Divulgação Venda de carros importados cresceu 26,3% no ano passado
Nelson Tucci
O mercado de automóveis, comerciais
leves e caminhões cresceu 14,6% em 2018 e prevê salto de 11,4% para este ano. A
informação da Anfavea, na semana que passou, por nós publicada no site do Jornal Perspectiva, em www.jornalperspectiva.com.br/noticias/anfavea-preve-crescimento-de-114/,
sinalizou firme recuperação do setor. No dia seguinte a este anúncio foi a vez
da Abeifa, a associação de 16 marcas importadoras, anunciar que a venda de
carros importados cresceu 26,3% no ano passado, com o emplacamento de 37,5 mil
unidades. Para a associação, o resultado ficou um pouco abaixo da projeção, que
esperava atingir 40 mil carros vendidos. O dólar foi o grande vilão nessa
história, apontou José Luiz Gandini.
“Infelizmente,
terminamos o ano com 6% abaixo os números iniciais, aliás, bastante
conservadores. Com o final do Inovar-Auto e dos 30 pontos percentuais
adicionais no IPI, imaginávamos obter uma recuperação mais sólida, mais
consistente. Mas, os 30 pontos percentuais foram neutralizados pela alta do dólar”,
disse ele.
Para
2019, a expectativa dos fabricantes nacionais é de crescimento de 11,4% e os
importadores estimam 33%, projetando entre 50 mil e 55 mil unidades vendidas.
“Em princípio, nossa primeira projeção pode parecer otimista demais, diante das
estimativas já anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição, na casa
de 11%, mas estamos considerando a demanda reprimida de 2018, quando o dólar
flutuou mais próximo dos R$ 3,90”, explicou.
KIA – Com o
licenciamento de 11.719 veículos, a Kia Motors do Brasil registrou crescimento
de 39% nas vendas acumuladas de 2018 face a igual período de 2017, quando foram
comercializadas 8.431 unidades da marca. Esta taxa de crescimento significa
quase três vezes mais que a média obtida pelo mercado interno.
Na
avaliação de José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors, “apesar de todas as
dificuldades mercadológicas, como a greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo,
efeito eleições e alta acentuada do dólar, nosso desempenho em 2018 é motivo de
comemoração. Fechamos o ano com um dos melhores índices de crescimento entre as
marcas de volume”. As 11.719 unidades licenciadas pela Kia Motors no ano
representaram 31,2% do total de importados por associadas à Associação
Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa)
e 71,5% mais que a segunda marca que mais vendeu em 2018 entre as associadas à
entidade. Se considerado somente o mercado total de importados, que foi de
304.055 unidades em 2018, a participação da Kia Motors foi de 3,8%.
PORSCHE – O 2018 foi um
forte ano para a fabricante de carros esportivos baseada em Stuttgart
(Alemanha). A Porsche entregou 256.255 veículos em todo o mundo. O volume
representa crescimento de 4% em comparação com os números recorde do ano anterior.
Entre as diversas séries de modelos, o Panamera registrou o maior crescimento
percentual, com um aumento de 38% levando a 38.443 entregas. O Porsche 911
também teve um crescimento de dois dígitos: apesar do lançamento da nova
geração do 911, o número de carros esportivos entregues aumentou 10%, para um
total de 35.573 veículos.
O
mercado chinês manteve-se na pole
position das vendas novamente em 2018. O crescimento desse mercado atingiu
12%, representando um total de 80.108 unidades. Em segundo lugar, ficaram os
Estados Unidos, com um crescimento de 3%, para 57.202 veículos.
No
Brasil, há crescimento desde que a montadora estabeleceu uma subsidiária por
aqui, em 2015. O mercado local registrou novo recorde de vendas com 1.444
unidades entregues no ano que passou, representando aumento de 28% em
comparação com 2017.
AUDI – A Audi
entregou 1.812.500 automóveis para clientes em todo o mundo em 2018. O número é
3,5% menor que há um ano. Na Europa, as vendas caíram 13,6% nos últimos 12
meses. No continente americano, a Audi havia substituído quase um terço de suas
entregas com trocas de modelos importantes para o A1, A6, A7 e Q3 desde o
início do ano.
Na
China, a montadora de Ingolstadt reafirmou sua posição como a marca premium de
maior sucesso pelo trigésimo primeiro ano consecutivo. Na América do Norte, a
empresa fechou o ano em pé de igualdade com o nível do ano passado (-0,9%).
No
Brasil o recuo foi de 12,2%, com a entrega de 8.810 unidades.
FIAT – As vendas da
Fiat Chrysler Automobiles (FCA) cresceram acima da taxa de expansão da
indústria em 2018. Ao contabilizar a venda de 38,2 mil veículos no mês de
dezembro, a FCA encerrou 2018 com um total de 433,8 mil veículos emplacados e
uma participação de 17,5% no mercado brasileiro de automóveis e comerciais
leves.
Em
relação a 2017, as vendas da FCA cresceram 14%, superando a taxa de expansão do
mercado brasileiro de veículos leves, de 13,8% no ano. As vendas superaram em
53 mil veículos os resultados de 2017.
“Foi
um ano importante, marcado pela gradual recuperação do mercado, no qual nossas
marcas se posicionaram bem. As vendas da FCA cresceram acima da média do
mercado e avançamos em nossa estratégia de reforçar nossos vínculos com os
clientes”, afirmou o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa.
Gelson
Mello da Costa As primeiras 150 unidades já rodam na capital do Chile
EXPORTAÇÃO – Uma das
principais fornecedoras de ônibus para o sistema de transporte coletivo urbano
da cidade de Santiago do Chile (o Transantiago), a Marcopolo, em parceria com a
Mercedes-Benz, fechou a venda de 342 novas unidades para diferentes operadores
daquele país. Dos modelos Torino Low Entry Articulado e Torino Low Entry, é a
primeira frota em operação na América Latina com a tecnologia Euro 6, a mais
avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos
Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação.
De
acordo com André Armaganijan, diretor de Estratégia e Negócios Internacionais
da Marcopolo, o fornecimento reforça a participação da fabricante brasileira no
sistema Transantiago e demonstra a posição de vanguarda da empresa no
desenvolvimento de produtos adequados à tecnologia Euro 6, utilizada apenas nos
mais avançados mercados no mundo. “As primeiras 150 unidades foram produzidas
durante o mês de dezembro em nossa planta de Ana Rech e estão sendo embarcadas
para o Chile”, destaca o executivo.
CHINÊS – A Foton,
fabricante chinesa de caminhões, reforça sua presença no Brasil incrementando a
operação já existente, introduzida no país pela Foton Aumark do Brasil, empresa
100% brasileira em meados de 2010. A operação comercial administrada pela
representante brasileira se concentra nas vendas da linha de comerciais leves e
caminhões leves, que foram nacionalizados como parte do programa Inovar-Auto.
Veículos
de entrada, como o Foton 3.5-11 DT, estão sendo importados e comercializados de
forma a complementar o portfólio atual. A representante local, agora em fase de
reestruturação, vem atuando de forma exclusiva no Brasil, tanto para
nacionalização dos produtos, criação e expansão da rede de concessionárias,
como para fabricação, importação e venda dos produtos da marca, de forma
totalmente independente.
“Há
mais de uma década estudamos cuidadosamente o mercado brasileiro que, para nós,
é de grande importância dentro de nossa estratégia de globalização da marca.
Entramos no País por meio de nossa representação comercial, pelas mãos de
brasileiros com indiscutível conhecimento do mercado nacional. Entendemos ser o
momento mais apropriado para iniciarmos essa nova etapa, agora com nossa
cooperação direta na operação”, explica Darren Lu, executivo da matriz
responsável pelos negócios da marca no Brasil.
Divulgação Modelo tem motor 2.0 turbo diesel: 180 cv de potência
LANÇAMENTO – A Land Rover
acaba de lançar uma edição especial para a linha 2019 do Discovery Sport, a
Landmark Edition. Limitado a 70 unidades no mercado brasileiro, o modelo tem
como base a versão SE e incorpora elementos de design exclusivos. O Discovery
Sport Landmark Edition já está disponível nas concessionárias Land Rover de
todo o país com preços a partir de R$ 274.500.
A
edição especial vem equipada com motor Ingenium 2.0 Turbo Diesel, capaz de
gerar 180 cv de potência e 430 Nm de torque. Desenvolvidos pela Jaguar Land
Rover em seu centro de fabricação de motores no Reino Unido, esses motores são
os mais eficientes da Land Rover em termos de combustível.
LEILÕES – A VIP Direto,
plataforma online que possibilita pessoas físicas ofertarem e comprarem
veículos em leilões, entra na onda do saldão de janeiro com ofertas de carros
seminovos e usados, até 47% abaixo do valor de mercado. O bota-fora dura até 31
de janeiro. Os leilões ocorrem uma vez por dia, de segunda-feira a sexta-feira,
às 13 e às 18 horas.
Os
leilões, que acontecem por meio do aplicativo VIP Direto ou pelo site (www.vipdireto.com), tem carros como
Mercedes-Benz C-180, modelo 2012, lance inicial de R$ 20 mil, que está com 46%
do valor de venda abaixo do mercado. Ainda sobre importados, a BMW 530i, modelo
2009, lance inicial de R$ 33,5 mil, estará 23% abaixo do valor final praticado.
Já
os populares ganham destaque com o Peugeot 207 hatch, modelo 2010, lance
inicial de R$ 11 mil, deve ser negociado a uma valia 25% menor. Já um Renault
Logan, modelo 2012, lance inicial de R$ 10 mil, pode chegar até 46% abaixo do
praticado. O Fiat Linea, modelo 2012, lance inicial de R$ 18,5 mil, terá
redução de 20%.
Divulgação Sistema inteligente de conexão, em que “todos se conversam”
TECNO – A Ford
anunciou na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, EUA, que
vai oferecer a tecnologia de comunicação do veículo-com-tudo pelo celular – a
chamada C-V2X – em todos os seus veículos novos nos Estados Unidos a partir de
2022. O anúncio ocorre exatamente um ano depois de a marca firmar um acordo com
a Qualcomm para esse desenvolvimento.
A
C-V2X é uma tecnologia de comunicação sem fio altamente avançada que permite
aos veículos “ouvir” e “conversar” uns com os outros, com os pedestres e com a
infraestrutura de trânsito para transmitir informações de segurança e ajudar a
criar um sistema de transporte inteligente e conectado. A C-V2X foi planejada
para operar com a rede de celular 5G, que está avançando rapidamente no mundo.
Ela permite a comunicação direta entre os dispositivos conectados – ou seja, o
sinal não precisa viajar primeiro para uma torre de celular –, por isso é muito
rápida. Ela também complementa outros sistemas de assistência ao motorista,
como sensores de radar e câmera, que usam processos computacionais similares.
As comunicações C-V2X indiretas (do veículo para a rede e todo o resto) são o
próximo passo na evolução da tecnologia 5G e estarão disponíveis em um futuro
muito próximo. “Atravessar cruzamentos, por exemplo, será muito mais fácil com
a C-V2X, pois os veículos poderão se comunicar entre si para negociar qual tem
a preferência”, diz Don Butler, diretor executivo de Veículos Conectados da
Ford.
Divulgação Leaf: carro elétrico mais vendido no mundo
ELÉTRICO – A Nissan
divulgou o Nissan LEAF e+. A versão, que traz um trem de força ainda mais
potente e com maior autonomia, aumenta o apelo do carro elétrico mais vendido
no mundo.
O
"e+" refere-se ao conjunto de baterias com maior densidade de energia
e ao melhor desempenho do trem de força. O novo conjunto acrescenta
aproximadamente 40% de autonomia ao carro, permitindo ao Nissan LEAF atender as
necessidades de condução de ainda mais clientes.
"O
LEAF e+ é 'mais' LEAF, e oferece aos clientes mais possibilidades em termos de
potência e alcance", disse Daniele Schillaci, vice-presidente executivo da
Nissan: "Ao oferecer aos clientes a opção de trem de força para atender as
suas necessidades, o premiado Nissan LEAF agora está mais conveniente e
atraente do que nunca". Já são mais de 380 mil unidades do Nissan LEAF
vendidas globalmente desde que o modelo 100% elétrico chegou ao mercado em
2010.
DESVALORIZAÇÃO – Apresentado
ao mercado brasileiro em 2011 com o seu modelo sedã, o Cruze foi a aposta na
sucessão do Vectra, pela GM. A recepção foi tão boa que, em 2012, veio a versão
hatchback, também como substituição a outro queridinho da marca, o Vectra GT.
Campeão no dia a dia e nas pistas, o modelo ainda representa a Chevrolet em
duas competições brasileiras: o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos e a
Stock Car.
Líder
de venda na categoria Hatches Médios no primeiro semestre de 2018, segundo
levantamento da Fenabrave, e terceiro lugar na categoria Sedãs Médios, o carro
está pronto para mais uma temporada em 2019. Pensando nisso, a empresa KBB
Brasil montou um ranking especial com as quatro versões de mercado do Cruze que
menos e mais desvalorizaram nos dois primeiros anos de uso, a fim de auxiliar
você a escolher o seu favorito.
A
sensação é que as versões LTZ e LT sofrem menos desvalorização que o modelo
hatch, com as versões Sport6 LT e Sport6 LTZ. Estrelando o título de menor
desvalorização, a versão LTZ 1.4 TB Flex se destaca com -18,82% do valor 0 km
no segundo ano de uso e -13,04% no primeiro ano. Já em quarto e último lugar, a
versão Sport6 LTZ 1.4 TB Flex carrega a maior desvalorização com -22,20% de
desvalorização no segundo ano de uso.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Gostei muito dos multimarcas carros usados. Mais informações por favor?
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