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Tecnologia 100% nacional para aumentar o custo-benefício e movimentar a
economia brasileira
Nelson Tucci
Para
que os veículos elétricos ganhem popularidade no Brasil é fundamental o
desenvolvimento de uma rede de abastecimento qualificada que permita à/ao
motorista recarregar seu automóvel rapidamente para seguir viagem. Pensando
nesta questão, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
apostou na ideia da criação de eletropostos, com tecnologia 100% nacional para
aumentar o custo-benefício e movimentar a economia brasileira. Atualmente, a
tecnologia disponível é importada.
O
projeto é desenvolvido pelo CPqD, unidade credenciada Embrapii, em parceria com
a empresa PHB Eletrônica. O apoio financeiro também inclui verba do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). O objetivo é distribuir
os eletropostos pelos centros urbanos e rodovias do país oferecendo as
condições para que a utilização de veículos elétricos seja ampliada.
Ao
todo, são três modelos de eletropostos com recarregadores do tipo plug-in em
desenvolvimento: normal, que poderá ser instalado em casa, semirrápido e
rápido, ambos para instalação em espaços públicos como estacionamentos,
shopping centers, postos de combustíveis, entre outros. Nos eletropostos
normais, a recarga da bateria levará de 8 a 16 horas; no semirrápido, em 2 a 4
horas e, no rápido, em até uma hora, dependendo do modelo do veículo. Todos os
equipamentos serão desenvolvidos de acordo com as normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para esses produtos.
CIÊNCIA & TECNOLOGIA – A Embrapii é
organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e
Comunicações e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa
científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas
empresariais. Atualmente há 42 unidades credenciadas pelo País.
"As
infraestruturas físicas aliadas a seus recursos humanos altamente qualificados,
tornam as unidades Embrapii potenciais parceiras de empresas que queiram
desenvolver projetos inovadores na área de eletromobilidade, ajudando a reduzir
os riscos tecnológicos inerentes destes projetos inovadores”, destacou o
diretor de Operações, Carlos Eduardo Pereira.
O
modelo de investimento adotado permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido
no apoio a projetos de PD&I. Funciona assim: as empresas que possuem um
projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das unidades que avaliam
os projetos, analisam questões como viabilidade técnica e interesse do mercado.
Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três
partes. A Embrapii fica responsável por um terço do investimento, a unidade
disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa financia o restante.
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25 vagas, com oportunidades em cursos variados
ESTÁGIO – A Volkswagen
convida jovens estudantes a fazer parte da transformação de uma nova sociedade
de consumo, por meio do seu Programa de Estágio 2019 – segundo semestre. São 25
vagas, com oportunidades em cursos variados, para atuar nas unidades de São
Bernardo do Campo/SP, Taubaté/SP e São José dos Pinhais/PR.
“Esse
é um momento muito especial, pois a indústria automobilística vive a maior
revolução desde a criação do automóvel. Estamos em busca de jovens com o mesmo
perfil da Nova Volkswagen, que é inovadora, arrojada e adepta a novas ideias. É
a oportunidade certa para os futuros profissionais se desenvolverem em uma
empresa cada dia mais conectada e próxima das pessoas”, comenta Marcellus Puig,
vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.
Os
estudantes interessados devem estar no penúltimo ou último ano da faculdade,
com previsão de término entre julho/2020 e julho/2021.
PÓS-VENDA – A Hyundai
CAOA retornou ao topo do ranking de qualidade em vendas, divulgado pela
consultoria J.D. Power, em estudo que mede a satisfação dos clientes nas concessionárias
durante o processo de compra de veículos novos, analisando fatores como:
negociação, processo de entrega, vendedor, instalações e test drive.
A
pesquisa Sales Satisfaction Index StudySM foi realizada entre dezembro de 2017
e novembro de 2018 e a Hyundai CAOA atingiu 871 pontos, saltando da segunda
colocação alcançada no ano passado para a primeira neste ano.
O
levantamento é baseado nas avaliações de 4.630 proprietários de veículos novos
no Brasil entre 1 a 12 meses após a compra.
VOO – A concessionária
do Aeroporto de Ilhéus/BA informa aos passageiros que possuem viagens agendadas
com a companhia aérea Avianca que, a partir de hoje, 15, os voos operados pela
companhia (atualmente em processo de recuperação judicial), somente serão
autorizados a decolar caso a empresa repasse previamente à concessionária as
tarifas relativas ao voo.
A
empresa informa que solicitou à Avianca que adote todas as medidas necessárias
para evitar atrasos na liberação dos voos, devendo comunicar previamente aos
passageiros sobre toda e qualquer ocorrência que tenha impacto sobre os voos
programados.
FERIADÃO – As unidades
do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado
estarão fechadas na Sexta-feira Santa (19), feriado nacional da Paixão de
Cristo, e no sábado (20) que antecede a Páscoa. O atendimento será retomado na
segunda-feira (22).
Os
postos Poupatempo seguirão o mesmo calendário de funcionamento, então os
serviços do Detran.SP não estarão disponíveis neles nessas datas. O Disque
Detran.SP, central para atendimento telefônico, seguirá o mesmo expediente na
Páscoa.
RECALL – A General
Motors Mercosul convoca 69 proprietários que adquiriram ou substituíram a caixa
de fusíveis (peça genuína GM) peças números 52126002, 52142582, 52126000 e
52142580, no ano de 2018, dos veículos Chevrolet Cobalt, Ônix, Prisma e Spin,
modelos 2017 a 2018, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a adição
de isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis.
A
empresa informa ter constatado que, após a instalação do componente de
reposição sem a proteção adicional do isolante e em determinadas condições,
pode haver entrada e acúmulo de água na região dos terminais de relê da caixa
de fusíveis, localizada no compartimento do motor, com possibilidade de
curto-circuito e acionamento involuntário e contínuo do motor de partida. Esse
defeito pode ocasionar o superaquecimento do motor de partida com possibilidade
de incêndio e, em veículos com transmissão manual, estando esta engatada,
movimentação involuntária. Em ambos os casos, há risco de lesões corporais
graves.
Para
agendamento e mais informações, a GM disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o
site www.chevrolet.com.br
RECALL 2 – A Nissan do
Brasil convoca os proprietários dos veículos modelo Frontier abaixo
identificados a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de
hoje, 15, a troca do gerador de gases do airbag do motorista e/ou passageiro
dianteiro.
Identificação
veículos envolvidos – airbag do motorista e passageiro dianteiro: fabricação de
jan/15 a agosto/16 chassis (intervalo não sequencial) de 94DVCUD40FJ7754575 a
94DVDUD40FJ962230 ; Identificação veículos envolvidos – airbag do passageiro
dianteiro: fabricação de jan/15 a setembro/16 chassis (intervalo não
sequencial) de 94DVDUD40GJ986736 a 94DVDUD40GJ990703
A
empresa alerta que em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a
ativação do gerador de gases do sistema de airbag do motorista ou do passageiro
dianteiro pode resultar em uma pressão excessiva, o que poderá acarretar a
ruptura do gerador de gases e projeção de fragmentos metálicos no interior do
veículo. Essa condição poderá, em casos extremos, causar danos materiais e
lesões físicas graves, ou até mesmo fatiais, aos ocupantes do veículo. Para
agendamento e mais informações, a Nissan disponibiliza o telefone 0800 011 1090
e o site www.nissan.com.br
ESTEPE – Em resposta
enviada ao Procon-SP, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, pela Ford
Motor Company Brasil para esclarecer questões sobre a comercialização do
veículo modelo EcoSport Titanium 1.5 AT equipado com pneus com a tecnologia
“run-flat”, que dispensa o uso de estepe, a empresa informou que pelo fato de
não se deformar rapidamente o pneu permite que o condutor do veículo percorra
distâncias mesmo estando furado.
Em
uma análise inicial, a diretoria de atendimento e orientação do Procon-SP
constatou que informações importantes sobre o funcionamento dos pneus com a
nova tecnologia não estão claras no manual fornecido pela montadora. Perguntada
sobre os esclarecimentos prestados ao consumidor, a Ford respondeu que em caso
de furo no pneu é indicado o uso do kit de reparos (selante e compressor de ar)
e que o veículo só deve percorrer até 200 quilômetros a uma velocidade máxima
de 80 km/h. A empresa ressalta ainda, que após 15 minutos de uso do kit de
reparos, se o pneu não atingir a pressão recomendada, o motorista deve parar o
veículo e contatar a assistência técnica.
Sobre
a possibilidade de reparo do pneu danificado ou avariado, a empresa esclarece
que só um profissional habilitado pode fazer essa análise. Em caso de
substituição, a montadora diz que o pneu “run-flat” pode ser adquirido nas
concessionárias Ford. Para o Procon-SP essas informações devem conter linguagem
clara, objetiva e acessível aos consumidores, principalmente por tratar-se de
nova tecnologia. A diretoria de fiscalização do Procon-SP irá instaurar
procedimento administrativo para realizar análise técnica e se constatadas as
irregularidades a empresa poderá ser autuada.
LED – A evolução do
led no sistema de iluminação automotiva tem avançado muito nos últimos anos. No
Brasil, a partir de 2021 a maioria dos veículos deverá sair de fábrica com a
tecnologia full led, o que significa
100% led, e a Arteb, um dos principais fabricantes mundiais de sistema de
iluminação que completa 85 anos de atuação no mercado brasileiro, já está
pronta para oferecer faróis e lanternas com esta tecnologia. “Além de
eficiência e alto desempenho, o led também tem apelo estético, permitindo
designs bem inovadores nas peças que ganham importância no projeto do veículo”,
diz a empresa.
Para
apresentar as últimas tecnologias em faróis e lanternas, a Arteb leva para a
14ª Automec, maior feira de autopeças, equipamentos e acessórios da América
Latina, realidade aumentada com ação interativa para os visitantes conhecerem o
funcionamento dos produtos e concorrerem a vários brindes.
FILTROS – A Associação
Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros),
por meio da Câmara Setorial de Filtros Industriais (CSFI), realizará, no próximo
dia 25, das 9 às 10 horas, na sede da associação, em Santo André/SP, Fórum de
Debates “Filtros Hidráulicos”, com Alex Peixoto, diretor técnico e comercial da
Engefluid.
“Os
filtros hidráulicos são essenciais para o desempenho da produtividade e também
para auxiliar na redução do custo de manutenção, pois captam partículas geradas
pelo desgaste dos componentes do sistema”, explica João Moura, presidente da
Abrafiltros, ressaltando a importância do tema.
O
debate é aberto ao público e será apresentado e mediado por Alex Peixoto,
especialista no setor de filtração. Para efetuar a inscrição, os interessados devem
utilizam o e-mail eventos@abrafiltros.org.br
O evento é gratuito.
Divulgação Série BSBD é fabricada na classe de precisão P2
ROLAMENTOS – A NSK Brasil
oferece a linha especial BSBD, que é utilizada como mancal de fusos de esferas
e possui selo de vedação mais robusto, garantindo vida útil prolongada ao
rolamento.
O
produto da NSK é entregue ao cliente na mesma embalagem dos rolamentos de
precisão (caixa dourada). Segundo a empresa, isto traduz a alta tecnologia
empregada e reforça a qualidade de uma marca premium. A linha ainda oferece
variação pequena de torque de partida e de trabalho e selo de vedação mais
robusto.
A
série BSBD é fabricada na classe de precisão P2, garantindo alta precisão de
giro e dimensional. Além disso, apresenta um limite de rotação combinado à
capacidade de carga axial máxima que garante um trabalho de alta performance.
Outro destaque é a possibilidade de relubrificação do mancal durante a
operação, se necessário. É possível ainda completar o "pacote linear"
com as guias lineares e fusos de esferas NSK.
3D – A Audi
expande o uso de impressoras 3D em sua produção para gerar ferramentas,
projetadas e impressas no local, que ajudam os funcionários na melhoria de
fluxo de trabalho nas linhas. A empresa terá um departamento específico que
ficará responsável pela implementação do projeto na fábrica de Neckarsulm, na
Alemanha.
A
impressão 3D com polímeros já foi estabelecida por uma equipe de especialistas
na fábrica do R8, em Böllinger Höfe, na Alemanha. Eles desenvolvem ideias para
novas ferramentas ou otimizam as já existentes nas oficinas em colaboração com
seus colegas de trabalho da linha de produção. O gerente da equipe de projetos,
Waldemar Hirsch, projeta as ferramentas no local e as imprime em 3D. Em
dezembro último a equipe testou o uso deste serviço rápido e conveniente para a
produção em grande volume na fábrica e identificou aplicações em que as
ferramentas impressas oferecem um potencial significativo de economia.
“Ao
estabelecer um departamento especializado em impressões 3D, estamos
profissionalizando um projeto que já é bem sucedido. Mais funcionários poderão
se beneficiar da experiência da equipe de especialistas e das ferramentas
personalizadas no futuro”, disse Helmut Stettner, gerente da fábrica.
PORSCHE – A mudança
para o novo procedimento de testes WLTP (Worldwide
Harmonised Light Vehicle Test Procedure) continua a exercer seu impacto. No
primeiro trimestre de 2019, a Porsche AG entregou 55.700 veículos em todo o
mundo. Esse número corresponde a uma redução de 12% em comparação com o mesmo
período do ano passado. O Cayenne, no entanto, registrou um crescimento de 35%,
atingindo 18.310 entregas a clientes. O novo modelo foi disponibilizado a todos
os mercados a partir deste ano. A maior demanda continua a ser pelo Macan, que
teve 19.795 unidades entregues.
A
Porsche Brasil continua investindo no mercado nacional tanto com lançamentos de
produtos – em maio a oitava geração do 911 desembarcará no país – quanto com a
expansão de Porsche Centers. Este ano foram anunciadas mais duas cidades que
terão um centro de vendas da marca: Fortaleza e Goiânia.
“O
ano de 2019 será bem interessante para a marca, no país. Temos a abertura de
mais dois Porsche Centers além do início das vendas do novo 911, um carro que demonstra
um ótimo desempenho no mercado nacional” afirma Werner Schaal, diretor de
Vendas. A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária
Porsche na América Latina.
Júlio
Soares Bellini terá dupla função na Marcopolo S.A.
MARCOPOLO – A partir do
dia 1º de maio, James Eduardo Bellini, presidente do Conselho de Administração
da Marcopolo S.A., assumirá interinamente o posto de diretor-geral da
companhia. James acumulará os dois cargos e substituirá, até que seja definido
um novo executivo, Francisco Gomes Neto, que se manterá na posição até o dia 30
de abril de 2019; após esta data Gomes Neto assumirá o cargo de CEO da Embraer.
James
Eduardo Bellini tem longa experiência na gestão da Marcopolo. Ele foi eleito
presidente do Conselho de Administração em março de 2018 e atua na companhia
desde o início da década de 1990.
Divulgação Executivo passou por operações da cia no Japão e Tailândia
KAWASAKI – O executivo
japonês Naoki Kawaguchi acaba de assumir a presidência da Kawasaki Motores do
Brasil. Desde 1994 na Kawasaki Heavy Industries, teve passagens pelos
departamentos de Engenharia, Produção e Planejamento de Vendas no Japão e vice-presidência
de Engenharia na Tailândia.
"Estou
feliz e honrado em poder dar minha contribuição à Kawasaki Motores do Brasil.
Assumo este cargo num momento muito importante, pois a empresa acabou de ultrapassar
a meta de vendas no país no fechamento de nosso ano fiscal. Juntamente com uma
esperada recuperação gradual da economia brasileira, acompanhamos um movimento
positivo no segmento de duas rodas e acreditamos que esta combinação nos
possibilitará melhores condições comerciais, e a oportunidade de oferecer
nossos produtos a cada vez mais brasileiros", comentou Naoki.
A
Kawasaki Motores do Brasil, que completou 10 anos de atuação no mercado
nacional no ano passado, conta atualmente com mais de 230 colaboradores,
atuando na planta industrial em Manaus/AM, no escritório de São Paulo e no Centro
de Treinamento em Barueri/SP).
ESTRADAS – O
Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou obras de recuperação pontual
na Rodovia Abílio Previdi (SP-226), entre Pariquera-Açu e Cananeia, na última
sexta, 12.
As
intervenções estarão concentradas nos trechos onde o pavimento asfáltico
apresenta maior desgaste, gerando estabilização e maior conforto aos usuários
que trafegam pelo local. As equipes deverão realizar serviços de tapa-buraco,
com a aplicação de concreto betuminoso usinado a quente – o conhecido CBUQ.
Serão realizados ainda trabalhos para roçada e poda.
A
Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT) informa que está debruçada
em um projeto de revitalização das rodovias da região e solicitou ao DER um
estudo sobre as condições viárias com o objetivo de elaborar um plano de
recuperação para essas vias com a meta de melhorar a qualidade.
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Felipe: “Efeito Hawthorne” está mais atual do que nunca
ARTIGO
Um líder precisa ser humano
Por
Felipe Leonard (*)
Em
tempos de grandes desafios, as empresas precisam mais do que nunca de líderes
inspiradores, com um profundo nível de consciência a respeito de seu time e da
própria organização.
O
tema liderança têm mobilizado inúmeros estudos, devido aos seus impactos nas
organizações. Um exemplo emblemático são as conclusões produzidas a partir de
uma pesquisa realizada nos anos 1930, em Chicago/EUA, no bairro de Hawthorne. A
ideia era determinar a relação que havia entre a intensidade da iluminação e a
eficiência das trabalhadoras nas instalações da Western Eletric Co, que foram
divididas em grupos pelas suas lideranças.
A
principal conclusão do estudo foi mostrar a influência dos aspectos sociais e
psicológicos sobre a produtividade. Foi esse o grande legado do ocorrido em
Hawthorne.
Em
suma: a diferença do nível de iluminação não impactou na produtividade das
trabalhadoras de Hawthorne. As operárias que passaram a trabalhar mais fizeram
isso porque se sentiram valorizadas por receber uma atenção especial da direção
da empresa. E esse maior cuidado residia no fato de terem sido escolhidas para
participar da pesquisa.
O
aprendizado, a partir do experimento de Hawthorne, foi que, quando um grupo de
trabalhadores se identifica com a administração, a produtividade tende a
aumentar.
De
1930 para cá muitas mudanças se fizeram sentir nas companhias. Atuamos em
cenários extremamente competitivos, com equipes heterogêneas, personalidades
diversas e competências idem. Mas as lições sobre o “Efeito Hawthorne” devem
permanecer como reflexão para todos aqueles que pretendem exercer a liderança
plena e de forma humanizada.
Hoje,
quase um século depois, vemos que o “Efeito Hawthorne” está mais atual do que
nunca. Afinal, o componente humano das relações de trabalho sempre vai estar em
alta. E, em paralelo, o conceito de liderança com valores deve ser disseminado
no mundo corporativo.
Vamos
fugir das fórmulas prontas e, em vez disso, cultivar um interesse autêntico
para com o outro, estimulando o diálogo e valorizando dos colaboradores. A
partir daí, as conquistas para as organizações também serão enormes.
(*)
Felipe Leonard é presidente e CEO da S.I.N. Implant System.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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