Divulgação Land
Rover: liderança do segmento de SUVs premium
Nelson Tucci
A
Jaguar Land Rover, companhia britânica de veículos de luxo, encerrou 2016 com
bom desempenho no mercado nacional. Diferentemente do mercado geral, que andou
para trás, a Jaguar firmou-se como a marca que mais cresceu no segmento luxo no
último ano, com aumento de 53% em vendas. A Land Rover, por sua vez, manteve a
liderança do segmento de SUVs premium no Brasil.
De
acordo com a montadora, “em um ano que marcou a queda de 28% no mercado de
veículos premium no Brasil, as marcas britânicas enfrentaram 2016 com novos
produtos e tecnologias, frutos de investimentos de 3 bilhões de libras
esterlinas feitos globalmente nos últimos anos”.
Para
Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da empresa na América Latina, o
lançamento do Jaguar F-Pace, primeiro SUV da marca em toda a sua história e a
chegada dos motores Ingenium Diesel de última geração – que equipam, por
exemplo, os modelos nacionais do Discovery Sport e do Range Rover Evoque – contribuíram
para o desempenho positivo da empresa no ano passado, com 7.457 unidades
vendidas. A padronização da rede de concessionárias Jaguar Land Rover, que
conta com 35 unidades em todas as regiões do Brasil, também foi determinante
para o desempenho em 2016.
MUNDO – O BMW Group
alcançou em 2016, pelo sexto ano consecutivo, recorde de vendas. Com os
resultados, o grupo garante ter mantido a sua posição de maior empresa de
carros premium do mundo com suas três marcas, BMW, Mini e Rolls-Royce. Com um
crescimento estável ao longo de todo o ano, a empresa vendeu um total de
2.367.603 veículos em todo o mundo, um aumento de 5,3% no comparativo com o ano
anterior.
“À
medida que nossa linha de modelos se expandiu, nossas vendas também estão
crescendo", comentou Ian Robertson, membro do Conselho de Administração da
BMW AG e responsável pelas vendas e marketing da BMW, durante o Salão
Internacional do Automóvel de Detroit. "Apesar das adversidades em alguns
mercados, nossa política de vendas globais equilibradas valeu a pena, pois
aumentamos nossas vendas em todo o mundo, mês a mês".
Um
total de 644.992 modelos BMW X foram entregues em 2016, registrando aumento de
22,3% no comparativo com 2015. Outros pontos positivos do ano foram os
desempenhos do BMW Série 2 (196.183 / + 24,8%) e o emblemático BMW Série 7, que
viu suas vendas aumentarem em 69,2%, totalizando 61.514. O novo BMW Série 5,
que será lançado em fevereiro, deverá contribuir de maneira significativa para
o crescimento das vendas em 2017.
EUROPA/EUA – A Audi AG
vendeu globalmente 1.871.350 carros em 2016, volume 3,8% maior do que o ano
recorde de 2015. A empresa registrou crescimento nas seguintes regiões: Europa
(+7.6%); América do Norte (+5.3%), com
maior crescimento nos Estados Unidos (+4%), e na Ásia-Pacífico (+0.5%).
Para
a Audi, a demanda vem crescendo consecutivamente desde 2009 – ano em que foram
comercializadas 949.729 unidades, ou seja, de lá para cá, a companhia quase
dobrou o volume de entregas.
“O
ano passado provou ser mais desafiador do que a Audi esperava, com turbulências
em muitos mercados-chave. Conseguimos demonstrar a força do nosso negócio,
registrando crescimento equilibrado em todo o mundo”, ressalta Dietmar
Voggenreiter, membro do board para Vendas e Marketing da AUDI AG. “O excelente
retorno dos últimos lançamentos mostra que nossos modelos e iniciativas
tecnológicas dão frutos. Em 2017 vamos continuar a avançar na renovação do
portfólio de produtos e no lançamento de novos modelos”.
RECALL – A Subaru e a
Caoa Montadora convocam desde ontem os proprietários dos veículos Subaru
Forester 2.5 Turbo, ano/modelo 2011 a 2012, de chassis não sequenciais (BG215141
a CG298583), a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição do
relê de controle da bomba de injeção de ar secundário do sistema de emissões.
No
comunicado, a empresa informa que, devido a uma falha, que ocorre quando os
contatos móveis do relê de controle da bomba de injeção de ar secundário do
sistema de emissões se fundem, existe a possibilidade da bomba de injeção
funcionar de forma contínua, podendo ser danificada por conta do
superaquecimento e que, no caso de alguma irregularidade, a luz de advertência
(Check Engine) se acenderá no painel. A falha poderá causar cheiro ou fumaça,
representando risco de incêndio e colocar em risco a segurança dos ocupantes do
veículo e terceiros.
Para
mais informações, disponibiliza o telefone 0800 770 2011 e o site www.subaru.com.br/recall-subaru
QUEDA – A Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou na semana
que passou o balanço final da indústria automobilística brasileira em 2016. Na
ocasião a entidade também anunciou suas projeções para 2017.
O
licenciamento de autoveículos no ano passado foi de 2,05 milhões de unidades,
queda de 20,2% frente as 2,57 milhões de unidades vendidas em 2015. Somente em
dezembro – o melhor mês do ano – foram negociadas 204,3 mil autoveículos,
crescimento de 14,7% ante as 178,2 mil unidades de novembro, mas baixa de 10,3%
se comparado com as 227,8 mil de dezembro de 2015.
Antonio
Megale, presidente da Anfavea, estima aumento de 4,0% no licenciamento de
autoveículos em 2017. “A expectativa é de comercializarmos 2,13 milhões de
unidades”. No caso das exportações, novo aumento é esperado: 7,2%, totalizando
558 mil unidades enviadas para outros países.
BUENOS AIRES – A Azul Linhas
Aéreas Brasileiras está cada vez mais próxima de Buenos Aires. A companhia
recebeu aprovação das autoridades aeroportuárias brasileira e argentina para
iniciar voos à capital portenha (por meio do aeroporto de Ezeiza) em 6 de
março, com uma ligação diária que partirá de Belo Horizonte.
Desta
forma, os clientes de todas as regiões do Brasil poderão chegar a Buenos Aires,
uma vez que a Azul tem, na capital mineira, um importante hub, com mais de 40
destinos servidos sem escalas. Tarifas já estão disponíveis por meio de todos
os canais de venda da Azul. Os voos utilizarão os jatos Embraer 195, que têm
capacidade para até 118 passageiros.
A
companhia já tem base internacional em Fort Lauderdale/Miami, Orlando, Lisboa,
Montevidéu e Caiena. Já foram solicitados voos para Santa Cruz de la Sierra
(Bolívia), com previsão de início também em 7 de março.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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