje 40% do total de colaboradores do marketplace no Brasil.

Já entre as mulheres, o crescimento foi de 103% no mesmo período. Com isto, o gênero passa a representar cerca de 43% dos funcionários da Webmotors. “Para a Webmotors, ter uma equipe diversa não é apenas uma tendência, nem algo que começou agora; é um dos nossos valores. Por isso queremos continuar avançando nesses indicadores cada vez mais”, afirma Cibele Carvalho Diniz, diretora de Pessoas e Cultura da Webmotors.


SOS SUL – A Ford uniu esforços com a Cruz Vermelha e a Aldeias Infantis SOS para ajudar a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul com uma série de ações. Como parte da campanha SOS Rio Grande do Sul, a empresa fez uma doação de US$ 50 mil e está realizando o empréstimo de veículos para essas organizações, além de promover a arrecadação de água, alimentos, itens de higiene e roupas em parceria com colaboradores e sua rede de concessionárias.

A rede de concessionárias da Ford também está mobilizada, com as unidades em São Paulo, Rio Grande do Norte e Alagoas – além das lojas de Salvador/BA e Belo Horizonte/MG – servindo de ponto de coleta das arrecadações da Cruz Vermelha. Os colaboradores da Ford em São Paulo e na Bahia estão atuando como voluntários para ajudar no recebimento, triagem, armazenamento e transporte de doações.


PODCAST – Como é essa questão do ESG na construção? É, de fato, real? Milton Bigucci Jr. garante que sim. Assista ao podcast “POD+ Empresas”, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=1ZdIk5rV4cg


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário