segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Motor a combustão resiste...

Divulgação  Contagem para a descontinuidade desses papa-dinossauros já começou

Nelson Tucci

Em um raciocínio simplista, os motores a combustão já poderiam estar aposentados, mas, por motivos nem sempre revelados, ainda resistem aos avanços da tecnologia e, sobretudo, à necessidade de contribuir com a descarbonização do planeta. Apesar da sobrevida, a contagem para a descontinuidade desses papa-dinossauros já começou.

Joseph Robinette Biden Jr., o Joe, atual presidente dos EUA, é nascido na Pensilvânia, não no Texas. Só isto já pode significar algo mais palpável em relação ao futuro do planeta do ponto de vista ambiental. Um dos primeiros atos que assinou foi reconduzir o seu país ao Acordo de Paris. E depois de afirmar que pretende zerar as emissões de gases do efeito estuda até 2050, assinou decreto induzindo a que pelo menos 50% dos veículos produzidos, até 2030, saiam com motor elétrico das fábricas. A decisão tem a concordância das montadoras instaladas por lá.

Já a rede CNN de televisão informou que estudos da consultoria EY apontam para o seguinte quadro em 2045: apenas 1% de todos os veículos comercializados no mundo terão motor a combustão. A virada ocorrerá em 2033, com os elétricos já sendo majoritários nas vendas. A Europa talvez alcance um pouco antes essa tendência.


RECUO – Em live com os jornalistas da imprensa especializada na sexta-feira última, o presidente da Anfavea (associação das montadoras) afirmou que pelo segundo mês consecutivo a produção de autoveículos recuou no Brasil, referindo-lhe a julho. Segundo o representante da indústria automotiva, Luiz Carlos Moraes, a queda pode ser creditada às paralisações de algumas unidades em função da falta de semicondutores.

Em julho, a produção total foi de 163,6 mil unidades, 2% a menos do que no mês de junho e 4,2% abaixo de julho de 2020. O desempenho é considerado o pior para um mês de julho desde 2003. Ainda de acordo com a Anfavea, existe maior demanda interna e externa por veículos, “mas infelizmente a falta de semicondutores e outros insumos tem impedido a indústria de produzir tudo o que vem sendo demandado, apesar dos esforços logísticos empenhados pelas empresas", acentuou Moraes, finalizando: "Os estoques de 85 mil unidades nas fábricas e nas concessionárias são os menores das últimas duas décadas, o que comprova a gravidade da situação".

Com demanda reprimida, os preços sobem, diz a “lei do mercado”. Feitas as contas, nesses últimos meses de pandemia, o preço dos veículos leves (carros e camionetas) subiu, em média, 8,3%.


Divulgação   Modelo 100% elétrico: 8ª geração zero emissão da JAC Motors

ESTREIA – Prometendo autonomia de 420 km, estreia no mercado brasileiro o JAC E-JS4. Do novo segmento médio/grande, o SUV da JAC aposta firmemente no trinômio design contemporâneo, alta tecnologia e custo/benefício. 

“Este é um produto muito moderno, com um design insinuante, traz recursos tecnológicos high-end, e é vendido por um valor extremamente agressivo. Para se ter uma ideia, o SUV 100% elétrico de seu porte mais acessível do país custa mais de R$ 420 mil, ou seja, R$ 170 mil a mais do que o E-JS4. Estamos entusiasmados com o potencial de vendas desse modelo”, define Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Capaz de rodar 420 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 km, o E-JS4 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos fabricados até aqui. Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,60 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 7,80 a cada 100 km (equivalente a 1,3 litro de gasolina por 100 km).

“Encher o tanque” por esse valor e rodar 420 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado seis vezes menor do que um modelo com motor térmico”, destaca a JAC Motors.


Divulgação                 Corolla Cross Special Edition custa quase R$ 200 mil

SPECIAL – Com mais de 10 mil unidades vendidas no mercado brasileiro desde o lançamento, em março último, a Toyota do Brasil celebra o sucesso de seu mais novo SUV com edição limitada da versão Special Edition do Corolla Cross. O modelo pode ser encontrado nas concessionárias Toyota com preço sugerido de R$ 192.690.

Baseado na versão topo de linha, XRX Hybrid, o SUV da marca traz equipamentos exclusivos como carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas. A edição especial do SUV incorpora ainda uma lista de itens visando o conforto, conveniência e segurança do proprietário.

O modelo vem equipado com computador de bordo, carregando tela TFT de 4,2” de alta resolução, sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, bluetooth e conexão para smartphones e tablets compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay.


Divulgação               Luxo e tecnologia no modelo, que atinge 283 km/h

ROVER – A Range Rover, linha de maior sofisticação da Land Rover no país, adiciona ao mercado brasileiro a nova versão exclusiva SVR Carbon Edition, com unidades limitadas. Produzida na Inglaterra pela unidade Special Vehicles Operation (SVO), reúne “o que há de mais avançado em termos de luxo, tecnologia embarcada e motorização de alta performance”, destaca a montadora. A pré-venda já foi iniciada e estará disponível apenas em concessionárias da marca para vender os produtos SVO da Land Rover no país.

Seu motor é um V8 de 575 cv com potência bruta e visceral. Desenvolvido com a tecnologia de carroceria monobloco 100% de alumínio da Land Rover, foi construído sobre uma estrutura robusta, porém de arquitetura leve. O veículo alcança de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, tendo sua velocidade máxima em 283 km/h.


Divulgação                                       Perua ou SUV?: 4ª geração da Carnival

KIA – A Kia Motors do Brasil confirma a chegada da 4ª geração da Carnival, com lançamento oficial à imprensa e início de comercialização prevista para a última semana deste mês. Inspirada em SUVs, o modelo inaugura um novo patamar para a marca em termos de conectividade, tecnologia embarcada e sistemas de segurança, anuncia a montadora coreana. Este GUV (Grand Utility Vehicle) estará disponível no mercado brasileiro em versão única, com motor MPi V6 à gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cv e 332 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, ao preço de R$ 479.990.

Os recursos de conectividade e de tecnologia embarcada destacam a 4ª geração da Carnival, com uma gama de equipamentos high-tech projetados para tornar a vida com o veículo o mais fácil e conveniente possível. O centro de conectividade do carro é o display digital duplo, acionando o novo painel de instrumentos digitais de 12,3” e o sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque também de 12.3” sob uma única peça de vidro.


Divulgação                            O mais vendido na categoria premium

EQUINOX – A Chevrolet prepara quatro lançamentos de setembro até o fim do ano. As novidades estão sendo anunciadas uma a uma desde a semana passada. Depois de confirmar a chegada do Novo Bolt EV, agora é a vez do Novo Equinox.

O Equinox é o modelo mais vendido da Chevrolet no mundo e, no Brasil, na faixa premium. Destaca-se na categoria pelo maior porte, além do conteúdo tecnológico e dinâmico. "O Novo Equinox será lançado no último trimestre do ano, e a expectativa tem sido grande por parte dos clientes. O SUV médio da Chevrolet chegará ainda mais equipado e com personalidade inédita, em linha com uma característica muito singular do produto: a excelente dirigibilidade", diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing da GM América do Sul.


Divulgação     FIAT deu a volta por cima e tem 26,8% do mercado nacional

INJEÇÃO – A marca italiana, que oscilou nos últimos anos no mercado brasileiro, ganhou uma injeção de ânimo e reage bem após a fusão de operações com a francesa Peugeot. Em julho, pelo sétimo mês consecutivo, a Fiat fechou o mês na liderança do mercado nacional de automóveis e comerciais leves com 26,8% de participação (43.684 emplacamentos), sendo este o melhor resultado desde agosto de 2007.

Os destaques do mês ficaram com o hatcback Argo, carro mais vendido do país com 10.873 unidades (6,7% de market share), o melhor desempenho comercial desde o seu lançamento. A Nova Strada vem em seguida com 9.439 unidades (5,8% de participação), e o Mobi em 3ª lugar com 8.059 unidades emplacadas (4,9% de market share), atingindo seu recorde de vendas desde o seu lançamento, em 2016. A picape Toro foi o 5° veículo em vendas nacionais com 7.031 unidades (4,3% de participação), atingindo seu melhor mês também desde o lançamento.

Com isto, a Fiat amplia sua liderança no mercado brasileiro no acumulado do ano, chega a 267.457 mil unidades vendidas desde janeiro (com participação de mercado de 22,8%) e se consolida como a marca que mais cresceu no país: 8,3 pontos comparado ao mesmo período de 2020. Destaque mais uma vez para a Nova Strada, veículo mais vendido do Brasil em 2021, com 70.505 mil emplacamentos e 6% de participação nas vendas totais do semestre.


Divulgação                          Honda tem liderança folgada em scooter também

SCOOTER – No mês de julho, o segmento de scooters registrou um recorde histórico no volume de emplacamentos: foram 10.195 unidades. No ranking de marcas, a Honda Motos lidera as vendas, com a comercialização de 6.589 unidades, melhor resultado da série histórica, com participação de mercado de 64,6%.

Com um line up diversificado de scooters, que atende aos diversos perfis de clientes, a Honda possui modelos de entrada, como a Elite 125, que conta com design arrojado, tecnologia de freios CBS, painel digital e farol em LED. Pelo segundo mês consecutivo, o modelo lidera as vendas em sua categoria, ampliando a sua vantagem em relação à concorrência, com 61,2% de participação de mercado.

Scooter líder absoluta em vendas no país, a PCX é a opção completa para a mobilidade urbana, entregando um grande pacote de praticidade e funcionalidade de equipamentos, proporcionando uma pilotagem confortável e segura.


MERITOR – A unidade de aftermarket da Meritor tem bons motivos para comemorar os 65 anos da empresa no Brasil. Suas vendas estão em alta nos últimos cinco anos, movimento mantido inclusive em 2020 apesar das dificuldades com a pandemia da Covid-19 no país e no mundo. Os negócios da empresa no mercado de reposição cresceram mais de 160% entre 2015 e 2020. No comparativo de 2020 com 2019 houve expansão de 34% e no primeiro semestre deste ano o crescimento chega a 63%, conforme revela Gerson Backrany, gerente nacional de vendas do mercado de reposição da Meritor América do Sul.

O executivo lembra que o índice de expansão no acumulado até junho reflete um volume reduzido de vendas na primeira metade de 2020, quando o setor automotivo foi fortemente afetado, principalmente nos meses de abril e maio pelas medidas de isolamento social impostas pela pandemia.

Mas as projeções são positivas para o segundo semestre e, consequentemente, para o ano como um todo. “Acreditamos que o mercado se manterá em alta e prevemos crescer entre 25% e 30%”, comenta. O mercado de reposição, segundo ele, vem sendo indiretamente favorecido pela pandemia e a consequente escassez de componentes que tem afetado o setor automotivo no Brasil e no mundo: “Como há receio de faltar peças, os distribuidores estão preferindo reforçar os estoques e, assim, garantir o abastecimento futuro do mercado”.

A Meritor tem hoje um portfólio de 3 mil itens ativos no aftermarket, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial. O gerente nacional de vendas lembra que a unidade ganhou uma nova diretoria em 2015 e a partir de então implementou uma série de ações para fortalecer os negócios na área.


Divulgação                                                    BR 116 está em reforma, no Sul

ESTRADA – A Arteris Régis Bittencourt dá sequência às obras de reconstrução do pavimento na BR-116, trechos do Paraná e São Paulo. No dia 26/07 os serviços foram iniciados em dois segmentos no município de Miracatu/SP – km 373,2 e km 372,1 – ambos em pista Norte com interdição de faixa 2 e fluxo liberado pela faixa 1. Esse lote tem previsão de conclusão dentro de 65 dias.

No dia 1º deste mês, domingo, as intervenções foram em Campina Grande do Sul/PR, no km 40,4 e no km 41,2 – com serviço na faixa 2, sentido Sul da rodovia, e tráfego pela faixa 1. Prazo para conclusão de 65 dias. As obras nesses pontos incluem remoção de todo o pavimento flexível e da base existente, uma camada de 77 cm, substituição e melhorias, com recomposição e reconstrução de toda a estrutura.

Até o mês de setembro a previsão é que novos pontos recebam obras de reconstrução do pavimento na Régis Bittencourt. O cronograma poderá sofrer alterações em caso de condições climáticas adversas. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil no Twitter @Arteris_ARB ou pelo telefone 0800 7090116.


IMPORTADORES – As 13 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) registraram licenciamento de 7.398 unidades, das quais 2.555 importadas e 4.843 veículos de produção nacional. Isto ocorreu no mês de julho último e representa alta em suas vendas de 6,3% ante junho de 2021, quando foram comercializadas 6.960 unidades. Comparado a julho de 2020, o aumento é de 33,2%: 7.398 unidades contra 5.556 veículos.

Somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 41.887 veículos nos primeiros sete meses de 2021, as associadas à Abeifa registram percentual positivo de 45,2%. Em 2020, em igual período comparativo, o total de licenciamentos foi de 28.851 unidades.

“As empresas filiadas, também fabricantes locais, obtiveram resultados muito expressivos em julho. Para as importadoras, porém, as vendas foram inibidas por falta de vários modelos. O desabastecimento instável de peças e de componentes ainda tem impactado a produção de nossas matrizes. Mas entendemos que o setor consegue se recuperar nos próximos meses porque há uma demanda reprimida”, esclarece João Henrique Oliveira, presidente da associação.


Divulgação                     Fishing-420-Raptor_4 para segmento longe da crise

NÁUTICA – A Fishing Raptor, marca internacionalmente conhecida pelos barcos de alta resistência, acaba de lançar novo modelo de 42 pés: a Fishing 420 Raptor. A embarcação chega para atender uma parcela crescente do mercado que busca diversão e esportes em uma mesma embarcação, ou seja, é indicada tanto para navegação de lazer como para a pesca oceânica, mergulho e outros esportes náuticos. É ideal para navegações de longas distâncias e possui espaço para receber a família e os amigos.

“As embarcações da Fishing são seguras até para navegar em condições desfavoráveis porque possuem potência e hidrodinâmica que permitem cortar ondas em mar aberto com mais facilidade”, explica o diretor da empresa Fernando Assinato. Segundo ele, a Fishing projeta fechar 2021 com crescimento de 40% em relação ao ano anterior.


PORTOS – Os portos brasileiros, públicos e privados, movimentaram 280 milhões de toneladas nos três primeiros meses do ano, representando crescimento de 11,1% em relação a igual período do ano passado. Os públicos apresentaram crescimento de 9,71% enquanto os portos privados registraram + 11,75%.

Os dados são do Boletim Informativo Aquaviário, editado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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