Divulgação Desenvolvimento de pequenos negócios para atuar com grandes companhias
Nelson Tucci
A
cidade serrana de Petrópolis (RJ), terra de Santos Dumont, abriga hoje
eficientes oficinas de revisão de motores aeronáuticos, em nível internacional.
Para que a GE Celma, empresa fundada em 1951 e comprada pela GE na década de
90, atingisse esse padrão, foram necessárias diversas medidas, uma das quais
encontrar fornecedores locais. A companhia é destacada como case de sucesso
pelo Sebrae.
Há
10 pequenas empresas da região capacitadas pelo Sebrae, sendo seis delas
parceiras da GE Celma. Agora, parte desses pequenos negócios tem capacitação
para ser um dos fornecedores globais da companhia. Essa história de sucesso
será apresentada esta semana no Encadear – Fórum de Encadeamento Produtivo, terça
(25) e quarta-feira (26), em São Paulo.
O
desenvolvimento dos pequenos negócios para atuar com grandes companhias é o
trabalho dos técnicos do Programa de Encadeamento Produtivo, criado em 2013 e
que já atendeu perto de 70 mil empresas em mais de 280 projetos.
EXIGÊNCIA – Ainda sobre o
Encadear, o principal desafio da subsidiária GE Celma era encontrar no mercado
doméstico fornecedores de ferramentas de alto desempenho para realizar
operações de revisão e reparo de motores aeronáuticos. E para se ter uma ideia
do nível de excelência da empresa, a unidade brasileira faz esse serviço em
prazos de 15 a 20% menores que seus concorrentes – o que contribui para a
competitividade no mercado internacional.
O
nível tecnológico dessas empresas brasileiras motivou a GE a investir,
juntamente com o Sebrae, na capacitação das mesmas como fornecedoras de
ferramentas para a indústria aeronáutica permitindo sua homologação para o
fornecimento global. No Fórum Encadear, o diretor-presidente da GE Celma, Julio
Talon, irá a São Paulo falar sobre os avanços desse projeto juntamente com
representantes das pequenas empresas envolvidas: “O projeto permitiu que
ferramentarias locais atingissem o nível para fornecimento de ferramentas
aeronáuticas de padrão global, entrando para um grupo seleto de fornecedores
certificados pela GE”.
O
Encadear será realizado no Novotel, na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo.
A expectativa é que mais de 300 empresas tenham a oportunidade de conhecer mais
sobre esta estratégia de atuação, temas atuais que têm impactado as cadeias de
valor, bem como poderão realizar conexões. Os interessados devem se inscrever
pelo site http://encadearsebrae.com.br/
Reprodução 1,43 milhão de adesões de janeiro a julho
CONSÓRCIOS – No sétimo mês
do ano, o Sistema de Consórcios apresentou resultados positivos nos diversos
setores onde está presente, dando continuidade ao que foi registrado no
primeiro semestre. Os negócios realizados registraram R$ 57,08 bilhões em
contratos comercializados, 7% acima dos R$ 53,33 bilhões do ano passado,
decorrentes das vendas que acumularam 1,43 milhão de adesões de janeiro a
julho. Na comparação com o mesmo período de 2017, o crescimento foi
significativo: foram registrados 10% de alta entre o total de novas cotas
comercializadas neste ano (contra as 1,3 milhão anteriores).
Com
147 dias úteis nos sete primeiros meses, um a mais que os trabalhados há um
ano, a média diária das adesões atingiu 9,7 mil, 9% mais que as 8,9 mil
anteriores. Só em julho, quando foram comercializadas 9,7 mil cotas/dia, o
aumento foi de 1% sobre as 9,6 mil/dia em relação ao mesmo mês do ano passado.
DESEMPENHO – A Anfavea
reunirá a imprensa no próximo dia 4, em São Paulo, para divulgação do
desempenho da indústria automobilística – veículos e máquinas agrícolas e
rodoviárias – no mês de setembro.
CNT – A
Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, na semana que passou, o
documento denominado “O Transporte move o Brasil: Propostas da CNT aos
Candidatos – 2018”. No material entregue aos candidatos à presidência da
República, a Confederação apresenta 13 fichas com os principais problemas e
soluções para os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, além de
propostas para o meio ambiente, desburocratização e eficiência do Estado,
capacitação e educação de trabalhadores do transporte.
A
CNT indica a necessidade de investimentos da ordem de R$ 1,7 trilhão e lista,
no documento, 60 projetos de infraestrutura considerados primordiais para que o
sistema de transporte brasileiro se torne mais ágil e eficiente.
As
prioridades são a adequação e a expansão da infraestrutura de transporte; a
realização das reformas do Estado para incentivar o investimento privado,
reduzir a burocracia e os custos e, ainda, medidas para aumentar a
produtividade do setor.
AUTOPEÇAS – Após 11 meses
de trabalho colaborativo de suas equipes multifuncionais, as fabricantes de autopeças
das empresas Randon – Fras-le Brasil, Master, Suspensys e Suspensys
WE/Castertech concluíram o processo global de recertificação de seu Sistema de
Gestão Integrado referentes às normas ISO 9001:2015, IATF 16949:2016, ISO 14001:2015
e OHSAS 18001:2007.
A
Fras-le China e a Freios Controil também fazem parte da certificação global e
estão enquadradas nas normas ISO 9001:2015 e IATF 16949:2016. Em seu conjunto,
a Divisão Autopeças Randon está inserida nas práticas de padrão internacional
para os processos, a redução dos impactos ambientais e dos riscos ocupacionais
às pessoas. Também envolve a permanente melhoria de produtos e serviços
entregues aos clientes.
O
projeto contemplou diagnóstico da transição para as normas e preparação das
pessoas e dos processos para adequação aos novos requisitos, além de auditoria
interna e externa.
RECALL – A
Mercedes-Benz do Brasil convoca os proprietários dos veículos modelos Classe C
300 Cabriolet, fabricados entre abril de 2016 e dezembro de 2017, com numeração
de chassis (não sequenciais) de WDDWK4JW1HF315130 a WDDWK4JW0JF659277, a
agendarem junto a um credenciado ou oficina da marca a verificação e eventual
substituição do friso de acabamento de vedação das janelas laterais traseiras
A
empresa informa ter constatado a possibilidade de a fixação do friso de
acabamento de vedação das janelas laterais traseira ter ocorrido de maneira
inadequada, podendo ocasionar sua soltura e eventual queda na via durante o
tráfego do veículo. Este defeito poderá aumentar o risco de acidente com
consequentes danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou
terceiros.
Para
agendamento e mais informações, a Mercedes disponibiliza o telefone 0800 970
9090 e o site www.mercedes-benz.com.br
RECALL 2 – A Subaru e a
Caoa convocam os proprietários dos veículos modelos Legacy, na versão Sedan,
nas motorizações 2.0 e 2.5 Turbo e Outback 3.6, ambos ano/modelo 2010 a 2014,
com numeração de chassis (não sequenciais) de AG002878 a EG177299, fabricados
entre 1/8/09 e 25/1/14, a agendarem junto a uma concessionária autorizada da
marca, a substituição do atuador do freio de estacionamento eletrônico.
As
empresas alertam que devido a um processo de manufatura inapropriado do atuador
do freio de estacionamento eletrônico (EPB), um dos capacitadores da placa de
circuito interno pode se quebrar, e o sensor de rotação do motor, que aciona o
cabo do freio pode não operar, fazendo com que os veículos apresentem um mal
funcionamento no atuador do freio.
Caso
este problema ocorra, a luz de advertência no painel se acenderá. Se o freio de
estacionamento eletrônico não funcionar, será necessário que o veículo
permaneça estacionado através do uso da alavanca da transmissão na posição “P”
(Parking). No caso do freio não desaplicar, ocorrendo somente com o veículo já
estacionado, o mesmo estará impossibilitado de ser conduzido. Além disso,
remotamente, poderá ocorrer a aplicação momentânea e involuntária do freio de
estacionamento, com velocidade abaixo de 20 km/h, retendo a movimentação do
veículo. Os proprietários devem ficar muito atentos, observando se a “luz de advertência”
do freio de estacionamento presente no painel do veículo se acende, o que
indicará que o sistema não está operando adequadamente. Em caso afirmativo,
deve entrar em contato imediatamente com a concessionária. Para agendamento e
mais informações, use o telefone 0800 770 2011 ou o site www.subaru.com.br/#/servicos/recall
RECALL 3 – A Volkswagen
do Brasil convocou proprietários do veículo modelo Tiguan Allspace, ano/modelo
2018, fabricado em 8/2/18, com números de chassis 3VVHJ65N9JM112691, a agendar
junto a uma concessionária da marca, a substituição dos amortecedores
traseiros.
A
empresa revela a possibilidade de soltura do olhal da bucha dos amortecedores
traseiros, com o comprometimento da dirigibilidade do veículo e risco de
acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes e a terceiros.
Para
agendamento e mais informações, a Volkswagen disponibiliza o telefone 0800 019
8866 o site www.vw.com.br
Divulgação Modelo atinge 321 km/h com seu motor de 600 cv
VOA BAIXO – O
superesportivo Jaguar XE SV Project 8 confirmou seu status como o veículo de
quatro portas mais rápido do mundo ao estabelecer um novo recorde nos EUA. É do
tipo que “voa baixo”, como se diz popularmente.
O
sedã de 600 cv e 321 km/h de velocidade máxima, completou uma volta no
WeatherTech Raceway, Laguna Seca – de 2.238 milhas – em 1min 37.54s. Com o
piloto Randy Pobst ao volante, o tempo foi quase um segundo mais rápido do que
o anterior sedã de produção.
Os
engenheiros da Divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover
(SVO) sintonizaram o carro em algumas das pistas de teste mais emocionantes do
mundo, incluindo a famosa Nürburgring Nordschleife da Alemanha. No final do ano
passado, o XE SV Project 8 rodou o circuito de 12,9 milhas e bateu um recorde
de 7min 21,23s.
Divulgação Mostra dos primeiros clássicos feitos no Brasil
ANTIGOS – Nesta
terça-feira, 25, o Auto Show Collection receberá a Noite dos Clássicos
Brasileiros, com exposição dos primeiros modelos fabricados pela indústria
automotiva no país após 1956. O evento também contará com a posse da nova
diretoria da FBVA, presidida por Altair Manoel, do Veteran Car Club de
Florianópolis.
A
nova diretoria foi definida em Assembleia Geral Ordinária que aconteceu no
último dia 7 de setembro, durante o XXIII Encontro Nacional de Automóveis
Antigos, em Araxá (MG).
Na
pista do sambódromo estarão expostos modelos como o VW Fusca, Kombi, Ford
Maverick, Landau, Galaxie, Chevrolet Opala, Pumas, que foram fabricados entre
1964 e 1995, e muitos outros modelos que marcaram época. Veja mais em www.autoshowcollection.com.br
Divulgação Planta de Piracicaba (SP) foi investimento acertado
COMEMORAÇÃO – A Hyundai celebrou
na última quinta-feira, 20, seis anos de produção em sua fábrica de Piracicaba
(SP). A planta iniciou suas operações em 20 de setembro de 2012 com a
fabricação do hatch compacto HB20, modelo desenvolvido especialmente para o
mercado nacional. Em janeiro de 2017, passou a produzir também o SUV compacto
Creta.
Somados,
os veículos atingiram em agosto a marca de 1 milhão de veículos produzidos,
volume alcançado em apenas cinco anos e 10 meses, recorde para a indústria
automobilística brasileira. A Hyundai espera chegar, nos próximos dias, a 1
milhão de automóveis comercializados no Brasil.
“O
sucesso tanto do HB20 como do Creta pode ser medido no ritmo das vendas, que
acompanha bem de perto a nossa produção”, afirma Angel Martinez,
diretor-executivo de Vendas, Marketing e Pós-vendas da Hyundai Motor Brasil: “Ou
seja, vendemos tudo o que produzimos. Isso mostra o quanto o consumidor
brasileiro reconheceu nestes dois modelos o nosso compromisso em oferecer
design, tecnologia, qualidade, a garantia de cinco anos e o melhor atendimento,
com um preço altamente competitivo nos segmentos de mercado que mais crescem”.
BARCOS – Um dos
principais desafios do setor marítimo é manter embarcações livres de
incrustações, principalmente aquelas que navegam em águas tropicais, onde
geralmente a incrustação mais se desenvolve. Com o objetivo de oferecer uma
melhor performance, especialmente para embarcações com baixa atividade, a
AkzoNobel trouxe para o mercado o Intersmooth 7670 SPC, uma tinta
anti-incrustante de autopolimento (SPC), isenta de cobre, para uso em novas
construções ou manutenção e reparos. A tecnologia global também é produzida no
Brasil, na Unidade de Santo André (SP), trazendo maior agilidade no tempo de
entrega para os clientes da região e garantia do estoque.
“Desenvolvemos
o Intersmooth 7670 SPC para atender às particularidades do nosso mercado
marítimo de navegação costeira no Brasil e América do Sul, aliando alta
performance e maior produtividade”, explica Gustavo Gomes, gerente de Novos
Negócios de Revestimentos Marítimos América do Sul: “Isso porque a tecnologia
do novo produto reduz o número de demãos no esquema anti-incrustante com uma
alta performance. Com isso, há redução significativa no tempo de docagem e nos
custos para o cliente, já que o número de demãos impacta diretamente no tempo
em que a embarcação fica parada no deque, no valor do aluguel e equipamentos”.
Uma
embarcação incrustada consome mais combustível e fica mais lenta: “Somos os
pioneiros nessa tecnologia de ponta, que permite que a embarcação consuma menos
combustível, melhore sua velocidade, tenha uma maior produtividade e menores
custos na manutenção”.
CAFÉ – A estimativa
do consumo mundial de café no ano cafeeiro 2017-2018 é de 162,1 milhões de
sacas de 60 kg, volume recorde que representa um crescimento superior a 2% em
relação ao do ano cafeeiro anterior, que foi de 158,9 milhões de sacas. Nesse
contexto, desde o ano cafeeiro 1990-1991 – quando o volume consumido foi de
90,28 milhões de sacas – a taxa de crescimento média do consumo mundial é de 2%
ao ano, tendo acumulado aumento de quase 80% desde esse ano.
Neste
ano cafeeiro 2017-2018, o consumo mundial estimado é 3,555 milhões de sacas
superior à produção mundial de café, cujo volume é de 158,560 milhões de sacas
de 60 kg.
Divulgação Alex: expectativas dos clientes não param de aumentar
ARTIGO
Dos alicerces à manufatura do
futuro
Por
Alex Etevaldo da Silva (*)
O
Brasil acaba de atravessar, quem sabe, a pior crise econômica das últimas
décadas. Muitas organizações precisaram realizar verdadeiras façanhas para se
manter vivas durante o amargo período de instabilidade e algumas, infelizmente,
não conseguiram se adaptar às novas exigências de qualidade, produtividade e
competitividade, vindo a cerrar as operações.
Ao
mesmo tempo em que acompanharam as discussões sobre tendências tecnológicas,
como realidade aumentada, internet das coisas, impressão 3D e outras tantas que
são demandadas pela indústria 4.0, muitas empresas tiveram de rever as
estruturas como forma de sobreviver à crise. Além de escassos recursos, muito
se perdeu em termos de mão de obra e cadeia de suprimentos.
Pois
bem, a economia brasileira já começa a apontar uma retomada do crescimento,
embora modesto – movimento em que a manufatura pode mais uma vez assumir a
função de mola propulsora, sendo agente promotor do aumento de produtividade e
qualidade. Para tanto, as organizações precisam ter criatividade e foco no
aumento da competitividade.
É
fato que as empresas estão em diferentes estágios nesta jornada da competitividade:
enquanto algumas necessitam voltar às bases da manufatura para fortalecer a
estrutura, com a revisão de controles típicos como gestão de operações, outras
já apresentam patamar de estabilidade, que as habilita a iniciarem o processo
de transição e avançarem em direção à manufatura do futuro.
Hoje
os times de manufatura já precisam adaptar as organizações para as tendências
da mobilidade. Como converter uma fábrica de componentes de motores a combustão
para fabricar também motores elétricos com o menor valor de investimento
possível? Essa adaptação na manufatura passa pela indústria 4.0, cujo grande
diferencial é justamente a flexibilidade com baixo investimento.
Grandes
fábricas, acostumadas a produzir um só tipo de componente, também já passam por
adaptações com foco na fabricação de múltiplos componentes, conforme as
demandas dos clientes. Na medida em que a produtividade e a qualidade aumentam
de forma considerável, as empresas se tornam as mais competitivas neste tempo
em que as expectativas dos clientes não param de aumentar.
Quem
tiver interesse em discutir estes e outros assuntos, independentemente do porte
ou do estágio em que a respectiva empresa esteja nesta jornada da competitividade,
está convidado a participar do 10º Simpósio SAE Brasil de Manufatura, que será
realizado dia 10 de outubro, no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul.
Durante
o encontro, lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias irão
discutir como revitalizar a indústria brasileira a partir de temas como gestão
de operações e manutenção de processos em busca de estabilidade básica. Também
irão debater como aumentar a competitividade com o uso correto das novas
tecnologias emergentes desta era digital.
(*) Alex Etevaldo da Silva é
diretor de Qualidade e Confiabilidade do Produto da Marcopolo e chairperson do
10º Simpósio SAE Brasil de Manufatura.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
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