Divulgação Campanha da Abrafiltros vai até 31 de outubro
Nelson
Tucci
A Associação
Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais
(Abrafiltros) promove a edição de 2019 da Campanha do Dia das Crianças. A
exemplo de anos anteriores, esta prevê a arrecadação de alimentos não
perecíveis a serem doados para crianças carentes com câncer. A destinação será
para a Associação Helena Piccardi de Andrade Silva (Ahpas), que oferece serviço
de transporte e apoio sociofamiliar a crianças e adolescentes em tratamento de
câncer.
“A
participação de todos é fundamental, pois leva um pouco de alento e apoio num
momento tão difícil e doloroso, já que causa grande impacto não só emocional
como financeiro às famílias”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros. A
campanha vai até 31 de outubro e as doações podem ser feitas na Abrafiltros
durante o horário comercial ou durante os eventos do Ciclo de Palestras de
Setembro (19) e Outubro (24), no auditório do Centro Empresarial Pereira
Barreto, onde também está localizada a sede da associação.
Empresas
e pessoas interessadas em receber cartazes da campanha e se tornarem um ponto
de arrecadação devem entrar em contato pelo telefone (11) 4083.8783 ou e-mail comunicacao@abrafiltros.org.br.
Divulgação Modelo
traz linhas esportivas e um porta-malas maior
LANÇAMENTO – A Hyundai Motor Brasil
divulgou em suas redes sociais outra imagem inédita de lançamento do HB20S,
revelando, desta vez, as formas renovadas da versão topo de linha do sedã
compacto, mais ousadas que as do modelo atual.
A
segunda geração do HB20S, na sequência do modelo global Sonata, apresentado ao
público no Salão de New York, em abril deste ano, traz para o Brasil a evolução
da linguagem de design da marca, batizada de “Esportividade Sensual”, que tem
como propósito criar emoção e desejo por meio da harmonização de quatro dos
principais elementos de design: proporção, arquitetura, estilo e tecnologia.
O
resultado é um sedã compacto com linhas laterais de forte identidade, traseira
mais encorpada no estilo fastback e porta-malas maior e com caimento bastante
acentuado, evidenciando o design mais esportivo. As novas lanternas, com
assinatura luminosa única, e as rodas de liga-leve, com desenho exclusivo,
denotam sofisticação encontrada em automóveis de categorias superiores.
Divulgação Toyota
do Brasil investiu R$ 1 bilhão na unidade de Indaiatuba
HÍBRIDO – A concessionária Stéfani
Motors Toyota, com unidades em Araraquara, São Carlos e Jaboticabal (SP),
empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, apresentou o Novo Corolla 2020, da
marca Toyota, que chega com veículo híbrido com motor flex – novidade no país.
O lançamento oficial aconteceu, simultaneamente, em todas as concessionárias
autorizadas no território brasileiro na noite da última quinta-feira.
Disponível
exclusivamente na versão sedã, o Novo Corolla conta com duas opções de motores:
2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção
direta, e o inédito sistema híbrido que combina três motores: dois elétricos e
um de combustão flexfuel, que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente
do Brasil.
Segundo
Marcos De Stéfani, diretor da concessionária Stefani Motors Toyota, o Novo
Corolla 2020 é a 12ª geração do veículo mais vendido do mundo e “chega ao
Brasil como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira”. Pela
primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex é produzido no
Brasil, o que deverá contribuir para o desenvolvimento e modernidade da cadeia
produtiva nacional. "É um veículo que está sendo muito aguardado, principalmente
pela sua versão híbrida e pelos diferenciais que apresenta como novo design,
mais robusto e esportivo, e mais itens de tecnologia e conforto", destaca.
Divulgação Novidade:
caminhões a biometano ou GNV?
NOVIDADE – A Scania anuncia que a
partir do primeiro trimestre de 2020 começará a produzir caminhões equipados
com motores que podem ser movidos a GNV (gás natural veicular) ou biometano, em
qualquer mistura de ambos. As entregas
começarão a partir de abril do próximo ano. Por ora seguem as demonstrações. De
forma inédita, a partir deste mês o primeiro caminhão off-road (um pesado de
modelo G 410 XT 6x4) abastecido com biometano do Brasil iniciará período de
operação em uma das usinas de cana de açúcar da São Martinho, um dos maiores
grupos sucroalcooleiros do país. Trata-se de mais um pioneirismo da marca em
sua jornada para liderar a transformação para um sistema de transporte mais
sustentável.
A
primeira demonstração da Scania com esta tecnologia começou em 2018. Agora
chegou o momento de divulgar os resultados. Parceiras desde os anos 1990 na
realização de testes, Scania e Citrosuco revolucionaram o mercado ao anunciar,
em outubro de 2018, a primeira operação de um caminhão que pode ser abastecido
com GNV ou biometano, no Brasil. O início foi em dezembro e quase um ano
depois, os dados são animadores. O veículo rodou apenas com gás natural, e
nesta aplicação, em relação a um modelo diesel, houve uma diminuição de 15% no
custo do km rodado proveniente da redução do combustível, comprovando a viabilidade
do transporte. A Morada Logística, prestadora de serviços da Citrosuco, cuida
de toda a operação logística.
A
rota escolhida permanece entre Matão (sede da Citrosuco) até o Porto de Santos,
em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de
100 países. Trata-se de um trajeto rico topograficamente que permite ao veículo
enfrentar a desafiadora Serra de Santos. O modelo já rodou 110 mil km até
agora.
Divulgação Bomba
recupera vapores
VAPORES – A sustentabilidade
sempre foi preocupação para a ALE, afirma a marca do mercado de distribuição de
combustíveis. A companhia, que ocupa a quarta colocação nacional no setor, foi
pioneira na comercialização de biodiesel no país e é reconhecida por buscar
soluções que sejam diferenciais no segmento, incluindo a implantação de energia
fotovoltaica nos postos da Rede. Neste
mês, a empresa instalou a primeira bomba de combustíveis com sistema de
recuperação de vapores do país, que impede a emissão de benzeno no ambiente. A
instalação foi realizada no posto de combustíveis e serviços ALE Alphaville,
localizado na cidade de Santana do Parnaíba (SP).
Segundo
as portarias 1.109/206 (Secretaria do Trabalho) e a 509 (Instituto Nacional de
Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro), a partir de setembro de 2022,
todas as bombas de gasolina deverão evitar a emissão de benzeno no ambiente. A
ALE se antecipou no mercado e, em parceria com a Gilbarco Veeder-Root, iniciou
a instalação do modelo de bomba que segue a nova regulamentação e é certificada
pelo Inmetro.
MEIO AMBIENTE – A Porsche inaugurou a
nova fábrica do Taycan sob os olhares de 320 convidados das áreas da política,
negócios e mídia. "Temos um alto nível de responsabilidade pelo
meio-ambiente e pela sociedade. A produção do Taycan já é neutra em carbono. A
tradição encontra o futuro em nossa fábrica em Stuttgart-Zuffenhausen
(Alemanha), que é o coração de nossa marca", afirmou Oliver Blume,
presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
A
Porsche está dando início ao próximo capítulo de sua história com a chegada do
primeiro carro esportivo totalmente elétrico da marca e suas instalações de
produção especializadas. "O Taycan, com emissão zero, é um novo ícone da
Porsche", afirma Oliver Blume: "Ele é diferente de nossos veículos
anteriores, mas mesmo assim é um típico Porsche – novador, esportivo e
emocionante".
A
produção do Porsche Taycan vai criar 1.500 novas vagas na sede de Zuffenhausen,
demonstrando que a eletromobilidade está gerando empregos na Porsche. Durante a
construção da nova fábrica e a preparação para a produção, a Porsche também
implementou um programa de treinamento para familiarizar todos os seus
empregados com as características únicas da eletromobilidade. No total, a
empresa tem previsão de investir mais de seis bilhões de euros em
eletromobilidade até 2022. A companhia investiu um total de 700 milhões de
euros somente nas novas instalações de produção - um bilhão incluindo a nova
área de carrocerias, que será usada para a atual geração do Porsche 911.
REFORMA – Pesquisa feita pela
Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que os empresários do setor de
transporte conhecem pouco sobre as propostas de reforma tributária que estão
sendo discutidas no Congresso Nacional. Para se aprofundar no tema, a CNT realizou,
em sua sede em Brasília, o fórum de debates “O que Esperar da Reforma
Tributária? Impactos das Propostas para o Transporte”, na semana que passou.
Entre
os convidados, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes,
representando o Judiciário; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia;
o presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura
(Frenlogi), senador Wellington Fagundes (PL-MT); o relator da proposta no
Senado (PEC 110/2019), senador Roberto Rocha (PSDB-MA); e o relator do texto da
Câmara (PEC 45/2019), deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O ex-deputado Luiz
Carlos Hauly, autor da proposta-base do projeto que está sendo discutido pelo
Senado, também integrou os painéis junto com outros especialistas.
O
presidente da CNT, Vander Costa, acredita que será possível fazer uma reforma
tributária para destravar o processo. “A reforma tributária mexe com toda a população
brasileira. Nossa expectativa é que mexa positivamente com os desempregados,
que mude o ambiente de negócios, gerando emprego e abrindo vagas para todos os
brasileiros que querem trabalhar”, destacou, acrescentado que as expectativas
do setor resumem-se em três pontos: simplificação do sistema tributário, não
aumento da carga tributária e segurança jurídica.
Leandro Justen Ballet
Paraisópolis: projeto social atende 200 jovens carentes
NY – O tradicional Baile da Gala XVII Brazil Foundation
Gala New York, ocorrido na última quinta-feira, no The Plaza Hotel, teve uma
presença especial. Onze jovens dançarinos de Paraisópolis, maior favela de São
Paulo, brilharam no jantar beneficente que reúne nomes do mundo empresarial,
diplomático e artístico para arrecadar fundos para projetos sociais no Brasil.
A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Brazil Foundation e a American
Airlines.
Os
jovens embarcaram no último dia 8, para sua primeira viagem internacional. Além
da apresentação, durante a sua estadia na Big Apple, eles também participaram
de aulas e workshops em renomadas companhias e escolas de dança como Harlem
Dance Theater, Alvin Ailey, La Guardia School, American Ballet Theatre (ABT) e
Julliard.
“Acreditamos
no poder da arte como transformação social. Portanto, estamos orgulhosos em
participar deste projeto incrível e ajudar estes jovens a apresentar sua arte
em um dos maiores polos culturais do mundo. Queremos cada vez mais reforçar
nossas relações com o Brasil, onde estamos há quase 30 anos, participando de
iniciativas que fazem a diferença”,
afirma o diretor de Vendas da American Airlines para São Paulo e região
Sul do Brasil, José Roberto Trinca.
ELÉTRICOS – A Jac apresentará nesta
segunda-feira, 16, sua linha iEV, de motores 100% elétricos aos jornalistas
especializados. Na oportunidade serão lançados cinco veículos – sendo um
caminhão. Veículos & Negócios estará presente.
COURO – Projeto que tem despertado a atenção dos
principais stakeholders do comércio internacional de couro, a Certificação de
Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) será um dos destaques no seleto
grupo de palestrantes do Sustainable Leather Forum, em Paris, que se realiza
nesta segunda-feira, 16. Com ingressos esgotados, o fórum terá presença de
representantes de marcas como Louis Vuitton, Hermès e Kering.
O
Brasil será representado por Rafael Andrade, do Centro das Indústrias de
Curtumes Brasileiro (CICB). De acordo com Andrade, a cadeia produtiva do couro
brasileira foi convidada a compartilhar sua experiência única no aprimoramento
de indicadores que são determinantes para garantias aos clientes da indústria e
consumidores finais. O Fórum terá clientes e fornecedores da indústria do couro
discutindo as propostas mais sustentáveis neste universo. A CSCB foi lançada em
2015 pela cadeia produtiva de couros do Brasil e o rigoroso processo de
certificação é baseado nas normas da ABNT e no Regulamento de Avaliação de Conformidade
do Inmetro. O selo é reconhecido por grandes entidades do comércio
internacional, como a União Nacional da Indústria Curtidora Italiana (UNIC) – por
meio do Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros
(ICEC) – além de marcas icônicas, como o Grupo Kering, considerado um dos
maiores indicadores mundiais de sustentabilidade corporativa.
Para
obter a CSCB cada empresa precisa trabalhar no aprimoramento de 173
indicadores. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos
indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata
(75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também
no site www.jornalperspectiva.com.br
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