Nelson Tucci
A
Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apurou
no início do mês um crescimento de 37,9% em relação a fevereiro. Segundo o
setor da distribuição, que abrange automóveis, comerciais leves, caminhões,
ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos, foram
emplacadas 282.631 unidades em março, contra 204.933 no mês anterior. Já na
comparação entre o mês de março 2017 e o mesmo período de 2016 (293.900
unidades), foi registrada baixa de 3,83% nos emplacamentos este ano.
Mesmo
com queda acumulada, os emplacamentos demonstram sinais de recuperação, na
avaliação da Fenabrave. Uma possível recuperação deverá ser consolidada no segundo
semestre deste ano.
Já
os consórcios anunciam crescimento do sistema, com avanço de 8,5% nas adesões
nos diversos setores e de 21,9% nos negócios. A modalidade tem se mostrado
alternativa para quem deseja adquirir bens ou contratar serviços mesmo em
momentos de dificuldades da economia.
IMPORTADOS – Os
importados, por sua vez, anotaram em março último queda de 26% ante igual
período de 2016, quando foram vendidas 3.317 unidades. As 18 marcas filiadas à
associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos
Automotores (Abeifa), fecharam o primeiro trimestre do ano também com queda de
38,3% no faturamento.
Mas
se comparado ao mês de fevereiro deste ano, o volume de vendas de março
representou alta de 45,5%. O resultado não ameniza o fraco desempenho do setor
de veículos importados, porque fevereiro teve 18 dias úteis e em março 23, o
que significaram vendas diárias, respectivamente, de 93,6 unidades e 106,6
veículos, alta proporcional de apenas 13,9%.
“Infelizmente,
o contingenciamento de nosso setor por cotas proporcionais, até o teto máximo
de 4.800 unidades/ano, sem a incidência dos 30 pontos percentuais do IPI,
Imposto sobre Produtos Industrializados, é fator inibidor de nosso
crescimento”, volta a enfatizar José Luiz Gandini, presidente da Abeifa:
“Estamos cientes de que o super IPI vai cair a partir de 1º de janeiro de 2018.
A nossa preocupação em relação à sobrevivência dos importadores oficiais e da
rede autorizada de concessionárias é de emergência. Temos ainda nove meses pela
frente. Por isso, a liber ação das cotas não utilizadas em 2016 seria
providencial”.
RH – Incentivar os colaboradores e promover seu crescimento profissional são os principais objetivos do “Engrenar”, um dos programas de desenvolvimento da área de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil. A iniciativa oferece aos trabalhadores horistas (área produtiva) uma oportunidade de atuação em áreas administrativas durante um período de seis meses, podendo assim desenvolver suas habilidades e criar novas possibilidades para suas carreiras dentro da companhia.
O
“Engrenar” proporciona aos colaboradores da empresa a oportunidade de exercerem
funções diferentes em outros departamentos. “O programa motiva constantemente
nossos colaboradores e, por conta disso, aumentamos de 11 para 20 vagas
disponibilizadas aos trabalhadores horistas, permitindo que cerca de 40
colaboradores por ano passem por essa valiosa experiência”, diz Fernando
Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil.
Atualmente,
o projeto está em funcionamento na unidade de São Bernardo do Campo (SP), além
de estar disponível para as demais fábricas ligadas diretamente à produção e
serviços de veículos comerciais (caminhões e ônibus) localizadas em Campinas,
no interior do estado de São Paulo, e Juiz de Fora (MG).
MUSTANG – A Ford
prepara nos detalhes o lançamento do Mustang que chegará em muitos mercados,
incluindo o Brasil. Na lista de novidades, a adrenalina do veículo pode ser
sentida até no botão de partida que será pulsante, no mesmo ritmo do coração de
um cavalo da raça Mustang em repouso.
Esse
sistema começa com o piscar de uma luz vermelha quando a porta do carro é
aberta e segue assim até o motor entrar em funcionamento. A curiosidade é o
ritmo de pulsação dessa luz, de 30 batidas por minuto.
As
palavras "Engine", "Start" e "Stop" são vistas em
vermelho no botão, que conta com iluminação interna e acabamento em alumínio
torneado. Ele fica posicionado ao lado do motorista na parte inferior do
console central, abaixo dos controles de áudio e do ar-condicionado.
FILTROS – Durante os
dias 25 e 29 de abril, a Tecfil, tradicional fabricante de filtros automotivos
da América Latina com 64 anos no mercado, participará da 13ª Feira
Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec), que acontecerá
no São Paulo Expo. Com o objetivo de atualizar e evidenciar as linhas
automotiva, motos e máquinas/agrícola, a Tecfil apresentará mais de 20
produtos, dentre eles filtros de ar, filtros de óleo, filtros de combustível e
filtros hidráulicos para diferentes núcleos de atuação da marca.
A
participação no evento é uma estratégia para aumentar a visibilidade da marca
principalmente junto aos países da América Latina, mercado de maior interesse
para a empresa.
ECOLOGIA – Mais uma
conquista marca o 8º aniversário da Fundação Toyota do Brasil. Celebrado neste
mês, a entidade comemorou com mais um soltura de peixe-boi marinho (Trichechus manatus) em Porto de Pedras
(AL), interior da APA Costa dos Corais. A ação faz parte do projeto Toyota APA
Costa dos Corais, apoiado pelo braço social da montadora desde 2011 em parceria
da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade (ICMBio).
A
soltura é a segunda em 2017 e este é o 46° peixe-boi marinho devolvido à
natureza no Brasil desde 1994. A APA Costa dos Corais é o único sítio de
soltura atualmente em operação no país. Outras atividades na região também têm
fortalecido a preservação ambiental como a criação de novas Zonas de
Preservação da Vida Marinha (ZPVM), áreas fechadas onde não é permitida nenhuma
atividade humana com exceção de pesquisas científicas e o reforço de novos
parceiros para o projeto, o Instituto Biota e os Jovens Protagonistas da Costa
dos Corais.
“Esses
resultados nos deixam animados em trabalhar com organizações sérias e
comprometidas. A Fundação Toyota vai continuar apostando em ações e parceiros,
realizando práticas verdadeiramente sustentáveis com foco na formação de
cidadãos e na preservação do meio ambiente”, afirma Percival Maiante,
presidente da Fundação Toyota do Brasil.
EXPORTAÇÃO – A Neobus vai
exportar 50 unidades do ônibus rodoviário New Road N10 340 para o Grupo SOYUZ,
um dos principais operadores de transporte Interprovincial do Peru. Os
veículos, destinados para a renovação de frota das empresas Soyuz e Perúbus,
serão utilizados em serviços de transporte de turistas à cidade de Nazca,
reconhecida mundialmente como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O
Neobus New Road N10 340 tem capacidade para transportar 59 passageiros em
poltronas do tipo Executiva reclináveis. Com 13.200 mm de comprimento total,
encarroçado sobre chassi Volvo B380R, o modelo possui sistema de audiovisual
com cinco monitores, faróis em LED, sistema multiplex, painel totalmente
funcional e moderno, e iluminação dos porta-focos. As poltronas, largas e
confortáveis, proporcionam viagens tranquilas em um ambiente interno agradável e
moderno.
O
Peru se tornou um dos principais mercados compradores de ônibus rodoviários da
América Latina. O investimento dos operadores é contínuo e sempre optam por
produtos brasileiros. “É muito importante ampliar a nossa presença naquele
mercado. Serão 45 unidades para a Soyuz e cinco para a Perúbus”, revela
Alexandre Pontalti, diretor da Neobus.
RECALL – A BMW convoca
para recall proprietários dos modelos 135i Coupé M Sport, 335iCabrio M Sport,
335iM Sport, 535i GT e 535i M Sport em razão da possibilidade de ocorrência de
danos físicos e materiais aos ocupantes do veículos e a terceiros com eventual
quebra da junta do eixo cardã. Após a verificação, se necessário a
concessionária fará a substituição.
A
empresa ressalta que, até o presente momento, não tem conhecimento de nenhum
acidente no Brasil envolvendo os veículos afetados por este recall em
consequência da quebra da junta do eixo cardã.
Os
atendimentos começam no dia 17 de abril. O reparo é gratuito e tem duração de
aproximadamente 2 horas e 15 minutos.
Os
chassis não sequenciais envolvidos são dos modelos: 135i Coupé M Sport de VM03855 até VM04129; 335i Cabrio M Sport, de
E613698 até E766768; 335i M Sport, de A998319 até A998452; 535i GT, de C902387
até C903643; 535i M Sport, de C947877 até C948760; M Coupé, de VP74998 até VP75158;
e Z4 35i, de E375350 até E375485.
Para
mais informações, acesse www.bmw.com.br/recall, ou entre em
contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall,
0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 8 as 19 horas.
CAFÉ – A Melitta,
multinacional alemã especialista em café e presente no país há 49 anos, anuncia
a aquisição do Café Barão, com sede na cidade de Piumhi, em Minas Gerais. A
marca, pertencente ao Grupo Mogyana, tem como principal objetivo a ampliação
dos negócios em Minas Gerais, mantendo a estratégia da companhia de expandir
sua presença no País.
Com
a missão de atender aos mais variados paladares brasileiros, a Melitta dá mais
um importante passo em seu plano de negócios e desenvolvimento do mercado
brasileiro. De acordo com Marcelo Del Nero Barbieri, presidente da Melitta para
a América do Sul, a história de crescimento da companhia é baseada em uma
estratégia focada em inovação, lançamentos de sucesso e aquisição. “A empresa
identifica mercados e marcas com forte aceitação e potencial de crescimento. E,
com sua expertise, trabalha para ampliar os negócios – próprio e das marcas
adquiridas –, aproveitando sinergias para oferecer produtos de qualidade em que
o consumidor possa confiar para servir café aos amigos e familiares. Essa
aquisição vai ao encontro disso”, explica o executivo.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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