Nelson Tucci
Como
já é tradição, o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos abre espaço para
a apresentação de pesquisas acadêmicas sobre mobilidade elétrica, na atividade
Painel Acadêmico, que tem como principal objetivo ser o elo de ligação entre
academia e empresas do setor. As inscrições foram prorrogadas até o dia 9 de
agosto e podem ser realizadas por estudantes de graduação, mestrado e
doutorado.
O
12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas
Tecnologias acontecerá entre 1º e 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo
Center Norte, em São Paulo/SP. Já o Painel Acadêmico, promovido durante o
evento, tem como objetivo inserir o grande e rico mundo universitário no
mercado, dando visibilidade às instituições que realizam pesquisas e projetos
em prol do crescimento tecnológico brasileiro sob uma perspectiva sustentável.
De
acordo com Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileiro do Veículo
Elétrico (ABVE), “é por meio deste processo que a extensão universitária
descobre novos horizontes, vence barreiras e, aos poucos, difunde no meio
acadêmico a importância dos veículos elétricos no atual panorama mundial”.
PREMIUM – A Audi do
Brasil encerra o primeiro semestre de 2016 como a marca mais vendida do
segmento premium no Brasil. No acumulado do ano foram 6.034 unidades
emplacadas. O A3 Sedan foi o modelo mais vendido no mercado de automóveis de
luxo no primeiro semestre de 2016, com 2.068 emplacamentos, seguido pelo Q3,
com 1.758 carros comercializados.
“Esse
resultado é muito significativo diante do cenário de crise econômica que
vivemos no Brasil. A Audi teve o melhor desempenho entre as marcas de luxo no
período e se mantém na liderança do segmento desde o ano passado. Mesmo que a
atual situação econômica impacte os resultados da marca, continuaremos com a
nossa estratégia para alcançar crescimento sustentável e de longo prazo no
país. Esse é o nosso principal objetivo”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO
da Audi do Brasil.
De
acordo com o executivo, os investimentos anunciados pela marca estão mantidos e
sendo destinados às frentes de negócio da montadora. Além disso, o cronograma
de lançamentos também segue como planejado para o ano.
Divulgação Mustang faz 20,5 km/litro: nas estradas da Noruega!
RECORDE – A Ford
registrou um recorde com o Mustang equipado com o motor EcoBoost 2.3: rodou
exatos 1.249,3 quilômetros com um único tanque de gasolina. Trata-se de uma
marca mundial extraoficial alcançada em estradas na Noruega.
Os
pilotos noruegueses Knut Wilthil e Henrik Borchgrevink partiram de Bodo, no
Círculo Ártico, com um cupê vermelho, e dirigiram rumo ao sul de Oslo até
esgotar o combustível. O consumo total na jornada foi de apenas 20,53 km/l.
"É
incrível poder mostrar o quanto realmente se pode rodar no Mustang com um
tanque de combustível", disse Wilthil. O único problema enfrentado pela
dupla foi o fato de serem parados pela polícia após apenas uma hora de viagem.
"Motoristas acionaram a polícia dizendo ter visto um carro esporte
vermelho rodando de forma lenta e suspeita na estrada principal", disse.
Divulgação Modelo testado impressionou positivamente
up! – Lançado há um
ano o up! TSI, equipado com o motor 1.0 TSI Total Flex de três cilindros, já
representa cerca de 50% das vendas totais do up! no mercado nacional. (Veículos & Negócios testou o modelo e
produziu matéria na edição 248, de setembro/2015). Das 20.298 unidades da
família up! comercializadas no mercado interno nos seis meses do ano, 8.785
foram com a nova motorização TSI. A versão mais vendida do up! TSI é a move. O
motor 1.0 TSI Total Flex é o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro
com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País.
Desenvolvido
segundo critérios de eficiência energética (com menor consumo de combustível) o
novo motor 1.0 TSI Total Flex é da família EA211 é fabricado em São Carlos, no
interior de São Paulo. Em seu desenvolvimento o up! TSI rodou mais de 1,6
milhão de quilômetros e o motor foi submetido a extensos testes em dinamômetro
que somaram mais de 14.600 horas.
“O
sucesso do up! foi reforçado com a chegada da motorização TSI, tecnologia que
resulta em máxima eficiência, aliando performance, baixo consumo de combustível
e prazer ao dirigir. Além dos prêmios concedidos pela imprensa especializada graças
a seus diferenciais, o up! TSI também é o grande vencedor em comparativos com a
concorrência. É um carro que traduz a inovação e tecnologia da marca
Volkswagen”, afirma o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do
Brasil, Jorge Portugal.
Divulgação 718 Boxster S: apresentação no Damha Golf Club
NIVER – Para viver a
céu aberto com esportividade e elegância, a Porsche reestrutura sua linha de
roadster com motor central e chega mudando a designação do modelo, passa a ter
o numeral 718 antecedendo seu nome. A apresentação oficial á Imprensa do 718
Boxster e 718 Boxster S no Brasil aconteceu no dia 7 último, no Damha Golf
Club, em São Carlos, interior de São Paulo.
Comemorando
20 anos do lançamento da primeira geração do modelo Boxster, a Porsche consegue
trazer um carro mais potente, veloz, com mais eficiência e consumo. Agora
turbinados, os carros têm motores elevados em 35 cavalos, passando a gerar 300
cv (220 kW) no 718 Boxster, com motor de bloco de 2 litros, e 350 cv (220 kW)
no 718 Boxster S, de 2,5 litros de deslocamento. E, segundo a montadora, com
uma média de 100 Nm (10,2 kgf/m) de torque a mais na versão Boxster e de 60 Nm
na versão Boxster S, a uma rotação muito mais baixa.
A
Porsche introduz dois motores boxer de quatro cilindros totalmente novos e com
turbos de geometria variável (na versão S), assim como nos modelos do 911. São
utilizados os motores boxer de quatro cilindros em duas versões de potência:
com 2 litros e 300 cv (220 kW) no 718 Boxster e com um bloco de 2,5 litros com
350 cv (257 kW) no 718 Boxster S. Face aos modelos Boxster anteriores, tal
aumento corresponde a um ganho de potência de 35 cv (26 kW).
PONTO CEGO – Um dos
principais fatores de segurança para o motorista é a visibilidade. E na
direção, os melhores aliados para a tarefa de ver e ser visto são os
retrovisores. Porém, quando não estão regulados corretamente, eles podem
diminuir consideravelmente a visibilidade e aumentar as chances de acidentes,
especialmente em mudanças de faixa. Para ajudar na tarefa de fugir do ponto
cego, Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil, compartilha as
melhores práticas.
Segundo
o especialista, nos carros existem três formas diferentes de regulagem dos
retrovisores. “No primeiro, o espelho lateral fica posicionado no limite do
último ponto enxergado pela carroceria. Trata-se do ponto zero, que é a posição
recomendada; é quando o motorista tem plena visão de toda a pista. Nas duas
outras, não aconselháveis, a lataria do carro é vista respectivamente em até
10% e 20%, por vezes chegando até a maçaneta da porta, o que diminui a área
visível e o risco de acidentes”, comenta.
“Em
carros hatchs compactos, por exemplo, ao regular o espelho a partir desta regra
de 20% de sua área para enxergar o automóvel, deixando a maçaneta à vista, o
motorista tem uma perda de visibilidade de aproximadamente 40% no espelho
retrovisor esquerdo e de 34% no direito. É bastante”, afirma Rubio.
Javier
Paquito Herrera Volare Cinco: para o transporte de passageiros
CRÉDITO – Em um momento
de restrição do crédito e de fraca demanda no setor automotivo, como o
atualmente vivido pelo Brasil, as linhas de financiamento são uma das
principais alternativas para auxiliar nas vendas, sobretudo de veículos
comerciais. Neste sentido, o Banco Moneo, instituição financeira pertencente à
Marcopolo S.A., tem colaborado para alavancar a comercialização de ônibus e
miniônibus das marcas Marcopolo e Volare.
A
instituição acaba de financiar o primeiro Volare Cinco, novo veículo leve para
o transporte de passageiros. É um modelo Executivo de 16 lugares, adquirido
pela Easycar Locadora de Veículos Ltda., da cidade de Gravataí, RS, e será
utilizado nas aplicações de turismo, lazer e negócios.
O
Volare Cinco é um produto inédito, tendo como importante diferencial a chance
de ser adquirido por intermédio do Finame.. Este programa tem juros especiais e
as parcelas do financiamento ficam menores do que as dos demais veículos do
mercado, mesmo os que têm preço básico inferior.
PLATAFORMA – A TAP recebeu,
semana passada, em seu escritório de São Paulo funcionários especializados em
grupos de diversas agências para apresentar a nova ferramenta da companhia, o
Flygroups. A companhia aproveitou a ocasião e interagiu os agentes com todos os
funcionários TAP.
A
nova ferramenta traz uma série de benefícios aos agentes brasileiros. O
Flygroups permite aos agentes de viagens cotizar e bloquear grupos de maneira
rápida e simplificada. Além de agregar agilidade ao dia a dia do agente,
garante total segurança das operações, disponibiliza políticas de cancelamento,
gera contrato e todas as informações que o profissional precisa saber antes de
confirmar a compra.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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