Divulgação Volkswagen: R$ 460 milhões em fábrica de motores
Nelson Tucci
Que o mercado automotivo no
Brasil não anda bem, todos sabem. Pátios cheios, créditos curtos, suspensões de
contratos de trabalho e previsão de vendas retraídas neste ano. Mas, nem tudo
está perdido. Na última edição impressa do Perspectiva
publicamos matéria sobre a nova fábrica da Mercedes, em Iracemápólis, no
interior do estado de São Paulo, com investimento de R$ 500 milhões. Agora é a
vez de a Volkswagen do Brasil anunciar semelhante quantia, em São Carlos,
também no estado de São Paulo. Tem também lançamento de novo trator, compacto,
para agricultura familiar.
A
Volkswagen anunciou investimentos de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores,
em São Carlos, no interior de São Paulo, até 2018. O aporte tem como foco o
início de produção no Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI, que
promete agregar ao motor um desempenho extraordinário a um baixíssimo consumo
de combustível.
Presente
na linha de importados como Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo
nacional a receber a tecnologia TSI será o up!, com um diferencial: o motor
será Total Flex. Com isso, o modelo passa a ser o primeiro 1.0l Flex produzido
no Brasil a contar com essa inovação.
O
motor TSI é um exemplo da tecnologia Volkswagen, associando a redução da
capacidade cúbica, a precisão da injeção direta de combustível, dos comandos de
válvulas variáveis e o desempenho do turbocompressor. “Por isso, a tecnologia
TSI é a mais premiada do mundo no International
Engine Award, proporcionando aos veículos da Volkswagen um excelente
desempenho dinâmico, com reduzido consumo”, diz a assessoria da montadora.
Os
novos investimentos na fábrica de São Carlos serão divididos em três fases, com
o foco na nova família de motores EA211: uma linha de produção de motores,
incluindo a linha específica para montagem de componentes necessários para a
fabricação dos motores TSI; uma preparação para o aumento da capacidade
produtiva da fábrica e uma nova e inédita linha de virabrequim.
“Estamos
trazendo o que há de melhor no mundo Volkswagen para os nossos clientes também
no Brasil. A produção local de motores TSI significa a introdução de uma
tecnologia mundial de ponta em um carro de volume. Será o primeiro 1.0 TSI
Total Flex produzido no Brasil”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil,
David Powels.
Divulgação Marca inaugurou museu em Arese, em Milão
Divulgação Giulia: expressão da "meccanica delle emozioni"
ALFA ROMEO – A marca Alfa
Romeo está completando 105 anos. E para comemorar este aniversário, várias
ações estão acontecendo simultaneamente. A marca inaugurou o seu museu
histórico em Arese, Milão, Itália, em 24 de junho. Ele é o verdadeiro
"centro da marca", uma ligação perfeita entre o passado, o presente e
futuro da Alfa Romeo.
Lá
também foi apresentado o novo modelo Giulia, expressão da "meccanica delle
emozioni", onde toda a criação é centrada no motorista e na promessa de
uma experiência de condução estimulante. Este novo modelo mostrará ao mundo
pela primeira vez o novo emblema da Alfa Romeo, que foi renovado e modernizado
do lado de fora, mantendo intactos a forma distinta e os elementos de estilo
que o tornaram um símbolo tão admirado.
Tecnologia
de última geração e motores inovadores estão presentes no Giulia: o motor turbo
de seis cilindros com 510 cv, inspirado na Ferrari, é a nova referência de powertrain da marca, que será
introduzido na versão Quadrifoglio.
Gilmar
Gomes Trator 4233: modelo isodiamétrico
AGRALE – A Agrale, principal
fabricante de tratores no segmento destinado à agricultura familiar, continua
apostando no presente e no futuro. E acaba de lançar o trator 4233, primeiro
modelo isodiamétrico (rodados do mesmo tamanho) produzido no Brasil. Proposta
inovadora, possui dimensões reduzidas, tornando-se ideal para trabalhos em
culturas baixas e estreitas, que exigem equipamentos de dimensões reduzidas,
como na viticultura (uva latada), fruticultura e avicultura, entre outras.
Segundo
Silvio Rigoni, gerente de vendas de tratores da Agrale, o novo trator “tem como
grande diferencial ser mais baixo, confortável e potente que os modelos
disponíveis no mercado, ideal para trabalhar em culturas adensadas e baixas,
proporcionando maior eficiência, pois não danifica o plantio, além de conforto
e segurança ao operador”.
CARTÃO VERMELHO – O Programa de
Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP), do qual
a Proteste Associação de Consumidores é parceira, retirou as três estrelas em
segurança do Renault Clio, atribuindo-lhe zero estrela para a proteção dos
adultos. O Latin NCAP tomou tal medida após constatar que a produção do Renault
Clio foi transferida para a Colômbia sem contar com airbags, nem sequer no
modelo com equipamento opcional.
Em
2013, o Renault Clio Mio havia obtido zero estrela para sua versão sem airbags
para ocupantes. Como resultado do teste de colisão, a Renault se comprometeu a
comercializar apenas o modelo com airbags para motoristas e acompanhantes,
instalados como padrão para a América Latina.
Por
causa desse compromisso e teste de produção, o Latin NCAP voltou a avaliar o
Renault Clio com airbags para motorista e acompanhante, quando o veículo obteve
três estrelas.
Após
tomar conhecimento do rebaixamento na avaliação do Clio vendido na Colômbia, a
Renault se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante em
fevereiro de 2016. Mas, por enquanto, o Latin NCAP mantém a classificação zero
estrela em relação à proteção dos ocupantes adultos.
David
Ward, secretário geral do Global NCAP, disse: "O Latin NCAP age de forma
certa ao tomar essa decisão sem precedentes, tirando a pontuação da Renault por
seu modelo Clio. É muito decepcionante que um fabricante mundial, como a
Renault, quebre seu compromisso de melhorar a segurança veicular na América
Latina”.
COMPETITIVIDADE – O impacto da
falta de competitividade no mercado aduaneiro brasileiro foi debatido na
quarta-feira 24, durante o Congresso da 17ª TranspoSul, promovida pelo
Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio
Grande do Sul (Setcergs).
Na
oportunidade, o coordenador executivo da Aliança por Modernização Logística do
Comércio Exterior (Procomex), John Edwin Mein, abordou o "Caminho para
Modernização Aduaneira", destacando que estão sendo estudados sistemas,
procedimentos, normas e recomendações: "Temos um foco muito preciso.
Agilizamos em 50% a espera para liberação de cargas e hoje não há a necessidade
de levar toda a documentação. Nosso objetivo é construir confiança para o bem
do país. Quando se reduz custo, a competitividade é gerada".
CAFÉ – Aconteceu de
quarta a sexta-feira passadas, 24 a 26, o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do
Brasil em Curitiba, PR. A Rede Social do Café (http://bit.ly/simposio-cafes-do-brasil)
disponibilizará, em breve, o registro de palestras e trabalhos apresentados no
evento. O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado a cada dois anos
com o objetivo de promover ampla discussão da comunidade científica com os
diversos setores da cadeia produtiva do café visando ao desenvolvimento de
tecnologias para o aumento da competitividade e melhoria da qualidade do
produto.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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