Divulgação Alguns desses motores rodam o mundo
Nelson Tucci
A
Mercedes-Benz do Brasil alcançou no final de outubro o marco histórico de
produção de três milhões de motores para caminhões e ônibus. O número
compreende o volume acumulado desde 1956, quando foi pioneira na fabricação do
primeiro propulsor a diesel nacional.
O
motor que simboliza esse marco é o pesado OM 457 LA, fabricado na planta de São
Bernardo do Campo (SP), onde também se produziu a primeira unidade, que
equipava o clássico caminhão L-312, o “Torpedo”.
“É
com muito orgulho, satisfação e emoção que compartilho esse momento histórico e
especial com toda a nossa equipe de colaboradores e com os fornecedores”, disse
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. A
empresa também fornece motores a diesel a outras unidades do Grupo Daimler. A
partir de agosto deste ano, passou a exportar o OM 460 Euro 3 à planta da
Daimler em Wörth, na Alemanha, para utilização no caminhão rodoviário Actros e
nos fora de estrada Arocs e Zetros. Esses veículos são exportados para mercados
da África e Oriente Médio.
Divulgação Ka
anima a diretoria de Marketing e Vendas
FORD – A Ford
registrou o seu melhor resultado do ano em outubro com uma participação de
10,4% nas vendas. Foram mais de 21.000 unidades emplacadas, sendo este o maior
volume desde agosto de 2015, com o Ka aparecendo como o segundo veículo mais
vendido do País. O crescimento da marca foi de 8% comparado a setembro,
enquanto a indústria avançou 2%.
O
desempenho do Ka gerou um novo recorde histórico de participação do modelo, com
14,8% do segmento. As vendas do hatch somaram perto de 10.000 unidades, um
crescimento de 11% comparado ao mês anterior. Já o EcoSport, que no seu segundo
mês de lançamento atingiu a marca de 3.254 unidades, mostra crescimento de 3%
em relação a setembro
“A
evolução contínua do Ka no segmento demonstra que é um produto que caiu nas
graças do consumidor brasileiro, por oferecer uma combinação única nos
atributos mais relevantes, como segurança e economia, sem abrir mão de potência
e design atraente”, disse Antonio Baltar Jr., diretor de Marketing da Ford.
DUAS RODAS – Os amantes do
motociclismo têm uma novidade no Salão Duas Rodas 2017, que acontece de 14 a 19
de novembro no Expo São Paulo: o “Box Super Fã”, que será vendido.
A
Vespa está nesta parada e destaca que o kit, distribuído a quem comprar o box,
tem edição limitada. O modelo foi desenhado na Itália pela Piaggio no
pós-guerra. No Brasil a Vespa chegou nos anos 50, sob importação. O primeiro
modelo lançado em solo brasileiro foi o modelo M3 que possuía três marchas. Nos
anos 80, a PX 200E alcançou a vice-liderança dentre os modelos duas rodas mais
vendidos na época.
TOP OF MIND – A Volkswagen
do Brasil acaba de conquistar, pelo 26º ano, o prêmio "Top of Mind"
realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo instituto de pesquisas
Datafolha. A empresa obteve 26% das menções do público pesquisado, sendo
considerada a marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros. A Volkswagen
venceu também a categoria “Top Performance”, que premia a marca que mais
cresceu em número de menções espontâneas em relação à pesquisa do ano anterior.
O salto da marca foi de 23%, em 2016, para 26%, em 2017.
A
maior visibilidade da marca deve-se também à estratégia de digitalização da
comunicação da Volkswagen, que consiste em fortalecer a sua presença nos
portais de internet e nas mídias sociais. A pesquisa Top of Mind do Datafolha é
um dos mais importantes levantamentos do gênero no Brasil a medir o
"awareness", termo em inglês que significa consciência, percepção, e
identifica as marcas mais conhecidas dos consumidores. A pesquisa deste ano
envolveu 7.344 pessoas de 220 municípios brasileiros.
KWID – Ao somar
6.582 unidades financiadas, o automóvel Kwid, lançamento da Renault, avançou da
nona para a segunda posição no ranking dos modelos de automóveis leves novos
mais financiados em setembro. Em primeiro lugar, o Ônix, da Chevrolet, manteve
a liderança no levantamento, com 9.699 unidades negociadas em setembro.
O
levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da
BM&FBovespa, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a
Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina.
Em
setembro, o Argo, lançamento da Fiat, caiu uma posição no ranking dos autos
leves novos mais financiados e passou a ocupar a sétima posição, com 2.703
unidades negociadas.
LIFAN – No momento em
que completa cinco anos de atuação no mercado brasileiro, a Lifan Motors confirma
a chegada do SUV X80 e espera anunciar em breve outro SUV em 2018. Ambos se
juntarão ao novo X60 para aumentar a linha de produtos e impulsionar a retomada
do crescimento da marca no Brasil.
Apesar
do pouco tempo que atua comercialmente no País, a Lifan Motors marcou sua
presença no mercado dentro de segmento de SUVs, com o X60, SUV compacto lançado
em 2013 e que se tornou o veículo de marca chinesa mais vendido no Brasil em
2014, 2015 e 2016. Com o recente lançamento do X60 2018, agora na versão com
câmbio automático CVT, e a chegada de novos veículos no próximo ano, a
montadora projeta um crescimento mais vigoroso da marca no mercado brasileiro a
partir de 2018.
“Queremos
retomar o bom ritmo de vendas que tivemos nos dois primeiros anos e, com a chegada
dos novos produtos, voltar a crescer para consolidar nossa presença no mercado
brasileiro”, afirma Jair Leite de Oliveira, diretor comercial da Lifan.
CARGAS – Segundo
balanço mensal da AT&M Tecnologia, empresa atuante no processo de averbação
eletrônica, o mês de setembro deste ano registrou R$ 396 bilhões em
movimentação de cargas no país, para efeito de seguros, incluindo o seguro de
responsabilidade civil obrigatório, conforme resolução 247 do órgão regulador
Superintendência de Seguros Privados (Susep), gerando a movimentação de 80
milhões de documentos de seguros, entre transportadoras, corretores,
embarcadores e companhias de seguros.
Para
efeitos de comparabilidade, em setembro de 2016 foram registrados R$ 299
bilhões em movimentação de cargas, proporcionando o fluxo de 60 milhões de
documentos entre transportadoras, corretores, embarcadores e companhias de
seguros. No período assinalado de um ano foi registrado aumento de 29,5% em
relação à quantidade de cargas averbadas com seguro.
COMÉRCIO – No último mês
de outubro, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) registrou 98,4 pontos,
apresentando crescimento de 2,8% em relação ao mês anterior. É o quarto mês
consecutivo que o índice apresenta alta e a maior pontuação desde janeiro de
2015 (100,3 pontos). Na comparação com o mesmo período de 2016, houve alta de
18,9%. O indicador de expansão continua a mostrar crescimento e, com isso,
perspectivas favoráveis para o médio prazo. Aparentemente há uma forte dose de
confiança dos agentes com relação ao desempenho econômico de 2018. Neste ano,
as projeções estão sendo revistas para cima, seja de PIB, seja de produção
industrial e vendas no varejo.
A
pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O
Nível de Investimento das Empresas (um dos indicadores que compõe a pesquisa e
sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações
ou equipamentos) aumentou 2,3% em relação a setembro, ao passar de 74,5 para
76,2 pontos. Na comparação anual, houve forte aumento de 27,7%.
NATAL – Com a
proximidade das festas de fim de ano, aumenta o volume de importação de
produtos para o Natal. A lista vai de brinquedos, produtos para lojas de R$
1,99, pinheiros artificiais e guirlandas, até itens que podem ser aproveitados
ao longo do ano, como pratos, talheres, e eletro portáteis.
Os
chineses são os maiores exportadores dos enfeites de Natal que chegam ao
Brasil. As importações brasileiras da China costumam atingir seu auge nos meses
de agosto e setembro, quando desembarcam até 60% dos enfeites de Natal daquele
país. Entre os itens de presentes trazidos do continente asiático pela Allog International Transport em 2017,
por exemplo, estão os eletroportáteis, com um crescimento de 104% no período de
maio a agosto na comparação com janeiro a abril.
CNH – O Detran.SP
alerta: motorista que somar 20 pontos vai ter CNH suspensa por pelo menos seis
meses. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo esse é o prazo
mínimo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao qual o
motorista está sujeito desde o dia 1º de novembro, caso acumule 20 ou mais
pontos por infrações cometidas exclusivamente desde 1º de novembro de 2016.
Antes, o tempo mínimo era de um mês. O máximo permanece em 12 meses.
O
número da média mensal de suspensão aumentou 13,7% de 2015 para 2017 em Santos
e 50% em todo o Estado. Motoristas reincidentes na perda da CNH no período de
um ano receberão a pena mínima de oito meses. Atualmente, nesses casos, é de
seis meses. Já o tempo máximo permanece em 24 meses.
DRONES – Apesar da
crise econômica brasileira, após a regulamentação do uso de drones (em maio
passado) o mercado encontra-se aquecido, envolvendo uma cadeia produtiva
formada por fabricantes, importadores e uma série de prestadores de serviços.
O
tema será amplamente discutido na “Dronegócios Meeting Curitiba”, que
acontecerá na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) dias 6 e 7 de
dezembro, com três cursos sobre uso de drones – mapeamento, agricultura e
processamento de imagens –, além de um seminário e uma mostra de tecnologia.
VW – Desde o dia
1º Marcellus Puig é o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen para a
Região América do Sul (SAM) e Brasil, em substituição a Nilton Junior, que atua
há mais de 30 anos na empresa e assumirá nova posição no grupo.
Puig
é formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (PUC-SP) e tem MBA em Recursos Humanos pela California University, em Berkeley, nos Estados Unidos. Ele iniciou
a sua carreira na Volkswagen do Brasil em 1998 na área de Remuneração.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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