Divulgação Tratamento de efluentes do Polo Fiat, em MG
Nelson Tucci
Na
semana passada comemorou-se o Dia Mundial da Água, 22, com destaque às
preocupações de governos, organizações e de toda a sociedade civil, com este
indispensável bem natural. Entre outras, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA)
destacou as iniciativas que tem proposto para reduzir o consumo de água nos
seus processos industriais. No Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), a meta de
eliminar a água potável na produção dos carros acaba de ser alcançada, informa
a companhia: “Essa conquista só foi possível após contínuos investimentos para
ampliar o reuso de água, que hoje está em 99,6%”.
A
água utilizada nas etapas do processo produtivo, irrigação de áreas verdes,
vasos sanitários, entre outros, vem do complexo de tratamento de efluentes,
localizado naquele polo industrial. Em um círculo fechado, o efluente gerado na
manufatura retorna para tratamento, em um sistema que tem como diferenciais
tecnologias de ponta, como Membrana – MBR e Osmose Reversa.
“O
complexo de tratamento de efluentes do Polo Automotivo Fiat é um dos mais
modernos da América Latina. Com o reuso, em 2018, a Fiat deixou de consumir 360
mil m3 de água potável, volume suficiente para abastecer por ano mais de 100
mil pessoas”, explica Neylor Bastos, gerente de Meio Ambiente, Saúde e
Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina: “Em 3 anos, o consumo de
água por veículo produzido reduziu 37%, sendo todo esse volume proveniente do
nosso tratamento de efluentes”.
JEEP – Outras
iniciativas do grupo FCA também são destacadas, como o programa de preservação
da água no Polo Automotivo Jeep, em Goiana/PE. “Há amplo envolvimento dos
funcionários. Trabalhamos diariamente para trazer sempre mais sustentabilidade
para o nosso negócio”, diz o gerente de Utilidades, Roberto Soares, responsável
pelo complexo de tratamento de efluentes da planta, que tem capacidade para
tratar até 210 mil litros de água por dia, promovendo 99,5% de reuso.
A
preservação da biodiversidade é também um diferencial do Polo Jeep. Desde 2014,
foram plantadas mais de 90 mil mudas de Mata Atlântica de 295 diferentes
espécies, produzidas no viveiro próprio. Muitos animais selvagens, como a
Jaguatirica, já foram observados voltando ao seu habitat. A meta é alcançar até
2024 o plantio de 208 mil mudas, com criação de 304 hectares de área verde e
corredores ecológicos. É um dos maiores projetos de recuperação da Mata
Atlântica em curso no país. Hoje, o Polo Automotivo Jeep é também uma fábrica
de mudas.
Divulgação Metra: “reciclagem da água” por meio do sistema de reuso
METRA – A Metra,
operadora do Corredor Metropolitano ABD, na Grande São Paulo, também destacou
suas ações voltadas para o sistema de reuso de água que, segundo a empresa,
proporcionam economia anual de 10 milhões de litros – algo equivalente a quatro
piscinas olímpicas, com 50 metros de comprimento e 25 de largura, ou a 10.000
caixas de água residenciais com mil litros cada.
Propagando
seu foco na sustentabilidade, no meio ambiente e em razão da limitação e
escassez hídrica, desde 2008 a Metra implementou o projeto de “reciclagem da
água” por meio do sistema de reuso, visando a conservação desse recurso. A
empresa utiliza água potável proveniente da Sabesp somente para consumo humano
e aplicação nos vestiários e banheiros.
Para
as atividades de lavagem dos seus 280 ônibus e trólebus, de peças, áreas dos
corredores e calçadas da empresa e também dos pontos e terminais, a Metra
utiliza água de reuso e detergentes e materiais biodegradáveis. A água
utilizada nessas operações é segregada e direcionada para a estação de
tratamento de efluentes da empresa (ETE). Paralelamente existem outras práticas
ambientalmente corretas, como a coleta seletiva, canecas retornáveis e
gerenciamento de resíduos sólidos.
Divulgação Estação de Tratamento de Efluentes, na Fábrica Anchieta, em SBC
VW – A Volkswagen
do Brasil anunciou, na semana passada, a estreia do “Projeto de Reuso de Água
Industrial” na fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo/SP, que
prevê reutilizar mais de 20 milhões de litros de água industrial por mês.
Toda
essa água, que seria descartada, agora é filtrada por membranas de osmose
reversa, um processo que permite a separação e retirada das substâncias
químicas. Em seguida, a água retorna para o processo produtivo. “Pretendemos
reutilizar 65% da água industrial que seria descartada. A filtragem proporciona
água com qualidade excelente para abastecer a produção. Estamos aliando
tecnologia, inovação e sustentabilidade”, disse Mario Rodrigues, Plant Manager
da Anchieta.
Na
fábrica de Taubaté/SP, o projeto de água de reuso já é realidade: economizou
mais de 160 milhões de litros de água desde a sua implantação, em 2017. O
processo de filtragem é semelhante ao da fábrica Anchieta. Com ele, toda água
usada na área de Pintura (banhos de pré-tratamento e limpeza das carrocerias)
segue para a estação de tratamento da fábrica e retorna para os processos
industriais da pintura e sanitários.
ENVOLVER – Na última
semana também foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. E a
Marcopolo, empresa que há 10 anos tem o “Programa Envolver”, destacou o
compromisso de contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado
de trabalho, através do desenvolvimento de competências técnicas e
comportamentais e assim estimular o crescimento e a autonomia.
O
programa contempla a inclusão de profissionais com diferentes deficiências,
conforme estabelecidas na legislação, tais como auditivas, visuais, físicas,
intelectuais e reabilitados. Estes aprendem com os monitores a desenvolver
habilidades alinhadas com as necessidades individuais, tais como treinamento em
destreza manual e utilização de ferramentas; reconhecimento de peças e
processos de montagem; socialização; disciplina; responsabilidade e trabalho em
equipe.
Atualmente,
a Marcopolo possui quadro de mais de 100 colaboradores com deficiência
intelectual e nesse perfil há profissionais com síndrome de Down. Contratados
conforme a CLT vigente, possuem todos os benefícios de direito e estão alocados
no treinamento, na fabricação e na logística, realizando atividades para a estofaria,
pré-montagem, costura, chicotes elétricos, entre outros.
SUPRIMENTOS – Martin Fries
é o novo vice-presidente de Suprimentos da Volkswagen para a América do Sul e
Brasil. O executivo sucede Heiner Lanze, que retorna à Alemanha para assumir
novas responsabilidades como head de Suprimentos do Volkswagen Group
Components, nova estrutura do Grupo VW responsável pelo fornecimento interno de
partes como motores e transmissões entre outros componentes, para as diversas
marcas que fazem parte do conglomerado.
MERCADOS – A Volvo Cars
unificou a administração dos mercados latino-americanos e, para liderar essa
operação, nomeou Luis Rezende, atual presidente da Volvo Car Brasil.
Assim,
desde 1º de março, o executivo ampliou suas responsabilidades para assumir a
chefia dessa nova estrutura, que terá sua sede em São Paulo.
BRAND – Frederico
Battaglia é o novo diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler
Automobiles (FCA) para a América Latina. Engenheiro mecânico formado pela
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com mestrado em Gestão de
Marketing pela Università degli Studi di
Torino, na I tália, Battaglia desenvolveu sua carreira no setor automotivo
no Brasil e no exterior.
Em
sua posição anterior, respondia pela diretoria Comercial da Peugeot Brasil,
empresa na qual ocupou também o posto de diretor de Marketing entre 2011 e
2016.
AMÉRICA LATINA – A Nissan
anuncia Guy Rodríguez, atual vice-presidente de Marketing e Vendas da Nissan
América Latina, como o novo chairman da Nissan América Latina, sucedendo a José
Luis Valls, que foi nomeado chairman e MC-Chairman da Nissan América do Norte.
Ele é engenheiro industrial formado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires
e possui mestrado em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos
Macroeconômicos da Argentina.
IMPRENSA – A Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comunica que Glauco
Lucena passa a integrar a equipe de comunicação da entidade, no cargo de
gerente de Imprensa. Lucena é jornalista formado pela Universidade Metodista,
com MBA em Gestão de Negócios pela FIA e atua no setor automotivo desde 1990.
Divulgação 450 cavalos: motor
sai de 0 a 100 em menos de 4 segundos
8ª GERAÇÃO – A Porsche
Brasil apresenta a 8ª geração do icônico Porsche 911. O modelo mantém o seu DNA
esportivo, com uma releitura atemporal, porém com toques de modernidade, mais
potente, rápido e digital. O evento de lançamento aconteceu semana passada no
autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu/SP. Além do novo 911, também foram
apresentadas as sete gerações do esportivo.
“Apresentamos
para o público brasileiro a 8ª geração do nosso esportivo emblemático, que
carrega a clássica engenharia minuciosa e inovações tecnológicas. O novo
Porsche 911 materializa a qualidade, o design, velocidade e liberdade que todos
os fãs da marca almejam” revela Andreas Marquardt, diretor-presidente da
Porsche Brasil.
A
nova geração do 911 possui motor horizontal de seis cilindros que gera 450 cv
de potência, um acréscimo de 30 cv para a versão anterior. No quesito
desempenho o 911 Carrera S chega a 308 km/h em sua velocidade máxima. Já a
versão com tração traseira, Carrera 4S chega a 306 km/h. A aceleração dos dois
modelos também supera a marca da versão anterior: o Carrera S faz de 0 a 100
km/h em 3,7 segundos já o 911 Carrera 4S, precisa de 3,6 segundos para atingir
essa aceleração (caso escolha o pacote Sport Chrono esse número cai para 3,4
segundos). Com relação ao consumo de combustível (NEDC) do 911 Carrera S é de 8,9
l/100 km, enquanto o do Carrera 4 S é 9,0 l/100 km. O valor público sugerido
inicial para o novo 911 é de R$ 679.000 para o modelo Carrera S e de R$ 719.000
para o Carrera 4S. Para a versão Cabrio os valores iniciais sugeridos são R$
729.000 para o 911 Carrera S Cabrio e R$ 769.000 para o 911 Carrera 4S Cabrio.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário