Divulgação Metra mobiliza colaboradores e comunidade
a doarem fios de cabelo
Nelson Tucci
A
Metra, operadora do Corredor ABD que atende o Grande ABC e parte das zonas Sul
e Leste da capital paulista, promove, durante este mês, campanha em apoio ao
Outubro Rosa. A empresa mobiliza colaboradores e comunidade a doarem fios de
cabelo.
A
campanha tem como mensagem “Doe fios de esperança e alegria” em prol das
mulheres que lutam contra o câncer. Até 31 de outubro, as pessoas que se
dispuserem a doar fios de cabelos poderão fazê-lo e entregar a mecha (mínimo de
10 cm de comprimento) na garagem da empresa, na Rua Joaquim Casemiro, 380, no
Jardim Gagliardi, em São Bernardo do Campo. Para os colaboradores que quiserem
doar os fios, a empresa está oferecendo corte gratuito no cabeleireiro, com agendamento.
Todos
os fios e mechas doados serão destinados à Associação Viva Melhor, de Santo
André. Segundo Maria Beatriz Setti Braga, diretora da Metra, a mulher ganha a
cada dia mais presença e força em todos os segmentos, inclusive no transporte:
“Hoje são muitas mulheres trabalhando na Metra, inclusive diversas como
motoristas. E precisamos cuidar muito bem de todas elas”. No dia 25 de outubro,
a Metra também realizará, de maneira gratuita, exame clínico em todas as
colaboradoras para conscientizar sobre a importância de exames periódicos como
prevenção da doença.
Divulgação A6: pode rodar com o motor desligado entre 55 e 160 km/h
LANÇAMENTO – Com o novo
A6, a Audi apresenta a oitava geração de seu bem-sucedido sedã executivo e traz
inovações para o segmento. O modelo, que será um dos destaques da marca durante
a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, começará a ser
vendido no primeiro semestre de 2019.
Seja
em termos de digitalização, conforto ou esportividade, o A6 é o multitalento de
carros de luxo. O sistema MMI sensível ao toque totalmente digital proporciona
uma operação intuitiva, com soluções de conectividade e assistência
inteligentes. A suspensão combina conforto, suavidade e alta estabilidade com
aprimorada esportividade. O controle em idioma transforma o novo A6 em um
parceiro de diálogo e companheiro de viagem inteligente: processa perguntas e
comandos de duas maneiras, com dados armazenados a bordo e em conjunto com MMI
navigation plus. O motorista gerencia o sistema de infotainment na tela
superior, enquanto a tela inferior é usada para controle climático, entrada de
texto e para funções de conveniência.
Ambos
os motores do novo A6 vêm com a nova tecnologia híbrida leve da Audi. Uma
partida de alternador de correia (BAS) funciona em conjunto a uma bateria de
íons de lítio. Com isso, o A6 pode rodar com o motor desligado entre 55 e 160
km/h. A função start-stop é ativada em velocidades até 22 km/h; o motor é
religado a partir de uma parada. Durante a desaceleração, o BAS recupera até 12
kW de energia. Em condições reais, a tecnologia MHEV reduz o consumo de
combustível em até 0,7 litro a cada 100 km rodados.
RECALL – A FCA/ Fiat
Chrysler Automóveis volta a convocar seus clientes para recall. Desta vez são
os proprietários dos veículos Ram, modelo 2500, anos/modelo 2016 e 2017 para
agendarem comparecimento a uma das concessionárias Ram para que seja
providenciada, gratuitamente, a instalação de um limitador na haste da trava
elétrica de abertura da tampa traseira.
Foi
identificada a possibilidade da abertura espontânea da tampa traseira, com o
veículo em movimento, podendo resultar na perda da carga localizada na caçamba,
aumentando os riscos de acidente, com consequentes danos físicos e materiais ao
motorista e aos passageiros dos demais veículos na via, bem como à terceiros.
Estão envolvidas nesta campanha 869 unidades da Ram 2500, com os números de
chassi (não sequenciais, últimos seis dígitos) de 135078 a 586428. O tempo
estimado de reparo é de 30 minutos. Solicitamos que agende sua visita
previamente nas concessionárias Ram de sua preferência.
Para
consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, consulte o
site www.ram.com.br ou contate a Central de
Serviços ao Cliente Ram pelo telefone 0800 730 7060.
RECALL 2 – A
Mercedes-Benz do Brasil convoca os proprietários dos veículos Mercedes-AMG S 63
L 4Matic+ e Mercedes-AMG S 65 L a agendarem o seu comparecimento a uma
concessionária da marca para atualização do software da câmera multifuncional
de auxílio ao motorista.
A
empresa informa que constatou a possibilidade de o software da câmera
multifuncional de auxílio ao motorista não atender às especificações técnicas
de programação nos veículos impactados. Tal inadequação pode ocasionar falha na
intervenção de frenagem do veículo no caso de uma mudança indesejada de faixa,
em velocidades superiores a 105 km/h, reduzindo a funcionalidade do sistema de
assistência ao condutor. Em situações extremas, o sistema de assistência ao
motorista pode não evitar colisões laterais quando o veículo estiver acima
dessa velocidade, com risco de acidente a danos físicos e materiais aos
ocupantes do veículo e terceiros.
Para
mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br
RECALL 3 – A BMW Group
Brasil convoca os proprietários dos modelos BMW 120i Sport, BMW 125i M Sport,
BMW M140i, BMW 540i M Sport, MINI Cooper Countryman, MINI Cooper S Countryman,
MINI Cooper S Countryman ALL4 e Mini John Cooper Works Countryman ALL4 –
fabricados entre maio de 2018 e junho de 2018 – para agendarem com uma
autorizada da marca a substituição do sensor de monitoramento das rotações do
motor.
A
empresa informa que foi verificado que, devido a uma falha de fabricação no
sensor de monitoramento, em algumas situações, as rotações do motor poderão não
ser monitoradas. Com essa falha, o veículo pode apresentar perda de potência ou
desligamento do motor durante o seu funcionamento, podendo ocorrer danos
físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.
Para
mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 019 7097, das 8 às 19
horas, e o site www.bmw.com.br/recall
ou www.mini.com.br/recall
RECALL 4 – A Citroën do
Brasil convoca os proprietários dos veículos modelos Jumpy, com numeração de
chassis de JA000038 a JA001021, fabricados entre 6/9 a 5/12/17, a agendarem
junto a uma concessionária da marca, a substituição dos amortecedores
traseiros.
A
empresa alega ter detectado um dimensionamento inadequado do ponto de fixação
superior do amortecedor traseiro que poderá, o desprendimento parcial do
amortecedor com possibilidade de danos ao sistema de freios e/ou combustível,
bem como queda de componentes da suspensão em rodagem. Essa situação pode gerar
a perda parcial de frenagem, vazamento de combustível e/ou queda de
componentes, gerando risco de acidentes com possibilidade de danos físicos e/ou
materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Para
agendamento e mais informações, a Citroën disponibiliza o telefone 0800 011
8088 e o site www.citroen.com.br
DIREITOS – Sobre os
recalls, o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da
Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus
direitos: “a empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem
necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), inclusive
com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor”.
O
CDC, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no
mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto
grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.
Outra
questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à
exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá
ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido
comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao
reparo gratuito.
Conforme
a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e
do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for
reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall,
terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado
de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
A
Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre
todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/
Divulgação Agronegócio impulsiona as vendas dos pesados
PESADÕES – A
Mercedes-Benz aumentou em cerca de 110% as vendas de caminhões extrapesados no
Sul do Brasil. No volume acumulado de janeiro a setembro, foram emplacadas
1.825 unidades na região, entre modelos das linhas Axor e Actros, além do Atron
1635.
“Este
ano, as vendas de caminhões extrapesados estão sendo puxadas por renovações de
frotas e novas demandas de setores do agronegócio, como transporte de grãos e
cana-de-açúcar, assim como da mineração, logística, transporte de combustíveis
e produtos químicos”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing
Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa marca tem conquistado cada vez
mais o mercado de extrapesados por oferecer veículos totalmente adequados à
realidade do transporte, com destaque para o excelente custo/benefício da linha
Axor e pela elevada tecnologia dos modelos Actros”.
O
executivo ressalta especialmente o sucesso do Actros na região. “Mais de 980
caminhões da linha Actros foram comercializados na região este ano, alcançando
170% de crescimento frente aos nove meses do ano passado”, informa Ari de
Carvalho. “O Actros segue ganhando a aprovação no Sul, tanto de frotistas, como
de motoristas. Isso é reflexo das nossas iniciativas de levar o produto aos
clientes, por meio de test-drives e demonstrações junto às suas operações de
transporte”.
FRETES – Peça valiosa
no quebra-cabeça logístico brasileiro, as rodovias são o meio responsável pela
movimentação de 75% da produção nacional, segundo a pesquisa Custos Logísticos
no Brasil, da Fundação Dom Cabral – lição aprendida a duras penas no primeiro
semestre deste ano, ao longo da greve de caminhoneiros. Para facilitar as
negociações entre as pontas e otimizar o deslocamento de fretes no Brasil e na
América do Sul, a Fretebras (www.fretebras.com.br)
conecta empresas em busca de transporte para seus produtos – os embarcadores e
transportadoras – a caminhoneiros disponíveis para realizar o serviço.
Com
mais de 250 mil veículos cadastrados, o negócio oferece uma assinatura mensal a
quem deseja fazer parte da rede para anunciar seus fretes – aos caminhoneiros a
utilização da plataforma é gratuita. O cadastro das empresas é feito por meio
do site e, uma vez que os dados sejam verificados, elas passam a ter acesso ao
sistema. Os preços são acordados pelas partes envolvidas, embora os
contratantes possam verificar se o valor que oferecem estão compatíveis com o
mercado por meio de uma ferramenta exclusiva, desenvolvida pela empresa. A
funcionalidade oferece um panorama com base em análises de rota, preço por
tonelada movimentada por quilômetro, média de custo pelo transporte do produto
em uma rota específica e outros elementos.
Em
2017, a Fretebras intermediou o transporte de aproximadamente 3,7 milhões de
fretes. A empresa atua na América do Sul e já intermediou serviços no Uruguai,
Argentina, Paraguai, Chile, Peru e Bolívia. O aplicativo do negócio, que já
ultrapassou os 580 mil downloads, é gratuito e está disponível na Google Play.
Divulgação Material é levíssimo e 200 vezes mais forte que o aço
GRAFENO – A Ford
informa que será a primeira na indústria automotiva a usar o grafeno em seus
veículos. Esse novo material leve e resistente, 200 vezes mais forte que o aço,
começará a ser aplicado no final do ano em peças do Mustang e da F-150, podendo
equipar também outros carros da marca.
O
grafeno já é usado em telefones celulares e alguns artigos esportivos. Além de
extremamente fino e flexível, é um dos melhores condutores do mundo e também um
ótimo isolante de som. Embora não seja economicamente viável para todas as
aplicações, a Ford desenvolveu junto com a Eagle Industries e a XG Sciences uma
maneira de usar esse nanomaterial bidimensional em pequenas quantidades. Ele
será aplicado na cobertura de linhas de combustível, bombas e motores, como um
isolante acústico superpotente para tornar a cabine mais silenciosa.
“A
inovação aqui não está no material, mas na forma como ele é usado”, diz Debbie
Mielewski, líder técnica de sustentabilidade e novos materiais da Ford. “Com
uma quantidade muito pequena, de menos de 0,5%, conseguimos obter melhorias
significativas em durabilidade, isolação acústica e redução de peso –
aplicações que não têm sido focadas por outros estudos.”
DESMANCHES – Em uma nova
parceria, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e o
Ministério Público de São Paulo se uniram para facilitar e dar mais rapidez às
investigações dos promotores.
Na terça-feira passada, 9, os dois órgãos formalizaram um acordo que permite a
integrantes do MPSP terem acesso, sem burocracia, a dados de veículos,
condutores e empresas de desmanche que são alvo de procedimentos
administrativos do Ministério Público.
Por
meio do acordo, servidores designados pelo MPSP terão acesso, de forma online,
aos sistemas Renavam (Registro Nacional de veículos automotores), Renach
(Registro nacional de Carteiras de Habilitação) e Desmontes/Codev (Empresas de
Desmontagem Registradas). O objetivo é facilitar a busca de informações para
investigações instauradas pela Promotoria. O acesso aos sistemas permitirá aos
promotores obter rapidamente dados como identificação e o prontuário de
condutores e propriedade e dados de veículos, entre outros.
FADIGA – Anoitece e
nosso corpo e cérebro sabem que é hora de adormecer. Ter uma boa noite de sono
traz benefícios ao organismo que nenhuma outra atividade é capaz. A responsável
por isso é a melatonina, conhecida como hormônio do sono, regulando o sono e
reparando as células, expostas a estresse, poluição e demais danos, durante as
horas de descanso. Porém, quando se deixa de dormir, são muitos os malefícios,
sendo essa atitude responsável, inclusive, por acidentes de trânsito. A Perkons
ouviu especialistas no assunto para saber quais as recomendações e cuidados que
os motoristas devem ter para não correrem riscos ao volante.
“A
privação do sono prejudica os sistemas imunológico e hormonal, além de não
restabelecer os neurotransmissores, o que traz consequências como falta de
concentração, atenção, raciocínio e, consequentemente, diminuição das
atividades necessárias para conduzir um veículo”, explica Dirceu Rodrigues
Alves Junior, médico e diretor de comunicação da Associação Brasileira de
Medicina de Tráfego (Abramet). Segundo ele, no Brasil, 60% dos acidentes
rodoviários envolvendo motoristas profissionais, portadores das carteiras de
habilitação C, D e E, são causados por sono (42%) e fadiga (18%).
“Se
considerarmos todos os acidentes ocorridos em rodovias, áreas rurais e urbanas,
sono e fadiga são a terceira maior causa de acidentes de trânsito no país,
ficando atrás apenas do uso de álcool e drogas ao volante (2º lugar) e do
excesso de velocidade (1º lugar)”, revela Dirceu Alves.
Divulgação
Ricardo: “Brasil tem quem faça”
ARTIGO
Mobilidade elétrica: a nova
realidade global
Por
Ricardo Takahira (*)
Diante
de algumas definições internacionais para o impedimento da comercialização de
veículos diesel, com repercussões no aumento de vendas dos veículos híbridos e
elétricos no mundo, vale a pena o Brasil refletir sobre o que realmente tem
acontecido no planeta e analisar como tem reagido e se preparado frente ao novo
cenário mundial, sobretudo, alguns meses depois da publicação do programa Rota
2030 (MP 843).
Parece
que o país finalmente acordou para o que acontece internacionalmente, embora o
mundo não esteja mudando tão a passos largos como se esperava, em vista das
projeções dos especialistas de mercado de veículos movidos à eletricidade. Os
brasileiros já testemunham o aumento da oferta e do uso de ônibus e caminhões
elétricos, cenário que já aponta por onde certa massificação pode acontecer.
Os
desafios são grandes em toda a parte, principalmente ao se tratar da frota
puramente elétrica, que necessita de infraestrutura de recarga. Com subsídios
em vários países, veículos leves crescem também à medida que as condições são
criadas para modelos de negócios de uso compartilhado, situação normalmente
relacionada a veículos elétricos mais caros, porém com vantagens em emissões e,
principalmente, em uso contínuo com o menor custo por quilometro rodado.
Especialistas
da indústria já se preocupam com a capacitação da mão de obra para esta
transição, outros apostam que a mudança já começou com primeiros resultados de
faturamento. Somado a isto, o hidrogênio e outras formas de produção de energia
elétrica também começam a sair do papel.
No
cenário nacional, um plano de eletromobilidade poderia ter o mesmo efeito que o
RenovaBio ou plano de energia? Os patamares de pesquisa e desenvolvimento podem
crescer com chamadas temáticas como as da ANEEL? Ou a comparação com políticas
públicas europeias podem ajudar o Brasil a entender o processo de popularização
dos veículos elétricos pelo mundo? Não somos a Noruega, nem tampouco a China,
então qual receita serve para o Brasil?
A
boa notícia é que modelos lançados no exterior não demoram tanto para vir ao
Brasil. Resta somente saber quando a cadeia será verticalizada com volumes
maiores e quais são esses volumes para viabilizar uma localização com
investimentos. Veículos elétricos americanos ou asiáticos, quais sistemistas
têm a melhor estratégia para a introdução dos veículos elétricos no país? Ainda
não se pode esquecer dos biocombustíveis.
Existem
ainda muitas dúvidas, mas algo é certo: o Brasil tem quem faça, como Lucas Di
Grassi, piloto de Formula-E e Stock Car, além de CEO da Roborace, a primeira
plataforma de motorsport autônoma do planeta. Um exemplo para os universitários
que também constroem veículos elétricos do zero com orçamentos bem curtos, mas
que já conquistaram prêmios valiosos no Exterior, em preparação para a era da
eletromobilidade.
Quem
tiver interesse em discutir o assunto está convidado para o 7º Simpósio SAE Brasil
de Veículos Elétricos e Híbridos, que reunirá lideranças de montadoras,
sistemistas, centros de pesquisa, distribuidores de energia, universidades e
órgãos do poder público para palestras e debates. O encontro será realizado em
duas manhãs, dias 12 e 13 de novembro, no São Paulo Expo, em paralelo ao 30º
Salão Internacional do Automóvel.
(*) Ricardo Takahira é
engenheiro eletricista, consultor sênior da GFA Consulting Group alocado no
Promob-e GIZ e chairperson do 7º Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e
Híbridos.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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