Nelson Tucci
O
feriadão prolongado da Proclamação da República promete movimentar as estradas
entre os dias 11 e 15 de novembro. Para garantir a segurança de todos, a SPMar
prepara uma operação especial nos trechos Sul e Leste
do Rodoanel Mario Covas.
Segundo
a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), mais de 4 milhões
deverão seguir para o litoral e interior. Somente para o litoral Sul são
esperados em torno de 722 mil veículos na rodovia, sendo 500 mil pelo trecho
Sul e outros 222 mil pelo trecho Leste. “Nosso objetivo é garantir mais um
feriado seguro para os usuários. Por isso, reforçaremos as sinalizações e
mensagens de atenção por toda a extensão dos trechos, além de ampliar a equipe
de apoio na rodovia”, explicou Fausto Cabral, gerente de operações da SPMar.
A
operação feriado contará com 20 viaturas, entre elas: cinco ambulâncias, sete
guinchos, cinco veículos de inspeção, um de supervisão de tráfego, um caminhão
de combate ao incêndio, um carro de resgate de animais. Nos horários de pico, a
concessionária reforçará a equipe operacional do Centro de Controle
Operacional, além de aumentar o número de guinchos leves e viaturas de inspeção
de tráfego.
AZUL – No mês de conscientização da saúde masculina, a concessionária SPMar promove ações diárias nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, de apoio ao Novembro Azul, inclusive no feriado.
Os
Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) exibirão mensagens reforçando a
importância do exame preventivo “Homem, cuide da saúde / Faça exame de próstata”.
O
motorista que necessitar de qualquer apoio emergencial tem à disposição uma
equipe preparada para atendê-lo 24 horas por dia. Em caso de dúvida ou de
atendimento na via, o usuário pode entrar em contato com a SPMar pelo 0800 774
88 77 ou por meio dos 192 telefones de emergências situados a cada quilometro
da rodovia. Estes serviços são gratuitos e com funcionamento ininterrupto.
REFORÇO – A Artesp e as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias reforçam a campanha “Novembro Azul”, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de próstata. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), as concessionárias exibirão nos painéis eletrônicos (PMVs) distribuídos ao longo dos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas a mensagem:
“Homem, cuide da sua saúde.
Faça
exame de próstata”
Segundo
dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados cerca de 65.840
novos casos da doença para 2022. A prevenção precoce é de extrema importância,
afinal, as possibilidades de cura aumentam quando o câncer é descoberto no
início.
MARCA
–
A Hyundai Motor Company anunciou que seu valor global de marca, segundo a
consultoria Interbrand, aumentou 14% em comparação ao último ano, atingindo US$
17,3 bilhões em 2022. Este valor a coloca em 35º lugar, pelo segundo ano
consecutivo, e confirma seu oitavo ano seguido entre as 40 principais marcas
globais. “Isso representa o crescimento mais rápido entre todas as montadoras
de automóveis de grande volume, excluindo as de luxo/premium”, diz a empresa.
Os
principais fatores na avaliação da Hyundai Motor pela Interbrand incluem o foco
estratégico em veículos elétricos (EVs), a expansão da visão de mobilidade
futura em metamobilidade e a gestão ESG proativa – ações mais claramente
conectadas com a viabilidade e competitividade dos negócios da empresa para o
futuro em comparação com outras marcas automotivas frente à grande mudança de
paradigma que ocorre na indústria – completa a Hyndai, em nota distribuída.
SELO – A Hyundai Motor Brasil foi certificada, pelo quarto ano consecutivo, com o grau máximo do Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e implementada no Brasil a partir de 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
O
“Selo Ouro” é concedido após uma empresa demonstrar o atendimento de todos os
critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões. A
certificação é referente aos inventários de emissões do ano base de 2021. A
edição teve recorde de participações, com 305 empresas participantes e 182
classificadas com o Selo Ouro, sendo apenas três montadoras de automóveis.
FEIRA
–
Personagens fundamentais no segmento de transporte por oferecerem produtos
customizados para cada tipo de carga, os implementadores sempre são uma atração
à parte na Fenatran, maior feira de transporte e logística da América Latina,
encerrada na última sexta,11, no São Paulo Expo, com a participação de mais de
500 marcas deste setor.
Em
2022, por volta de 50 empresas associadas à Associação Nacional dos Fabricantes
de Implementos Rodoviários marcaram presença na feira, em uma das participações
mais expressivas dos últimos tempos. “Nunca tivemos tantos participantes”,
comentou o presidente da associação, José Carlos Spricigo: “Isso é um
indicativo claro das expectativas que o evento vinha gerando entre os
empresários, que aguardavam ansiosos os lançamentos e as oportunidades de
negócio que acontecem nos cinco dias de evento”.
Segundo
Spricigo, em outubro foram emplacados 11.906 produtos e no acumulado do ano
128.940 unidades, um pouco abaixo do ano anterior, quando registrou o
emplacamento de 134.241. “A expectativa é que os negócios realizados na Fenatran
refletirão no desempenho do segmento, revertendo essa pequena queda que se
apresenta no momento. O momento de compra na feira é muito propício, porque as
vendas de implementos estão associadas às de caminhões. Vale lembrar que cada
caminhão comercializado implica em 1,4 implemento vendido”.
PRODUÇÃO – A produção de autoveículos cresceu 2,6% em outubro último, mas está abaixo da média histórica para o período. O fato é que com a volta de algumas fábricas que estavam paradas, outubro teve 177,9 mil unidades produzidas, sendo 2,6% a mais que o mês anterior (setembro).
Quando
se compara outubro de 22 contra outubro de 21, a queda é de 24,8%. “As
limitações de componentes eletrônicos fizeram com que este outubro fosse o pior
dos últimos cinco anos”, justifica a Associação Nacional dos Fabricantes de
Autoveículos (Anfavea).
“Os
esforços das áreas de Compras, Logística e Manufatura das montadoras merecem
todos os elogios, mas infelizmente a demanda reprimida, somada ao tradicional
aquecimento de fim de ano, poderá não ser atendida pela oferta”, afirmou o
presidente da associação, Luiz Carlos Moraes. As vendas ao mercado interno e os
estoques reduzidos refletem com precisão o que ocorre na produção, revelando
que tudo o que é produzido é rapidamente repassado aos clientes.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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