Divulgação Audi mostrou quatro veículos totalmente elétricos
Nelson Tucci
A Audi continua de forma sistemática e
abrangente sua ofensiva em veículos elétricos. No Salão do Automóvel de Genebra
2019 (aberto no último dia 7 e que durou até o fim de semana), a marca mostrou
quatro veículos totalmente elétricos, cujas versões em série entrarão em
produção no fim de 2020. Além disso, quatro novas versões híbridas como
lançamento mundial e o veículo esportivo totalmente elétrico da Fórmula E Audi
e-tron FE05 foram mostrados no estande da Audi – que este ano consistiu
exclusivamente de veículos elétricos. O conceito Audi e-tron Q4 e o lançamento
europeu do Audi e-tron GT foram realizados na coletiva de imprensa no estande
da Audi no Pavilhão 1.
Presidente
do Conselho da Administração da Audi, Bram Schot, disse, na Suíça: “Nós
estabelecemos um objetivo claro – um em cada três novos veículos Audi vendidos
já será eletrificado em 2025. Estamos buscando uma visão clara: nos
comprometendo com a mobilidade livre de emissões”.
Muitos
dos esportivos vistos neste Salão de Genebra deverão chegar ao Brasil bem mais
à frente, não agora.
Divulgação Novos SUVs: silenciosos, com emissão de CO2 abaixo de 50g/km
JEEP – Depois de
estabelecer um novo recorde mundial de vendas em 2018, a marca Jeep recebe 2019
como o ano de uma evolução que continua fiel aos valores fundamentais que
representaram a marca por quase 80 anos, diz a montadora em nota à imprensa.
“A
marca Jeep sempre foi pioneira em novos segmentos e novas tecnologias: a sua
lenda começou em 1941 com o Willys-Overland MB, o primeiro veículo 4x4, seguido
em 1946 pela Willys Wagon, que introduziu o conceito de veículo
utilitário-esportivo (SUV). Sua lendária reputação em situações off-road durou
desde então”.
Foco
de atenção no estande da Jeep em Genebra, os novos modelos híbridos plug-in,
presentes neste Salão, estão equipados com baterias que podem ser recarregadas
por uma tomada externa e, portanto, possibilitam armazenar mais energia. Esta
opção permite o uso de motores elétricos mais poderosos, o que se traduz em
autonomia elétrica pura de aproximadamente 50 km e uma velocidade máxima ao
redor de 130 km/h, tanto para o Renegade quanto para Compass.
Divulgação IMQ concept: potência de 340 cv e 71,38 kgfm de torque
CONCEPT – A Nissan
revelou no Salão do Automóvel de Genebra o novo IMQ concept. Com design e
tecnologias avançadas, o veículo sinaliza a direção da próxima geração de
crossovers da marca.
O
IMQ associa “a tecnologia de ponta centrada no ser humano à tradição japonesa”,
garante a montadora. O crossover-conceito incorpora as últimas inovações que
dão vida à Nissan Intelligent Mobility
– a visão da marca para o futuro do transporte automotivo.
No
coração do IMQ se encontra a última geração do e-Power, um sistema de motor
100% elétrico que entrega uma aceleração instantânea e linear. Ele foi
desenvolvido a partir da tecnologia e- Power disponível nos atuais modelos
campeões de vendas no Japão, o Nissan Note e o Serena. No IMQ, ele entrega
potência total de 250 kW (ou 340 cavalos) e 71,38 kgfm de torque.
ÁGUA – A queda nas
vendas da marca Lifan nos mercados do Brasil e Argentina levou a direção da
empresa a “pedir água”. Assim, a montadora chinesa anuncia que manterá parada a
sua produção na fábrica uruguaia. A unidade teve a produção suspensa em meados de
2018, após o lançamento do SUV X80, e os 109 funcionários permanecem em lay off (licença remunerada com auxílio
do governo do Uruguai) desde então, prática já utilizada em dezembro de 2015
nesta planta.
Sob
a direção do novo presidente, Kevin Lau, que também comanda a fábrica do
Uruguai, a Lifan pretende retomar a produção no país vizinho assim que as
vendas voltarem a crescer. Nesse momento, a opção para continuar abastecendo os
mercados locais é a importação direta da China: “A nossa fábrica no Uruguai só
é viável economicamente com volume e estabilidade de produção, o que
infelizmente não acontece desde o segundo semestre do ano passado”.
Cristiano
Jackson Manica New Mega: presença no transporte urbano do Equador
EXPORTAÇÃO – A Neobus
acaba de fechar contrato para o fornecimento de 52 ônibus para a Uncometro
S.A., de Cuenca, no Equador. Todas as unidades são do modelo New Mega e serão
incorporadas à frota da operadora, uma das principais de transporte urbano de
passageiros daquele país.
“Esse
negócio reforça a posição da companhia no segmento de urbanos e demonstra a
especial atenção que temos dedicado na ampliação das exportações e de novos
mercados. Esta é a nossa primeira venda para a Uncometro”, explica José Luiz
Moraes Goes, gerente comercial.
Com
12.445 mm de comprimento total, o modelo tem capacidade para transportar 90
passageiros (34 sentados, mais um PPD, e 55 em pé), em poltronas City e conta
com chassi Volkswagen 17.260 OD Euro 5. Os veículos possuem iluminação interna
em LED, três portas pivotadas do lado direito, piso em alumínio revestido e
itinerários dianteiro, lateral e traseiro. Onze unidades são equipadas com
elevador automático Ortobrás na porta entre-eixos para atender às normas de
acessibilidade.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Os carros multimarcas são top.
ResponderExcluirFinalmente, achei o multimarcas que procurava.
ResponderExcluir