Nelson Tucci
A
Marcopolo, tradicional fabricante nacional de carrocerias, tem fidelidade no
continente. E uma vez mais sua linha Double Decker diz presente no Chile.
Gelson Mello da Costa Empresas de turismo renovam frota
PARADISO – A Marcopolo
entregou 10 ônibus Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos) à Gaspar Cikutovic
Madariaga (Ciktur), operadora de transporte rodoviário de passageiros do Chile.
A aquisição faz parte do processo de renovação de suas frotas de transporte
rodoviário.
Em
2015, o Chile foi o principal mercado exportador da Marcopolo na América do
Sul. De acordo com Ricardo Portolan, gerente de exportação da companhia
brasileira, as empresas chilenas de transporte estão investindo muito na elevação
da qualidade dos serviços com ônibus de dois andares. “A Ciktur tem perfil
inovador e sempre investe em veículos de última geração. Além de optar por uma
configuração com duas classes de serviço (poltronas leito e semileito), outro
diferencial desses 10 ônibus Paradiso 1800 DD é que estão sendo montados sobre
chassis MAN importados da Alemanha pelo cliente”, explica o executivo.
Confortável
para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, o modelo, com
chassi MAN 26480 Euro 5, apresenta baixo custo operacional. Com capacidade para
60 passageiros, o veículo possui 48 poltronas semileito com descansa-pés/pernas
no piso superior e 12 poltronas leito, no piso inferior, com revestimento de
couro e equipadas com monitor e sistemas de áudio e vídeo individuais.
Divulgação De Piracicaba para Assunción
PARAGUAI – A fábrica da
Hyundai localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, comemorou na semana passada
o início das vendas do modelo HB20 fora do Brasil. Originalmente desenvolvido
para o país, o compacto que em três anos tornou-se o segundo carro mais vendido
no mercado nacional passa a ser exportado para o Paraguai, com pedido inicial
de 600 unidades, todas da versão aventureira HB20X.
“Após
consolidar nossa posição no mercado brasileiro, com um reconhecimento
impressionante por parte dos consumidores e mais de 500 mil unidades vendidas,
podemos expandir nossas fronteiras, inicialmente para o Paraguai. Este é
primeiro passo para tornar o HB20 um grande sucesso também em diversos outros
mercados da América Latina”, comenta William Lee, presidente da Hyundai Motor
Brasil.
Como
única fábrica da Hyundai na América Latina, a subsidiária brasileira estuda
outros possíveis mercados para exportar na região, embora não haja previsão de
investimentos para aumento da capacidade de produção neste momento. “Nossa
intenção é prosseguir com a utilização plena de nossa capacidade produtiva,
compensando qualquer agravamento da demanda no mercado interno”, acrescenta Lee.
Q3 – A Audi do
Brasil inicia a produção do modelo Q3 na planta de São José dos Pinhais, no
Paraná. Equipado com motor 1.4 TFSI de 150 cv, o SUV está sendo fabricado em
uma linha de produção completamente nova. O modelo foi o mais vendido em sua
categoria no mercado brasileiro em 2015 e é um produto-chave para estratégia da
marca no país.
“A
produção local do Q3 reforça a estratégia de crescimento global da marca”,
afirma Bernd Martens, membro do Conselho da Audi AG responsável por compras.
"Alcançamos a liderança do segmento premium no Brasil em 2015 e o Q3 foi
um dos modelos mais vendidos, atrás apenas do A3 Sedan. Este resultado confirma
que nós fizemos a escolha certa dos modelos para produção no país”, ressalta
Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.
O
Audi Q3 é o segundo modelo da marca a ser produzido no Brasil. Já o A3 Sedan
passou a ser fabricado localmente em outubro do ano passado em duas versões:
2.0 (220 cv) e 1.4 TFSI Flex (150 cv), o primeiro modelo da Audi no mundo com
esta tecnologia.
Divulgação Parceria anima a Agrale
FOTON – A Agrale
fechou acordo com a Foton Aumark do Brasil para montar, em sua unidade 2,
localizada em Caxias do Sul (RS), os caminhões leves da marca chinesa. Pelo
contrato, a empresa brasileira será responsável por toda a operação de
produção, que envolve desde o recebimento de componentes, passando pela
montagem, testes e controles de qualidade, até a entrega do produto final
pronto para embarque.
Para
a Agrale, o novo negócio representa a consolidação da expertise internacional
da empresa como montadora de veículos comerciais e comprova o elevado padrão de
qualidade e processos fabris da sua unidade montadora. “Fomos pioneiros, em
1997, como sistemista integral da indústria automobilística nacional, quando
iniciamos a montagem dos caminhões médios e pesados da International, uma
parceria de 15 anos de muito sucesso”, destaca Hugo Zattera, diretor-presidente
da Agrale: “Agora, essa excelência como montadora de veículos é destacada
novamente pela escolha da Foton”.
O acordo permitirá que a Agrale utilize melhor
os seus ativos e que a Foton abrevie os prazos de nacionalização de sua linha
de veículos.
CERTIFICAÇÃO –
A
unidade brasileira da Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e
serviços para a indústria e saúde, conquistou a Certificação Internacional ISO
34, que confere à empresa a competência de “Produtor de Material de
Referência”. O reconhecimento emitido pelo Inmetro indica que as soluções produzidas
pela Air Liquide Brasil –especificamente, gases especiais para o setor automotivo
– atendem aos padrões de mais alta precisão exigidos por institutos de
metrologia de nível internacional, como o NIST (dos Estados Unidos) e o VSL (Holanda).
A
certificação como “Produtor de Material de Referência” é a mais elevada na
escala dos níveis metrológicos, que são o conjunto de medidas, quantidades e
outros padrões definidos para a produção de diferentes tipos de materiais.
Dentro do Grupo Air Liquide, a filial do Brasil é a segunda a obtê-la.
A
partir do reconhecimento conferido à Air Liquide Brasil, as misturas gasosas
produzidas pela empresa para o mercado automotivo passam a ser classificadas
em: Material de Referência e Material de Referência Certificado, quando as
soluções servem, inclusive, como parâmetro para comparação ou produção de
outros itens.
CAI-CAI – Em fevereiro,
os financiamentos de veículos no Brasil somaram 350.046 unidades, sendo 134.745
novas e 215.301 usadas. Este resultado representa queda de 4,8% em relação ao
mês anterior. Em comparação com o mesmo período do ano passado a baixa foi de
12,3%. Os números levam em consideração automóveis de passeio, comerciais
leves, motos e pesados.
O
levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema
Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro
das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de
crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de
veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
IOGURTES – Depois de
conquistar seu espaço no carrinho de compras do brasileiro, o iogurte está
sendo deixado de lado pela população. Nos últimos três meses de 2015, período
de agravamento das instabilidades econômicas e políticas no país, 70% dos lares
que compraram a versão “Grego” no trimestre anterior abandonaram a categoria –
o que representa - 8,22 pontos percentuais de penetração. Os dados são do
estudo Consumer Insights 2015, elaborado pela KantarWorldpanel.
Por
outro
lado, a pesquisa revela ainda que na comparação dos últimos três meses de 2015
com o trimestre anterior o segmento conseguiu se beneficiar da performance de
embalagens de tamanhos diferentes. Enquanto o iogurte do tipo light obteve bom
desempenho em versões maiores, o de polpa com camada, natural e funcional se
saíram melhor nas opções com menos quantidade.
Divulgação Nova opção de lazer aos paulistanos
HONDA
HALL – A capital paulista acaba de ganhar uma nova casa de espetáculos. O Banco
Honda Hall, localizado na Vila Olímpia, zona Sul de São Paulo, está aberto ao
público desde a sexta-feira, 18, e estreia sua programação com shows especiais
de humor e improviso.
Inspirado
na atmosfera intimista das casas noturnas de Las Vegas, o Honda Hall atende 250
pessoas acomodadas próximas ao palco. “Esse projeto se deu a partir do nosso
desejo de oferecer novas experiências que proporcionem entretenimento e alegria
para as pessoas”, comenta o presidente da Honda Serviços Financeiros, Ricardo
Tomoyose.
Divulgação Gandini assume mais um mandato
ABEIFA – O empresário
José Luiz Gandini, 58, da Kia Motors do Brasil, assumiu na terça-feira passada
a presidência da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes
de Veículos Automotores (Abeifa). Será seu quinto mandato à frente da entidade
que está completando 25 anos representando as marcas oficiais do setor de
importação e de fabricantes de automóveis e comerciais leves.
Para
o mandato 2016-2018, a chapa, formada por consenso entre as marcas associadas,
conta ainda com Luis Rezende na vice-presidência (Volvo Cars) e com Luis Curi
na diretoria financeira (Chery).
Divulgação Raphaella focará na prospecção
REVOLUTION – A Revolution
Brasil passa a contar com Raphaella Araújo como diretora de mídia da agência.
Vinda de Olinda, Pernambuco, Raphaella iniciou sua trajetória profissional em
São Paulo, quando ganhou o Prêmio de Mídia do Estadão em 2006. A executiva
começou na AlmapBBDO atendendo por quatro anos clientes como Gol Linhas Aéreas,
Bauducco, Sempre Livre (Johnson & Johnson) e MasterFoods. Ela também passou
por DM9DDB, onde atendeu Sadia, Terra, entre outros; e pela Taterka, atendendo
Natura e McDonald’s. A última agência em que trabalhou antes de chegar à
Revolution foi a Ogilvy Brasil, atendendo a Claro.
Na
Revolution, Raphaella será responsável pelo departamento de mídia. Com a sua
chegada, a área reforça seu alinhamento com as estratégias de prospecção de
novos clientes.
COLUNA – A
TVH-Dinamica, distribuidora especializada no fornecimento de peças e acessórios
para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, oferece em seu catálogo
de produtos novos protetores para colunas. Com ele, o manuseio de equipamentos
fica mais seguro não causando danos em impactos que possam ocorrer em pilares,
além de proteger a empilhadeira e garantir mais segurança ao operador.
Em
quatro tamanhos, os protetores na versão 500x500, 400x400, 300x300 e 200x200,
suprem as necessidades com medidas adequadas para proteger os impactos. Empresa
de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação,
industrial e agrícola, foi criada a partir da aquisição da Dinamica pela TVH em
2012, com sede no Distrito Industrial de Vinhedo, no interior de São Paulo.
METALURGIA
– A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realizará
pela segunda vez evento técnico-científico dos setores, a ABM WEEK, de 27 a 29
de setembro, no Rio de Janeiro.
A
fase atual inclui o recebimento das contribuições que serão apresentadas nas
sessões técnicas dos 12 eventos que compõem a semana: o 71° Congresso Anual e
os seminários de Laminação, Aciaria, Redução, Minério de Ferro, Aglomeração,
Logística, Balanços Energéticos, Gases Industriais, Automação e TI e
Trefilação, além do Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia
Metalúrgica, de Materiais e de Minas.
Especialistas
do Brasil e do exterior reconhecidos mundialmente nas áreas representadas pela
ABM irão se revezar em uma série de palestras, debates e mesas-redondas para
uma intensa troca de experiências e informações. Os autores interessados devem
enviar seus projetos pelo portal www.abmbrasil.com.br/abmweek2016 até 15 de
abril.
Nelson Tucci é editor de
Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário