Divulgação Agrale atenderá ao mercado africano
Nelson Tucci
A
Agrale fornecerá mais 156 tratores do modelo 575.4 para o governo do Zimbábue.
O acordo entre os dois países foi realizado por intermédio do programa “Mais
Alimentos Internacional” e irá beneficiar a agricultura familiar daquele país
africano. O primeiro lote, com 66 máquinas, embarcou no final de novembro, e as
unidades restantes foram entregues no mês passado.
Este
é o terceiro grande contrato de exportação firmado pela Agrale pelo programa,
cujo objetivo é estabelecer uma linha de cooperação técnica que destaca a
produção de alimentos pela agricultura familiar como caminho para a segurança
alimentar e nutricional dos países participantes. Em 2014 a fabricante se
tornou a primeira empresa brasileira a fechar um acordo comercial para a edição
internacional do programa e forneceu 320 tratores, também para o Zimbábue, e
ainda 24 tratores e 1.110 kits de motobombas para Cuba.
Segundo
Flavio Crosa, diretor de vendas da Agrale, a empresa tem aproveitado o programa
para intensificar suas vendas ao exterior. “Hoje, as exportações representam em
torno de 18% do faturamento da Agrale e este importante programa ajudou no
crescimento dos negócios da empresa”, explica o executivo.
GABÃO – A Marcopolo
Rio fechou acordo para o fornecimento de 63 ônibus para a Sogatra, Société Gabonaise de Transport, uma das
principais empresas de transporte de passageiros do Gabão. Os veículos, 52
unidades dos modelos Senior Midi, 10 do Torino e uma do micro-ônibus Senior,
serão utilizados nos segmentos urbano e de turismo.
Segundo
Ricardo Portolan, gerente de exportação da Marcopolo, esta é a segunda venda
para a operadora nos últimos dois anos. “Mesmo com a forte presença da
Marcopolo no continente africano, somente no ano passado conseguimos fazer a
primeira venda de ônibus para o Gabão, 149 unidades do Torino. A África é um
mercado estratégico, pois apresenta potencial de crescimento muito grande na
utilização do ônibus. O novo acordo demonstra a satisfação do cliente com os
nossos produtos e serviços”, comenta ele.
A
Sograta é uma empresa pública que opera o sistema de transporte de passageiros
em Libreville, capital do Gabão. Recentemente a empresa definiu a Marcopolo
como seu parceiro estratégico para o fornecimento de novas unidades para a
renovação e ampliação de sua frota.
CONSÓRCIOS – Depois de
atravessar 2015 com dificuldades econômicas como inflação crescente, alta taxa
de juros, pouca confiança e aumento nos índices de desemprego, o consumidor
seguiu assumindo compromissos financeiros mais coerentes com o momento. A
aquisição de bens ou contratação de serviços via consórcio foi crescente neste
cenário.
De
janeiro a novembro do ano passado, o acumulado dos negócios com o mecanismo
atingiu R$ 79,74 bilhões contra R$ 70,24 bilhões de um ano antes, 13,5% maior,
em razão da comercialização de 2,15 milhões de novas cotas.
Especificamente
nos itens veículos leves como automóveis, utilitários e camionetas, e nos
veículos pesados, que incluem caminhões, tratores e implementos rodoviários e
agrícolas, as altas foram de 8,8% e 11,4%, respectivamente, no total financeiro
das novas adesões, nos mesmos moldes e em igual espaço de tempo.
USADOS – Os modelos
Civic e Corolla se consolidaram como os automóveis usados mais buscados em
dezembro. Segundo o “Índice Webmotors”, no último mês o Honda foi o campeão de
procura no maior site de classificados de veículos online do País, com 2,74%
das pesquisas realizadas no período. Já o Toyota ficou em segundo lugar, com
2,71%. Os dois veículos disputam a ponta do ranking há seis meses.
O
Fiat Palio surge em terceiro, com 2,07% das buscas. O hatch fabricado em Betim
(MG) manteve a posição que conquistou em novembro. Das procuras realizadas em
dezembro, vale destacar o Volkswagen Gol, que emplacou em quarto lugar com
2,05%. O carro subiu uma posição em relação a novembro. Em seguida, na quinta
posição, aparece o Honda Fit. Com 1,91% das buscas, o modelo desceu um degrau
do ranking.
Divulgação Honda destaca a estratégia da renovação
RECORDE – No ano em que
completou 18 anos de produção nacional de automóveis (2015), a Honda
comercializou 153.395 veículos, resultado que superou a marca de 2013, até
então o melhor ano da empresa no País. O total representa um crescimento de
aproximadamente 11% em relação ao acumulado de 2014 e um market share de 6,2%,
o maior da sua trajetória desde 1997.
O
destaque do período foi o Honda HR-V que, desde o dia 20 de março, início da
venda do produto, chegou a 51.159 unidades comercializadas, conquistou a
liderança entre os demais modelos da marca e se tornou o SUV mais vendido do
Brasil. O bom desempenho da fabricante também se deve ao sucesso do Honda Fit,
que alcançou a marca de 42.485 unidades vendidas, seguido do City, com 26.413,
e o Civic, com 31.101. Os importados CR-V, Accord e Civic Si somaram, juntos,
2.225 emplacamentos.
Para
o vice-presidente Comercial da Honda Automóveis, Roberto Akiyama, o crescimento
da empresa em 2015 reflete não só a sua estratégia acertada de renovação dos
produtos, mas também a percepção do consumidor. Para 2016, a fabricante prevê
um cenário de vendas estáveis, mantendo o mesmo patamar de 2015.
IMPORTADOS – As vendas de
veículos Subaru no Brasil, importados oficialmente pela CAOA, cresceram 46% no
acumulado de 2015, quando comparadas com 2014, somando 1.639 emplacamentos.
Entre os fatores que contribuíram para o avanço da marca no País, destaque para
a ampliação da gama de veículos comercializada no Brasil e abertura de novas
concessionárias da marca em regiões estratégicas.
O
modelo Forester, nas versões Sport e XT Turbo, segue como o mais comercializado
pela marca no Brasil, com 1.100 unidades vendidas, resultado 26% acima do
volume de 2014. Na segunda colocação está o Subaru XV, com mais de 360
emplacamentos, crescimento de 123% em um ano.
Divulgação Rubens: vendas, marketing e relacionamento
REPOSIÇÃO – Rubens Sautner
foi promovido a diretor da Saint-Gobain Autover, divisão da Saint-Gobain
Sekurit para atendimento ao mercado de reposição de toda a América do Sul.
Na
nova posição, Rubens Sautner terá a responsabilidade por todos os programas de
vendas, marketing e relacionamento da empresa, assim como as atividades das
redes Sekurit Partner, especializada em serviços de vidros para automóveis e
veículos comerciais leves, e Sekurit Veicom, exclusiva para caminhões e
veículos comerciais. Atualmente, essas duas redes reúnem mais de 60 lojas em
todo o País.
Outras
ações importantes são dar continuidade ao programa de aperfeiçoamento dos
serviços da empresa e intensificar o relacionamento digital com os clientes.
Para isso, foram lançados este ano o novo site da Saint-Gobain Autover Brasil,
sua página no Facebook, no Linkedin e o portal My@utover.
Divulgação Ioniq será oferecido com opções elétricas e híbridas
ALTERNATIVO – A Hyundai
Motor revelou mais detalhes do novo modelo Ioniq, primeiro carro a oferecer
três opções de eficientes trens de força com emissões ultrabaixas. O inovador
veículo movido a energias alternativas, já está disponível para encomenda na
Coreia.
A
plataforma totalmente nova será disponibilizada com as seguintes opções de
trens de força: totalmente elétrico, híbrido plug-in gasolina/elétrico ou
híbrido gasolina/elétrico. Em todas elas, o carro proporciona uma experiência
de condução ágil e divertida, à altura do apelo emocional provocado pelas
linhas cativantes da carroceria.
O
exterior do Ioniq mostra um design diferenciado, com aerodinâmica de vanguarda.
Contornos simples, porém cuidadosamente desenvolvidos, enfatizam a silhueta em
forma de cupê do Ioniq e minimizam a resistência do vento, privilegiando o
direcionamento eficiente do fluxo de ar. Já o uso do espaço interno cria
sensação de leveza, que se estende à disposição ergonômica dos controles. Após
seu lançamento mundial na Coreia, no final deste mês, o Ioniq deverá ser
apresentado no Salão Internacional de Genebra, na Suíça, e no New York Auto
Show, em março próximo.
Divulgação Sistema de transmissão pode economizar combustível
TRANSMISSÃO – A “Transmissão
6S-450” da ZF foi escolhida para equipar o Vito Tourer, novo veículo comercial
leve para passageiros da Mercedes-Benz. Devido as suas especificações técnicas,
a transmissão permite agilidade no trânsito urbano, indispensável para o
transporte de passageiros, aliando conforto na condução, com baixo nível de
ruídos e sem causar vibrações, garante o fabricante.
A
transmissão 6S-450 já é conhecida pela Mercedes-Benz, que também optou pela ZF
para o modelo comercial leve Sprinter. Para equipar o Vito Tourer, a
transmissão passou por pequenas alterações para que pudesse atender às
necessidades do novo veículo comercial leve.
A
transmissão manual de 6 velocidades com duas “overdrive” privilegia a redução
do consumo de combustível, o que mantém as rotações do motor mais baixas. A ZF
6S-450 é um produto robusto e leve devido às carcaças feitas em alumínio e
injetadas em processo de alta pressão. A construção enxuta graças ao inovador
projeto mono haste do sistema de mudança entrega maior precisão e agilidade às
trocas de marcha.
CUIDADOS – A vistoria de
procedência, que fornece o histórico e avaliação física completa dos veículos,
reprovou 16% dos carros avaliados em 2015. Os dados são da Dekra, empresa
mundial de inspeção veicular. Segundo o balanço anual do serviço Dekra
Garantido, 68% das irregularidades se referem a anormalidades na pintura, na
identificação ou na estrutura do automóvel. Também aparecem no ranking de
restrições, irregularidades no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do
Veículo), com indício de falsificação, além de chassi danificado ou com
numeração adulterada.
A
análise da empresa inclui vistorias feitas a particulares, lojas e
concessionárias, e faz um alerta a quem planeja adquirir um veículo usado. O
total de prejuízos evitados a compradores chegou a R$ 165,3 milhões em um ano.
A Dekra avalia que a cada R$ 1 investido em vistorias, são evitados R$ 51,24 em
riscos para quem contrata o serviço.
O
Dekra Garantido, ou Vistoria de Procedência, consiste na avaliação de mais de
150 itens do veículo, identificando eventuais alterações nas características
originais.
FRANQUIAS – Reconhecidas
por serem mais acessíveis do que uma franquia tradicional, as microfranquias
que podem ser operadas em esquema home based (ou, sem ponto comercial)
propiciam economia no custo fixo, pois dispensam investimento em aluguel e
outras despesas. Estas redes ainda costumam ser indicadas pelo fato de serem
reconhecidas por oferecerem modelos de negócios maduros, que já foram testados
e por isso oferecem menor risco.
O
setor como um todo se mantém aquecido. Segundo o último levantamento divulgado
pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), as franquias registraram
faturamento de R$ 99,385 bilhões entre janeiro e setembro de 2015. Como a
economia do país mantém-se instável, as microfranquias que não exigem ponto
comercial acabam sendo uma opção mais acessível de negócio. Há opções de redes
com investimento inicial a partir de R$12 mil.
Confira
algumas opções de negócios com esse modelo: Mineiro Delivery (comida caseira
via delivery e dentro de boxes); Miss Pink (cosméticos por meio de plataforma
móvel) e Doctor Frio (rede de limpeza e manutenção para ar-condicionado).
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário