Fotos
Isabela Carrari/Secom-PMS Restaurado, trem está preparado à retomada de operações
Nelson Tucci
O
que seria do ser humano sem memória? Como sentir saudade de algo que não se
viveu? De que maneira poderíamos aproveitar as experiências se apagadas de nós?
É para isso que servem as memórias. Sejam estas materiais ou espirituais, mas
que, no fundo, são todas afetivas. Vivenciar memórias é como sermos
transportados no tempo, de forma mágica e, de repente, sermos protagonistas da
História.
No
último fim de semana Santos ofereceu a oportunidade de uma deliciosa viagem no
tempo ao comemorar os 153 anos da Estação do Valongo e da São Paulo Railway, a
primeira ferrovia paulista, com uma belíssima exposição.
Pátio de manobras, em Paranapiacaba:
embarque a Santos
A
história da pioneira São Paulo Railway (SPR) e da Estação do Valongo puderam
ser conferidas na programação especial, na própria estação, sede da Secretaria
de Turismo de Santos (Setur) desde 2004 e do Estação Bistrô Restaurante-Escola,
inaugurado em 16 de fevereiro de 1867, com a chegada do primeiro trem a vapor
da linha que ligava a capital ao litoral.
A
programação, realizada na Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (Largo
Marquês de Monte Alegre, ao lado da estação), teve visita monitorada aos carros
históricos ferroviários, exposição de 58 imagens do final do século 19 e início
do 20, e ainda mostra de peças originais de comunicação da SPR, a exemplo de
telégrafo, placa de “apite”, bandeiras de sinalização e sinaleiros luminosos.
Para completar, o público pode apreciar uma maquete modular de ferreomodelismo.
Espaço para se discutir negócios ou
simplesmente se divertir
Desenvolvida
pela Setur, em parceria com a recém-fundada Associação Brasileira de
Preservação da Memória dos Transportes (MemoTransp) e a CET, a iniciativa teve
também apoio da Secretaria de Cultura, Associação Brasileira de Preservação
Ferroviária (ABPF - Regional São Paulo) e Ferreoclube do ABC (FcABC).
As
visitas ocorreram de forma monitoradas por guias de turismo da Setur. Os carros
foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
e, desde dezembro de 2018, encontram-se na garagem dos bondes, instalada no
Armazém 12-A, o último armazém de ferro do porto, que antes funcionava na
margem direita do cais.
O
Carro Presidencial, de 1909, é o mais luxuoso, ostentando 16 poltronas
estofadas e banheiro, sendo utilizado para viagens inaugurais e com autoridades.
Ele transportou dirigentes do país como Afonso Pena, Washington Luís e Getúlio
Vargas.
Mesas permitem refeições nos trajetos
Viagem do Planalto a Santos proporciona
bela vista da Serra do Mar
Utilizado
em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários, o carro
Administrativo, de 1913, possui uma cauda panorâmica de vidro e capacidade para
23 pessoas. Já o carro Buffet Pullman (1922) foi usado pela São Paulo Railway
até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a capital. Com
capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.
Divulgação Boa dica de passeio para quem
curte autos antigos
ANTIGOS
–
Vem aí a 7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de
Lindóia, que espera receber mais de 500 mil visitantes entre os dias 18 a 21 de
abril. Ao todo serão mais de 800 veículos expostos e 700 modelos disponíveis
para venda.
Além
dos clássicos, a exposição apresentará uma ampla diversidade de estilos que vão
dos originais até os customizados (hot rods, streets e até caminhões antigos
fazem parte da exposição). Entre os destaques do evento, estão o concurso de
elegância e a maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da
América Latina.
O
espaço de quase 70 mil m² também conta com praça de alimentação com mais de
1500 m² para atender o público, além de 450 estandes com peças para
restauração, memorabília, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas,
brinquedos antigos, antiguidades em geral, entre outras atrações. “Águas de
Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e
entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do país conferir o evento”,
afirma Junior Abonante, um dos organizadores. Os expositores devem se inscrever
a partir do dia 27 de fevereiro no site www.encontroaguasdelindoia.com.br
A entrada é gratuita para visitantes.
RECALL
–
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao
recall dos veículos. Desta vez o alerta é sobre o modelo Fiat Toro, versão
diesel, anos/modelos 2018/2019, 2019/2019 e 2019/2020, com números de chassis
(não sequenciais/ últimos seis dígitos) de C14362 a C82702. A FCA Fiat Chrysler
Automóveis deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários,
conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações
claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A
empresa informa ter identificado que os veículos convocados foram produzidos
com os coxins não específicos para o modelo em questão e, em caso de batida
frontal, o motor poderá se deslocar e danificar o filtro de combustível,
permitindo o vazamento de combustível em regiões de temperatura elevada do
motor. Em consequência deste defeito, em casos extremos poderá ocorrer o risco
de incêndio, com potenciais danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo
fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Os
proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma
concessionária Fiat, a partir desta segunda-feira,17, a substituição dos coxins
de absorção de vibração do motor. Para mais informações a empresa disponibiliza
o telefone 0800 707 1000.
O
Procon informa ainda que os consumidores que sofreram algum tipo de acidente
poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente
sofridos.
RECALL
2 –
De olho na movimentação do mercado, o Procon-SP flagrou mais um problema nos
carros da FCA. Trata-se dos veículos Jeep Renegade, todas as versões,
ano/modelo 2019/2020 e 2020/2020, com números de chassis (não sequenciais/
últimos seis dígitos) de 297348 a 309065.
A
empresa informa ter identificado a possibilidade da quebra de um dos pontos de
fixação do conjunto da pinça de freio, podendo ocasionar a redução da
capacidade de frenagem do veículo. Este defeito pode aumentar o risco de
acidente, com potenciais danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo
fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Os
proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma
concessionária Jeep, a partir de hoje, 17, a análise e, se necessária, a
substituição do conjunto da pinça de freio traseira, lado direito. Para mais
informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 703 7150 e o site www.jeep.com.br
RECALL
3 –
A Honda convoca proprietários para recall dos veículos modelos Civic, Accord,
CR-V e Odyssey especificados no link abaixo. A empresa informa que, em caso de
colisão primordialmente frontal de intensidade moderada ou severa, situação em
que o acionamento do airbag é esperado, poderá haver o rompimento da estrutura
do insuflador e ocasionar a projeção de fragmentos metálicos no interior do
veículo. Em outras situações, a bolsa do airbag pode não ser inflada com
eficiência, perdendo sua funcionalidade. O defeito pode ocasionar danos
materiais, lesões graves e fatais a ocupantes e terceiros.
Os
proprietários dos veículos envolvidos deverão comparecer a uma concessionária
da marca, a partir de 21 de fevereiro, para a desativação temporária do
insuflador do airbag do motorista até que a peça definitiva para substituição
esteja disponível – quando a empresa deverá chamar nova campanha.
Para
mais informações e agendamento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 701
3432 (segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas e sábado, das 9 às 14 horas).
PROMOÇÃO
–
Já começou a campanha “Ticket Drive Hyundai”, que vai sortear dois HB20 Sport e
um Creta Prestige. Para participar, basta se cadastrar no site www.promocaohyundai.com.br e
agendar (e realizar) um test-drive em uma das concessionárias. No ato da
inscrição, os participantes já recebem, a sua escolha, um ingresso de cinema,
um vale-streaming ou uma assinatura de aplicativo de entretenimento.
A
participação é limitada a uma única vez por pessoa, o que corresponde a um
número da sorte para concorrer a um dos carros. Se, depois do test-drive, o
participante adquirir um HB20 ou Creta, leva mais três números da sorte.
Cadastrados no programa de fidelidade Hyundai Sempre também têm direito a um
número extra.
“O
test-drive e a visita à loja são fatores fundamentais no processo de decisão de
compra, pois é quando o consumidor conhece melhor nossos produtos e serviços. A
Hyundai valoriza essa experiência e oferece benefícios imediatos, como é o caso
do ingresso de cinema logo após o test-drive”, afirma Jan Telecki, gerente
geral de Marketing da Hyundai Motor Brasil.
PRÊMIO
–
Prestes a completar 24 anos, em março, a Ativa Logística – operadora nos
segmentos de saúde, beleza e bem-estar, com frota superior a 800 veículos –,
conquistou pela sexta vez consecutiva o “Hypera Ouro”, em premiação anualmente
realizada pela empresa farmacêutica Hypera Pharma.
O
intuito do programa com o prêmio é reconhecer o cumprimento da segurança,
rapidez e qualidade de todas as entregas, desde o embarque até a chegada ao
cliente e também o processo da operação reversa. Para premiar os fornecedores,
ela analisa aspectos como desempenho das entregas, coletas nos prazos,
pontualidade na informação e garantia de qualidade.
FÓSSEIS
–
Amigo Nairo Alméri (do blog www.nairoalmeri.blogspot.com
e colunista de www.alemdofato.uai.com.br)
escreveu o seguinte: “Uma semana após a Grã-Bretanha, o Brasil deu seu passo no
sentido do banimento dos carros a combustão com derivados de petróleo. Nesta
quarta (12/02), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o
PSL 304/2017 que trata disso. Pelo projeto, fica, portanto, proibida a venda no
Brasil desses veículos a partir de 1º de janeiro de 2030.
O
primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fez o seu anúncio dia 5. A
Inglaterra banirá, em 2035, a venda de veículos novos movidos “exclusivamente”
por derivados de petróleo.
De
autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o Projeto de Lei fixa, também, 2040
como limite para a circulação de veículos com motores a diesel e gasolina. O
texto assegura que há tecnologia disponível para a substituição dos derivados
de petróleo. Além disso, que a combustão dos fósseis responde por 1/6 das
emissões de dióxido de carbono, aumentando o aquecimento global. O projeto irá,
agora, para a Comissão de Meio Ambiente.”
Divulgação André: “Treinar, motivar e
engajar as equipes”
ARTIGO
Investimento
de estrutura de TI para empresas de logística
Por
André Prado (*)
A
maneira como percebemos e interagimos com a tecnologia está se transformando
radicalmente. Os aplicativos que usamos diariamente e as novas tecnologias e
serviços que estão surgindo, impulsionados pela internet das coisas (IoT),
estão nos conectando e propiciando a criação de plataformas tecnológicas
(ambientes digitais de conexão), realidade aumentada, realidade virtual e
realidade mista. Este grupo de tecnologias nos possibilita vivenciar uma
experiência real e imersiva em um ambiente virtual.
Essas
representações virtuais poderão ser utilizadas para analisar, monitorar e
controlar equipamentos, processos, produtos e serviços, ampliando de forma
surpreendente a eficiência dos ambientes em que estamos inseridos. Em paralelo,
a Inteligência Artificial e a Otimização interagem de forma fundamental nestes
ambientes extraindo as melhores soluções possíveis que não poderiam ser
alcançadas, e muitas vezes nem mesmo imaginadas, pela mente humana.
Processo
de desenvolvimento e implantação nas operações – O primeiro
passo é treinar, motivar e engajar as equipes, desde a alta gestão até a equipe
operacional, sobre a importância desta transformação digital, que também passa
a ser uma transformação organizacional, para a sobrevivência do negócio.
Outro
passo fundamental para o processo de transformação é a criação de um ambiente
interno na corporação, incluindo modelo organizacional e processos, que
possibilite a empresa absorver essas novas tecnologias de forma positiva, sem
corromper seus processos e resultados atuais, ampliando de forma consistente
seu grau de eficiência. Suportado por esses princípios, as empresas devem
desenvolver suas plataformas tecnológicas, conectando as atuais e novas
tecnologias inseridas, e gradativamente elevar o nível técnico dos resultados
obtidos para o próprio negócio e, principalmente, para seus clientes.
O
objetivo principal é garantir aos clientes a melhor solução (solução ótima)
para suas necessidades logísticas. Para tanto, precisamos entender
profundamente e de forma digital as demandas dos nossos clientes e em paralelo
deter a melhor estrutura de ativos aptos para encontrar as referidas soluções.
A plataforma tecnológica receberá informações digitais dos ativos operacionais,
(TMS, veículos, equipamentos e afins) somada às informações também digitais
obtidas eletronicamente dos clientes, e utilizará ferramentas de pesquisa
operacional (OR) para minimizar o s custos operacionais existentes e maximizar
o nível de serviço, garantindo a melhor solução possível neste sistema para todos
os agentes que participarem.
A
importância do investimento em tecnologia – Muito mais complexo do que uma
captação de recursos para o desenvolvimento do negócio, será a capacidade de
transformação destes negócios em tempo hábil, pois isso representa uma
verdadeira transformação nos modelos existentes. Revisitando a história,
percebemos que o grande diferencial para o crescimento do Uber foi que a sua
plataforma tecnológica possibilitou que os veículos fossem muito mais bem
utilizados e, consequentemente, mesmo com custos menores por viagem fossem
alcançados ganhos de margem iguais ou maiores que os táxis por meio de uma
massiva diluição dos custos fixos e não operacionais.
Na
logística este processo deve ser semelhante, entretanto, de uma forma muito mais
complexa em termos tecnológicos, pelo simples fato que não serão otimizadas
viagens individualizadas e porque não deve existir abundância de recursos para
absorver a sazonalidade e os diferentes fluxos de cargas entre as regiões. Por
exemplo, quando buscar-se-á um frete de São Paulo para Fortaleza, com certeza,
o menor custo não será apenas a melhor oferta de um veículo para esse destino,
mas será a melhor utilização deste ativo saindo de São Paulo, chegando a
Fortaleza e retornando na melhor, ou melhores, rotas existentes até a sua
chegada ao ponto inicial (considerando que seja São Paulo).
Em
um país como o Brasil, que possui altíssima sazonalidade combinada com um total
desbalanceamento no fluxo interno de cargas, esse será o grande diferencial na
busca por eficiência. Importante considerar também, que as plataformas que
possuam ativos próprios, e que possam alocá-los de acordo com a sua própria
demanda, também serão muito mais eficientes na busca por uma efetiva
otimização.
As
tendências aqui discutidas devem continuar seu processo de evolução, pois essas
tendências e suas tecnologias devem se conectar e iniciar um processo de
interação entre diversas plataformas na busca pela melhor solução total do
sistema e não somente de plataformas individuais. O efeito combinado destes mega
sistemas é a obtenção de resultados ainda muito mais eficientes.
Considerando
esse novo mundo, onde a tecnologia suportará o desenvolvimento da raça humana
para níveis de eficiência extrema utilizando a conexão de diversas plataformas
digitais e negociando através de smart contracts, deve-se abrir portas
para uma nova sociedade que precisará se preocupar com problemas realmente mais
relevantes para a sociedade, como o próprio impacto dessas alterações na
empregabilidade e distribuição de renda, meio ambiente, saúde, qualidade de
vida e tantos outros pontos fundamentais que atualmente temos que nos
desconectar, total ou parcialmente, na atual busca por melhores resultados e
eficiência nos polos de geração de renda.
(*)
André Prado é CEO da BBM Logística.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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