Divulgação Petrobras e Polícia Rodoviária Federal apoiam o programa
Nelson Tucci
A
“Caravana Siga Bem” da Mercedes-Benz marca presença nas estradas de todo o país.
São 110 cidades envolvidas, em trajetos que rodam um total de 32 mil km por 23
estados. Quatro caminhões extrapesados Actros, quatro extrapesados Axor e
quatro semipesados Atego, além de quatro vans Sprinter de apoio compõem a
frota. Também são da marca os prêmios a serem entregues aos motoristas, por
meio da promoção “Compre e Concorra” e do “Concurso Caminhoneiro do Ano”: três
Atego 2430, um Actros 2546 Megaspace e um automóvel smart.
“Para
nós, é muito importante estar próximo dos nossos clientes e entender suas
necessidades para poder atendê-los cada vez melhor”, diz Philipp Schiemer,
presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. Além de sua linha
de caminhões e das vans Sprinter, a Mercedes-Benz divulga no evento seu
abrangente portfólio de produtos e serviços de pós-venda, e também o Clube
Gigantes Mercedes-Benz, portal de relacionamento com o motorista de caminhão.
A
Caravana Siga Bem é o maior evento das estradas brasileiras. Com patrocínio master
da Mercedes-Benz e da Petrobras, a 9ª edição do programa traz para o
caminhoneiro uma série de atividades, promoções, diversão, cultura, lazer,
conhecimento e ações de responsabilidade social. Entre outras temas a Caravana
leva o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; e o Siga Bem
Mulher, com envolvimento de profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência
contra as Mulheres.
Calendário:
quinta-feira 25, em Santos, na Divena Litoral, Av. Marginal da Via Anchieta, 2.521,
km 62, Bairro Alemoa.
João
Luiz Oliveira Novo modelo Volare foi apresentado em São Paulo
ACESSIBILIDADE – O protótipo de
um avançado e inédito conceito de veículo para o transporte de passageiros foi
apresentado, na semana passada, pela Volare Montadora de Veículos, em sua sede
regional em São Paulo. A fabricante antecipou informações e imagens do Volare
Cinco, modelo que será lançado ainda no primeiro semestre de 2016 e produzido
na fábrica de São Mateus, no Espírito Santo.
Idealizado
e desenvolvido para transportar pessoas, a partir das dimensões e necessidades
desses usuários, o modelo tem chassi e carroceria que formam um conjunto
integral. Trata-se do conceito de dimensionar o veículo com maior espaço
interno, por intermédio da redução das espessuras e tolerâncias da carroceria,
mantendo a rigidez e segurança do conjunto para proporcionar maior conforto,
visibilidade e segurança para os usuários.
“Fizemos
pesquisas e ouvimos os operadores de ônibus e vans. Entre as necessidades que
eles listaram estavam, por exemplo, melhor ergonomia e conveniência para o
motorista, que normalmente é o dono do veículo nesse tipo de transporte”, declarou
Roberto Poloni, diretor de engenharia. O Volare Cinco é totalmente acessível
para qualquer pessoa e não somente as com mobilidade reduzida: “Acessibilidade
é como todas as pessoas entram no veículo, a posição em que elas ficam com as
pernas, pés, tudo isso foi pensado para o mais conforto e ergonomia”.
Divulgação Toyota SW4: modelo é produzido na Argentina
LANÇAMENTO – A Toyota do
Brasil lança a versão 2016 da SW4, líder no segmento de SUVs médios no mercado
nacional há quatro anos. Desde sua chegada ao país, em 1998, e, principalmente,
depois da geração de 2005, a SW4 conquistou clientes, que reconheceram seu
pioneirismo, ao combinar característica de uso misto, sem perder sua vocação
off-road, e a força da marca Toyota no segmento.
Com
identidade própria, a nova SW4 é destacada pelo design externo e interno
reestilizados, conforto, equipamentos, motor e transmissão inéditos, além de
completo sistema de segurança. A capacidade off-road, uma de suas marcas
registradas, também foi aprimorada. O modelo, produzido na planta de Zárate,
Argentina, chega à rede de distribuidores em todo o Brasil ainda neste mês.
