Divulgação Transporte registrou queda de 20,8% em relação
a maio de 2019
Nelson Tucci
O setor de transportes, serviços auxiliares
e correio registrou, em maio de 2020, crescimento de 4,6% em relação a abril
deste ano –, aliás, abril é um mês para se esquecer, pois pegou o auge do
início da pandemia, com praticamente toda a cadeia de produção automobilística
paralisada, por exemplo. Já na comparação com maio de 2019, registra-se queda
de 20,8% no volume de serviços prestados de transporte. Os números constam da
nova edição do boletim “Economia em Foco”, da Confederação Nacional do
Transporte (CNT), divulgado no último dia 16, utilizando dados da Pesquisa
Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Ainda
de acordo com a análise da CNT, após a queda histórica de 17,8% registrada em
abril último, o mês de maio foi melhor para o transporte. O transporte aéreo
teve alta de 9,2%, na comparação com o mês anterior, abril. No entanto, quando
comparado com o mesmo mês de 2019, o aéreo registra uma brutal retração, acima
de 75%, pelo segundo mês seguido. O transporte terrestre, por sua vez, a
presentou crescimento de 6,6% em maio de 2020, sobre abril deste ano. Já em
relação ao mesmo mês de 2019, há redução acima de 24,0%, também pelo segundo
mês consecutivo.
O
presidente da CNT, Vander Costa, avalia que a expectativa é que se mantenha uma
tendência de continuidade da melhora dos indicadores a partir do mês de maio,
mas ressalva ainda que os sinais do nível de atividade econômica pré-crise
tendem a ser mais longos: "Maio nos deu a sensação de que iniciamos um
processo lento de saída da crise em alguns segmentos do transporte, mas os
números mostram ainda que estamos distantes do nosso desempenho potencial".
FUSÃO
–
As marcas Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, RAM,
Vauxhall, DS Automobiles, Citroën e Peugeot desfilarão sob a mesma bandeira. É
que na semana que passou os grupos PSA e FCA anunciaram o nome do novo grupo
surgido com a fusão (em partes iguais) de ambos: Stellantis.
De
acordo com nota distribuída à imprensa, o nome Stellantis foi escolhido porque
deriva do latim stello, que significa “iluminar com estrelas”. Esta nova
denominação será usada para identificar o novo grupo, mas cada uma das marcas
que o compõe manterá a identificação e visual inalterados.
A
fusão, estimada em € 40 bilhões,
foi iniciada no fim de 2019 e deverá estar consolidada no primeiro trimestre de
2021. O executivo Carlos Tavares, hoje do PSA, será o CEO do novo conglomerado,
com mandato de cinco anos.
OPORTUNIDADE
–
A história mostra que períodos de dificuldades ocasionados por guerras ou
pandemias, por exemplo, servem de força motriz para que a humanidade dê um
salto evolutivo em termos tecnológicos e sociais. A atual pandemia da Covid-19
já modificou alguns setores, como o da educação, com aulas remotas e novos
investimentos para que todo o processo funcione. Cabe destacar, ainda que um
dos pilares da evolução é a mobilidade, o que gera a inevitável pergunta: como
será o setor automotivo no "novo normal"?
A
indústria automobilística desenvolve, há algum tempo, veículos limpos, com
sistemas de propulsão elétricos, que ainda enfrentam barreiras práticas, como a
autonomia e o alto custo (devido ao uso de bateria). Além deste desafio
tecnológico, há, ainda, a necessidade de atender as mudanças na tendência já
existente de veículos autônomos, que, por sua vez, pedem o desenvolvimento de
"cidades inteligentes", que possam tornar o trânsito mais fluido.
"Sempre
estamos à procura de algo que nos transporte entre dois pontos com mais
conforto, rapidez, facilidade e eficiência. Em paralelo a esse novo desafio
imposto pela pandemia, o nosso planeta pede novas formas de mobilidade, com
menos impacto ambiental e que possam ser melhor utilizadas", ressalta
Mauricio Miori, coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia Automotiva
e Mobilidade do Centro Universitário Facens.
Ainda
de acordo com Miori, as necessidades do "novo normal" e do meio
ambiente irão propiciar uma forte ampliação no mercado de trabalho do setor
automotivo.
Divulgação Unidades do interior paulista
retomam as atividades gradualmente
VOLTA
–
A Honda do Brasil iniciou a retomada gradual das atividades produtivas de suas
unidades fabris em Sumaré e Itirapina, ambas no interior de São Paulo. Até
então, a operação seguia restrita, exclusivamente com a fabricação de componentes
de motores, para atendimento ao mercado de exportação.
As
linhas estão sendo reativadas gradualmente para adaptação aos novos protocolos
de saúde e segurança, tendo como referência as melhores práticas adotadas
globalmente pela marca. São diversos procedimentos em toda jornada do
colaborador desde o momento em que sai de sua residência, no ônibus fretado e
durante a jornada de trabalho.
Divulgação Novo Defender vem da
Eslováquia, por mais de R$ 400 mil
LANÇAMENTO
–
A Land Rover abriu a pré-venda do Novo Defender. O SUV, com alta capacidade off
road, chega ao Brasil em sua quinta geração, tendo lote inicial de 150 carros
na configuração 110, com opção de cinco ou sete lugares, propulsionada pelo
motor P300 de quatro cilindros a gasolina com 300 cv, com preços partindo de R$
400.750 (sem opcionais).
A
nova geração do SUV está sendo produzida na fábrica da Jaguar Land Rover em
Nitra, na Eslováquia, onde o Discovery também é fabricado.
PERFORMANCE
–
A Porsche completa cinco anos de atuação no mercado brasileiro e mostra reais
motivos para comemorar. A primeira subsidiária da tradicional marca alemã na
América Latina soma 7,2 mil veículos vendidos no período, assim como maior
presença no mercado nacional, com aumento no número de concessionárias.
Embora
a Porsche esteja presente no país desde meados dos anos 1950, até 2015 ela foi
representada por importadoras independentes. A filial destaca ainda o fato de a
Porsche estar passando praticamente incólume pela crise que afeta o setor, já
que vem registrando aumento de vendas. No primeiro semestre deste ano foram
pouco mais de 1,3 mil modelos emplacados, o que representa uma evolução de
84,4% em relação a igual período de 2019, de acordo com dados da Abeifa,
associação das importadoras e fabricantes de veículos.
Em
maio foram emplacadas 154 unidades, superando em 26,2% as 122 mil de mesmo mês
do ano passado. Em junho, com o represamento de licenciamentos provocado pelo
fechamento das unidades do Detran, o aumento foi ainda maior: 120% sobre junho
do ano passado.
PCD
–
Os veículos especialmente fabricados para pessoas com deficiência tendem a
desaparecer do mercado. Isto porque o governo estabeleceu um teto de R$ 70 mil,
como preço final, para que deficientes possam adquirir automóveis novos, com
isenção de impostos, mas as montadoras alegam aumento de custos com insumos,
elevando o preço para R$ 110 mil. Caso não haja uma efetiva negociação com o
governo, as marcas que atuam no Brasil ameaçam parar de fazer esses veículos
especiais.
PROTETOR
–
“Reforçando seu papel de empresa cidadã, a Localiza está instalando
gratuitamente mais de 5 mil protetores de policarbonato em carros de seus clientes
motoristas de aplicativo”. Assim começa a nota distribuída pela companhia, que
tem convênio com 65 oficinas, em 19 cidades do país. A companhia, listada em bolsa,
assumiu os custos desse trabalho, “contribuindo, assim, para a sustentabilidade
dos seus parceiros e da cadeia produtiva do setor de aluguel de carros”.
O
protetor é feito de material flexível em policarbonato e preso na base dos
encostos de cabeça dos bancos dianteiros e tem como objetivo diminuir a
circulação de ar entre motoristas e passageiros. A instalação é rápida – o
tempo médio de instalação é de 3 minutos e meio – e o material pode ser
higienizado com flanela e álcool, sem causar danos à estrutura.
ALUGUEL
–
Depois de uma queda de 80% de um total de 200 mil carros que estavam dedicados
a essa modalidade de negócio, as locadoras de automóveis voltaram a
contabilizar aumento na demanda por aluguel para motoristas de aplicativos de
25% no mês de julho.
O
movimento está longe dos níveis pré-pandemia, mas já é considerado satisfatório
pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Segundo a
entidade, o impacto da pandemia foi ainda maior no aluguel diário para turismo
de lazer e de negócios, com retração de 90% na oferta de 480 mil veículos
voltados para esse nicho, mas também no segmento já é observada recuperação
entre 15% e 20%. Para o presidente do Conselho da associação, Paulo Miguel
Junior, “o pior já passou” e agora diz “enxergar uma retomada, como na
terceirização de frota na qual houve incremento nos contratos”.
Divulgação Concorrentes foram avaliados
por uma banca especializada
INOVAÇÃO
–
O time formado por alunos da Universidade Federal do Pará, em Belém, foi o vencedor
do Enactus Brasil 2020, evento de empreendedorismo social, ganhando o direito a
representar o Brasil na competição global em setembro. O grupo desenvolveu dois
projetos inovadores: o Anamã, um sistema de ecobarreiras para reduzir a
poluição por plástico nos rios do Amazonas, e o Costuraê, de produção de
máscaras com visor transparente para a leitura labial de surdos-mudos.
O
time vencedor foi um dos quatro apoiados este ano pelo Ford Fund, braço
filantrópico da Ford, com verba de US$ 5 mil para colaborar no desenvolvimento
de seus projetos. O objetivo da competição é incentivar os universitários a
criar soluções práticas e inovadoras voltadas a necessidades críticas de suas
regiões e contribuir para a construção de comunidades sustentáveis.
Divulgação A partir de hoje no portal www.acionista.com.br
VIA
SUSTENTÁVEL –
Nesta segunda-feira, 20, estreia a coluna de notícias Via Sustentável no portal
www.acionista.com.br
Da
lavra deste jornalista, a partir de uma nova parceria de trabalho com aquele
veículo, tradicional no mercado financeiro e que agora se traduz em plataforma
ampla de divulgação para as companhias abertas, em especial, a coluna vai
tratar das ações socioambientais e do dia a dia da governança corporativa de
maneira geral.
Aos
amigos, e em particular ao irmão Luiz Carlos Ferraz, editor-chefe do Jornal
Perspectiva, agradeço todo o apoio e incentivo recebido. Ah, eu continuarei
por aqui também, porque este trabalho é simplesmente apaixonante. Buen Camino a
todos!
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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