Nelson Tucci
Com dados agora consolidados, a Fiat anuncia o aumento de
suas vendas globais em 12% no ano de 2023. São 1,35 milhão de unidades
comercializadas em todo o mundo e, com isto, confirma ser a marca do grupo
Stellantis líder em volume de vendas.
A marca é a campeã em quatro países. No Brasil tem market
share de 21,8%; enquanto na Itália são 12,8%; na Turquia 15,7%; e nada menos
que 78,6% na Argélia com diferentes modelos no topo.
“No último ano, crescemos globalmente, consolidando a nossa
posição como player global e, pelo terceiro ano consecutivo, a Fiat provou ser
a marca número um da Stellantis em volume, com crescimento global de 12% em
relação ao ano anterior”, comemora Olivier François, CEO da Fiat e CMO global
da Stellantis, ao acrescentar: “Na América do Sul, a Fiat confirmou sua
liderança com 14,5% de participação de mercado, juntamente com a liderança no
Brasil”.
PREÇOS – A Citroën divulgou os preços do Novo SUV Citroën C3 Aircross de sete lugares. O modelo apresenta três versões e tem preço a partir de R$ 117.990 na modalidade venda on-line.
O Novo Citroën Aircross está disponível nas versões Feel,
Feel Pack e Shine, equipadas com o motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio CVT
de sete marchas. O primeiro e único B-SUV nacional para até sete pessoas também
agrega lista de equipamentos de série, além da opção de acessórios Mopar
(motors parts, como alongador de carrocerias etc.).
INVESTIMENTOS – A coreana Hyundai investirá US$ 1,1 bilhão no Brasil, até 2032. A informação é do CEO global da companhia, Euisun Chung, que na quinta-feira, 22, esteve em evento na capital federal, do qual participaram o presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin.
De acordo com comunicado do Planalto, o aporte tem como
objetivo financiar o desenvolvimento de novas tecnologias, em particular a de
carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde, em consonância com o
programa de Mobilidade Verde (Mover).
A montadora, que mantém produção em Piracicaba/SP, disse
(estranhamente...) que não comentaria os investimentos e que a informação
estaria restrita à nota distribuída pelo governo.
CORES – GM traz novidades em cores,
somando agora 18 tonalidades. Acreditando que a cor de um automóvel tem
relevância para o consumidor, a marca Chevrolet criou um time de especialistas
responsáveis por identificar tendências e ajudar a desenvolver novas soluções
de pigmentação.
Assim, a marca está lançando quatro opções inéditas para a
linha 2025. O Azul Boreal é uma dessas e estreará com o Novo Spin até o fim de
março e será disponibilizado simultaneamente para o Tracker e a Montana.
“Todo lançamento da Chevrolet costuma trazer sempre uma cor
distinta, capaz de evidenciar o caráter do veículo, ressaltar os elementos do
design e marcar o momento. São aproximadamente três anos trabalhando para
definir a paleta de cores ideal para um modelo, pois a preferência do
consumidor está sempre mudando de direção. A moda, a arte e a arquitetura, tudo
acaba influenciando”, explica Alexandre Ameri, gerente de design da GM América
do Sul.
BRANCOS – Segundo levantamento feito pela Chevrolet, os automóveis estarão mais coloridos a partir de 2025. O azul, o vermelho e o verde representam atualmente 14% das vendas da linha Chevrolet no Brasil, 3% a mais do que em 2019. O modelo de alto volume que tem puxado este fenômeno no portfólio da marca é a atual geração do Onix – tanto o hatch como o sedã.
A cor preferida do cliente Chevrolet, no entanto, continua
sendo a branca, assim como a maioria dos consumidores ao redor do mundo. Cerca
de um terço dos veículos novos da marca emplacado no Brasil no último ano foram
brancos (35%), seguido pelos carros pratas (25%), pretos (13%) e cinzas (13%).
CARGA – O feioso mas eficiente Kia Bongo
K2500 conquistou o Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024, na categoria “Camioneta
de Carga do Ano”. A honraria é conferida pela publicação multiplataforma Frota &
Cia. Com a marca de 2.456 unidades emplacadas no ano de 2023, o utilitário
respondeu por 25,2% de market share, o maior entre seus concorrentes.
“Para a Kia é uma grande honra receber o Prêmio Lótus pela
liderança de vendas do Bongo K2500 em sua categoria, pois demonstra a enorme
confiança que os clientes, sejam transportadores autônomos, frotistas ou
empreendedores, têm depositado na marca Kia ao escolher o Bongo K2500 como seu
parceiro de trabalho”, comemora José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Em 2023, o utilitário recebeu melhorias, como a tração 4×4,
além da atualização do conjunto de força para atendimento do Proconve L7 / L8 e
até o aumento na altura do solo. “O conjunto de novidades caiu no gosto do
público ao ampliar ainda mais a versatilidade de aplicações do veículo”,
completa o empresário.
JATOS – De acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA), as aeronaves Phenom 300, líderes do setor, são os jatos leves mais vendidos no mundo nos últimos 12 anos, além de o modelo da Embraer conquistar o posto de bimotores a jato mais vendidos pelo quarto ano consecutivo.
O Phenom 300 é a série de jatos executivos de maior sucesso
da última década, tendo acumulado 730 entregas em todo o mundo, com operadores
em 40 países. “A série do Phenom 300 continua a demonstrar o compromisso da
Embraer em oferecer a melhor experiência em aviação executiva”, afiança Michael
Amalfitano, CEO da Embraer Aviação Executiva.
BIODIESEL – A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio) realizaram levantamento técnico revelando que para a utilização do B20 será necessária uma demanda de 13,2 bilhões de litros de biodiesel (89,8% da capacidade atual disponível).
Os números estão abertos na Agência Nacional do Petróleo, Gás
Natural e Biocombustíveis e confirmam a atual capacidade de produzir 14,7
bilhões de litros e uma elevada ociosidade (cerca de 49%). A indústria nacional
do biodiesel tem condições para atender a mistura de biodiesel adicionado ao
diesel comercial de até 20% (B20).
Em abril de 2023 o Conselho Nacional de Política Energética
(CNPE) determinou a elevação do teor de biodiesel de 10% (B10) para 12% (B12) e
a partir de março próximo a mistura será de 14% (e atingindo 15% em 2025). Cabe
destacar ainda que o PL do Combustível do Futuro deverá ser votado na Câmara
dos deputados proximamente, criando um novo teto da mistura, entre 20% e 25%.
“Considerando que o óleo de soja é a principal matéria-prima
para a fabricação do biodiesel – respondendo por cerca de 70% –, o setor
projeta uma produção de 10,9 milhões de toneladas em 2024, das quais 5 milhões
serão destinadas à fabricação do biocombustível. No caso de B20, a demanda pelo
óleo de soja está estimada em 8,7 milhões de toneladas”, destaca Daniel Amaral,
diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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