Nelson Tucci
O Grande Prêmio do Brasil de F1
ensejou homenagens ao maior piloto brazuca e um dos maiores da história. Junto
veio nova onda de recall das montadoras. Na semana passada noticiamos recall da
Toyota e da Polaris, nesta é a vez da Mercedes, da FCA, da Honda, da GM e da
Mitsubishi...
Divulgação Carro traz até a assinatura do tri campeão
A
Audi do Brasil apresenta o primeiro A3 Sedan fabricado no país com pintura
especial que homenageia o grande ídolo nacional Ayrton Senna, feita pelo
renomado artista Eduardo Kobra. O muralista também desenvolveu enorme painel
com os traços do piloto inaugurado na esquina das avenidas Paulista e
Consolação, um dos pontos mais conhecidos da cidade de São Paulo.
Produzido
em São José dos Pinhais (PR), o carro recebeu as mesmas cores usadas no
capacete do tricampeão mundial de Fórmula 1, equipamento de segurança que ficou
conhecido mundialmente em suas temporadas da competição e fazem alusão à
bandeira do Brasil. Em uma pintura estilizada, o modelo traz as tonalidades
verde, amarelo e azul, além da assinatura de Senna na lateral.
Essa
primeira unidade do A3 Sedan poderá ser visitada pelo público no Audi Lounge,
localizado na Rua Oscar Freire, até o final deste ano. Em 2016, o carro rodará
o país em ações de marketing e eventos da marca e, após esse período, será
leiloado com a renda revertida para o Instituto Ayrton Senna.
RECALL 1 – A
Mercedes-Benz do Brasil convocou os proprietários dos veículos modelo
Mercedes-AMG S 63 Coupé, fabricados de 27/1/14 a 2/4/2015, com numeração de
chassis (não sequenciais) de WDDXJ7JW1FA002663 a WDDXJ7JW1FA008494, a agendarem
junto a um credenciado ou oficina autorizada da marca inspeção da posição de
montagem dos cintos e, se necessário, inversão de lado.
No
comunicado, a empresa informa ter constatado que em caso de forte colisão,
poderá ocorrer o destravamento das fivelas dos cintos de segurança montados em
lados invertidos, podendo ocasionar danos físicos aos ocupantes desses
assentos. A montadora disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br
RECALL 2 – A Fiat
Chrysler Automobiles (FCA) convoca proprietários dos veículos RAM 2500, ano/modelo
2012 a 2014, com intervalo de chassis não sequenciais de 3C6UD5FL3CG109127 a
3C6UR5FLXEG301682, a agendarem seu comparecimento a uma das concessionárias da
empresa, a partir da próxima sexta-feira 20, para fazer a inspeção e ajuste da
fiação do chicote do volante, bem como a instalação de tampas protetivas de
borracha nas postas da mola de retenção do módulo do air bag.
No
comunicado, a empresa informa ter detectada a possibilidade de acionamento
inadvertido do air bag do motorista em decorrência de curto-circuito elétrico
causado pelo eventual desgaste da fiação do chicote do volante, quando em
contato com as extremidades da mola de retenção do módulo do air bag. O
acionamento inadvertido do air bag do motorista pode limitar a segurança da
condução do veículo e aumentar os riscos de ocorrência de acidente, com
consequentes danos físicos e materiais ao motorista, demais passageiros e
terceiros. Para agendamento e mais informações, a FCA disponibiliza o telefone
0800 730 7060 e o site www.picapesram.com.br/#!recall
RECALL 3 – A Moto Honda
da Amazônia Ltda. convoca os proprietários das motos modelo GL 1800 Gold Wing,
abaixo identificadas, a comparecerem a uma concessionária da marca, a partir de
7 de dezembro, para substituição do cilindro-mestre traseiro e cilindro-mestre
secundário, ambos pertencentes ao sistema de freio.
Identificação
das motos envolvidas: Ano/modelo 2006 a 2009 data de produção de 3/8/05 a
16/12/08 - chassis finais 6A500003 a 9A800092 e, ainda, as de Ano/modelo 2010 a
2015 data produção de 17/2/09 a 9/7/15 - chassis finais AA900001 a FK300050.
No
comunicado, a empresa informa ter constatado possibilidade de obstrução da
passagem do fluido de freio. Nestas condições, o freio traseiro poderá
permanecer parcialmente acionado, causando resistência ao movimento da roda
traseira e superaquecimento no local, com risco de incêndio, podendo causar
danos materiais e lesões graves aos ocupantes e/ou terceiros.
A
Moto Honda disponibiliza o fone 0800 701 3432, das 8h às 20h, de segunda a
sexta-feira e o site www.honda.com.br/recall/motos
RECALL 4 – A General
Motors do Brasil convocou os proprietários dos veículos modelos Cobalt (2015) e
Prisma (2015 a 2016), a agendarem junto a rede de concessionárias da marca a
substituição do cinto de segurança lateral esquerdo do banco traseiro e do seu
mecanismo.
Identificação
dos veículos envolvidos: Cobalt – chassis de de FB116835 a FB242265 e Prisma –
chassis de FG163302 a GG162548.
No
comunicado, a empresa informa ter constatado que o travamento do mecanismo do
cinto de segurança lateral esquerdo do banco traseiro é insuficiente. Este
defeito reduz a eficiência do sistema de retenção, o que pode, em caso de
colisão frontal severa, resultar em lesões físicas graves aos ocupantes do
veículo. Para agendamento use o telefone 0800 702 4200, de segunda a
sexta-feira, das 8h às 17h, ou o site www.chevrolet.com.br
RECALL 5 – A MMC
Automóveis do Brasil Ltda. convocou os proprietários dos veículos modelos
Lancer Evo VIII e Lancer Evo IV, importados, fabricados entre março de 2004 e
novembro 2006, abaixo identificados, a agendarem junto a um uma concessionária
da marca a substituição do insuflador da bolsa de air bag do passageiro.
Identificação
dos veículos envolvidos: Lancer Evo VIII – chassis 4U000352 a 4U000368;
5U000298 a 5U000357; 6U000516 a 6U000766; 6U051785 a 6U065457 e o modelo Lancer
Evo IX – chassis 6U051785 a 6U065457.
No
comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade de deflagração
inadequada do insuflador da bolsa de air bag do passageiro. Durante uma colisão
frontal que resulte no seu acionamento, poderá ocorrer a ruptura da carcaça do
insuflador da bolsa, com projeção de fragmentos metálicos, podendo causar
acidentes e danos graves ou fatais aos passageiros e/ou ocupantes do veículo
e/ou terceiros.
Até
o atendimento desta campanha, a Mitsubishi orienta que o uso dos assentos do
passageiro dianteiro e traseiros devem ser evitadas. Para agendamento e mais
informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 702 0404, de segunda a
sexta das 8h às 18h, o email sac@mmcb.com.br e o site www.mitsubishimotors.com.br
INTERNET – Levantamento
realizado pela Arsenal Car – um dos maiores portais de e-commerce de peças e
acessórios automotivos do país – revela que o consumidor está disposto a
investir até R$ 1,4 mil para comprar um novo capô para seu carro. Este produto,
de acordo com a empresa, integra a lista dos 10 mais vendidos nos primeiros dez
meses do ano. Os mais procurados são faróis, lanternas, para-choques, para-lamas
e capôs. Já no segmento de acessórios o destaque é para o kit farol de milha –
que custa R$ 66,40, com 476 unidades já comercializadas -, sensor de
estacionamento, capa impermeável para carros, rádio MP3 player e encosto de
cabeça.
De
acordo com Thiago Micheloni, gerente da Arsenal Car, “comprar uma peça com
valor tão alto quanto o capô tem a ver com a crise econômica e a queda nas
vendas de veículos novos, levando o proprietário de carros a investir na
manutenção e conservação de seu usado”. O endereço do portal é www.arsenalcar.com.br
CÂMBIO – A indústria
automotiva é um dos diversos setores diretamente afetados pela flutuação
cambial. Segundo estudo global realizado pela Ernst & Young (EY), Changing
Lanes, 50% dos executivos do setor afirmam sentir os impactos da flutuação
cambial em seus negócios, mas apenas 15% deles estão preparados para lidar com
esse desafio. Outras preocupações mencionadas incluem: habilidades em responder
de maneira eficaz às necessidades dos mercados emergentes, volatilidade
política e econômica na zona do euro, e a habilidade das empresas em atrair e
reter talentos.
A
terceira edição da pesquisa global Changing Lanes indicou as prioridades do
setor para os próximos 18 meses: penetração e expansão de mercado, gestão de
inovação e processos de desenvolvimento de estratégia corporativa eficazes
estão no topo da lista de iniciativas para impulsionar a vantagem competitiva.
Retenção de talentos está no topo da lista de recursos críticos, seguida por
acesso a capital, infraestrutura e tecnologia. No entanto, garantir esses
recursos continua a ser um desafio para a maioria da indústria. De acordo com a
pesquisa, 83% das empresas ouvidas ainda não estão bem preparadas para lidar
com esses desafios.
Divulgação Super Dry tem garantia de 10 anos
SECADOR – A Ultra Clean
Brasil está lançando no mercado o secador de ar comprimido Super Dry. A
novidade garante maior qualidade ao ar comprimido por contar com dois filtros
independentes que absorvem óleo e partículas sólidas e também por possuir bolsa
especialmente projetada para absorver vapor d’água, umidade e condensação do
ar, destaca o fabricante.
O
equipamento pode ser instalado próximo ao compressor, diretamente no ponto de
uso ou no início de cada linha de ar comprimido. É indicado para equipamentos e
processos pneumáticos, cabines de pintura industriais, coletores de pó,
sistemas de limpeza com jato de ar, entre outras operações. Este produto tem 10
anos de garantia.
RODOVIA – A Rodovia dos
Bandeirantes (SP-348) ficou em primeiro lugar na Pesquisa CNT de Rodovias 2015,
divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A rodovia é
administrada em toda a sua extensão, de São Paulo a Cordeirópolis (SP), pela
CCR AutoBAn, concessionária do Grupo CCR, e lidera pela sétima vez o ranking
nacional da CNT, o principal indicador da qualidade das rodovias brasileiras.
A
CCR AutoBAn investiu, desde o início da concessão, em 1998, R$ 6,1 bilhões em
ampliação, modernização, conservação, fiscalização e monitoramento das rodovias
do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, por onde trafegam em média 860 mil veículos
por dia. Os investimentos proporcionaram mais segurança e conforto aos
usuários, além da expressiva redução dos acidentes fatais.
"Seguimos
confiantes na crença de que as concessões em parceria com o poder público são a
principal alavanca para a melhoria da infraestrutura do país, e, assim, retomar
o crescimento econômico", disse Renato Vale, diretor presidente do Grupo
CCR.
Júlio
Soares/Divulgação Linha 2016 da Agrale traz opções
LEVES – Com o
objetivo de ampliar a oferta de produtos aos clientes, com soluções que atendam
às necessidades dos usuários de caminhões leves, a Agrale lança a sua linha
2016 com novidades. A empresa apresenta três novos modelos – A7500, A8700 e
A10000 – com inédita cabine e diversos itens como equipamentos de série.
Moderna,
funcional, leve e completa, a cabine é o grande diferencial dos novos modelos.
De acordo com Edson Ares Sixto Martins, diretor comercial da Agrale, os novos
caminhões complementam a família de veículos da marca, que já dispunha de uma
funcional cabine estendida, e que passa a contar também com a opção de cabine
totalmente metálica.
O
exclusivo painel de instrumentos tem nova grafia, iluminação e mostrador
digital que fornece importantes informações para o motorista. Todos os modelos
oferecem tacógrafo digital e piloto automático de série, que permite a
programação inteligente e econômica em viagens, incluindo acelerador manual de
implementos – PTO.
Divulgação Hilux: presença no segmento de picapes médias a diesel
HILUX – A Toyota
apresenta a 8ª geração da Hilux, com design renovado e mais elegante. Há nova
lista de equipamentos como o novo motor e transmissão, chassi mais resistente e
melhor capacidade fora de estrada.
A
nova Hilux, que chega às concessionárias da Toyota de todo o Brasil na
quarta-feira18, quer reforçar sua presença no segmento de picapes médias a
diesel no País. Desde que a Hilux nasceu, em 1968, a Toyota já vendeu mais de
16 milhões de unidades em 180 países.
Para
atender às necessidades e exigências de diferentes perfis de cliente, seja no
trabalho pesado, lazer ou multiuso, há seis diferentes versões da nova Hilux.
FORÇA AÉREA – A República
do Líbano confirmou a aquisição de seis aeronaves turboélice A-29 Super Tucano
da Embraer Defesa & Segurança e da Sierra Nevada Corporation (SNC). O
contrato inclui suporte logístico para a operação das aeronaves, bem como um
sistema de treinamento completo para pilotos e mecânicos da Força Aérea
Libanesa. A venda foi aprovada em junho pelo Departamento de Estado dos Estados
Unidos.
A
venda dessas aeronaves é parte de um pacote maior e mais abrangente, incluindo
melhorias de infraestrutura que serão cumpridas por outras partes não
envolvidas na parceria Embraer/SNC. Os aviões, que estão atualmente em operação
em 10 forças aéreas de todo o mundo, serão construídos em Jacksonville,
Flórida.
“A
escolha do A-29 pela Força Aérea Libanesa comprova a superioridade do Super
Tucano e sua capacidade de enfrentar os desafios do teatro de operações no
Oriente Médio”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa
& Segurança: “O Super Tucano é a melhor e mais eficaz aeronave do mercado
com um histórico comprovado de sucesso com forças aéreas ao redor do mundo”.
MINEIRO – Segundo a
Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ramo de alimentação faturou mais
de R$ 25 bilhões no Brasil em 2014, um crescimento de 6,8% em comparação com
2013. E, na esteira deste crescimento aparece a Mineiro Delivery, fundada em
São José do Rio Preto (SP), em 2012.
A
Mineiro Delivery chega ao franchising este ano, sendo que o investimento
inicial para quem quiser apostar na rede é de aproximadamente R$ 79 mil. Além
da unidade própria, em São José do Rio Preto, a marca já conta com franquias em
São Paulo e Jundiaí (SP), Goiânia (GO) e Aracaju (SE).
A
expectativa é chegar ao número de 20 unidades até o final deste ano. O cardápio
inclui galinhada, feijoada e costelinha, entre outros.
Divulgação Jovens estão aderindo ao vinho
VINHO – A que se deve
o crescimento do consumo de vinhos no Brasil nos últimos anos? Para Erni Luis
da Silveira, diretor da rede Vinho & Ponto, importadora de mais de 400
rótulos exclusivos de vários, entre os motivadores está uma nova geração de
consumidores, mais jovens, que consideram o vinho uma bebida sociável e
benéfica à saúde, não mais somente como uma bebida alcoólica.
De
acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), apesar do momento
econômico de retratação em diversos segmentos, os vinhos, sucos, espumantes e
outros produtos derivados da uva registraram um crescimento de 4,6% no primeiro
semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014.
“Acredito
que, por muitos anos, houve uma excessiva glamourização, o que afastava o
consumidor iniciante do mundo do vinho. Hoje, porém, o cenário vem mudando, e o
vinho tem ganhado espaço nos mais diversos pontos de vendas, sendo apresentado
ao consumidor de maneira mais simples e descomplicada”, considera o empresário,
que tem como clientes uma grande parcela composta de jovens entre 23 e 33 anos.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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