Divulgação As doações podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 14
Nelson Tucci
Um
Natal solidário, cheio de paz, amor e solidariedade. Dotados destes sentimentos
e objetivos é que os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de São
Paulo (Detran.SP) criaram a campanha “#Natal do Bem”, para doação de
brinquedos, roupas e alimentos a instituições de todo o Estado.
As
doações podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 14, em todas as unidades do
Estado. Foram disponibilizadas caixas, devidamente identificadas, onde podem
ser depositados brinquedos e roupas (novos ou em excelente estado), alimentos
não perecíveis ou doces com validade estendida.
A
entrega dos materiais será feita até o Natal a instituições indicadas pelas
superintendências regionais do Detran.SP. São casas de acolhimento, abrigos
para crianças, adolescentes e idosos, instituições de ajuda humanitária,
escolas para pessoas com algum tipo de deficiência, entre outras. Mais em www.detran.sp.gov.br
Divulgação Novembro foi produzido um total de 245.126 unidades...
PRODUÇÃO/VENDAS – A produção de
veículos teve queda de 1,6% em novembro, em comparação com o mesmo mês do ano
passado, revelou a Anfavea, a associação das montadoras de veículos, na
quinta-feira última.
Foi
produzido em novembro um total de 245.126 unidades de carros, comerciais leves,
ônibus e caminhões, contra 249.075 veículos nesse mesmo mês do ano passado. Se
comparado novembro com outubro de 2018, (com produção de 263.186 unidades), a
queda foi ainda maior, chegando a 6,9%.
De
outro lado, a Fenabrave, a associação das concessionárias, informou na véspera
que a venda de veículos novos subiu 13,1% em novembro. Somando todos os
veículos produzidos no ano, de janeiro a novembro, a indústria alcançou 2,7
milhões de unidades, refletindo alta de 8,8%, em relação a igual período de
2017.
USADOS – As transações
de veículos usados, considerando todos os segmentos somados, entre automóveis,
comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários,
somaram 12.937.380 unidades no acumulado do ano, com alta de 0,58%, na
comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram negociadas
12.862.429 unidades.
As
vendas de automóveis e comerciais leves usados com até 3 anos de fabricação
representaram 14,99% do total negociado em novembro e 12,57% no acumulado do
ano.
Divulgação
Creta vai (muito) bem em vendas
CRETA – O SUV
compacto Hyundai Creta totalizou 5.171 unidades vendidas em novembro, volume
que lhe garantiu a liderança no mês entre todos os SUVs e, também, a 9ª posição
no ranking geral de modelos comercializados no período. No acumulado do ano, o
Creta – avaliado por Veículos & Negócios,
há um ano (www.jornalperspectiva.com.br/veiculos-e-negocios/mini-com-pinta-de-carrao/)
– soma 44.062 unidades vendidas, com crescimento de 20,6% sobre o mesmo período
de 2017, ocupando a segunda posição entre os SUVs compactos, com apenas 179
unidades atrás do primeiro colocado.
“O
Creta vem obtendo volumes bastante significativos de vendas ao longo do ano,
conquistando uma ampla gama de clientes graças à ampliação das versões
disponíveis e também à oferta de itens bastante valorizados, como a Hyundai Key
Band, na série especial 1 Million, e a TV digital em todos os modelos com
multimídia. Com base nessas ações, acreditamos que as vendas de dezembro serão
também consistentes, como aconteceu no ano passado, quando entramos com o Creta
pela primeira vez na lista dos 10 carros mais vendidos do País”, comenta Angel
Martinez, diretor executivo de Marketing.
Lançado
em janeiro do ano passado, o Creta teve seu melhor mês em agosto de 2018,
quando foram vendidas 5.277 unidades. O modelo fechou 2017 na segunda colocação
entre os SUVs compactos (com 41.627 unidades), após ter liderado o segmento nos
dois últimos meses: novembro (4.164 unidades) e dezembro (5.099 unidades). Este
ano, o Creta já figurou na liderança dos SUVs compactos em julho (4.238
unidades), agosto (5.277 unidades), setembro (4.195 unidades) e novembro (5.171
unidades).
Divulgação Nissan GT-R50 by Italdesign: apenas 50 unidades
GT – A Nissan
(cujo presidente Carlos Gosn foi destituído depois de ser preso no Japão, por
suspeita de fraude fiscal, no último mês de novembro) confirmou a produção em
série do Nissan GT-R50 by Italdesign, abrindo oficialmente os pedidos para a
edição limitada de apenas 50 unidades da mais nova expressão do ícone Nissan
GT-R.
O
design do modelo é praticamente o mesmo exibido pelo protótipo, visto pela
primeira vez em julho durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na
Inglaterra. Tunado pela Nismo para entregar 720 cavalos, o Nissan GT-R by
Italdesign será comercializado a partir de 990 mil euros, sem impostos e
opcionais.
AEA – Em coletiva
de imprensa de final de ano, o presidente da Associação de Engenharia
Automotiva (AEA), Edson Orikassa, comentou o programa Rota 2030, ao lado de sua
diretoria, que fez balanço de seus segmentos de atuação, como tecnologia e
legislação, por exemplo.
Orikassa
falou da reestruturação interna que promoveu, dos programas de eficiência
energética e segurança (iniciados pelo InovarAuto e seguidos agora pelo Rota
2030), investimentos e desenvolvimento.
Apenas
como parâmetro, os carros de Fórmula 1 alcançaram 51% de eficiência energética
enquanto os veículos de passeio estão ainda na casa dos 32%.
Divulgação Celso do Cabo: comparar perfis de came, buscando o ótimo
PRÊMIO – Anualmente, a
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) realiza cerimônia de
entrega do “Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros”, cujo objetivo é identificar
estudantes de Engenharia com destacado desempenho acadêmico e que desenvolveram
trabalhos relacionados à engenharia automotiva, estimulando que sigam carreira
na área.
Na
sétima edição da premiação, no mês de novembro, a Universidade Federal de São
Carlos (UFSCar) teve seu sétimo estudante premiado, o agora engenheiro mecânico
Celso Tadeu do Cabo, autor do trabalho de conclusão de curso intitulado
"Otimização de perfil de came e análise dinâmica de um sistema de comando
de válvulas". O estudo foi realizado sob orientação de Flávio Yukio
Watanabe, com a colaboração de Sidney Bruce Shiki, ambos docentes do
Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da Universidade.
RECALL – A FCA-Fiat
Chrysler Automóveis convoca os proprietários dos veículos Fiat Uno, Novo Palio
e Grand Siena, anos/modelo 2012 e 2013 para, a partir desta segunda-feira, 10,
agendarem seu comparecimento a uma das concessionárias Fiat para que sejam
providenciadas gratuitamente a análise, a verificação e, se necessária, a
substituição dos módulos dos airbags do lado do motorista e/ou do passageiro.
Foi
detectada a possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido à
eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade
absoluta durante longos períodos. Em caso de colisão que resulte no acionamento
do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva
pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais
danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.
Para
consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, consulte o
site www.fiat.com.br ou contate a Central
de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000.
Divulgação Depois de quatro anos, Mercedes volta a produzir com dois turnos
CONTRATAÇÃO – A
Mercedes-Benz do Brasil está contratando 600 novos colaboradores temporários
para aumentar os seus volumes de produção de caminhões e agregados e se
preparar, assim, para a crescente demanda no mercado brasileiro em 2019.
Desse
total, 400 horistas temporários já estão sendo selecionados para ingressar, em
janeiro próximo, na produção de caminhões e algumas áreas de agregados na
fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. Entre eles, incluem-se 70
aprendizes do Senai que serão contratados, sendo 30 deles com deficiência
auditiva. Ainda nesse volume de 400, outros 25 colaboradores temporários serão
contratados para a fábrica de Juiz de Fora/MG.
Numa
negociação que contou com a participação do sindicato dos Metalúrgicos do ABC,
200 outras vagas serão preenchidas em abril de 2019, na fábrica paulista, desde
que o mercado de caminhões mantenha a tendência de expansão. "Estamos
contentes com esse movimento de negócios que gera novos empregos. Com essas
novas vagas, a empresa terá criado mais de 1.400 postos de trabalho desde dezembro
de 2017 em suas duas fábricas de veículos comerciais", diz Philipp
Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
AMERICAR – A Associação
América Latina da Imprensa de Carros (Americar), que reúne jornalistas
especializados do setor automotivo de 12 países do continente, anuncia sua
diretoria para o período 2019-2020. Antônio Meira Júnior, Carlos Eduardo Silva,
Fabiano Mazzeo e Norton Luiz Ferreira formarão uma comissão, junto com colegas
de todos os países integrantes, para definir os projetos e ações da entidade
para o período, com o objetivo de ampliar a presença e a representatividade em
todo o continente.
Idealizadores
e fundadores da associação, Cezar Bresolin e Paulo Rodrigues passarão a
presidir o Conselho. Com seis anos de atuação, a entidade é formada por 60
jornalistas ligados ao mercado automotivo de países como Argentina, Bolívia,
Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e
Uruguai.
AVIANCA – Com 12,4% de
market share em venda de bilhetes, a companhia aérea Avianca registrou aumento
de 8,7% na receita resultante das vendas de passagens aéreas no mercado
doméstico durante o terceiro trimestre de 2018, comparado a igual período do ano
passado, segundo as informações do BI Inteligência de Dados Abracorp, a
Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas.
Os
resultados representaram receita de R$ 108 milhões para os cofres da empresa
aérea – o que corresponde a 9,6% do montante comercializado pelo conjunto das
Travel Management Companies associadas à entidade no segmento viagens aéreas
nacionais.
“A
tarifa média praticada pela Avianca no período foi a mais competitiva, de R$
530”, informa Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da
Abracorp.
Divulgação Crescem os problemas enfrentados pelos usuários
INDENIZAÇÕES – Os problemas
causados por companhias aéreas são a motivação da campanha que a Proteste Associação
Brasileira de Consumidores lançou no último dia 27. Para orientar os
consumidores que se sentiram lesados nos últimos cinco anos (em caso de voos
nacionais) ou dois anos para voos internacionais, a instituição criou uma
página, explicando que situações podem obrigar a companhia aérea a pagar uma
indenização.
De
acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no segundo trimestre de
2018, o número de passageiros transportados pelas companhias aéreas brasileiras
chegou a cerca de 24 milhões de pessoas. Com o aumento na procura por esse tipo
de transporte, crescem os problemas enfrentados pelos usuários. Bagagem
extraviada ou danificada, cancelamento de voo e voo atrasado são alguns dos
imprevistos para os quais cabem reparações financeiras.
“Quem
já passou pela desagradável surpresa de não encontrar a mala na esteira do
aeroporto, no momento do desembarque, sabe como essa experiência pode ser
estressante. Além disso, quando a viagem é a trabalho, qualquer minuto fora do
cronograma pode causar um grande transtorno. Os consumidores precisam ir atrás
dos seus direitos e nós vamos ajudá-los”, diz a head de relacionamento com o consumidor,
Cristiane Cepeda. Para participar da campanha, basta acessar o link www.reclameseuvoo.com.br Em caso de
dúvidas, a equipe da Proteste está disponível pelo telefone 4020 7753, das 9 às
18 horas.
TROCA – O BMW Group
Brasil anuncia Rodrigo Novello como o novo diretor de Vendas e Marketing da
Mini Brasil. O executivo, que até então ocupava o cargo de gerente de Vendas,
Produto e Preços da marca no país substitui Julian Mallea, que assume como
diretor de Vendas e Marketing da BMW Motorrad Brasil.
Brasileiro,
Novello possui sólida experiência no setor automotivo, com passagens por
diversos fabricantes de automóveis e componentes, sempre desempenhando funções
nas áreas de Vendas e Marketing.
Divulgação Claudemir: promover o desenvolvimento sustentável
ARTIGO
Berço da
indústria petroquímica brasileira
(*) Por Claudemir Peres
Neste
dia 8 de dezembro, comemora-se o aniversário de 64 anos de Mauá, município que
possui grande valor para o país por ser o berço da indústria petroquímica
brasileira. O polo petroquímico começou a ganhar forma em 1954 com a instalação
de uma refinaria de petróleo e se expandiu a partir de 1972 com o início de
operação da primeira petroquímica do Brasil.
Até
o início dos anos 1970, a localização deste complexo industrial era considerada
uma região afastada, não havendo quase nada em seu entorno, além de algumas
poucas fazendas. Assim, a partir da configuração de uma refinaria e uma
petroquímica, desenharam-se outras companhias com produtos específicos, o que
impulsionou o desenvolvimento socioeconômico do município.
Atualmente
o polo é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do
setor, desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás, e alimentam
centenas de indústrias espalhadas pelo ABC. Poucas indústrias apresentam tanto
poder de multiplicação de negócios e inserção em segmentos de mercados quanto a
química, denominada “a indústria das indústrias”.
Assim,
o polo é hoje de suma importância para diversos setores da economia de Mauá.
Além de contribuir com parcela significativa dos impostos recolhidos pela
cidade (do processamento de produtos como etileno, propileno e polietileno,
provêm 66% da arrecadação de ICMS de Mauá), o complexo industrial gera 10 mil
postos de trabalho, destes 2,5 mil são diretos.
Berço
da indústria petroquímica nacional, Mauá ainda demonstra grande potencial para
escrever novos capítulos desta história. Ao olhar para o futuro, nota-se que a
cidade possibilita ao polo uma capacidade bastante diferenciada para expansão,
em relação a qualquer outro complexo do país, justamente por estar localizado
no maior centro consumidor do hemisfério Sul.
Em
função deste pioneirismo, condição que não lhe permitiu prever desde o início
todos os efeitos da instalação, a exemplo da proximidade entre residências e indústrias,
este polo petroquímico também possui desafios superiores em relação aos outros
três polos, que surgiram posteriormente e puderam se estruturar já com base na
experiência de Mauá.
Neste
dia 8 de dezembro, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip
ABC) reafirma o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável deste
importante complexo industrial, sendo uma das prioridades da entidade dar
respostas aos anseios da comunidade do entorno, ao compatibilizar interesses
sociais, econômicos e ambientais.
A
interação entre a indústria química e a comunidade situada no entorno das
fábricas é um fator primordial para a gestão do Cofip ABC, que lidera diversas
iniciativas em diálogo permanente com a população. Um exemplo disso é o Conselho
Comunitário Consultivo (CCC), que representa um canal aberto para a discussão
de assuntos que sejam de interesse comum.
(*) Claudemir Peres é
presidente do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC).
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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