segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Fiat lidera no Brasil

Divulgação               Aumento de 12% nas vendas globais em 2023

Nelson Tucci

Com dados agora consolidados, a Fiat anuncia o aumento de suas vendas globais em 12% no ano de 2023. São 1,35 milhão de unidades comercializadas em todo o mundo e, com isto, confirma ser a marca do grupo Stellantis líder em volume de vendas.

A marca é a campeã em quatro países. No Brasil tem market share de 21,8%; enquanto na Itália são 12,8%; na Turquia 15,7%; e nada menos que 78,6% na Argélia com diferentes modelos no topo.

“No último ano, crescemos globalmente, consolidando a nossa posição como player global e, pelo terceiro ano consecutivo, a Fiat provou ser a marca número um da Stellantis em volume, com crescimento global de 12% em relação ao ano anterior”, comemora Olivier François, CEO da Fiat e CMO global da Stellantis, ao acrescentar: “Na América do Sul, a Fiat confirmou sua liderança com 14,5% de participação de mercado, juntamente com a liderança no Brasil”.


PREÇOS – A Citroën divulgou os preços do Novo SUV Citroën C3 Aircross de sete lugares. O modelo apresenta três versões e tem preço a partir de R$ 117.990 na modalidade venda on-line.

O Novo Citroën Aircross está disponível nas versões Feel, Feel Pack e Shine, equipadas com o motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio CVT de sete marchas. O primeiro e único B-SUV nacional para até sete pessoas também agrega lista de equipamentos de série, além da opção de acessórios Mopar (motors parts, como alongador de carrocerias etc.).


INVESTIMENTOS – A coreana Hyundai investirá US$ 1,1 bilhão no Brasil, até 2032. A informação é do CEO global da companhia, Euisun Chung, que na quinta-feira, 22, esteve em evento na capital federal, do qual participaram o presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin.

De acordo com comunicado do Planalto, o aporte tem como objetivo financiar o desenvolvimento de novas tecnologias, em particular a de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde, em consonância com o programa de Mobilidade Verde (Mover).

A montadora, que mantém produção em Piracicaba/SP, disse (estranhamente...) que não comentaria os investimentos e que a informação estaria restrita à nota distribuída pelo governo.


Divulgação                         Cor tem relevância para o consumidor

CORES – GM traz novidades em cores, somando agora 18 tonalidades. Acreditando que a cor de um automóvel tem relevância para o consumidor, a marca Chevrolet criou um time de especialistas responsáveis por identificar tendências e ajudar a desenvolver novas soluções de pigmentação.

Assim, a marca está lançando quatro opções inéditas para a linha 2025. O Azul Boreal é uma dessas e estreará com o Novo Spin até o fim de março e será disponibilizado simultaneamente para o Tracker e a Montana.

“Todo lançamento da Chevrolet costuma trazer sempre uma cor distinta, capaz de evidenciar o caráter do veículo, ressaltar os elementos do design e marcar o momento. São aproximadamente três anos trabalhando para definir a paleta de cores ideal para um modelo, pois a preferência do consumidor está sempre mudando de direção. A moda, a arte e a arquitetura, tudo acaba influenciando”, explica Alexandre Ameri, gerente de design da GM América do Sul.


BRANCOS – Segundo levantamento feito pela Chevrolet, os automóveis estarão mais coloridos a partir de 2025. O azul, o vermelho e o verde representam atualmente 14% das vendas da linha Chevrolet no Brasil, 3% a mais do que em 2019. O modelo de alto volume que tem puxado este fenômeno no portfólio da marca é a atual geração do Onix – tanto o hatch como o sedã.

A cor preferida do cliente Chevrolet, no entanto, continua sendo a branca, assim como a maioria dos consumidores ao redor do mundo. Cerca de um terço dos veículos novos da marca emplacado no Brasil no último ano foram brancos (35%), seguido pelos carros pratas (25%), pretos (13%) e cinzas (13%).


Divulgação           Kia Bongo K2500: melhorias impulsionaram vendas

CARGA – O feioso mas eficiente Kia Bongo K2500 conquistou o Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024, na categoria “Camioneta de Carga do Ano”. A honraria é conferida pela publicação multiplataforma Frota & Cia. Com a marca de 2.456 unidades emplacadas no ano de 2023, o utilitário respondeu por 25,2% de market share, o maior entre seus concorrentes.

“Para a Kia é uma grande honra receber o Prêmio Lótus pela liderança de vendas do Bongo K2500 em sua categoria, pois demonstra a enorme confiança que os clientes, sejam transportadores autônomos, frotistas ou empreendedores, têm depositado na marca Kia ao escolher o Bongo K2500 como seu parceiro de trabalho”, comemora José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

Em 2023, o utilitário recebeu melhorias, como a tração 4×4, além da atualização do conjunto de força para atendimento do Proconve L7 / L8 e até o aumento na altura do solo. “O conjunto de novidades caiu no gosto do público ao ampliar ainda mais a versatilidade de aplicações do veículo”, completa o empresário.


JATOS – De acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA), as aeronaves Phenom 300, líderes do setor, são os jatos leves mais vendidos no mundo nos últimos 12 anos, além de o modelo da Embraer conquistar o posto de bimotores a jato mais vendidos pelo quarto ano consecutivo.

O Phenom 300 é a série de jatos executivos de maior sucesso da última década, tendo acumulado 730 entregas em todo o mundo, com operadores em 40 países. “A série do Phenom 300 continua a demonstrar o compromisso da Embraer em oferecer a melhor experiência em aviação executiva”, afiança Michael Amalfitano, CEO da Embraer Aviação Executiva.


BIODIESEL – A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio) realizaram levantamento técnico revelando que para a utilização do B20 será necessária uma demanda de 13,2 bilhões de litros de biodiesel (89,8% da capacidade atual disponível).

Os números estão abertos na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e confirmam a atual capacidade de produzir 14,7 bilhões de litros e uma elevada ociosidade (cerca de 49%). A indústria nacional do biodiesel tem condições para atender a mistura de biodiesel adicionado ao diesel comercial de até 20% (B20).

Em abril de 2023 o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) determinou a elevação do teor de biodiesel de 10% (B10) para 12% (B12) e a partir de março próximo a mistura será de 14% (e atingindo 15% em 2025). Cabe destacar ainda que o PL do Combustível do Futuro deverá ser votado na Câmara dos deputados proximamente, criando um novo teto da mistura, entre 20% e 25%.

“Considerando que o óleo de soja é a principal matéria-prima para a fabricação do biodiesel – respondendo por cerca de 70% –, o setor projeta uma produção de 10,9 milhões de toneladas em 2024, das quais 5 milhões serão destinadas à fabricação do biocombustível. No caso de B20, a demanda pelo óleo de soja está estimada em 8,7 milhões de toneladas”, destaca Daniel Amaral, diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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