A
nova geração da SW4 será oferecida ao mercado brasileiro, a princípio, apenas
na versão SRX, com transmissão automática e capacidade para cinco e sete
lugares. Além disso, duas motorizações estarão disponíveis: o motor diesel
Toyota 1GD, de 2.8 litros, de 177 cv de potência e 45,9 kgfm, o mesmo que
equipa a nova Hilux, e o propulsor a gasolina V6 de 4.0 litros, 238 cv de
potência e 38,3 kgfm de torque (esta última, disponível somente na configuração
de sete lugares). O câmbio automático de seis velocidades acompanha borboletas
atrás do volante para a troca de marchas.
Divulgação Nissan: acusada de promover campanha antissindical
PROTESTO – Mais de 200
sindicalistas fizeram manifestação para exigir da montadora Nissan o
cumprimento do acordo firmado com a coordenação das Olimpíadas que prevê
responsabilidade social e respeito aos trabalhadores em toda a cadeia de
fornecedores do evento. Carro de som, discursos inflamados e ritmistas de uma
escola de samba perturbaram a calma dos trabalhadores do Comitê Organizador dos
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na última quinta-feira 18. Ao
meio-dia, os líderes das centrais sindicais desligaram o microfone e entraram
para a audiência com o embaixador Agemar Sanctos, diretor de Relações
Institucionais do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio
2016, que recebeu uma carta-denúncia contra a Nissan. A empresa global, que é
patrocinadora oficial das Olimpíadas, é acusada de práticas antissindicais nos
Estados Unidos.
A
UAW (United Auto Workers), entidade sindical americana que representa os
trabalhadores do setor automobilístico, e a IndustriALL Global Union, entidade
mundial que representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países, apoiaram a
iniciativa das centrais sindicais brasileiras. A montadora é acusada de
promover uma agressiva e sistemática campanha antissindical na fábrica
localizada na cidade Canton, no estado do Mississipi, nos Estados Unidos, com a
finalidade de impedir que seus trabalhadores se organizem em um sindicato e,
consequentemente, estejam habilitados a assinar um acordo coletivo.
RESPOSTA – Consultada por
esta Coluna, a assessoria da empresa no Brasil disse que nas fábricas da Nissan
em todo o mundo, a decisão de unir-se ao sindicato é uma escolha que pertence
apenas aos funcionários. “Nós acreditamos que nossos funcionários têm o direito
de escolher diretamente seus representantes: duas vezes, em Smyrna, Tennessee,
nossos funcionários votaram contra a representação do UAW. Em Canton,
Mississippi, nunca houve interesse suficiente para iniciar o processo de
votação”.
Ainda
segundo a empresa, a Nissan não apenas respeita as leis trabalhistas, “mas
trabalha para garantir que todos os seus funcionários estejam cientes destas
leis, entendam seus direitos e tenham plena liberdade para expressar suas
opiniões e eleger seus representantes. Os funcionários da Nissan nos Estados
Unidos usufruem de postos com alto nível de segurança e alta faixa salarial nos
estados no qual a empresa opera. Além disso, a empresa oferece excelentes
benefícios, um ambiente de trabalho que ultrapassa os parâmetros definidos pela
indústria e um diálogo transparente, baseado em respeito mútuo”.
PESADOS – O Consórcio
Mercedes-Benz – com grupos já formados para caminhões extrapesados e modelos
Vito – amplia seu portfólio, abrangendo agora toda a linha de veículos
comerciais da marca. A partir deste mês, também passam a ser oferecidos planos
específicos para caminhões médios e semipesados, além de consórcio para chassis
de ônibus e para toda a linha de comerciais leves, com Vito e Sprinter.
“A
rápida expansão do nosso consórcio é mais uma clara demonstração do compromisso
da empresa de gerar soluções para todas as demandas e necessidades dos
clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e
Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “E também neste
caso, eles contam com a qualidade e a confiabilidade da nossa marca, o que se
reflete também na parceria com os concessionários na oferta do consórcio ao
mercado”.
PORTAL – Lançado este
mês, o Blog Meu Usado Novo chega ao mercado para ressignificar o carro usado e
reunir os apaixonados por modelos que, a cada ano, se tornam verdadeiros
clássicos. As pautas trazem dicas para a conservação dos veículos, comparativos
entre modelos, automóveis que fizeram história e roteiros inesquecíveis para se
fazer de carro.
Para
Rodrigo Del Claro, general manager do MUN, o blog tem a missão de promover
trocas entre os usuários – seja de carros, dicas ou experiências: “Queremos ser
referência nesse segmento e mostrar que os usadinhos também são paixão
nacional”.
O
Meu Usado Novo também marca presença nas mídias sociais por meio da sua página
no Facebook, que já conta com mais de 55 mil fãs.
FINANCIAMENTO – Em janeiro
último os financiamentos de veículos no Brasil somaram 367.507 unidades, sendo
143.056 para novos e 224.451 no segmento usados. O resultado representa queda
de 26,1% em relação a janeiro de 2015. Os números levam em consideração
automóveis de passeio, comerciais leves, motos e pesados.
O
levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema
Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro
das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de
crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de
veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
FUNDAÇÃO – Durante seus
primeiros cinco anos de atividade, a Fundação PSA ajudou cerca de 400 empresas
e organizações orientadas para a mobilidade na França e 15 outros países. Desta
forma, tem promovido a integração social, o acesso à cultura e bem-estar para
as pessoas com deficiência, contando com a ajuda de mais de 200 colaboradores
do grupo como padrinhos de projetos. As ações convenceram o Conselho de
Administração a reconhecer o trabalho da fundação, definindo assim o roteiro
para os próximos cinco anos.
No
roteiro da fundação consta também a continuação da parceria com a Cruz Vermelha
sobre o projeto “Cruz Vermelha sobre Rodas”, que já abrange 30 antenas da
instituição na França, assim como um ambicioso projeto de educação para a
mobilidade sustentável construído juntamente com a Federação França Natureza
Meio Ambiente.
“O
dever de um grande fabricante de automóveis e o papel da sua fundação é o de
inventar as soluções para restaurar o vínculo social dos mais isolados e
reabilitar as áreas menos favorecidas. O nosso grupo, que inventa a mobilidade
do amanhã, sustentável, compartilhada e conectada, não poderia ignorar os
desafios da mobilidade solidária em todos os lugares em que o desespero dos
mais frágeis encontra a generosidade dos intervenientes”, declarou Carlos
Tavares, presidente da PSA.
Divulgação Pessoal técnico e comercial
junto, em Guarulhos
CUMMINS – A Cummins
realizou na última sexta-feira encontro com 41 profissionais de empresas
associadas ao Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), nas
instalações da fábrica, localizada em Guarulhos (SP). O evento, denominado
"Cummins Com Você", realizado pela primeira vez na unidade fabril,
teve como objetivo estreitar o relacionamento técnico e comercial e contou
ainda com a presença de Luis Pasquotto, presidente da companhia e
vice-presidente da Cummins Inc.
“Temos
contribuído com o desempenho de nossos canais de vendas e serviços, a fim de
fornecer cada vez mais o que este mercado nos solicita, auxiliando o trabalho
de todos os profissionais para reduzir também o custo operacional do usuário
final”, disse Pasquotto.
Na
programação, apresentações técnicas de produtos e soluções de negócios
desenvolvidas pela empresa, com destaque para os diferenciais tecnológicos que
auxiliam o trabalho e a operação do usuário final, além de um plant tour pela
fábrica de motores.
Divulgação EcoSport: modelo da Ford com crescimento na França
EUROPA – A Ford Europa
divulgou resultados de vendas em mais de 50 mercados do continente, destacando
o EcoSport e a Nova Ranger entre os modelos da marca com maior crescimento.
Impulsionadas por estes e outros modelos da linha, as vendas em janeiro foram da
ordem de 105.200 veículos, uma das melhores dos últimos anos, com expressivo
desempenho dos SUVs e veículos comerciais. Comparado ao mesmo mês de 2015 a
marca cresceu cerca de 9%, enquanto a indústria avançou apenas 3%, o que elevou
a sua participação para 7,9%.
A
Ford vem ganhando mercado com a sua linha de esportivos. Um dos modelos de
grande procura é o Mustang, que chegou pela primeira vez na Europa. Em vários
países, a divulgação do esportivo conta com uma estratégia de marketing
agressiva. Na França, dois astros do cinema acabam de ser contratados como
“embaixadores” do carro: o ator Pio Marmaï e o comediante belga Stéphane De
Groodt, que além de ator também é piloto de corrida com passagens pela F3000 e
24 Horas de Spa FrancorChamps, entre outras categorias.
Na
linha de picapes, a Nova Ranger ajudou a marca a obter o seu melhor resultado
dos últimos oito anos em veículos comerciais. A van Transit, uma das mais
modernas do mundo, foi outro veículo que avançou no mercado. Nesse segmento, as
vendas da marca cresceram 7%, com uma participação de 12,7%.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário