Divulgação JEEP inaugura fábrica em Pernambuco:
FCA entra forte na briga das SUVs
FCA entra forte na briga das SUVs
Nelson Tucci
Este
é o primeiro grande investimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), um dos
maiores grupos mundiais do setor automotivo, constituído em 13 de outubro de
2014 a partir da fusão global entre Fiat e Chrysler. Também é a mais moderna
fábrica do grupo no mundo, pois, ao reunir o que de melhor Fiat e Chrysler
acumularam em suas histórias centenárias, representa o “estado-da-arte” em
termos de produção automotiva e de gestão, incorporando desde sua concepção as
melhores práticas orientadas para eficiência, qualidade e desempenho.
"É
este também o projeto mais complexo já feito na história da companhia,
considerando o objetivo de construir não somente uma fábrica de automóveis, mas
de incluir em seu perímetro um parque de fornecedores de classe mundial, a fim
de produzir veículos igualmente de classe mundial, sempre em sintonia e
interação com os stakeholders", afirma Stefan Ketter, vice-presidente
mundial de Manufatura da FCA, que coordenou a implantação do Polo Automotivo
Jeep em Pernambuco.
O
investimento total superou os R$ 7 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões na fábrica
Jeep, R$ 2 bilhões no Parque de Fornecedores e o restante destinado a
desenvolvimento de produtos e outros investimentos. A fábrica Jeep ocupa uma
área construída de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250
mil veículos por ano. No perímetro fabril, ergue-se também o Parque de
Fornecedores, um complexo de 12 edifícios, que abrigam 16 empresas responsáveis
por 17 linhas de produtos. O Parque de Fornecedores ocupa uma área de 270 mil
metros quadrados. O empreendimento empregará até o final do ano mais de 9 mil
trabalhadores, sendo 3,3 mil na planta Jeep, 4,9 mil no Parque de Fornecedores
e 850 em serviços gerais. Deste contingente, 82% são nordestinos e 78%
pernambucanos.
FESTA - Dois dias
depois de inaugurar a fábrica, a Jeep abriu suas portas para uma grande
confraternização com aqueles que fazem a história da mais nova e competitiva
planta da FCA – Fiat Chrysler Automobiles do mundo. Cerca de 4 mil
trabalhadores da fábrica de automóveis e das 16 empresas que integram o
Supplier Park levaram os familiares para comemorar o Dia do Trabalho, dia 1º de
maio.
RECEITA - A FCA
anunciou os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2015. A empresa
vendeu em todo o mundo 1,1 milhão de unidades, 2% a menos do que no mesmo
período de 2014, refletindo forte performance no Nafta (Estados Unidos, Canadá
e México) e condições mais fracas de mercado na Latam (América do Sul e
Caribe). A performance positiva da Jeep se manteve, com distribuição 11% maior
e vendas 22% mais altas.
A
receita líquida cresceu 19%, para €26,4 bilhões
(ou alta de 4% em taxa de câmbio constante - CER). O EBIT ajustado foi de €800 milhões, €145 milhões
maior que no primeiro trimestre de 2014, com todos os segmentos, à exceção de Latam,
alcançando resultados positivos. O lucro líquido foi de €92 milhões, crescimento de €265 milhões na comparação com o prejuízo líquido
de €173 milhões no primeiro trimestre de
2014.
O
grupo confirma suas previsões para o ano de 2015, com vendas globais entre 4,8
e 5 milhões de unidades, gerando receita líquida aproximada de €108 bilhões.
AGRALE - Um ônibus
com capacidade para transportar 49 passageiros foi uma das atrações do estande
da Agrale na 22ª Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação,
encerrada na sexta-feira última em Ribeirão Preto. Destinado ao fretamento e ao
rodoviário, este é o modelo de maior capacidade de carga já produzido pela
marca no país.
Vitor Leite/Divulgação Ônibus Airport Conect: LCD
de7” no
encosto das poltronas
MARCOPOLO - A Marcopolo
fez a entrega de 14 ônibus Paradiso 1600 Low Driver ao Grupo Expresso Princesa
dos Campos. São sete unidades para a Princesa dos Campos, seis para a Viação Cantelle
e uma para a Airport Conect. O ônibus para o serviço Airport Conect foi
desenvolvido especialmente para o transporte de passageiros entre o Aeroporto
Internacional de Curitiba e a cidade de Ponta Grossa (PR), e conta com os novos
monitores individuais em LCD de 7”, instalados no encosto das poltronas.
TOYOTA - A Toyota
também participou da Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São
Paulo, mostrando os modelos Hilux e SW4. A montadora expôs em seu estande de
1.000 metros quadrados a Hilux Limited Edition, versão exclusiva da picape
média a diesel mais vendida do país. Com apenas 3 mil unidades produzidas, ela
conta com motor 3.0L 16V turbo e transmissão automática de cinco velocidades e
itens personalizados como capa de para-choque, rodas escurecidas de liga leve
aro 17”, santantônio, capota marítima, entre outros.
Os
visitantes puderam conferir ainda a Hilux SRV Top Diesel, a Hilux SR Flex 4x2,
o SW4 SRV com sete lugares, o Etios Cross, o híbrido Prius e o Corolla, além do
recém-lançado SUV compacto premium NX 200t de sua marca de luxo, a Lexus.
Divulgação Time Nissan: patrocínio aos Jogos
Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
NISSAN - Foi
confirmado na última semana, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que o
Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 passará por cidades das cinco regiões
do Brasil e que a Nissan acompanhará todo o percurso como patrocinadora
oficial. Em janeiro deste ano, a Nissan já tinha confirmado o patrocínio do
Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. A montadora também é patrocinadora dos
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cedendo, além do patrocínio, uma frota
de veículos para o Revezamento da Tocha Paralímpica, que terá duração de sete
dias e tem como objetivo passar por cidades que representem todas as regiões do
país. Estes automóveis fazem parte dos cerca de 5 mil que a Nissan irá fornecer
a frota oficial durante os Jogos Rio 2016.
Divulgação Novo motor modelo
QSG de 12 litros
QSG de 12 litros
CUMMINS - A Cummins
South America anunciou na 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em
Ação – Agrishow, o lançamento de seu novo motor modelo QSG de 12 litros. E
apresentou a linha de produtos destinada ao mercado agrícola. A maior
fabricante independente de motores diesel, componentes e grupos geradores se
destaca no mercado off road ao
produzir motores com novas tecnologias.
De
acordo com Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins South
America, a empresa iniciou sua atuação no segmento global de máquinas agrícolas
no final de década de 90 e desde então vem trabalhando no aperfeiçoamento de
seus produtos para o cumprimento das legislações de emissões. Na América do
Sul, desde 2010, a Cummins comercializa motores para o segmento agrícola,
utilizados em tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outros, que
atendem à legislação de emissões de poluentes e ruídos para máquinas agrícolas
e de construção denominada MAR- I, incluída no Programa de Controle da Poluição
do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e que entrou em vigor a partir do dia
1º de janeiro deste ano. “Por já atendermos à legislação mesmo sem a exigência
há cinco anos no mercado agrícola sulamericano, conseguimos focar em motores
competitivos e promovemos um trabalho para os nossos clientes serem
diferenciados”, diz Faraj.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios,
do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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