segunda-feira, 13 de março de 2023

Stellantis discutirá o clima

Divulgação              Debate será transmitido ao vivo, a partir das 10h30

Nelson Tucci

O Freedom of Mobility Forum, iniciativa da Stellantis facilitada pela Wavestone (uma entidade neutra), anunciou a agenda e os palestrantes do debate digital ao vivo do próximo dia 29. “Em um mundo descarbonizado, a liberdade de mobilidade será acessível apenas para alguns privilegiados?”, esta é a questão

O debate digital será transmitido ao vivo, pela web, a partir das 10h30, no horário de Brasília, reunindo uma gama diversificada de representantes de negócios, juventude, especialistas em clima, sociedade civil, trabalho e diálogo social, para um debate aberto sobre os fatos, desafios e soluções para preservar a liberdade de mobilidade para todos no contexto das mudanças climáticas e de um mundo descarbonizado. Espera-se que as trocas resultantes sejam intensas, pois os participantes têm em comum a paixão por preservar a liberdade de mobilidade para todos – mas apresentam visões diferentes.

Estarão no evento, entre outros, Carlos Tavares, CEO da Stellatins e Co-chair of the Freedom of Mobility Forum Advisory Board. A Wavestone, como facilitadora do fórum, incorporou um painel voluntário de especialistas para atuar como contestadores construtivos dos fatos e números subjacentes ao debate. Para acessar o evento de webcast, use o link https://live.freedomofmobilityforum.org/


BIODIESEL – A Anfavea, Abimaq, CNT, Fecombustíveis e NTC posicionaram-se conjuntamente contra aumento do biodiedel no diesel do país. Segundo nota emitida, “nas últimas semanas, buscando pressionar membros do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a indústria do biodiesel no Brasil tem chamado a atenção dos meios de comunicação com notas agressivas e distorcidas”.

As entidades assinalam: “O que era, inicialmente, uma proposta de economia solidária e de incentivo ao uso de energia limpa, além de fonte de renda para a agricultura familiar e para o agricultor de baixa renda – com o plantio de palma e mamona para produção de biodiesel –, transformou-se em um negócio rentável apenas para os grandes produtores. O biodiesel produzido hoje no Brasil é o de base éster. A característica química desse biodiesel gera problemas como o de criação de borra, com alto teor poluidor. Na prática, esse sedimento danifica peças automotivas, bombas de abastecimento, geradores de hospitais, máquinas agrícolas e motores estacionários. Outro dano ocasionado pela borra é o congelamento e contaminação do insumo. O biodiesel cristaliza em baixas temperaturas em motores quando as situações climáticas envolvem variação de temperatura e umidade”.

Finaliza, argumentando que o Brasil “deve olhar para a experiência mundial”, e acrescentando que “a mistura para o consumidor final, para os motores funcionarem a contento, garantindo a redução de emissões, é de 7% na Comunidade Europeia; 5% no Japão e Argentina; de 1% a 5% no Canadá; e de 5% nos Estados Unidos, usualmente. E esses países estão na linha de frente das preocupações climáticas. Aqui, já se pratica um percentual de 10%”.


Divulgação             Creta N Line Night Edition: preço sugerido, R$ 181.490

NOVO – A Hyundai Motor Brasil amplia a sofisticação de seu portfólio com a chegada do SUV Hyundai Creta N Line Night Edition. A série especial, limitada a 900 unidades, chega sob o ano modelo 23/24 e traz visual único, com acabamentos em preto, combinando esportividade e elegância com itens de segurança, conectividade, conforto e conveniência. Entre os destaques, pela primeira vez, a Hyundai equipa um veículo produzido no Brasil com som premium assinado pela marca Bose. Com vendas previstas para o começo de abril, haverá pré-venda especial para apenas 300 unidades a partir do próximo dia 13 de março, com preço sugerido de R$ 181.490.

“O consumidor brasileiro reforça ano após ano seu apreço pelos SUVs e tem no Hyundai Creta um de seus favoritos. Trata-se de um excelente exemplo do sucesso que a Hyundai conquistou e, agora, temos orgulho ainda maior em levar essa história adiante com a série Night Edition”, afirma Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e para a Região das Américas Central e do Sul.


MULHERES – A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, formou a primeira turma de operadoras de trem composta exclusivamente por mulheres na quarta-feira, 8 de março.

Ao todo, 12 mulheres foram oficialmente habilitadas como Agentes de Atendimento e Operadoras de Trem para atuação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A cerimônia foi realizada no auditório do Pátio Presidente Altino. A turma também foi supervisionada por uma mulher. “Foi com muita satisfação que aceitei o desafio de estar à frente do treinamento da primeira turma de operadoras de trem exclusivamente composta por mulheres do Brasil. Participei da formação de outra equipe, porém de 14 operadores, apenas três eram mulheres”, conta Cristiane Máximo, supervisora de Interação com o Cliente – Tráfego.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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