segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O setor automotivo e as crianças


Divulgação        Campanha da Abrafiltros vai até 31 de outubro

Nelson Tucci

A Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais (Abrafiltros) promove a edição de 2019 da Campanha do Dia das Crianças. A exemplo de anos anteriores, esta prevê a arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados para crianças carentes com câncer. A destinação será para a Associação Helena Piccardi de Andrade Silva (Ahpas), que oferece serviço de transporte e apoio sociofamiliar a crianças e adolescentes em tratamento de câncer.
“A participação de todos é fundamental, pois leva um pouco de alento e apoio num momento tão difícil e doloroso, já que causa grande impacto não só emocional como financeiro às famílias”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros. A campanha vai até 31 de outubro e as doações podem ser feitas na Abrafiltros durante o horário comercial ou durante os eventos do Ciclo de Palestras de Setembro (19) e Outubro (24), no auditório do Centro Empresarial Pereira Barreto, onde também está localizada a sede da associação.
Empresas e pessoas interessadas em receber cartazes da campanha e se tornarem um ponto de arrecadação devem entrar em contato pelo telefone (11) 4083.8783 ou e-mail comunicacao@abrafiltros.org.br.

Divulgação                     Modelo traz linhas esportivas e um porta-malas maior

LANÇAMENTO – A Hyundai Motor Brasil divulgou em suas redes sociais outra imagem inédita de lançamento do HB20S, revelando, desta vez, as formas renovadas da versão topo de linha do sedã compacto, mais ousadas que as do modelo atual.
A segunda geração do HB20S, na sequência do modelo global Sonata, apresentado ao público no Salão de New York, em abril deste ano, traz para o Brasil a evolução da linguagem de design da marca, batizada de “Esportividade Sensual”, que tem como propósito criar emoção e desejo por meio da harmonização de quatro dos principais elementos de design: proporção, arquitetura, estilo e tecnologia.
O resultado é um sedã compacto com linhas laterais de forte identidade, traseira mais encorpada no estilo fastback e porta-malas maior e com caimento bastante acentuado, evidenciando o design mais esportivo. As novas lanternas, com assinatura luminosa única, e as rodas de liga-leve, com desenho exclusivo, denotam sofisticação encontrada em automóveis de categorias superiores.

Divulgação            Toyota do Brasil investiu R$ 1 bilhão na unidade de Indaiatuba

HÍBRIDO – A concessionária Stéfani Motors Toyota, com unidades em Araraquara, São Carlos e Jaboticabal (SP), empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, apresentou o Novo Corolla 2020, da marca Toyota, que chega com veículo híbrido com motor flex – novidade no país. O lançamento oficial aconteceu, simultaneamente, em todas as concessionárias autorizadas no território brasileiro na noite da última quinta-feira.
Disponível exclusivamente na versão sedã, o Novo Corolla conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o inédito sistema híbrido que combina três motores: dois elétricos e um de combustão flexfuel, que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil.
Segundo Marcos De Stéfani, diretor da concessionária Stefani Motors Toyota, o Novo Corolla 2020 é a 12ª geração do veículo mais vendido do mundo e “chega ao Brasil como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira”. Pela primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex é produzido no Brasil, o que deverá contribuir para o desenvolvimento e modernidade da cadeia produtiva nacional. "É um veículo que está sendo muito aguardado, principalmente pela sua versão híbrida e pelos diferenciais que apresenta como novo design, mais robusto e esportivo, e mais itens de tecnologia e conforto", destaca.

Divulgação                                   Novidade: caminhões a biometano ou GNV?

NOVIDADE – A Scania anuncia que a partir do primeiro trimestre de 2020 começará a produzir caminhões equipados com motores que podem ser movidos a GNV (gás natural veicular) ou biometano, em qualquer mistura de ambos.  As entregas começarão a partir de abril do próximo ano. Por ora seguem as demonstrações. De forma inédita, a partir deste mês o primeiro caminhão off-road (um pesado de modelo G 410 XT 6x4) abastecido com biometano do Brasil iniciará período de operação em uma das usinas de cana de açúcar da São Martinho, um dos maiores grupos sucroalcooleiros do país. Trata-se de mais um pioneirismo da marca em sua jornada para liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável.
A primeira demonstração da Scania com esta tecnologia começou em 2018. Agora chegou o momento de divulgar os resultados. Parceiras desde os anos 1990 na realização de testes, Scania e Citrosuco revolucionaram o mercado ao anunciar, em outubro de 2018, a primeira operação de um caminhão que pode ser abastecido com GNV ou biometano, no Brasil. O início foi em dezembro e quase um ano depois, os dados são animadores. O veículo rodou apenas com gás natural, e nesta aplicação, em relação a um modelo diesel, houve uma diminuição de 15% no custo do km rodado proveniente da redução do combustível, comprovando a viabilidade do transporte. A Morada Logística, prestadora de serviços da Citrosuco, cuida de toda a operação logística.
A rota escolhida permanece entre Matão (sede da Citrosuco) até o Porto de Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países. Trata-se de um trajeto rico topograficamente que permite ao veículo enfrentar a desafiadora Serra de Santos. O modelo já rodou 110 mil km até agora.

Divulgação                      Bomba recupera vapores

VAPORES – A sustentabilidade sempre foi preocupação para a ALE, afirma a marca do mercado de distribuição de combustíveis. A companhia, que ocupa a quarta colocação nacional no setor, foi pioneira na comercialização de biodiesel no país e é reconhecida por buscar soluções que sejam diferenciais no segmento, incluindo a implantação de energia fotovoltaica nos postos da Rede.  Neste mês, a empresa instalou a primeira bomba de combustíveis com sistema de recuperação de vapores do país, que impede a emissão de benzeno no ambiente. A instalação foi realizada no posto de combustíveis e serviços ALE Alphaville, localizado na cidade de Santana do Parnaíba (SP).
Segundo as portarias 1.109/206 (Secretaria do Trabalho) e a 509 (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro), a partir de setembro de 2022, todas as bombas de gasolina deverão evitar a emissão de benzeno no ambiente. A ALE se antecipou no mercado e, em parceria com a Gilbarco Veeder-Root, iniciou a instalação do modelo de bomba que segue a nova regulamentação e é certificada pelo Inmetro.

MEIO AMBIENTE – A Porsche inaugurou a nova fábrica do Taycan sob os olhares de 320 convidados das áreas da política, negócios e mídia. "Temos um alto nível de responsabilidade pelo meio-ambiente e pela sociedade. A produção do Taycan já é neutra em carbono. A tradição encontra o futuro em nossa fábrica em Stuttgart-Zuffenhausen (Alemanha), que é o coração de nossa marca", afirmou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
A Porsche está dando início ao próximo capítulo de sua história com a chegada do primeiro carro esportivo totalmente elétrico da marca e suas instalações de produção especializadas. "O Taycan, com emissão zero, é um novo ícone da Porsche", afirma Oliver Blume: "Ele é diferente de nossos veículos anteriores, mas mesmo assim é um típico Porsche – novador, esportivo e emocionante".
A produção do Porsche Taycan vai criar 1.500 novas vagas na sede de Zuffenhausen, demonstrando que a eletromobilidade está gerando empregos na Porsche. Durante a construção da nova fábrica e a preparação para a produção, a Porsche também implementou um programa de treinamento para familiarizar todos os seus empregados com as características únicas da eletromobilidade. No total, a empresa tem previsão de investir mais de seis bilhões de euros em eletromobilidade até 2022. A companhia investiu um total de 700 milhões de euros somente nas novas instalações de produção - um bilhão incluindo a nova área de carrocerias, que será usada para a atual geração do Porsche 911.

REFORMA – Pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que os empresários do setor de transporte conhecem pouco sobre as propostas de reforma tributária que estão sendo discutidas no Congresso Nacional. Para se aprofundar no tema, a CNT realizou, em sua sede em Brasília, o fórum de debates “O que Esperar da Reforma Tributária? Impactos das Propostas para o Transporte”, na semana que passou.
Entre os convidados, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, representando o Judiciário; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), senador Wellington Fagundes (PL-MT); o relator da proposta no Senado (PEC 110/2019), senador Roberto Rocha (PSDB-MA); e o relator do texto da Câmara (PEC 45/2019), deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O ex-deputado Luiz Carlos Hauly, autor da proposta-base do projeto que está sendo discutido pelo Senado, também integrou os painéis junto com outros especialistas.
O presidente da CNT, Vander Costa, acredita que será possível fazer uma reforma tributária para destravar o processo. “A reforma tributária mexe com toda a população brasileira. Nossa expectativa é que mexa positivamente com os desempregados, que mude o ambiente de negócios, gerando emprego e abrindo vagas para todos os brasileiros que querem trabalhar”, destacou, acrescentado que as expectativas do setor resumem-se em três pontos: simplificação do sistema tributário, não aumento da carga tributária e segurança jurídica.

Leandro Justen       Ballet Paraisópolis: projeto social atende 200 jovens carentes

NY – O tradicional Baile da Gala XVII Brazil Foundation Gala New York, ocorrido na última quinta-feira, no The Plaza Hotel, teve uma presença especial. Onze jovens dançarinos de Paraisópolis, maior favela de São Paulo, brilharam no jantar beneficente que reúne nomes do mundo empresarial, diplomático e artístico para arrecadar fundos para projetos sociais no Brasil. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Brazil Foundation e a American Airlines.
Os jovens embarcaram no último dia 8, para sua primeira viagem internacional. Além da apresentação, durante a sua estadia na Big Apple, eles também participaram de aulas e workshops em renomadas companhias e escolas de dança como Harlem Dance Theater, Alvin Ailey, La Guardia School, American Ballet Theatre (ABT) e Julliard.
“Acreditamos no poder da arte como transformação social. Portanto, estamos orgulhosos em participar deste projeto incrível e ajudar estes jovens a apresentar sua arte em um dos maiores polos culturais do mundo. Queremos cada vez mais reforçar nossas relações com o Brasil, onde estamos há quase 30 anos, participando de iniciativas que fazem a diferença”,  afirma o diretor de Vendas da American Airlines para São Paulo e região Sul do Brasil, José Roberto Trinca.

ELÉTRICOS – A Jac apresentará nesta segunda-feira, 16, sua linha iEV, de motores 100% elétricos aos jornalistas especializados. Na oportunidade serão lançados cinco veículos – sendo um caminhão. Veículos & Negócios estará presente. 

COURO – Projeto que tem despertado a atenção dos principais stakeholders do comércio internacional de couro, a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) será um dos destaques no seleto grupo de palestrantes do Sustainable Leather Forum, em Paris, que se realiza nesta segunda-feira, 16. Com ingressos esgotados, o fórum terá presença de representantes de marcas como Louis Vuitton, Hermès e Kering.
O Brasil será representado por Rafael Andrade, do Centro das Indústrias de Curtumes Brasileiro (CICB). De acordo com Andrade, a cadeia produtiva do couro brasileira foi convidada a compartilhar sua experiência única no aprimoramento de indicadores que são determinantes para garantias aos clientes da indústria e consumidores finais. O Fórum terá clientes e fornecedores da indústria do couro discutindo as propostas mais sustentáveis neste universo. A CSCB foi lançada em 2015 pela cadeia produtiva de couros do Brasil e o rigoroso processo de certificação é baseado nas normas da ABNT e no Regulamento de Avaliação de Conformidade do Inmetro. O selo é reconhecido por grandes entidades do comércio internacional, como a União Nacional da Indústria Curtidora Italiana (UNIC) – por meio do Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros (ICEC) – além de marcas icônicas, como o Grupo Kering, considerado um dos maiores indicadores mundiais de sustentabilidade corporativa.
Para obter a CSCB cada empresa precisa trabalhar no aprimoramento de 173 indicadores. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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