segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Feira mostrará transição energética

Divulgação           Estão sendo preparados motores de 19 até 95 litros

Nelson Tucci

Imagine um motor que funcione a gás, diesel ou hidrogênio. Pois, este motor está sendo desenvolvido e já figura na “Plataforma Agnóstica de Combustível” da Cummins. Em um futuro muitíssimo breve, motores para veículos pesados poderão ter autonomia, rodando 800 km com 80 litros de hidrogênio, por exemplo. Com isto resolvem-se duas equações: a ambiental (rumo à descarbonização) e o percurso de grandes distâncias que em um país como o Brasil é mais que comum.

Interessados nesta e noutras tecnologias, que envolvem a transição energética, poderão encontrar grande repertório na próxima Fenatran, maior feira de transporte da América Latina, que se realizará entre os dias 7 e 11 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista, e espera receber 65 mil visitantes. Durante o evento, um dos destaques será o estande da Cummins, que tem o programa “Destino ao Zero”, prevendo zerar emissões até 2050, com investimentos anuais de US$ 1 bilhão em Pesquisa & Desenvolvimento.

Divulgação                        Rishi diz que investimentos são altos

“Investimos em uma ampla gama de tecnologias para alimentar a descarbonização da indústria. Essa não é apenas a abordagem certa para nossos negócios, mas é fundamental para nosso planeta e para as gerações futuras que enfrentam desafios”, diz o presidente da Cummins Brasil, Adriano Rishi. Segundo ele, 2050 é uma meta e a companhia pretende acelerar seus processos de transição: “Faremos tudo o que for possível, porque será bom para todos”. Após a incorporação a Meritor, no Brasil a companhia tem 3.000 colaboradores e faturamento de R$ 5,5 BI. Neutralidade no consumo de água e resíduo zero são compromissos firmados pela organização.


SEGUROS – A Tex, especializada em soluções on-line para o mercado segurador, divulga os números de setembro do Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o IPSA, houve queda após 11 meses consecutivos de aumento, caindo de 6,6%, em agosto, para 6,5% em setembro. Mesmo com a redução, o índice apresenta aumento acumulado de 27,5% nos últimos 12 meses.

Para Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da Tex, a tendência é que o IPSA siga estável ou com leve queda nos próximos meses de 2022. “A queda da sinistralidade das seguradoras nos últimos meses é decorrente do aumento dos preços do seguro e não da redução dos sinistros. Em São Paulo por exemplo, o roubo e furto no terceiro trimestre de 2022 aumentou 4,6% em relação ao trimestre anterior de acordo com a SSP/SP”, observa.


Divulgação                       Chega nova família Constellation da VW

CAMINHÕES – Lançada a nova família Constellation Off-Road. Os novos modelos Volkswagen Constellation 27.260 6x4, 31.320 6x4, 32.380 6x4 e 33.480 6x4 Tractor estreiam visando à conquista do mercado, com a montadora anunciando “mais robustez e praticidade”, além de uma nova identidade visual da cabine com novos adesivos laterais e frontais e as novas luzes de posição em LED, luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integrado ao farol e lanternas em LED.

O novo pacote Off-Road está disponível para os modelos acima de 31 toneladas e é composto pelo volante multifuncional, banco com novo revestimento e cinto integrado, rádio com bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série. Além disso, estão equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon, de 12 marchas e com funções exclusivas para a operação para as versões 32.380 e 33.480: off-road, que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração; e a rock-free, que auxilia a saída de atolamentos e buracos.


MULHERES – Respeito é o princípio fundamental que motivou a criação do aplicativo Drivers Mulheres como pilar de sustentação na logística da empresa. Fundada pelas empresárias Ana Maria, Cristiane Bernardes e Larissa Colombo, do Paraná, a iniciativa visa atender somente passageiras mulheres – podendo ser acompanhada por crianças até 12 anos ou idosos acima dos 60 anos. Motoristas são exclusivamente do sexo feminino.

“Elas (as passageiras) têm uma empatia gigantesca quando veem uma mãe empreendedora, motorista, que está ali para atendê-las, porque são profissionais da mobilidade urbana”, comenta Cristiane, que criou esta nomenclatura para valorizar as parceiras da empresa frente ao setor.


SOCIAL – Com a arrecadação superior a 140 toneladas de alimentos em sua primeira edição, “A Paixão Alimenta”, projeto de responsabilidade social da Fiat em parceria com a rede de concessionários, chega à segunda edição. Quem desejar participar da ação fazendo as doações deverá encaminhar os mantimentos para as cerca de 500 concessionárias participantes, espalhadas por todo o Brasil. Iniciativa seguirá até 23 de dezembro e no site www.fiat.com.br/comunita pode-se encontrar mais detalhes.

Parte dos produtos arrecadados será direcionada a instituições cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc, rede nacional de banco de alimentos mantida pelo Serviço Social do Comércio. O objetivo do projeto é contribuir para a promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário