Nelson Tucci
Até
18 de outubro a RTE Rodonaves estará com inscrições abertas para a campanha
Frete Solidário, projeto que doa parte dos lucros obtidos com os fretes
realizados em 5 de novembro. Nesta data é celebrado o aniversário da companhia
que, neste ano, focará o apoio às instituições que qualificam e empoderam
mulheres para o mercado de trabalho.
Por
meio da plataforma Gente Boa (https://genteboarodonaves.v2v.net/pt-BR)
poderão participar organizações sem fins lucrativos de todo o país, bastando
que sejam dedicados ao desenvolvimento de mulheres e estejam com a documentação
de operação regularizada, com pelo menos um ano de atividade. Os recursos serão
direcionados para as instituições ao longo do ano de 2024.
"O projeto Frete Solidário reflete nosso compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade. Acreditamos que, ao apoiar as mulheres em suas trajetórias profissionais, contribuímos para o crescimento da sociedade como um todo. Estamos ansiosos para conhecer histórias inspiradoras e orgulhosos de podermos contribuir com um futuro mais igualitário e justo", afirmou Vera Naves, vice-presidente do Grupo Rodonaves.
FORMAÇÃO – Com o objetivo de qualificar e incentivar a contratação de mulheres na indústria de óleo e gás, a Ipiranga iniciou as inscrições para o “Operação Mulher Motorista”, curso gratuito realizado com o apoio pedagógico com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet). Serão disponibilizadas 16 vagas e 156 horas de aulas em outubro na Fabet, na cidade de Mairinque/SP, com hospedagem, alimentação e bolsa-auxílio incluídos.
Para
participar do processo seletivo é necessário ter mais de 21 anos, além de
possuir carteira nacional de habilitação D ou E. É desejável que as candidatas
tenham, ao menos, um ano de experiência em transporte ou trânsito. Interessadas
deverão se cadastrar no link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=FvS1ckGPiEymoLtLkTg4iCtn6K2c-4dPkLvdrztyvPJUOEo4SlVOTEFKUkdPT1FZNjhHMTA3QklWTy4u,
até 28 de setembro.
FALCÕES – Tradicional fabricante de pneus, a Goodyear anuncia o patrocínio à Gerando Falcões, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A instituição atua em cerca de seis mil favelas espalhadas por todo o país, com foco em iniciativas transformadoras, como, por exemplo, o projeto “Favela 3D”, que visa uma transformação sistêmica dos territórios para interromper o ciclo de pobreza, proporcionando mais qualidade de vida e oportunidades aos moradores.
“Esse
projeto tem como objetivo estimular a prática do esporte inclusivo. Queremos
proporcionar a vivência para todos, promovendo a inspiração e transformando
aqueles que passam por nós”, explica Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando
Falcões (https://gerandofalcoes.com/). “Nossa missão é
levar a pobreza da favela para o museu e despertar os sonhos de crianças e
jovens dando a eles a oportunidade de realizá-los”, reforça Lyra.
A
contribuição da Goodyear no projeto social “Ninho do Esporte”, colaborará para
implementar atividades esportivas em grupo e individuais para crianças e
adolescentes, de 8 a 17 anos, que vivem em comunidades de São Paulo. O projeto
atende 745 alunos, nas modalidades de basquete, boxe, futebol, futsal feminino
e masculino, judô, caratê, tênis, tênis de mesa e xadrez. Os espaços utilizados
são das escolas públicas das cidades de Poá/SP e Ferraz de Vasconcelos/SP.
IMPORTAÇÃO
–
A importação de veículos de passageiros registrou um crescimento significativo
no primeiro semestre de 2023 e atingiu a marca de US$ 2,2 bilhões,
representando aumento de US$ 677 milhões em relação ao mesmo período do ano
anterior. É o que revelam dados da Secretaria de Comércio Exterior mapeados
pela Vixtra, fintech de comércio exterior. “Com o crescimento recorde, o setor
automotivo tornou-se o produto com o maior crescimento absoluto neste ano,
evidenciando sua importância para a economia”, destaca a Vixtra, em nota.
Em
termos percentuais, o crescimento foi de 43% na importação de veículos,
impulsionado principalmente por países como Argentina, China e México, que
juntos representam quase 70% das importações brasileiras no setor. A Argentina
lidera a lista com 44,9%, seguida pela China e México, ambos com 11,2%. Em
relação ao mesmo período do ano passado, todos os três países registraram
aumento, com destaque para os chineses e mexicanos, que saltaram de US$ 42,9 e US$
74 milhões, respectivamente, para US$ 251 milhões.
Leonardo
Baltieri, co-CEO da fintech, destaca o papel fundamental da importação de
veículos no crescimento econômico local: “Essa alta demonstra um mercado
aquecido para esses produtos. Após um recuo durante a pandemia, as importações
vêm se recuperando nos últimos meses, registrando sucessivos crescimentos, a
partir da diversificação de modelos e a competitividade de preços”.
TECNO – A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, investiu R$ 1,1 milhão na implantação de um programa voltado para a segurança e bem-estar de motoristas. Buscando recursos que diminuam e evitem acidentes de trânsito, a empresa implementou uma tecnologia para a detecção de fadiga e distração nas operações de transporte.
Com
a utilização de avançados sensores de mapeamento facial, o sistema implantado
pela Tereos tem a capacidade de acompanhar em tempo real os motoristas e
veículos envolvidos em suas atividades diárias. Esses sensores monitoram de
forma contínua os olhos, boca e expressões faciais dos condutores, permitindo a
identificação de situações perigosas, como sonolência, uso de celular e
cigarro, velocidade acima do permitido e falta de uso do cinto de segurança,
entre outros fatores de risco relacionados à condução veicular.
Ao
detectar um evento de emergência ou uma situação perigosa, o sistema emite
imediatamente um alerta ao motorista. Além disso, uma mensagem contendo o
registro de imagem é enviada automaticamente a uma central de vigilância,
permitindo uma análise precisa e uma resposta eficiente diante de qualquer
evento.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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